Renúncia

Renúncia Francisco Cândido Xavier...

Resenhas - Renúncia

Rafaela 24/04/2024

Inspirador
A história da Alcione é impressionante para mim, pois não estou nem perto do nível de consciência, bondade, fé e renúncia desse espírito elevado. Cada expiação me marcou muito, não pelo fato em si, mas pela forma como foi levado. O livro me mostrou mais uma vez que não é sobre o que vivemos ou sofremos, mas como reagimos ao que recebemos.

Rafazlopes 23/04/2024

Rico!
Uma abordagem profunda a cerca da necessidade e do poder da renúncia. Traz conforto para todos aqueles que já viveram amores invisíveis.

Danielly 17/03/2024

Tão indignada que não sei nem o que escrevo. Mas minha indignação nada mais é do que o reflexo da minha pequinês terrestre, do meu orgulho, da minha fragilidade, da minha pouca fé, dos meus pensamentos imediatistas... Que não me deixam compreender tamanha renúncia de um ser.
É sofrimento em cima de sofrimento. Quando você pensa que acabou, tem mais!
Mas sempre resiliente e confiante. Sempre com a fé em Deus em dias melhores. E sempre feliz com a possibilidade de trabalhar para ajudar o próximo.
Uma lição em cima da outra. O livro foi muito bem grifado e espero colocar em prática pelo menos 1% das vivências lidas.

"A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."

eduanton 18/02/2024

Simplesmente maravilhoso!
Emmanuel nos narra a encarnação se Alcíone que encarnou para ajudar um Espírito muito amado a progredir. Muitíssimo bem narrada, esta história verídica e comovedora nos leva a refletir sobre quão pequenas são as dificuldades de nossas vidas e como ela será melhor se seguirmos os exemplos de renuncia e confiança inabalável na providência divina. Um livro para ler e reler!

Helomiot 09/02/2024

Fé e paciência...
Renúncia é com certeza o único título possível pra esse livro.
O livro conta a história de Madalena, que é afastada do amor da sua vida por pessoas que eram contra essa união; e Alcíone, sua filha, que é um espírito altamente evoluído que escolhe vir para a Terra com objetivo de auxiliar na evolução da sua alma afim e demais familiares.
Todas as desgraças possíveis acontecem e Alcíone segue com sua fé inabalável até o último suspiro.
Os ensinamentos sobre humildade, trabalho, família e amor são incontáveis. Só leiam, é maravilhoso.

Sobre a escrita, senti um pouco de dificuldade no início, por ser antiga e rebuscada, mas logo me acostumei e segui. Há uma parte um pouco lenta por volta de um terço do livro que precisa ser encarada, mas vale a pena o esforço.

Sabryna 01/01/2024

Amei muito esse livro! Muito linda a trajetória de Alcíone, sua passagem pela Terra, e o exemplo de cristianismo e renúncia que ela vive. Muitas lágrimas e uma emoção muito grande do início ao fim! nota 10! ??
Sabryna 01/01/2024minha estante
fiquei curiosa pra saber o que acontece com Carlos? depois da morte de Alcíone, ele consegue se regenerar? ele consegue relembrar os ensinos de Jesus? amei o livro, mas fiquei pensando?

Márcia 26/12/2023

Um dos melhores de todos os tempos
Esse livro simplesmente se tornou o segundo melhor livro que eu já li na minha vida me levou a lágrimas o último capítulo inteirinha. Lindo Maravilhoso real. Simplesmente amei esse livro. ?

