Sob a Luz da Escuridão

Sob a Luz da Escuridão Ana Beatriz Brandão




Resenhas - Sob a Luz da Escuridão


112 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


anaaroch 24/01/2024

Confesso que me surpreendi
Eu esperava bem menos do livro e que ele fosse mais previsível como tinha visto algumas pessoas falarem..
Não é um livro totalmente inovador ou com plots, mas o enredo e os personagens são bens construídos e desenvolvidos em todo o decorrer do livro. Ansiosa pra ler o segundo! ??
comentários(0)comente



mariaearaujo 17/01/2024

Narrativa mais rasa e mal escrita que já li na vida?
Não sei nem por onde começar a apontar os furos desse livro. A obra se apresenta como uma distopia com toques de Sci-fi mas não passa de um romance adolescente de fanfic do Wattpad.
Vou começar pontuando a construção do universo, que é um cenário pós apocalíptico e tinha tudo pra ter um desenvolvimento legal, mas em nenhum momento ele é o foco da narrativa. A autora aponta vários tipos de personagens, vários acontecimentos e várias temáticas mas não se aprofunda em NENHUMA delas, tornando a narrativa rasa e fazendo-a parecer uma grande encheção de linguiça. As perdas de memória não são bem explicadas, os poderes dos personagens muito menos, a função e a organização de cada elemento (como o Instituto ou as Áreas) não são bem exploradas, dando a entender que nada tem um motivo pra acontecer.
Escrever uma distopia não é fácil, precisa ser bem pensada pra não acabar com diversos furos de narrativa. Chega a ser cômico, cito agora um pedaço do livro onde a personagem principal sabe o que é basquete e um ginásio poli-esportivo, mas não sabe o que é um batom. Algumas coisas não tem a menor coerência.
Sobre o desenvolvimento de personagens, vejo-o sobre o pior aspecto. TODOS os personagens apresentam a mesma personalidade de adolescentes irritados, em fase de rebeldia, fúteis e vazios. A personalidade de nenhum deles é desenvolvida a fundo e nenhum tem características próprias. Além disso, esses jovens agindo sem preocupação não se encaixam no cenário "Pós-apocalíptico" proposto pela autora, visto que todos agem sem preocupação alguma, como adolescentes do ensino fundamental. Vemos aqui um vampiro milenar, chefe de uma comunidade se comportando como um jovem sem causa que só pensa com a cabeça de baixo. É a epítome do ridículo.
Observando o romance, percebe-se que não é explorada uma confiança real entre o casal principal e grande parte das cenas apresenta uma malícia forçada que me deixou desconfortável, eu, pessoalmente, enxerguei muitas das cenas como um verdadeiro assédio.
Dito isso, vou ler o segundo livro da série, por que já tinha o comprado, mas definitivamente é uma leitura que não vale a pena (principalmente caso você tenha mais de 13 anos). Não me agrada criticar livros nacionais, mas também não acho justo tornar os mesmos isentos de críticas. Já tinha lido (ressalva: com 13 anos) "O garoto do cachecol vermelho", da mesma autora, e tinha gostado, mas "Sob a luz da escuridão" foi impossível de engolir.
comentários(0)comente



anasm_16 05/01/2024

Primeira de uma sequência!!
Essa foi a primeira distopia que eu li, mas posso afirmar que não será a ultima!

Gostei muito de como a história é desenvolvida, o único motivo pelo qual o livro perdeu meia estrela foi pq achei q alguns fatos n foram totalmente desenvolvidos ou encaixados na história.

Estou ansiosa pra o próximo da sequencia: Entre a luz e a escuridão.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriela.Santos 26/12/2023

Bom
O livro é bom e a história é envolvente e interessante apesar de não ter muita ação, mas confesso que saber que a autoria nunca irá terminar está série e o final dos dois livros existentes são abertos me deixou bastante desmotivada. Pela história leria o 2 com certeza mas pela falta de final vou pensar um pouco se continuo ou não
comentários(0)comente



RyFarias 27/09/2023

Bonzinho
Gosto de prestigiar autores brasileiros e evito fazer críticas duras, porque sei quão difícil é escrever.
Mas a verdade é que fui até o fim por disciplina. Gosto do gênero de fantasia, distopia e etc, mas nesse caso, as coisas pareceram um pouco forçadas.
Em alguns momentos achei as descrições repetitivas e outras desnecessárias. Além disso, não curti a ênfase ao personagem principal sempre fumando com tanta descrição charmosa quase como incentivo. Mas admito que se trata de um gosto pessoal meu. Sou contra o cigarro e me pareceu um pouco demais.
Enfim, a história tem seus méritos. E sei que pode agradar a muitos. Principalmente adolecentes.
comentários(0)comente



isasc. 12/09/2023

Bait.
Comprei pensando que seria uma distopia e foi puro suco de romance do whatpadd. Assim, não é ruimm, da para ler e se divertir, mas definitivamente não é uma distopia como eu achei que seria.

