Sob a Luz da Escuridão

Sob a Luz da Escuridão Ana Beatriz Brandão

Resenhas - Sob a Luz da Escuridão

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 20/04/2020

Queriam um livro nacional com o total de 0 defeitos?? Então, esse livro se chama sob a luz da escuridão.
Na trama os humanos sofreram mutações pela radiação emitida na guerra, e nesse mundo pós apocalíptico surgiram os metacromos que são pessoas com poderes, tendo cada um com a sua peculiaridade.
Logo conhecemos Lollipop e Jazz que acabaram de ser resgatadas do instituto, um lugar que, além de as manter prisioneiras ,apagaram também suas memórias. Totalmente perdidas e sem saber o motivo de estarem presas ou quem poderia ter as libertado elas saem em busca de respostas e acima de tudo, lutam pela sobrevivência.
Do outro lado temos Evan, um vampiro milenar com a aparência de uma pessoa jovem, o dono de uma das áreas mais poderosas do planeta, e um dos líderes mais influentes que acaba de reencontrar o amor da sua vida, uma mulher que ele pensou que estava morta há décadas, e que simplesmente não se lembra quem ele é.
A escrita desse livro é muito, muito envolvente, os personagens são muito bem trabalhados e a trama é divina, eu leio muitas distopias, fantasias mas nunca vi um livro nacional tão mas tão bem trabalhado como esse, dá um pau em 90% dos livros estrangeiros do mesmo gênero e o fato de ter sido escrito por uma mulher torna isso ainda mais mágico.
É incrível ver como a literatura nacional está se desenvolvendo tão bem em gêneros tão pouco trabalhados, para mim, só resta dizer que você PRECISA ler esse livro o quanto antes.

Sophia 08/06/2021

Um livro que me surprendeu totalmente, talvez pelo o fato de que eu não esperava que ele fosse ser tão bom. Se você quer sair da ressaca literária eu super recomendo esse livro, pois tem uma leitura super leve de se fazer principalmente se você gostar de fantasia e romance clichê. Mas não espere tanta fantasia desse livro, ele teve um pouco mais de fantasia depois da metade do livro mas isso não chega a ser um problema, estou muito anciosa par começar a ler o próximo

Vinicius 28/12/2020

Gostei bastante
Confesso que por ser um livro brasileiro eu tive um pequeno preconceito, mas isso logo passou quando começei a ler, me sinto um idiota de ter tido duvida da escrita nacional, é um livro de pos-apocalipse maravilhoso com otimos personagens cativantes e uma história animal

Nathy @peculiareslivros 10/03/2023

Eu achei a estória muito boa, com uma linguagem perfeita, mas achei que o foco no romance acabou sendo exagerado, deixando a desejar em saber mais sobre o mundo em que estavam vivendo, nos treinamentos, nas guerras e tal. Espero que os próximos volumes da série mostrem mais isso!

E que final, hein, gente? Previsível, mas deixa aquele gostinho bom de "quero mais" 😍

site: https://www.instagram.com/p/BmWC2qFn4re/?igshid=MDJmNzVkMjY=

MWeirich 21/04/2021

Lutar para viver... Para sobreviver.
Quando comprei este livro eu não imaginei que seria um livro tão bom. Não criei expectativas e isso fez com que ele me surpreendesse.

Um livro pós-apocaliptico cheio de aventura, batalhas, discussões (engraçadas pra caramba! Dei muitas risadas!) e com um romance com séculos de duração!

Este livro foi uma ótima surpresa.

Manuela.Toazza 31/01/2021

Ok
Finalmente consegui terminar. Não sei se fui eu quem n conseguiu apreciar ou o q, porém não consegui me conectar aos personagens, então depois da metade eu só queria terminar logo.
Vou ler o segundo, mas não estou esperando muita coisa, espero que seja melhor.
Beatriz2810 13/10/2021minha estante
Só queria entender esse título do livro.

Sophia 02/03/2023

Mais ou menos.
Sinceramente, é um pouco ruim. A história é MUITO clichê, e de um jeito ruim. Os diálogos me fizeram sentir vergonha de tão péssimos. Não recomendo a leitura, mas infelizmente a ÚLTIMA PÁGINA me fez ter vontade de ler o segundo livro. Se poupem dessa tortura, não leiam.
vick 06/03/2023minha estante
a ultima pagina me tirou a vontade (que eu quase nao tinha) de ler o segundo livro, mt sem proposito

Samuel.falco 31/01/2022

Julguei um livro pela sinopse
Eu levei quase 1 ano para ler esse livro porque eu achei ele muito chato, eu parei de ler ele umas 3 vezes até acabar, mas acho que foi mais culpa das minhas expectativas mesmo.