viihast 07/11/2023

Alcione... quanta luz
No último livro da coleção de romances de Emmanuel, vamos a Paris e a uma cidade da Espanha, Castela-a-Velha. A história se inicia na Paris da segunda metade do século XVII.
Na primeira parte, acompanhamos o romance de Cirilo, um irlandês e Madalena, uma espanhola.
As primeiras dificuldades desse relacionamento começam quando, Susana, prima de Cirilo e apaixonada pelo mesmo e juntamente com Antero, irmão adotivo de Madalena e também apaixonado pela mesma, começam a tramar para separar o casal. E durante a epidemia da varíola, com Madalena doente, eles arquitetam um plano para separá-los. Cirilo, nesse momento, se encontra nas Américas em busca de uma vida melhor juntamente com sua família irlandesa, e com a promessa de regressar a Paris e trazer Madalena.
Madalena passa por diversas provas nessa primeira parte, enfrenta a situação econômica da casa, a enfermidade da mãe, depois de seu pai, mas sempre se fortalece em sua fé até mesmo com a própria enfermidade.
Após algum tempo, Alcione nasce e dali para frente, na segunda parte da história, começamos a ver sua linda história. Ela já passa por situações complicadas logo quando criança.
A evolução de Alcione foi realmente uma surpresa muito positiva para mim, mesmo com a possibilidade de sair de Paris e voltar para a Espanha, ela perseverou em sua prova, dizendo até que se ela chegou até ali por uma razão e que por isso iria continuar na aprovação. Suas conversas com Padre Damiano (que nessa história é é Emmanuel) são as minhas partes favoritas, lindos aprendizados, quanta evolução possuem esses dois.
Alcione é mais um exemplo de renúncia nas histórias de Emmanuel, um ser evoluído, que veio para a terra mesmo não precisando mais com o próprio de ajudar todos ao se redor.
Esse é um livro que praticamente todos falam muito bem, alguns dizem que é o melhor da série de romances de Emmanuel, não sei se concordo, já que "Há dois mil anos" realmente conquistou o meu coração, mas com certeza Renúncia vem logo em seguida, e finalmente pude ler essa obra perfeita fazendo todo o sentido cada elogio feito a obra.
Ela também serve de uma espécie de continuação de "Cinquenta anos depois", já que vamos acompanhar a vida de muitos personagens do segundo livro em uma nova carne física e acompanhando a leitura, fica fácil dizer quem é a encarnação de quem.
Encerrando essa série de livros das encarnações passadas de Emmanuel, me deixa um pouquinho triste porque irei sentir falta de acompanhar tantos exemplos de renuncia, de bondade, empatia... foram tantos exemplos que ainda temos muito tempo parar e refletir em nós mesmos, e definitivamente termino essa leitura sendo uma nova pessoa.
Mil estrelas seriam pouco para essa obra.

"...a oração deve ser um esforço para nos melhorarmos."

"Abençoa as dores que te ferem o espírito e estraçalham o coração. Essas amarguras atrozes obrigam-te a calar, para que a verdade te fale à consciência. Ainda para os mais broncos criminosos, endurecidos no mal, sempre surge um momento em que, premidos pela dor, são forçados a ouvir a voz de Deus."

"Jesus perdoa não com as fórmulas verbais, tão fáceis de enunciar, mas com a renovação do ensejo de purificação."

"A Misericórdia jamais falta, em tempo algum; ela permanece na afeição sincera dos amigos espirituais, que velam por ti, e no próprio remorso que te molga o espírito desolado."

"Deus tudo concede, mas não nos isenta das experiências necessárias. O perdão do Pai ao lavrador ocioso está na repetição anual da época do plantio. Nessa renovação de possibilidades, o semeador indolente encontra os meios de regenerar-se, ao passo que o trabalhador diligente e ativo defronta condições de engrandecimento sempre maior."

"O amor é lei universal, que une o Criador ao Infinito de suas obras. Jesus passou pela Terra, amando sempre."

"...o dia de hoje terminará com a noite. É preciso honrá-lo com o trabalho sadio e com a obediência a Deus, para que o amanhã seja o presente glorificado."

"Nas noites mais escuras a esperança é um raio mais forte."

?Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do Céu; há tempo de nascer e tempo de morrer."

"Como discípulos do Evangelho, devemos compreender que não se deve abandonar o combate ao mal, em hipótese alguma..."

"Jesus é a fonte do conforto e da doçura supremos."

