Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas -

Milleprale 12/08/2020

Razão e Sensibilidade
Uma história repleta de romance, reviravoltas, dúvidas e intrigas.
O amadurecimento de Marianne foi inesperado, assim como todo o final da história!
O amor e a parceria de Elinor e Marianne é lindo e bem abordado no decorrer da história. Com todas as preocupações de Elinor sobre o bem-estar de sua família, em especial sua irmã, colocando seus interesses na frente dos próprios.

Milla.Laise 21/07/2021

É sobre as reviravoltas tipicamente inglesas
"Desejo, assim como tudo mundo, ser feliz. Mas, como todo mundo, quero ser feliz à minha maneira". Eu desisti deste livro muitas vezes, ele é um pouco confuso pois apresenta muitos personagens e eventos sociais, ele é cheio de reviravoltas e por um tempo pensei que o final feliz não chegaria para as irmãs Elinor (a racional) e Marianne (a sensível). É característico da Jane Austen colocar tensão e desesperança em seus leitores para no fim resgatá-los com as declarações mais cavalheirescas e românticas do enredo. O livro narra ainda o contexto sociocultural da época e é possível reconhecer muitas questões problemáticas para a experiência feminina. Bom, eu amei o final do livro, foi certamente o momento que mais me prendeu. Acho que, por me identificar com a Elinor, o desfecho da sua história foi emocionante para mim. O que mais gosto nos livros da Austen é a forma como ela encadeia a história, trabalhando e esmiuçando o título. Aqui ela fala sobre o conflito entre a razão rígida e a sensibilidade destemperada. Seria necessário escolher apenas uma para viver? Quais as consequências de agir com o coração ou com o cérebro?

Lele 29/06/2021

Razão e Sensibilidade
No começo foi meio arrastado, apesar de ter gostado bastante e recomendar, gostei mais de Orgulho e Preconceito e Persuasão.
Dos personagens não tenho reclamação, gostei tanto da Marianne como da Elinor, cada uma com sua característica, mas lembrando da idade delas, não tenho críticas.
Jane Austin é sempre um prazer ler e reler ?

@estantedamolina 21/01/2023

O mais fraco da Jane que eu li.
Não é todo ruim mas quando tudo da errado, vc desgosta dos personagens e só fica bom nas últimas páginas, é difícil avaliar bem.
Demorei para finalizar pq foi muito arrastado.
Deborah.Farias 21/01/2023minha estante
demorei meses para finalizar. Li "na força do ódio" kkkkk

Ju Alves 21/01/2023minha estante
Tb tô lendo há um tempinho mas arrastadoooo

Liliane 28/01/2022

Nunca fui de ler romances românticos, pela melosidade com que eles se apresentam. Porém, a narrativa de Austen apresenta-se de forma irônica com uma pegada crítica. Austen se lança em seus textos, de forma que conseguimos observar bastante de sua vida particular, quando paramos para conhecer um pouquinho mais da autora. Verdadeiramente, uma mulher à frente do seu tempo. Suas protagonistas, mostram-se como mulheres fortes, com atitude e inteligência. Neste livro em questão, a autora trabalha os relacionamentos amorosos de forma com que toda expectativa de um romance clássico e uma paixão ardente, esbarram em frustrações e infortúnios cotidianos das relações interpessoais, principalmente pra época retratada.
Rafael Kerr 28/01/2022minha estante

lasthours 20/07/2021

Questão de tempo
Decidi ler Jane Austen, por ser considerada uma romancista clássica, então pulei o clichê de ler Orgulho e Preconceito primeiro, ou tão pouco Persuasão, desconsiderando Emma por minha total falta de interesse no filme, acabei em Razão e Sensibilidade.

Gosto de como o título se refere aos personagens Razão Elinor e Sensibilidade Marianne, no decorrer do livro vemos como as duas pensam, sentem e expressão seus sentimentos, e suas diferentes maneiras de lidar com as situações. Confesso que no começo achei Marianne muito chata, coisa que não melhorou muito até o final do livro onde podemos ver seu amadurecimento na forma de pensar, outro personagem que surpreende é a Sra Jennings, que traz um dos melhores desenvolvimentos da estória. Elinor poderia ser chamada de a própria voz da razão, em muito me agrada sua personalidade chegando muitas vezes a me identificar com ela.