O livro tem potencial para ser muito bom, tem uns personagens brabos e independentes, mas foi focado muito no romance adolescente, o que tornou o livro enjoado, foi mais do mesmo. O final do livro é um pouco inesperado, se você ainda estiver no hype da leitura você vai gostar do final, mas se você for igual a mim que tava lendo só para acabar mesmo, vai achar o final razoável.

Pra finalizar, ainda não sei se vou ler o segundo livro, talvez eu leia para saber o final da história.

vick 29/11/2022

Não vá com muita sede ao pote
Eu nunca torci tanto para que um livro fosse bom como eu torci para este, principalmente por ele ser brasileiro. eu estava tão ansiosa pra ler isto, que pulei todos os outros que estava na lista de espera. a premissa deste livro para mim era TUDO e tinha muito potencial. mas aí eu o li.

eu demorei a admitir que a leitura tava um saco até metade do livro. eu fiquei tão frustrada com este livro que me dói falar sobre. eu criei tanta expectativa. eu me deixei levar pelas palavras bonitas na sinopse e pelas expectativas que eu mesma criei. eu sinceramente achei que este livro ia ser uma fantasia distópica, mas ninguém me avisou que seria um romance adolescente de wattpad com um leve apocalipse de fundo! não me levem a mal, eu amo romance, amo ficção adolescente, mas tudo tem lugar e tem hora. tenho tanta coisa para falar sobre que eu nem sei direito por onde começar.

1° - a autora não soube criar personalidade para suas personagens: TODOS os personagens têm a mesma personalidade. todos eles são imaturos e suas atitudes não cabem a um cenário apocalíptico. eu acho muito difícil um vampiro milenar se comportar como um adolescente babaca que só pensa com a cabeça de baixo quando ele é um líder de uma cidade pós-apocalíptica e já passou por muita situação traumática. e também não é normal quando todo mundo acha isso normal! a protagonista também não fica pra trás, ela que só teve contato com duas pessoas antes de conhecer as áreas deveria ser uma pessoa mais retraída em minha opinião. eu genuinamente ODIEI a personalidade de todos neste livro, principalmente a da jéssica, mas eu não tenho uma base de argumentos contra ela, só odiei msm. nada a declarar sobre o sam, só serviu pra não deixar a jéssica sem namorado.

2° - em outras circunstâncias eu talvez gostasse das cenas de romance: mas não consigo gostar quanto TUDO gira em torno de namoro nessa trama! tá bom que teve todo um background de amor na história do casal principal, mas bem que vc podia falar de outras coisas também né ana beatriz! vc tinha tantos outros assuntos, tanto potencial pra fazer uma série de fantasia aclamadíssima, mas preferiu seguir a fórmula do romance wattpad, deixando de lado somente o hot (pelo menos isso eu posso chamar de ponto positivo). não vou falar muito do romance em excesso que teve neste livro, porque não quero escrever muito e estou com preguiça, mas foi um porre, e, em certos momentos, forçado. e esse "garotinha" "menininha" "ai como eu sou pequenina, ingênua e novinha" é um saco e parece coisa de fanfic.

3° - muito romance, pouca explicação: enquanto os protagonistas estavam ocupados com a bocas uns dos outros, ana beatriz não teve tempo de explicar muita coisa no livro, e ficou tudo muito superficial, sem camadas, a maioria das situações, causas e motivações ganharam uma justificativa de merda (o que eu espero que seja reparado nos outros livros). ana beatriz de fato não teve tempo de falar sobre nada no livro (ou simplesmente não quis), tanto é que, de minha parte, a simpatia pelos personagens não rolou. na verdade, tava torcendo pra que alguém morresse pra eu ver uma trama que realmente valesse a pena. mas nem os personagens que morreram se foram de verdade. e pra mim esse ditador aí é muito do burro, e teve muita coisa sem sentido na construção do cenário, que não acrescentou nada à estória, ainda mais aquela parte do começo "quem é gordo ou preto ou moreno dos olhos escuros tem que morrer", isso aí levei como um surto msm.

4° - final meia boca: o gancho pro segundo livro foi uma decepção, quando eu li resenhas e comentários falando bem desse final, eu fiquei com a ansiedade latejando minha cabeça, querendo chegar logo no final pra saber do que se tratava, porque tinha esperança de salvar o resto do livro. mas foi só mais uma decepção. foi previsível (não me importo muito com clichê, só quis pontuar isto), sem sal e sem propósito (tal como muita coisa nessa trama). e eu não entendi nada a respeito dessa viagem dele, ent não vou declarar nada sobre. não vou falar muito do súbito upgrade dos poderes da lollipop, porque espero que isso seja atenciosamente explicado nos próximos livros, assim como muitas outras coisas.