"A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."

"A existência terrestre é um aprendizado em que nos consumimos devagarinho, de modo a atingir a plenitude do Mestre."

"Jesus palpita em seus atos, palavras e pensamentos. Seu coração, na pobreza ou na abastança, será como flor de luz, aberta ao sol da vida eterna!"

"Quanto mais nos aprofundamos em meditação, esforço e boa vontade, mais filões auríferos irão surgindo aos nossos olhos."

"Repousemos a mente na inesgotável Bondade divina. É certo que temos muitas e grandes necessidades, mas o Altíssimo tem tudo para nos dar e somente espera saibamos compreender a sua misericórdia."

"Não dês importância aos que te escarneçam... Tudo passa na Terra!..."

"Nada se perde no caminho da vida..."

"Estamos na Terra para adquirir ou provar alguma virtude. Na realização desse escopo não podemos desafiar a luta sozinhas! É imprescindível buscar a companhia do divino Amigo, para sermos esclarecidas a tempo! Jesus tem uma palavra luminosa para cada situação, uma energia inspiradora a cada momento mais amargo, desde que lhe busquemos o socorro divino!"

"Todos nós temos uma dificuldade a vencer na vida. O próprio Jesus não caminhou sobre flores."

Vitorugo 14/10/2023

Testemunho da renúncia, mas por vontade própria.
O livro é bom, não há dúvidas.

Mas da sua metade pra frente, as atitudes da protagonistas são sem nenhum sentido. A sua falta de comunicação apenas gera dor, revolta e erro em outras personagens.

Renúncia é uma palavra muito forte, pra quem parece não saber tomar decisões maduras ou simplesmente dizer "NÃO".