O final, embora tenha algo do que imaginamos lá no começo, não acontece como esperamos e tem uma reviravolta realmente interessante, até mesmo o casal que podemos achar inaceitável se torna esperado.

Comecei esse livro sem pretensão nenhuma além de ler pelo menos um dos livros da Jane, que não fosse Orgulho e Preconceito, mas me surpreendi, mesmo não sendo meu estilo favorito ainda fiquei muito curiosa com os acontecimentos e o enredo prendeu minha atenção com uma escrita simples porém instigante, sendo assim, pretendo ler, provavelmente não todos, mas a maioria de seus volumes.

skuser02844 26/06/2022

O título realmente é a representação das irmãs Dashwood!!!
No romance da renomada autora Jane Austen, entre os séculos XVIII e XIX, conta a história das irmãs Dashwood, Elinor sendo a mais velha delas e a voz da razão, a mais sensata e pé no chão. Já Marianne é tudo de mais sensível, apaixonada e dramática que há nela.
Com 19 anos, Elinor já tem praticamente um pretendente, Edward Ferrars, que a propósito, não demonstra muito seus sentimentos. Logo aos 17 anos, Marianne conhece o encantador Sr. Willoughby, adorado por todos, e de imediato, Marianne se vê caindo de amores por ele. Porém, nem tudo são flores, e ao decorrer do romance, irá demonstrar a verdadeira faceta de seus personagens.

Ale 03/04/2024

Embora seja um clássico Jane Austen não é uma leitura que recomendo.
Tem uma linguagem rebuscada e as coisas demoram a acontecer.
Mas para leitores que gostam ou almejam conher clássicos, é necessário.
Divirtam-se.

Thaise 04/09/2020

NEM TUDO É O QUE PARECE
"Não é o tempo nem a oportunidade que determinam a intimidade, é só a disposição. Sete anos seriam insuficientes para algumas pessoas se conhecerem, e sete dias são mais que suficientes para outras".

Jane Austen vem de novo com sua astúcia nos descrever perfeitamente o significado de Razão e Sensibilidade.
Elinor é a filha mais velha, com 20 anos de idade pensa e age racionalmente, é elegante e refinada, pensa muito antes de falar e nunca age no impulso.
Marianne tem 16 anos e meio, é sensível em todos os pontos importantes, há beleza em tudo o que diz, se entristece com facilidade e age se com raiva, ou feliz de forma bastante abrasadora.
Aqui a história é dessas duas irmãs que compartilham somente o amor uma pela outra, seus modos e maneiras são distintas uma da outra, mas a amizade permanece de forma inabalável, duas mulheres que conhecem o amor na sua forma mais pura e um tanto cruel, duas pessoas que descobrem a facilidade de acreditar em uma mentira e conviver com ela, duas meninas que encontram apoio uma na outra.
De novo, Jane Austen me conquistou

samy.calore 22/05/2020

Nunca imaginei que leria um livro da Jane Austen pois até já tentei ler "Orgulho e preconceito" mas não terminei.
O livro "Razão é sensibilidade" assim como os outros de Jane Austen,traz duas personagens principais(também tem outros mas vou focar nelas)fortes e que nos cativam e dividem nossas opiniões do começo ao fim. Elinor e Marianne são as duas personagens principais,e a forma como cada uma lida com os problemas durante o livro são totalmente diferentes e o título representa bem as características de cada uma. Elinor foi a personagem que mais me cativou pois a forma como ela lidava com os problemas dela e sempre pensando no próximo é com certeza um exemplo de como ela sempre usava a razão em seus atos.
O livro também aborda o tema de casamento e sua importância na época,principalmente a importância de se casar com alguém de uma renda alta. Em todos os momentos do livro podemos ver o casamento sendo citado,principalmente sendo direcionado para as irmãs que não tinham uma renda alta depois da morte do marido de sua mãe.
"Razão e sensibilidade" é um livro que tem diversas reviravoltas que nos cativam do início ao fim,querendo a cada capítulo mais respostas sobre diversos acontecimentos e sobre os personagens.
Damião 19/07/2020minha estante
Ótima leitura

Bel 15/08/2020

Razão e Sensibilidade
Estou muito feliz por terminar esse livro, ele foi a primeira obra da Jane Austen que eu li e posso garantir que comecei com o pé direito.

