Carandiru

Carandiru Renato Castelani

Resenhas - Carandiru

Nayara 27/02/2012

O lugar do horror
Este livro conta a história de Zeca, um garoto pobre e sem esperança que viveu na Zona Norte de São Paulo. Um dia descobriu o mundo das drogas, dinheiro fácil e luxo, mas foi nela tbm que se afundou. Preso na maior penitenciária da América Latina, passou por dias difíceis, mas foi lá q conheceu o maior amor de sua vida. Por ela, poderia ter se salvado, mas acabou desencarnando no massacre que ocorreu em 1992. Depois de desencarnado reconheceu seu erro e o presente que Deus lhe deu e que ele não soube aproveitar: a oportunidade do arrependimento e do recomeço.
Com essa obra, podemos aprender que não somos, de forma alguma, perfeitos e que ainda somos extermamente falhos. As sucessivas reencarnações nos servem para que reparemos nossos erros, mas quando reencarnamos não nos lembremos da nossa missão e o livre-arbítrio faz com que evoluimos cada vez mais ou que erramos uma vez mais. Uma história triste da personagem, mas a lição de que devemos ser melhores a cada dia, que devemos agradecer a Deus a oportunidade que ele nos dá através da reencarnação de sermos melhores.

Bru | @umoceanodehistorias 31/01/2014

Levemente decepcionante
Levemente decepcionante

Primeiramente, gostaria de dizer que acho difícil faze resenha de um livro que você gostou muito, assim como também acho difícil fazer resenha de um livro que te decepcionou. Não foi uma leitura que eu diria “Meu Deus, nunca pensei em um livro tão ruim!”, mas, também, não foi uma leitura que eu diria “Preciso ler novamente”. Talvez, por ter ido com “muita sede ao pote” eu tenha me decepcionado.

Quem desconhece os eventos fatídicos do Carandiru, ocorridos em 1992? De posse desse livro, por tratar-se de um romance espírita, acreditei que ele relataria parte do que aconteceu dentro da penitenciária de como as pessoas sofreram de um modo geral, mas não é isso que acontece.

O livro é retratado da perspectiva de Zeca e conta a vida de Zeca, não de todas as pessoas num modo geral, como eu imaginei. Até aí, poderíamos até aceitar, afinal de contas, um presidiário retratando como era viver no Carandiru poderia nos dar bastante referência, mas, mais uma vez, não é isso que acontece.

Zeca cresceu na favela, brincava com seus amigos e, após alguns acontecimentos, acabou entrando para o fatídico mundo das drogas. Não é um universo fácil, repleto de provações e coisas que ele já não tinha mais como controlar, matar pessoas e continuar a alimentá-las com drogas. Zeca começou a sofrer com os seus pecados, por assim dizer.

“Aqui se faz, aqui se paga! Você colhe o que semeou! Não há maior castigo que a própria consciência!”

Quando Zeca foi preso em uma emboscada e mandado ao Carandiru, pensei: “Agora sim, saberemos o que aconteceu lá”. Os acontecimentos são superficiais, relatam apenas o sofrimento de Zeca e o que aconteceu única e exclusivamente com ele. Ele teme se apaixonar, pois acha isso muito sofredor para a pessoa que ficar com ele.

“Jurei para mim mesmo que nunca mais me apegaria a alguém. A separação é sempre dolorosa e não seria eu a ceder aos impulsos de um sentimentalismo barato.”

Após diversos acontecimentos, a morte seria a única solução para a terrível e triste vida de Zeca. Mas, isso não é simples, pois a vida dele não é apenas para ele, agora ele tem uma família que o próprio crime lhe dera. Eu acho que Zeca esteve preso desde o momento que decidiu entrar para o ramo do tráfico de drogas, mas o Carandiru demonstra um inferno maior do que ele poderia suportar.

“Se existe um inferno, ele está aqui dentro desse pavilhão. Cada dia á um exercício de sobrevivência. Se você acorda pela manhã e não tem qualquer certeza de ver a luz da noite. Descobre rapidamente que os códigos de sobrevida são infinitamente piores e mais rígidos que os do mundo do crime.”

Após conseguir uma mudança de pavilhão, achando que sua vida melhoraria, Zeca surpreende-se mais uma vez. Decide então ajudar aos chefões do presidio indicando quem esta no comando e como conseguem coisas que não deveriam conseguir dentro da cadeia. Nesse momento, ele sofre uma morte triste e dolorosa e seu espírito encaminha-se diretamente para o umbral – um lugar muito triste e repleto de sofrimento, onde espíritos que causaram problemas vão, antes de renderem-se à luz de Deus.