Carla.Parreira 07/10/2023

Renúncia
?¤?
- continuação do livro Ave, Cristo -
Relembrando o nome dos personagens do livro cinqüenta anos depois, vamos aqui encontrar Célia em Alcione, Nestório em padre Damiano, Helvídio em Cirilo Davemport, Caio em Henrique de Saint Pierre, Fabio em D, Inácio Ortega Vilamil, Julia em D. Margarida Vilamil, Helvídia em Beatriz, Cneio em Jaques D. Davemport, Claudia em Suzana Duceane, Lólio em Antero de Orviedo e Ciro em Pólux. De tal modo, eis mais um resumo literário.
O inicio da história começa com o regresso de Pólux a Terra e logo depois a renúncia de Alcione deixando o amado lar de luz para sacrificar-se num corpo carnal. Mesmo tendo consciência de que sua vida far-se-á retalhada de angustias, ela assume o compromisso de auxiliar os mais próximos em nome do amor.
Uma frase ficou em mim gravada: ?...como o pecado ainda domina o mundo, a tarefa apostólica em seus trâmites será sempre um doloroso espetáculo de sacrifício para as almas comuns...?
Susana, filha de Jaques, conversa com seu primo Cirilo, o qual confessa sua paixão por Madalena, filha do D. Inácio. Guardando suas recônditas esperanças amorosas com relação ao primo, Susana visualiza Madalena como uma rival inimiga. Susana não tolera a preferência do primo, pois isso lhe dói na alma como um insulto feroz. Cirilo se declara para Madalena e é correspondido. Algum tempo depois escreve uma carta para o pai dela expondo seus sentimentos e suas pretensões de matrimonio. Antero, primo de Madalena, fica chocado ao escutar de Inácio que Madalena está destinada a Cirilo. Madalena e Cirilo se casam, formando aí o intrigante drama de vingança tanto de Antero quanto de Susana, os quais se unem nas estratégias do mal. Carolina, irmã de Susana também se casa.
Eis outra frase marcante: ?...o coração tem mil caminhos para a felicidade, quando procuramos aceitar a vontade de Deus...?
Cirilo viaja para a América. Madalena fica na França cuidando da mãe doente, tendo combinado que depois de um ano, quando tudo se organizar melhor, seu esposo retornará para buscá-la. A América era tida como uma região destinada por Deus aos flagelados e desiludidos da Europa. A mãe de Madalena falece. A varíola negra, hemorrágica e mortal toma conta da França atingindo Madalena no quinto dia de epidemia geral. D. Inácio falece. Susana unida de Antero consegue retificar o sobrenome de outra Madalena que havia sido enterrada recentemente e pega assim uma certidão de sepultamento da Madalena ainda viva. Com o passar do tempo, Madalena consegue se recuperar ficando paralítica e dá a luz a uma menina que chama de Alcione, nome de sua avó materna, para atender ao ultimo pedido de sua mãe. Madalena escreve uma carta para Cirilo, mas Antero transforma-a em cinzas e, somente um mês depois, Susana lhe responde em nome de Jaques, contando o suposto falecimento de Cirilo. Antero a consola e Susana convence o pai de se mudarem para a América. Madalena diz a Antero que a viuvez significa pesar inconsolável e não disponibilidade do coração. Aos poucos Antero vai se arrependendo de seu criminoso pacto com Susana, uma vez que o destino não correspondera às suas expectativas de homem, ainda mais ao constatar que Madalena realmente ficara impossibilitada de se locomover por conta própria. Quando menos se esperava, uma triste nova surgiu: Antero aparecera morto em Madri após ser condenado pelo Santo Oficio à prisão e confisco de todos os bens. Sua morte era justificada pelos seus negócios suspeitos.
Antero sofre em região de sombras compactas donde seu espírito repara com lagrimas de compunção a inconsciência de outrora. Assim permanece até que, escoados mais de setecentos dias de incomensurável amargura, roga a Deus auxílio e se encontrar com aquela que foi sua mãe, D. Margarida. Reconhecendo suas faltas, Antero aceita reencarnar novamente.
Eis uma frase interessante: ?...ninguém pode alcançar a felicidade quando transforma as aspirações em caprichos inferiores...?
De tal modo, Antero nasce em Dolores, à prestimosa serviçal da família Vilamil. Na época, crianças nascidas na condição de filho de escravos com deficiências físicas eram eliminadas pouco depois do nascimento e tendo deformações nas mãos, pés e com problemas de visão, Dolores entregou o bebê nas mãos de Alcione que, exultando de alegria, levou o pequeno consigo dando-lhe o nome de Robbie. Cirilo recebe uma carta falsa comunicando a morte de Madalena. Gordon Abraão, tio de Susana, conversa com Cirilo compelindo-o a conjeturar um segundo matrimônio. Cirilo diz que antes de pronunciar uma resposta quer ir a França visitar o túmulo de Madalena e, temendo que o primo pudesse encontrar algum fio da sombria teia de mentiras, Susana se dispõe a acompanhá-lo.
No ano de 1681, Robbie completa seus sete anos e Alcione suas dezessete primaveras. Enquanto Robbie se torna uma criança difícil de se lidar, Alcione, protegida por Madre Conceição e sob os desvelos de Padre Damião, aprende latim, inglês, francês, se distingue perante a música e possui atos de exemplar pureza, com votos de sincera alegria e reconhecimento de Deus. Ela era inflexível em relação ao casamento e ao amor conjugal, pois achava que este nunca deveria se dar pela necessidade social e sim pelos sentimentos espontâneos. Damiano pede a Alcione para conversar com seu único sobrinho, o Padre Carlos, e explica que teme um desastre espiritual na vida deste, pois percebe nele grande insatisfação perante o compromisso da vocação religiosa. Assim ela faz e logo de inicio forte atração surge entre ambos aumentando-se a cada dia. Diante de tamanho sentimento, Alcione diz a ele que devem ser duas almas unidas numa só aspiração de amor, mas conscientes de que nunca encontrariam os júbilos da união no futuro sem a argamassa do sacrifício de separação no presente. Munida de enorme força espiritual, Alcione sente que, mesmo tendo encontrado o grande amor de sua existência, a lição crista lhe era mais poderosa. Era preciso conservar-se com o Cristo, ainda que o mundo inteiro lhe fosse adverso. Lutaria contra si mesma naquela louca paixão até o fim, pois sabia que ambos não tinham permissão para uma aproximação integral. Padre Damião ao saber dos sentimentos de Carlos conversa com Alcione e firmemente ela diz que alma alguma poderá ser feliz olvidando seus deveres. A afeição entre ambos seria condenável se forçasse um deles a esquecer as obrigações religiosas de amor ao próximo. Para Alcione, Jesus vinha antes de tudo e era esse o ensinamento que ela tinha a passar para Carlos, custasse o quanto fosse a ambos.