A sinopse e a proposta é super interessante, fim do mundo, pessoas com poderes, vida pós vírus, porém... 98% do livro é romance.

Os personagens são ok, como disse, eles nos divertem, mas nao vemos uma evolução sobre eles, sobre a história, até o ponto alto do livro (a cabeça do evan a jogo) não foi desenvolvida e parecia que ele nem estava sob ameaça.

Se quer uma leitura de fanfic só para distrair, recomendo! Mas se assim como eu, pensou que seria uma versão brasileira de resident evil kk não leia então.

Ps: talvez um dia eu leia o segundo.
Raquel 17/01/2024minha estante
Eu li um outro livro dela e me incomodou demais que todos os problemas eram superados muito facilmente, as vezes com um diálogo só tava tudo ok. Esse também é assim?


isasc. 19/01/2024minha estante
Nossa simmm kkkkk




spoiler visualizar
comentários(0)comente



@estantedajulia 29/04/2023

Uma fantasia nacional

A sociedade já não é mais a mesma. Diversas guerras acabaram com o mundo que conhecemos e muita coisa mudou, inclusive os humanos. Novas raças foram geradas graças ao contato com a radiação e agora os metacromos dividem os espaços com a raça humana. É nesta realidade que Lollipop e Jazz vivem.

As garotas não possuem lembrança alguma sobre os últimos anos, sabem apenas que foram resgatadas de um Instituto responsável por explorar metacromos. Agora, sozinhas e sem um tutor, ambas precisam aprender em quem confiar se quiserem sobreviver.

É quando conhecem Evan, um vampiro milenar e misterioso responsável por liderar uma das maiores comunidades resistente no atual mundo, que pode ter mais respostas do que elas imaginam sobre o passado.

“Os covardes morrem várias vezes antes da morte, mas o corajoso experimenta a morte apenas uma vez”.

A narrativa da obra é leve, divertida e mesmo se tratando de uma fantasia com um quê de apocalipse e seres místicos, o foco principal do enredo são os protagonistas e todo o desenvolvimento em torno deles. É nítido como os personagens vão amadurecendo algumas ideias e atitudes ao longo dos capítulos. Além disso, temos ai amizades e romances que farão o leitor torcer e em outros momentos bufar em alguns capítulos.

Já a escrita da autora é muito fácil e leve, ou seja, a leitura fluiu rapidamente. Confesso que achei um acontecimento final um tanto quanto previsível, pois já matei a charada ainda no início, mas não tornou o livro ruim. Indico a obra para aqueles que estão a procura de algo mais simples, não muito complexo, ou querendo conhecer mais o gênero de fantasia.

site: https://www.instagram.com/estantedajulia
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nathy @peculiareslivros 10/03/2023

Eu achei a estória muito boa, com uma linguagem perfeita, mas achei que o foco no romance acabou sendo exagerado, deixando a desejar em saber mais sobre o mundo em que estavam vivendo, nos treinamentos, nas guerras e tal. Espero que os próximos volumes da série mostrem mais isso!

E que final, hein, gente? Previsível, mas deixa aquele gostinho bom de "quero mais" 😍

site: https://www.instagram.com/p/BmWC2qFn4re/?igshid=MDJmNzVkMjY=
comentários(0)comente



Sophia 02/03/2023

Mais ou menos.
Sinceramente, é um pouco ruim. A história é MUITO clichê, e de um jeito ruim. Os diálogos me fizeram sentir vergonha de tão péssimos. Não recomendo a leitura, mas infelizmente a ÚLTIMA PÁGINA me fez ter vontade de ler o segundo livro. Se poupem dessa tortura, não leiam.
vick 06/03/2023minha estante
a ultima pagina me tirou a vontade (que eu quase nao tinha) de ler o segundo livro, mt sem proposito




sarah 06/02/2023

Os livros da Ana Beatriz Brandão são maravilhosos ! A escrita dela é bem descritiva e gostosa de ler, fazendo com que você se veja imerso na história. Os personagens são incríveis, os casais bem estruturados e um ótimo enredo. Mal vejo a hora de ler a parte dois :)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



vick 29/11/2022

Não vá com muita sede ao pote
Eu nunca torci tanto para que um livro fosse bom como eu torci para este, principalmente por ele ser brasileiro. eu estava tão ansiosa pra ler isto, que pulei todos os outros que estava na lista de espera. a premissa deste livro para mim era TUDO e tinha muito potencial. mas aí eu o li.

eu demorei a admitir que a leitura tava um saco até metade do livro. eu fiquei tão frustrada com este livro que me dói falar sobre. eu criei tanta expectativa. eu me deixei levar pelas palavras bonitas na sinopse e pelas expectativas que eu mesma criei. eu sinceramente achei que este livro ia ser uma fantasia distópica, mas ninguém me avisou que seria um romance adolescente de wattpad com um leve apocalipse de fundo! não me levem a mal, eu amo romance, amo ficção adolescente, mas tudo tem lugar e tem hora. tenho tanta coisa para falar sobre que eu nem sei direito por onde começar.