5° - não posso dizer quer o fato do livro não ter referências ao brasil é algo negativo, também não posso dizer ser positivo, digo somente ser da consciência da autora. mas, eu e muitas outras pessoas, preferiríamos que a história e as referências prestigiassem o brasil. eu desejo que esse livro fique mundialmente famoso um dia (deve ter gente que vá gostar mais ao redor do mundo), ent queria esfregar a cultura do brasil na cara dos gringos.

teve muitas outras coisas chatas que eu poderia falar sobre, mas eu tô com preguiça de lembrar de tudo. a escrita da ana é boa na verdade, em outras circunstâncias seria bastante envolvente, mas com este livro não rolou. vou ler, sim, o segundo e o terceiro se tiver, porque sou curiosa e esperançosa, mas sem muitas expectativas desta vez. lerei também outras obras dela, pois tenho fé que as coisas mudarão pra melhor. desejo tudo de bom pra ana, apesar da experiência ruim e tals, eu me diverti em alguns momentos, por isso 2,5 estrelas na nota.

se um dia vc ler isto ana beatriz, saiba que eu não te odeio, odiei a experiência.
mariaearaujo 16/01/2024minha estante
meu deus vc resumiu tudo que eu to pensando, esse é provavelmente o livro mais tosco que eu já li, tudo me irritou terrivelmente, tudo nesse livro é escrito de forma rasa e NADA, nem a história nem os personagens tem desenvolvimento NENHUM

Marilis 15/03/2021

Quando comprei esse livro, fiquei muito animada para ler, já que a sinopse me fazia crer que ele era uma distopia pós apocalíptica nacional. Gosto muito do gênero e o fato de ele ser nacional foi tudo pra mim! Mas com o passar da leitura eu percebi que o foco estava muito mais no romance entre os personagens do que na coisa toda do fim do mundo (e ok, a culpa foi minha de ler a sinopse e criar expectativas, eu nunca faço isso).
Uma coisa que me decepcionou logo de cara foi a falta de referências ao nosso país. Não me entenda mal, ninguém é obrigado a fazer isso, mas é que eu pensei que tudo o que mais tem no mundo são histórias de fim do mundo ambientadas nos EUA, e eu não estou nem dizendo que essa história é ambientada lá, mas as referências que eu peguei me levaram direto pra esse lugar. "Área Chicago", o próprio nome da personagem principal, o nome do ditador louco lá que lascou o mundo, foi tudo se afastando do Brasil. E isso não é um problema, é só que acabou sendo mais do mesmo.
A amnésia e as passagens do tempo foram aspectos na história que me confundiram bastante. A amnésia pq eu ficava constantemente me perguntando até onde ela ia, até onde as personagens sabiam das coisas, até onde o Chris tinha colocado elas a par do mundo e até onde era crível toda essa história de não lembrar de nada. Mas como eu nunca perdi a memória, realmente não sei, então escolherei acreditar no que li (só que infelizmente não consigo não me fazer essas perguntas). As passagens de tempo foram artifícios usados que serviram como aquela girada que você dá com os olhos vendados antes de começar um jogo de cabra cega. Eu fiquei perdidinha tentando me situar na história.
A parte do romance, que foi o que conduziu toda a história, me pareceu algo bem adolescente (o que foi um choque, já que o vampiro tem uns milhares de anos, aparentemente). Novamente, nada contra e até gosto, mas a personalidade deles nos relacionamentos não combinava nada com a história de vida e as responsabilidades que eles tinham.
Não consegui me conectar muito com a história, por esses motivos, e aí tudo me parecia muito solto, as informações, o desenvolvimento (apelação) dos poderes da menina, enfim, não se encaixou. Porém tudo tem muito potencial, e eu espero de verdade que se encaixe no segundo livro.