Alcione e Robbie saem para cantar num concerto publico no adro da igreja de Nossa Senhora a fim de conseguir trezentos francos para a enfermidade de Padre Damiano. Cirilo, que já havia retornado para a Europa nessa altura dos fatos, vê Alcione cantando e se encanta por seus traços tão parecidos com Madalena. Tempos depois Alcione consegue emprego na casa de Cirilo e sua segunda esposa Susana para cuidar da filha do casal de nome Batriz. Alcione e Padre Damiano descobrem a trama que separou Madalena de Cirilo, mas ambos resolvem silenciar a verdade para não causarem mais sofrimento a todos, crendo assim que a justiça divina de tudo tomaria conta. Era visível que Susana e Cirilo não eram felizes e só estavam unidos por causa da filha. Padre Damiano acaba falecendo. Carlos renuncia a batina, mas Alcione o reprime ao invés de aceitá-lo e com isso ele resolve sumir da vida dela cheio de más impressões. Madalena piora de saúde e ante as interrogativas afetuosas de Cirilo ou Susana, Alcione alega que a enferma está melhor e mais forte, ansiosa por lhes desvanecer a intenção da visita. Chega certo momento em que Madalena piora muito e Alcione não consegue impedir a visita de Cirilo e Susana. Somente então Cirilo descobre que Madalena está viva, embora já entregue a morte, e que Alcione é sua filha. Susana confessa seus atos criminosos. Madalena falece e é levada por Padre Damiano junto a outros espíritos de luz. Cirilo pega um punhal para matar Susana, mas Alcione se coloca na frente desta e impede o pai de tal horror. Alcione consola sua irmã Beatriz e aconselha-lhe a perdoar as atitudes da mãe. Susana enlouquece dizendo ver o demônio (no tempo antigo todas as manifestações de espíritos obsessores eram atribuídas ao demônio e a satanás). Cirilo não suporta os acontecimentos e falece vinte e quatro horas depois de Madalena. Jaques também morre deixando sua fortuna para Alcione. Robbie vem a ser acidentado e morre sem muita demora. Pouco depois de dois anos é Susana quem falece.
Beatriz e seu esposo Henrique acompanham Alcione até Havre, donde ela embarca para o porto de Vigo na tentativa de encontrar Carlos. Na própria hospedaria descobre o paradeiro dele e lhe envia um bilhete sem se revelar, apenas marcando um encontro junto à nave da igreja de São Vicente. No encontro surpreso, Carlos diz o quanto ficou magoado ao ter sentido que Alcione o tratava com frieza e ela explica que naquela ocasião Jesus lhe pedia testemunhos de filha e ela não podia fugir das obrigações filiais, detalhando a descoberta de que Cirilo era seu pai, algo inimaginável por Carlos, o qual inclusive tivera ciúmes ao ver Alcione ir se encontrar com Cirilo para trabalhar na casa deste, já imaginando com isso um monte de tolices. Carlos pede desculpas e revela que é casado há mais de dois anos. Resignada de que essa teria sido à vontade de Deus nos destinos de cada um, Alcione volta para Paris e relatando tudo a irmã toma a decisão de tornar-se freira. Assim ela faz e transforma-se em Maria de Jesus Crucificado. Tempos depois Padre Osório consegue punição à Alcione por causa de suas tendências luteranas e heréticas perante a igreja. Carlos transforma-se em Frei José do Santíssimo, um dos auxiliares do Inquisidor-Mor. Alcione diz as demais irmãs que ?morrer ao abandono nas celas imundas do Santo Oficio é mil vezes melhor que suportar os olhos despudorados dos maus eclesiásticos que infligem pesadas torturas às mulheres indefesas?.
Em pouco tempo a religiosa de Medicina Del Campo foi recolhida, sem mais nem menos, a uma cela escura e úmida dos cárceres da Inquisição, na capital espanhola. José do Santíssimo, acolhido por dois outros religiosos, desce às celas subterrâneas, a fim de estabelecer seu primeiro e ultimo contato com a freira carmelita. Ao clarão da lanterna ele aproxima-se da condenada que jazia na sórdida prisão abraçada ao crucifixo singular. Vendo a moribunda o eclesiástico experimenta estranha sensação e tem ímpetos de recuar, mas procura manter-se firme e pergunta se porventura ela já estará resolvida de confessar seus crimes de heresia a fim de poder receber os sacramentos da extrema-unção. A interpelada reconhece Carlos e o chama pelo nome. Num ultimo diálogo extremamente cruel e comovente, Alcione aconselha Carlos ao perdão, a renuncia e ao eterno amor a exemplo de Jesus e falece aos poucos até o ultimo suspiro. Frei José do Santíssimo debruça-se sobre os despojos sagrados a soluçar com uma dor inexcedível do coração afogado nos remorsos extremos. Ninguém na Terra, naquele compartimento úmido e escuro, poderia contemplar o quadro celeste a se desenrolar, como tributo de veneração à discípula do Cristo que soubera vencer em seu nome todas as dificuldades, vicissitudes e penas da vida humana. E enquanto melodias suaves fluíam no plano espiritual, as sagradas palavras do Sermão da Montanha eram repetidas: ?Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bemaventurados os humildes, porque herdarão a Terra! Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor à justiça, porque deles é o reino dos Céus!...?

Elisabete53 22/07/2023

Excelente
A história de amor, doação e superação mais linda que já li.
Amei esse livro do início ao fim, os personagens principais são colocados em várias provas e crescendo e evoluindo.

Wendson Bezerra 15/06/2023

Maravilhoso
Sinceramente, fazer uma resenha sobre essa obra magnífica de Emmanuel e a trajetória exemplar e edificante de Alcíone é muito difícil e requer muita grandeza moral.
Eu estou longe demais dessa fibra moral, disso não tenho a menor dúvida. Alcíone nos apresenta de uma forma magistral como renunciar tudo pelo amor ao Mais Alto, foi uma vida de muitas adversidades, dificuldades, enfrentando inúmeros desafios, sendo humilde e abdicando de tudo em benefício do próximo e do caminho do Cristo.
Sua vida foi um exemplo e a cena de sua morte, ao perdoar de forma sincera os seus algozes e, acima de tudo, demonstrando uma lição de amor ao próximo, dentre eles, o seu amor eterno, aquele a quem ela é ligada eternamente, nos leva a compreender a grandeza do que é confiar plenamente no Amor Divino.
Assim sendo, nada melhor do que as Bem-Aventuranças para concluir o livro e incutir em todos nós o modelo e guia para as nossas vidas.

Daniela200 30/04/2023

Dos romances de Emmanuel, este é, na minha opinião, o mais triste. A palavra-titulo Renúncia resume o livro e a vida da personagem Alcíone.
É belo, narrativa envolvente.

amandabcca 25/04/2023

Alcione rainha e o resto nadinha.
Apesar de não ser muito simpatizante com a forma sucinta, concisa de Emmanuel, gostei muito desse livro, e a mensagem que passa é linda, essencial para quem se diz Espírita.
Leitura fácil, apesar de impactante. Recomendo fortemente.
liagalathynius 25/04/2023minha estante
VOU LER