Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas -

Sarah.Almeida 18/04/2024

Apesar de demorar para ler, pois estava lendo um cap./dia, foi um livro que me prendeu muito.
Uma trama muito bem elaborada, com personagens complexos e ricos, uma história que a cada reviravolta a gente fica mais e mais entusiasmada, indignada e querendo saber o que vai acontecer a seguir.
Esse livro é uma verdadeira fofoca ?

Ale 03/04/2024

Embora seja um clássico Jane Austen não é uma leitura que recomendo.
Tem uma linguagem rebuscada e as coisas demoram a acontecer.
Mas para leitores que gostam ou almejam conher clássicos, é necessário.
Divirtam-se.

Laura.Beatris 23/03/2024

Como muitos dizem, o menos querido de suas obras
A autora desenvolveu tanto no começo do livro que esqueceu de fazer isso no final.
Eu amo a Jane e as obras dela e até gostei desse plot twist no final, mas que uma coisa não tem a ver com a outra é certeza.
Não tivemos quase nenhuma interação entre a Elinor e o Edward pra eles acabarem juntos no final, nem vou falar do Brandon e da Marianne (e a idade deles!!!)
Acho que o que falta nesse livro seriam mais páginas e mais desenvolvimento entre os casais, de resto, mesmo querendo odiar alguns personagens, a Jane fez eu gostar deles

Julhtfg 04/03/2024

Razão e sensibilidade
O que falar de razão e sensibilidade, no início para o meio do livro eu não consegui largar.
Gostei muito das personagens, gostei da forma como elas eram tão diferentes mas sempre conseguiam se entender.

Elinor de longe a minha personagem favorita desse livro, eu admiro muito a razão dela forma como ela pensa como ela conseguia agir sempre pensando no melhor

Marianne, a sensibilidade e a compaixão de Mariane também não passam despercebidas no livro, confesso que em algumas partes eu fiquei com uma raiva dela mas,passou rapidinho porque eu me identifiquei bastante com a Marianne

Infelizmente no meio para o final do livro eu já não tinha mais tanta vontade de ler.
Eu acho que desandou um pouco para mim, achei o final muito bagunçado e eu sinto que a Jane Austin tentou agradar todos mas não saiu de uma forma muito legal na minha percepção

Mas eu gostei da leitura por ser primeiro livro da Jane Austin eu fiquei bem entretida, gostei da leitura

Deyvson2 13/02/2024

Definitivamente dois extremos
Sem dúvidas, as personalidades das duas personagens principais representam bem o nome da obra. Considerado o contexto de época, as relações vividas, nos remete a um estilo de vida mais tranquilo e simples. Bem menos ?meloso? do que imaginei que seria. Um bom romance, com momentos de intensidade e reviravoltas. Vale a pena a leitura.

Paula741 25/10/2023

Melhor romance de época que já li na minha vida até agora.
A história mostra não somente como eram os cortejos e a vida na sociedade da época como mostra essa forte de relação entre as irmãs protagonistas entre si, a mãe e a irmã mais jovem.

Kiarmy 22/05/2023

Razão (Elinor) & sensibilidade (Marianne)
Na minha visão, esse livro tem como foco principal a relação e personalidades de ambas irmãs e para com a família. Admito que em muitos momentos fiquei muito frustrada com a Marianne, pelo fato de que para mim ela sempre tinha a ideia de que seu próprio sofrimento era superior a todos os outros e por isso estava liberta de tratar as pessoas de forma rude. Mas foi realmente gratificante ver o desenvolvimento dela em meio ao próprio sofrimento, a conversa entre as irmãs nos últimos capítulos foi muito bom para que eu pudesse enxergar uma nova faceta.

Quanto a Elinor, de longe é minha personagem favorita nesse romance. A palavra que poderia descreve-la seria resiliência, porque o tanto que essa garota aguentou pelo bem dos outros... nos momentos de maior fragilidade da Elinor, era perceptível a carga que a personagem leva. Pode parecer algo estupido mas de alguma forma, foi uma personagem que eu me identifiquei bastante em alguns momentos e sinceramente gostaria de ser mais como Elinor em outros aspectos da vida.

No geral, houve tantos personagens que me irritaram tanto que pelo amor de Deus, quase abandonei o livro. Vou fazer uma menção "honrosa" para o grande abutre desse livro... vulgo WILLOUGHBY. Realmente não consegui engoli nada de sua explicação e muito menos senti empatia por esse personagem. E pensar que existe tantos como ele na vida real...

Khaolinha 13/02/2023

Acho que Razão e Insensatez seria um título mais adequado, pra falar a verdade eu não gosto nem da tradução que ficou Razão e Sentimento que, atualmente, passa a ideia de que a Elinor não tem sentimentos ou de que no mínimo não é afetada por eles o que não é real porque o que está sendo trabalhado em oposição não sentimento, sensibilidade é a sensatez.

O livro conta a história de Elinor e Marianne, a 1° que precisa dar conselhos até pra mãe e a 2° que vive regida pelo fervor da imprudência tão típica da nossa (não sei se era a mesma coisa na época), mas típica da nossa adolescência.
Ambas vão passar por situações semelhantes e o livro vai contrastar a forma como cada uma lida e as consequências das suas ações para as próprias vidas.
O final obviamente não só valoriza, como exalta e até glorifica a condução da vida pautada na razão, na lógica, na sensatez.
Amei como tudo amo tudo o que a Jane produziu. Acho que apesar de ser do início do século 19 ainda hoje a gente tem muito a ganhar com as reflexões que ela nos deixa.

flowersndreams 12/02/2023

Gostei bastante
O livro é um romance de época que narra a história de duas irmãs com personalidade bem conflitantes (razão e sensibilidade).

É o meu primeiro livro da Jane Austen e gostei bastante. O livro não me prendeu de início, imagino que pela minha falta de costume com a escrita de época, mas logo depois a narrativa me conquistou.

Achei interessante o foco nesse contraste entre as irmãs, era algo q eu não esperava que pudesse ser tão bem feito. Considerando que o foco é na história delas, acho que o livro cumpriu o que prometeu entregar.

Senti um pouco de falta de conhecer melhor alguns personagens (como o próprio Edward). Amei os plots, não esperava nada do tipo e me surpreendi positivamente.

Anna 05/02/2023

Que final sem graça
Não rolou, achei o final mega sem graça. As coisas mais legais no livro foram a sofrência da Marienne (o desenvolvimento em relação a isso foi bem legal), a amizade das irmãs e obviamente o perfeito coronel Brandon. Mas o romance foi mega fraco e nem teve fala fofinha.

Amanda.Nowacki 01/02/2023

Imaginava outro final para as irmãs Dashwood
Jane Austen sempre me conquista com sua escrita, eu gostei muito da história e de todo o seu desenrolar, principalmente gostei de analisar a diferença das irmãs através de suas falas e atitudes, só não virou um favorito porque achei o final muito corrido e também porque eu imaginava outro fim para as irmãs Dashwood, mas apesar disso super recomendo a leitura.