1° - a autora não soube criar personalidade para suas personagens: TODOS os personagens têm a mesma personalidade. todos eles são imaturos e suas atitudes não cabem a um cenário apocalíptico. eu acho muito difícil um vampiro milenar se comportar como um adolescente babaca que só pensa com a cabeça de baixo quando ele é um líder de uma cidade pós-apocalíptica e já passou por muita situação traumática. e também não é normal quando todo mundo acha isso normal! a protagonista também não fica pra trás, ela que só teve contato com duas pessoas antes de conhecer as áreas deveria ser uma pessoa mais retraída em minha opinião. eu genuinamente ODIEI a personalidade de todos neste livro, principalmente a da jéssica, mas eu não tenho uma base de argumentos contra ela, só odiei msm. nada a declarar sobre o sam, só serviu pra não deixar a jéssica sem namorado.

2° - em outras circunstâncias eu talvez gostasse das cenas de romance: mas não consigo gostar quanto TUDO gira em torno de namoro nessa trama! tá bom que teve todo um background de amor na história do casal principal, mas bem que vc podia falar de outras coisas também né ana beatriz! vc tinha tantos outros assuntos, tanto potencial pra fazer uma série de fantasia aclamadíssima, mas preferiu seguir a fórmula do romance wattpad, deixando de lado somente o hot (pelo menos isso eu posso chamar de ponto positivo). não vou falar muito do romance em excesso que teve neste livro, porque não quero escrever muito e estou com preguiça, mas foi um porre, e, em certos momentos, forçado. e esse "garotinha" "menininha" "ai como eu sou pequenina, ingênua e novinha" é um saco e parece coisa de fanfic.

3° - muito romance, pouca explicação: enquanto os protagonistas estavam ocupados com a bocas uns dos outros, ana beatriz não teve tempo de explicar muita coisa no livro, e ficou tudo muito superficial, sem camadas, a maioria das situações, causas e motivações ganharam uma justificativa de merda (o que eu espero que seja reparado nos outros livros). ana beatriz de fato não teve tempo de falar sobre nada no livro (ou simplesmente não quis), tanto é que, de minha parte, a simpatia pelos personagens não rolou. na verdade, tava torcendo pra que alguém morresse pra eu ver uma trama que realmente valesse a pena. mas nem os personagens que morreram se foram de verdade. e pra mim esse ditador aí é muito do burro, e teve muita coisa sem sentido na construção do cenário, que não acrescentou nada à estória, ainda mais aquela parte do começo "quem é gordo ou preto ou moreno dos olhos escuros tem que morrer", isso aí levei como um surto msm.

4° - final meia boca: o gancho pro segundo livro foi uma decepção, quando eu li resenhas e comentários falando bem desse final, eu fiquei com a ansiedade latejando minha cabeça, querendo chegar logo no final pra saber do que se tratava, porque tinha esperança de salvar o resto do livro. mas foi só mais uma decepção. foi previsível (não me importo muito com clichê, só quis pontuar isto), sem sal e sem propósito (tal como muita coisa nessa trama). e eu não entendi nada a respeito dessa viagem dele, ent não vou declarar nada sobre. não vou falar muito do súbito upgrade dos poderes da lollipop, porque espero que isso seja atenciosamente explicado nos próximos livros, assim como muitas outras coisas.

5° - não posso dizer quer o fato do livro não ter referências ao brasil é algo negativo, também não posso dizer ser positivo, digo somente ser da consciência da autora. mas, eu e muitas outras pessoas, preferiríamos que a história e as referências prestigiassem o brasil. eu desejo que esse livro fique mundialmente famoso um dia (deve ter gente que vá gostar mais ao redor do mundo), ent queria esfregar a cultura do brasil na cara dos gringos.

teve muitas outras coisas chatas que eu poderia falar sobre, mas eu tô com preguiça de lembrar de tudo. a escrita da ana é boa na verdade, em outras circunstâncias seria bastante envolvente, mas com este livro não rolou. vou ler, sim, o segundo e o terceiro se tiver, porque sou curiosa e esperançosa, mas sem muitas expectativas desta vez. lerei também outras obras dela, pois tenho fé que as coisas mudarão pra melhor. desejo tudo de bom pra ana, apesar da experiência ruim e tals, eu me diverti em alguns momentos, por isso 2,5 estrelas na nota.

se um dia vc ler isto ana beatriz, saiba que eu não te odeio, odiei a experiência.
mariaearaujo 16/01/2024minha estante
meu deus vc resumiu tudo que eu to pensando, esse é provavelmente o livro mais tosco que eu já li, tudo me irritou terrivelmente, tudo nesse livro é escrito de forma rasa e NADA, nem a história nem os personagens tem desenvolvimento NENHUM




112 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR