Cartas de um Estoico

Cartas de um Estoico Sêneca

Resenhas - Cartas de um Estoico, vol. 1

Yan Guilherme 09/03/2024

Perfeito! Um livro de encher os olhos e a cabeça, principalmente. É um guia para vida, um guia para aprender a lidar com as coisas e adversidades da vida. Eu recomendo demais, deveria ser obrigatório todo mundo conhecer o estoicismo.

Phelipe.Leal 27/02/2024

Recomendo.
Excelente leitura. Uma visão ótima do estoicismo por meio de Sêneca. Devemos estudar o passado para nos tornarmos melhores no presente, e nada melhor do que aprender a filosofia do estoicismo grandes nomes como Sêneca, Marcus Aurelius e Epicteto.

iarasiper 17/02/2024

Stoicism
Li esse faz algum tempo, mas nunca tinha colocado aqui. vi só agora no kindle que tinha lido e marcado várias frases.

ok que das várias frases desse livro, metade foram marcantes, mas ?o que é necessário permanece o mesmo.? e ?não posso dizer adeus sem pagar um preço.? ecoou na minha mente por uns minutos.

Silvio Roni 07/02/2024

Excelente
O livro é excelente, traz muitos ensinamentos pra vida; por se tratararem de cartas é bom ler uma ou duas por dia e ir refletindo sobre o que leu.
Muito melhor beber direto da fonte e ler as cartas diretas de um estorico do que ficar em livros que tentam ensinar o que é o estoicismo e transmitem uma explicação raza.

Bruno Gil 07/01/2024

Começa bem, mas as últimas cartas ficam chatas
É um livro que começa muito bem. Quase até a metade do livro, quase todas as cartas tem ideias interessantes e relevantes para aplicarmos, mais pro final começa a ter cartas chatas com pequenos momentos bons

Victor_S 05/01/2024

Interessante
É muito interessante observar como essas cartas tratam de assuntos que ainda carecem de atenção. É um texto antigo mas que poderia ter sido escrito nas últimas semanas.

Inspirador. Recomendo a leitura.

Thalita Teixeira 30/12/2023

Mudei muito a minha visão, sobre cada tema abordado. A forma que o Sêneca descreve sobre a vida, a morte, a felicidade, a virtude, a amizade,etc. Me fez refletir muito, acho inclusive uma leitura interessante para refletir. A leitura não é a das mais fáceis, porém olhando o contexto de época, e tradução, não chega a ser um livro maçante. Achei interessante a forma que Deus é citado nas cartas, pois em nenhum momento fala sobre religião, ou tem viés de alguma religião. Recomendo a leitura para quem busca se desenvolver como pessoa, ou busca algumas respostas sobre a vida.

Henrique 11/12/2023

Como viver uma vida plena ?
Sempre preguntamo-nos como devemos viver de forma plena, mas muita das vezes não sabemos a resposta, a felicidade parece ser efêmera e não importa o que façamos nunca alcançaremos ela por completo, apenas uma falsa sensação que rapidamente passa,a tristeza acaba sendo dominante, mas por quê?.

Quem possui algum tipo de familiaridade com a vertente estoica conseguirá entender e até mesmo aprofundar seus conhecimentos sobre esta filosofia, mas quem também busca as respostas das perguntas feitas na introdução, também será capaz de entender, Sêneca utiliza dos seus diálogos com Lucilio para dissiminar todo seu conhecimento filosófico através de conselhos e ao mesmo tempo ensinando a lidar com a vida.

Nesta carta é mostrada de forma mais aprofundada os conceitos base da filosofica estoica, focando em temas como aceitação da morte, indiferença aos eventos exteriores, amor e etc, aconselho também a ler outras obras como Epiteto e também Marco Aurélio, este último mostra na prática a aplicação diária destes conceitos.

No final este livro é interessante para refletir sobre questões complexas da existência, além de procurar felicidade até mesmo na adversidade, ao mesmo tempo que serve como um guia para sempre manter-se no controle, um ótimo livro de cabeçeira que é sempre bom para revisitar de vez em quanto.