Dani 18/12/2018

Não sei por onde começar a dizer o que me fez não curtir esse livro. Esperava um ótimo livro de ficção científica e o que encontrei foi uma tentativa de um x-men nacional e um excesso de xingamentos repetitivos ao longo de toda a narrativa. Protagonistas que não se conectam e parecem duas crianças de birra o tempo todo.
Karla Lima @seguelendo 08/01/2019minha estante
Iden

Dani 13/01/2019minha estante
Ah que bom que encontrei alguém que achou a msm coisa rs

RyFarias 27/09/2023

Bonzinho
Gosto de prestigiar autores brasileiros e evito fazer críticas duras, porque sei quão difícil é escrever.
Mas a verdade é que fui até o fim por disciplina. Gosto do gênero de fantasia, distopia e etc, mas nesse caso, as coisas pareceram um pouco forçadas.
Em alguns momentos achei as descrições repetitivas e outras desnecessárias. Além disso, não curti a ênfase ao personagem principal sempre fumando com tanta descrição charmosa quase como incentivo. Mas admito que se trata de um gosto pessoal meu. Sou contra o cigarro e me pareceu um pouco demais.
Enfim, a história tem seus méritos. E sei que pode agradar a muitos. Principalmente adolecentes.

Karla Lima @seguelendo 25/01/2019

Amo escrever resenhas falando bem das obras, compartilhando experiências literárias incríveis. Porém, às vezes, me deparo com leituras que ficam devendo muito. Foi o caso de Sob a luz da escuridão.

O universo criado é maravilhoso, porém extremamente mal explorado. Costumo dizer que em uma distopia o cenário é o personagem principal da história, é o ambiente que move as ações, as motivações e gera os conflitos. Nessa obra, infelizmente, se tornou coadjuvante.

Ao ler a sinopse, a classificação e as primeiras páginas da obra acreditei que se tratava de uma distopia em um mundo pós apocalíptico com doses de fantasia e Sci-fi, mas encontrei um romance adolescente. Foi bem frustrante para uma leitora assídua dos gêneros citados, mas não foi apenas isso. Persisti e finalizei por compromisso com a parceria, mas seria facilmente abandonado se não fosse por esse motivo.

Os personagens não agem conforme descrição e personalidade atribuídas a eles. Temos um vampiro milenar que age como adolescente o tempo todo e é complicado demais conseguir mergulhar no universo quando os personagens não deixam.

Não há camadas na construção da personalidade deles. Todos parecem iguais: jovens brigando, fazendo piadas e flertando tempo todo. O que move os acontecimentos não é o mundo destruído e a resistência a um mal comum, mas o romance dos protagonistas.

Os diálogos são previsíveis e boa parte da trama também. Deux ex Machina permeia toda história. Algumas resoluções ficaram para as próximas obras, uma vez que se trata de uma trilogia.

Eu sei que muita gente amou a obra, mas como sempre digo: não funcionou para mim, pode ser que para você funcione.
Mariah 09/04/2019minha estante
Concordo muito com você! Achei que tinha muito potencial mas não conseguiu atingir. Foram apresentados inúmeros conflitos e nada foi explicado. Fiquei com várias interrogações na cabeça. Acredito que é normal deixar algumas interrogações pra responder nos próximos livros, mas não tantas.

Karla Lima @seguelendo 10/04/2019minha estante
E fora as questões, fique angustiada com as personalidades dos personagens. me senti assistindo seriado adolescente. infelizmente.

@estantedajulia 29/04/2023

Uma fantasia nacional

A sociedade já não é mais a mesma. Diversas guerras acabaram com o mundo que conhecemos e muita coisa mudou, inclusive os humanos. Novas raças foram geradas graças ao contato com a radiação e agora os metacromos dividem os espaços com a raça humana. É nesta realidade que Lollipop e Jazz vivem.

As garotas não possuem lembrança alguma sobre os últimos anos, sabem apenas que foram resgatadas de um Instituto responsável por explorar metacromos. Agora, sozinhas e sem um tutor, ambas precisam aprender em quem confiar se quiserem sobreviver.

É quando conhecem Evan, um vampiro milenar e misterioso responsável por liderar uma das maiores comunidades resistente no atual mundo, que pode ter mais respostas do que elas imaginam sobre o passado.

“Os covardes morrem várias vezes antes da morte, mas o corajoso experimenta a morte apenas uma vez”.

A narrativa da obra é leve, divertida e mesmo se tratando de uma fantasia com um quê de apocalipse e seres místicos, o foco principal do enredo são os protagonistas e todo o desenvolvimento em torno deles. É nítido como os personagens vão amadurecendo algumas ideias e atitudes ao longo dos capítulos. Além disso, temos ai amizades e romances que farão o leitor torcer e em outros momentos bufar em alguns capítulos.

Já a escrita da autora é muito fácil e leve, ou seja, a leitura fluiu rapidamente. Confesso que achei um acontecimento final um tanto quanto previsível, pois já matei a charada ainda no início, mas não tornou o livro ruim. Indico a obra para aqueles que estão a procura de algo mais simples, não muito complexo, ou querendo conhecer mais o gênero de fantasia.

site: https://www.instagram.com/estantedajulia