O livro irá contar a história de duas irmãs que são opostos uma da outra, enquanto Elinor é guiada pela razão, Marianne sempre se deixa levar pelos sentimentos e no decorrer da história nós acompanhamos o amadurecimento das personagens em meio a busca de ambas pelo amor, com direito a corações partidos, muitas reviravoltas e um final que deixa o coração quentinho.

Já estou ansiosa para ler mais livros da autora!!!

Chellesbook 30/01/2021

Elinor e Marianne
Razão e Sensibilidade

Amei o relacionamento das duas irmãs, me lembrou muito eu e minha irmã.

É perceptível o quanto elas são diferentes: Elinor é pura razão enquanto Marianne é movida pela sensibilidade.

Uma completa a outra e isso é lindo de ver. A Jane Austen me levou a refletir sobre minhas relações com familiares e amigos, personalidades inúmeras que muitas até mesmo não condizem com a minha, mas que devo respeita-las e aprender com elas.

Apesar de me identificar muito com Elinor, abri meu coração para admirar Marianne também e o seu jeito intenso de viver.

Demorei muito pra ler! Até me acostumar com tudo foi difícil, mas muito satisfatório por conta das reviravoltas e acontecimentos emocionantes.

@chelles_book ?

jvsherlocked 22/09/2021

desculpa, edward
desculpa, mas o foco aqui é mas irmãs. ellionor, fada injustiçada, te amo. vem ser minha irmã e me dar conselhos, por favor.

mimi 25/08/2021

O melhor da Jane Austen pra mim
Gente esse livro, essa história,
tudo nele me encanta, me prende? Jane Austen como sempre uma gênia a frente do seu tempo, ela consegue retratar com maestria a divisão social de classes da Inglaterra naquele período. A história conta a trajetória de duas irmãs Elinor e Marianne, ambas bem diferentes, Elinor possui a sensatez e a razão, enquanto Marianne possui a sensibilidade e o sentimentalismo exagerado? Eu me identifiquei horrores com a Marianne, principalmente o drama dela e a intensidade que vive o amor, mas Elinor é de longe uma das minhas personagens favoritas na literatura.

LEIAM RAZÃO E SENSIBILIDADE!

Kiarmy 22/05/2023

Razão (Elinor) & sensibilidade (Marianne)
Na minha visão, esse livro tem como foco principal a relação e personalidades de ambas irmãs e para com a família. Admito que em muitos momentos fiquei muito frustrada com a Marianne, pelo fato de que para mim ela sempre tinha a ideia de que seu próprio sofrimento era superior a todos os outros e por isso estava liberta de tratar as pessoas de forma rude. Mas foi realmente gratificante ver o desenvolvimento dela em meio ao próprio sofrimento, a conversa entre as irmãs nos últimos capítulos foi muito bom para que eu pudesse enxergar uma nova faceta.

Quanto a Elinor, de longe é minha personagem favorita nesse romance. A palavra que poderia descreve-la seria resiliência, porque o tanto que essa garota aguentou pelo bem dos outros... nos momentos de maior fragilidade da Elinor, era perceptível a carga que a personagem leva. Pode parecer algo estupido mas de alguma forma, foi uma personagem que eu me identifiquei bastante em alguns momentos e sinceramente gostaria de ser mais como Elinor em outros aspectos da vida.

No geral, houve tantos personagens que me irritaram tanto que pelo amor de Deus, quase abandonei o livro. Vou fazer uma menção "honrosa" para o grande abutre desse livro... vulgo WILLOUGHBY. Realmente não consegui engoli nada de sua explicação e muito menos senti empatia por esse personagem. E pensar que existe tantos como ele na vida real...