Inaldo 28/11/2023

Iluminação
Ao terminar essa leitura, minha certeza é que a escola estóica é uma senão a melhor para o desenvolvimento pessoal. Recomendo, irei prosseguir para o Vol.2

Tyler 12/10/2023

Volume 1 - Cartas de um Estóico
O Livro é uma obra envolvente e esclarecedora que encapsula os princípios da filosofia estoica através de uma série de cartas. Apresentadas de forma pessoal e acessível, essas cartas oferecem orientações valiosas sobre como viver uma vida de virtude e resiliência, explorando temas como aceitação das circunstâncias, controle sobre as reações e a importância de viver em harmonia com a razão. Além disso, o livro fornece práticas e exercícios que capacitam os leitores a aplicar esses ensinamentos intemporais em suas vidas cotidianas, tornando-se uma leitura enriquecedora para aqueles que buscam sabedoria prática e autotransformação.

Bruna 25/09/2023

Terminei o livro me arrependendo de não ter abandonado logo no início quando percebi que provavelmente não seria o livro que eu esperava e que não me agradaria. O formato da obra, de cartas enviadas por Sêneca ao seu pupilo Lucílio confere um andamento chato ao texto, além de que se trata de impressões muito pessoais de Sêneca e não só do estoicismo, que é por sinal um assunto que me agrada muito. Enfim, não me prendeu, consegui absorver pouquíssima informação porque minha mente vagava para longe do texto.

Biel.Rocha 25/05/2023

Razão sem hesitação
Verdadeiro aprendizado de como viver uma vida feliz baseada em razão e de acordo com a Natureza. Esse livro, assim como qualquer obra estoica, é imprescindível para qualquer mente que almeje a sabedoria.

@Linacoimbra 19/04/2023

Livro perfeito! Nos ajuda a ver as coisas com outros olhos...

Sêneca forjou nestas cartas sua obra-prima, o seu testamento vital, no qual inumeráveis preocupações e experiências são abordadas. As cartas constituem uma pedagogia em ação, nas quais o mestre se dedica ao progresso do discípulo, Lucílio. Nelas Sêneca apresenta uma síntese dos seus princípios de sabedoria, virtude e liberdade. Sêneca aborda a busca da felicidade, o medo da morte, a desilusão, a amizade, a velhice e a equanimidade perante as vicissitudes além de levantar uma das principais questões dos nossos dias: como conjugar qualidade de vida e tempo escasso. Os conselhos do filósofo podem nos ajudar, assim, a desenvolver a coragem necessária para encarar a realidade e para lidar com ela da melhor maneira possível.

Sua principal filosofia, o estoicismo, pode ser encarada como um sistema para prosperar em ambientes de alto estresse. Em seu núcleo, ensina como separar o que você pode controlar do que não pode e nos treina para nos concentrarmos exclusivamente no primeiro. O estoicismo foi projetado para os realizadores. Sêneca pode ser encarado como um guia prático para contentar-se com o suficiente. A prática do estoicismo torna você menos emocionalmente reativo, mais consciente do presente e mais resiliente. À medida que você navega na vida, esse tipo de treinamento de força mental também facilita as decisões difíceis, seja desistir de um emprego, fundar uma empresa, convidar alguém para sair, terminar um relacionamento ou qualquer outra coisa.

Leitores do século XXI serão surpreendidos por lições como: ?A duração de minha vida não depende de mim. O que depende é que não percorra de forma pouco nobre as fases dessa vida?; ?Pobre não é o homem que tem pouco, mas o homem que anseia por mais?. ?Qual é o limite adequado para a riqueza? É, primeiro, ter o que é necessário e, segundo, ter o que é suficiente?.

Alan 22/12/2022

Leitura fundamental
Apesar de não termos acesso aos conteúdos das cartas que Lucílio enviou a Sêneca, a leitura das cartas-respostas já possuem um conteúdo riquíssimo e insights poderosos para àqueles que desejam se utilizar do estoicismo como ferramenta de automelhoramento.

@stoppajoao 18/12/2022

A filosofia requer uma mente aberta!
Lúcio Aneu Sêneca foi filósofo, escritor e político romano. Nasceu em Córdoba, atual Espanha, por volta de 4 a.C. E morreu em 65 d.C, em Roma.
Ele é representante do estoicismo, filosofia que ensina como os seres humanos podem prosperar em ambientes adversos. A ideia é tornar seus adeptos mais fortes diante das dificuldades.
Sêneca trata da felicidade, da preparação para a morte e das desilusões. E tenta responder a um dos enigmas mais antigos da história da humanidade: como ter qualidade de vida, se há pouco tempo para viver?