Zeca não se recorda do que aconteceu, apenas vive sofrendo constantemente. Quando ele se acostuma à dor e acha que não pode piorar, chegam espíritos salvadores e o levam para o hospital onde ele é tratado e amado e apresentado ao amor de Deus. Ele aprende que precisa arrumar as coisas, precisa voltar e consertar e, acima de tudo, ele aprende que essa vida na favela sem muitos recursos fora uma escolha dele, para que se redimisse de sua vida anterior, algo que, infelizmente, não deu muito certo.

O livro, em si, é bom, retrata sobre carma, amor, perdão, escolhas, decepções, enfim, sobre todos os sentimentos que os humanos têm. Zeca foi um guerreiro, um vencedor dentre tantos outros que não aceitam a vida, ele conseguiu entender os ensinamentos de Deus e acostumar-se com isso.

“Tudo o que me foi ensinado nesta nova dimensão de vida eu procurei passar com minhas palavras para que outros, no desespero de suas experiências, pudessem encontrar algum alívio e consolo em seu sofrimento.”

Recomendo o livro, mas não vá com muita “sede ao pote”, pois ele retratará apenas a história de Zeca e não como o Carandiru foi para todos.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2014/01/carandiru.html#comment-form

Renata 30/08/2020

Experiencia
Sempre se aprende algo com um livro ou acreditando ou não na história, cada um tira as suas próprias conclusões.

miirandalxticia 15/11/2022

interessante p quem gosta desse mundo do crime, o começo da de mil a 0 no final e eu tava gostando MUITO, vou fingir que tô avaliando só o começo ?

Gabilela 05/02/2023

Muito comovente
O romance mediúnico geralmente é uma leitura que emociona. Este em questão foi um livro pesado devido a história em si. Entretanto também é de emocionar.

Giselly.Silva 12/02/2023

No começo o livro me prendeu bastante. Conhecendo Zeca pude entender mais a situação de quem vive em extrema pobreza e sua história triste chega a ser comovente , mas é bem óbvio que não justifica as atitudes de Zeca que no fim o levaram para o Carandiru, pela forma que o livro foi ofertado parecia que iríamos ter uma versão completa do massacre que aconteceu em 1992 e como eu gosto de história todas as versões são viáveis, mas quase no finalzinho a história deixa de ser sobre o Carandiru ( inclusive foi pouco falado sobre ele na minha opinião) e começa a ser sobre a vida pós morte de Zeca , começa a tratar de espiritualidade e tudo mais. A mensagem é bonita mas começa a ficar cansativa além do mais nada no livro é comprovado (existem outras pessoas na história de Zeca que se de fato existiu poderia comprovar )
Enfim uma experiência nova mas nada instigante pelo menos não para mim

Celia.Rabelo 08/01/2010

Ta aí, um livro maravilhoso!! No fim das contas com esse mundo tão violento como está acabamos entendendo atrávez da figura de Zeca, mais ou menos como bandido pensa, aprendemos a abrir nossa mente e descobrimos que eles são apenas seres humanos que se acham condenados apos alguns erros e e por isso decidem continuar errando. Um livro que vale a pena ler, comprar, dar de presente, etc... Sem palavras para esse maravilhoso testemunho de vida, da vida por tráz das favelas, cadeias enfim do submundo.

Orlando 04/03/2011

Carandiru uma versão de um presidiario sobre o massacre.
O livro narra sob o ponto de vista de um presidiario os fatos que ocorrem numa prisão de segurança maxíma. No final tem uma bonita mensagem espírita.

Sérgio 18/02/2013

Tenho a terceira edição deste livro. Conta a história de vida de um detento que vai parar no Carandirú. Lá passa por "maus bocados" e aprende que a vida é bela. O enfoque da narração é o caso real da vida de uma pessoa exclusa da sociedade, sem contar as atrocidades que sofre na rebelião deste presídio. Contudo, aprende que o mais importante é a nossa evolução espiritual.

Guto Cesar 09/09/2014

triste
um livro q retrata a situacao social do brasil

gica 27/11/2022

Carandiru
eu gostei do jeito que ele conta e retrata desde o início, porém no final ele é um livro mais espírita e acabou ficando cansativo pra mim

Ametista 28/03/2023

Reação de ação escolhida
Narrativa intensa que representa a grande maioria existencial do Brasil. O berço ou a ausência deste não direciona nosso trajeto, erros e acertos. Escolhas são picadas abertas sem retorno ou reinício, cabe a cada um escolher como será o fim desse caminho
Leitura reflexiva com final imprevisível. Não existe colheita sem plantio.

streading 01/07/2023

Carandiru - um depoimento póstumo
Esse livro fala sobre a história de um detento do carandiru desde a sua infância à morte nessa cadeia.
como o título mesmo fala é um depoimento póstumo com umas partes trazendo um pouco do espiritismo, confesso que me interessei mais pela parte do depoimento em si, mas é um bom livro e dá para tirar umas reflexões dele.