Institutas da Religião Cristã

Institutas da Religião Cristã João Calvino

Resenhas -

JessA23 14/03/2024

Leia
Um livro que me surpreendeu, por ser um dos maiores que já li. João calvino traz pontos dentro do cristianismo e da religião bem interessantes. Que esclarecem de uma forma prática e objetiva pontos no que se refere ao conhecimento de Deus e a prática cristã. Mesmo sendo um livro antigo o seu conteúdo é bem atual.

Sandro 07/03/2024

Uma apologia ?
Apesar de ser famosa e extremamente relevante no meio reformado, não havia lido e não tinha compreendido do que se tratava.
Nessa obra, Calvino faz uma apologia contra o catolicismo, de sua época, e também contra movimentos dissidentes que, mediante sua perspectiva, interpretavam e agiam de maneira contrária às Escrituras.
Isto ocorre mediante a exposição do decálogo, do credo apostólico e de sua interpretação dos sacramentos, etc. É uma defesa da fé com base na exposição. Algo interessante.
Outra surpresa, curiosa, foi ver como ele "carinhosamente" chamava seus adversários. Creio que hoje em dia seria cancelado fácil, fácil.
Fechando todos os pontos, é uma obra monumental, levando em conta, a idade que ele tinha, à época, o material disponível e o momento turbulento da reforma. É de uma genialidade e profundidade rara.

EduardaMarquess 31/12/2023

Uaaaau! O livro me surpreendeu totalmente. Vim esperando uma coisa, e recebi outra, mas a surpresa foi totalmente positiva. Julgo ser uma obra muito importante para todos os protestantes, sejam eles calvinistas ou não, afinal essa nomenclatura é posterior ao próprio Calvino, ademais, ele trata de elementos basilares da fé cristã (sobretudo nos 4 capítulos primeiros). Você pode ter uma ou outra discordância, mas, independe disso, é uma leitura extremamente valiosa.

Pretendo reler a edição mais completa ASAP.
Davi VM 01/01/2024minha estante
Aí sim!!! Li essa versão das Institutas 3 vezes já rsrsrs. Foi um presente que jamais esquecerei. As pessoas precisam saber o tesouro que são as Institutas e que Calvino não é só um "teólogo da predestinação".

Rafael1548 27/06/2023

Monumental
Começar o ano com uma obra dessas de tal envergadura e de tantas páginas é realmente colossal, inominável, estupendo (me lembrei da época de adolescência que conseguia ler grandes volumes tão rápido).

Calvino escreve essa obra em forma catequético no qual demonstra os pilares da fé: desde a justificação até o convívio do crente diante das autoridades. (Se isso é apenas a visão catequética não quero nem imaginar as profundas).

João Calvino escreve sua obra aos 27 anos (e você aí com mais de 30, nas custas dos pais e com o sofá fedendo porque não tira o rabo daí para procurar emprego) e revolucionou toda a Europa e impulsiou inúmeros e viverem o Protestantismo naquele tempo e até os dias de hoje.

Certamente uma obra extremamente bíblica, no qual não dá espaço para méritos humanos e exalta a Soberania de Deus do começo ao fim.

Você que é calvinas de Instagram: leia! Você que detesta Calvino e nunca leu nada dele: leia! Você que acha que o ser humano tem livre arbítrio: leia!

Pedro.Felippe 06/01/2023

Clássico
O que falar de um livro clássico? O melhor a se dizer é que se trata de uma obra primordial, esclarecedora e de suma importância para adquirir contexto histórico religioso.

Jonas.Pessoa 31/12/2022

Um clássico da literatura cristã
Nesta 1a edição das famosas Institutas da Religião Cristã, vemos a genialidade incrível do grande reformador João Calvino que, embora com tão pouca idade, produziu um conteúdo rico e, ainda segundo o autor, de pequeno tamanho - E olha que tem mais de 500 páginas.

Ao contrário do que muitos dizem, essa obra não é um tratado sobre predestinação. Na realidade, ele produziu isso em resposta às acusações que romanistas faziam a fé reformada, dirigindo esse material a pessoa do então rei da época.

Você verá ele comentar sobre os conhecimentos de Deus e dos homens; a obra de cristo; os 10 mandamentos; a Lei; o credo e os sacramentos, por exemplo, apontando o verdadeiro entendimento destes, além de confrontar com os erros da igreja católica romana - os vários sacramentos dela represenagem um dos tipos de erros que ele irá combater.

A linguagem é muito agradável, embora o autor seja muito prolixo nas suas explanações. A tradução ficou muito boa, deixando a leitura mais fluída também, ajudando a aproximar o leitor, ainda que seja leigo.

Retirei uma estrela devido ao último capítulo. Nessa 1a edição, nessa última parte, João Calvino traz algumas explanações que confrontam problemas dos católicos. Até aí, tudo bem. No entanto, como ele não aprofunda sobre o que eram esses erros, seus argumentos ficam um pouco difíceis de entender, e até enfadonhos, pois achei complicado linkar uma coisa na outra.

Certamente seu leitores da época saberiam bem do que se tratava, mas com quase 500 anos de diferença para nós, acarretou uma distância bem considerável para compreender, deixando um pouco abstrato.

Logicamente, não descarto que o problema seja no leitor (rsrs), mas quando eu puder ler a última edição, isto é, a 5a, na qual se sabe que alguns aspectos das primeiras mudaram, pode ser que seja mais compreensível.

De toda forma, recomendo muito a leitura.

Giovana331 31/12/2022

Institutas da religião cristã
Ler esse livro foi como estar numa sala de aula ouvindo seu professor favorito falando sobre sua matéria favorita.
Nunca imaginei chorar lendo as institutas, nunca mesmo. Mas me peguei em soluços e choros ao ouvir sobre justiça e misericórdia infinitas de um Deus que escolheu me salvar quando eu era sua inimiga e merecia o inferno.
Acho que a última frase dessa obra a resume por inteiro: fomos redimidos por Cristo por um tão elevado preço que nossa redenção lhe custou que não devemos tornar-nos escravos dos perversos desejos dos homens, muito menos de sua impiedade.

Giovanna.Campos 19/05/2022

Excepcional!
Muito bom! Uma leitura mais fluida do que imaginava!

Calvino expõe, em sua primeira edição das institutas, alguns dos principais fundamentos da fé cristã, fazendo ótimos contrapontos ao que era pregado por considerável parte da Igreja da época.

É um livro sensacional!

Importante ressaltar que, diferentemente do que muitos acreditam, Calvino não dá enfoque às questões da predestinação e eleição. Acredito que ele aborda mais a soberania divina, a doxologia, o sacerdócio universal e a liberdade cristã.

Márcio Jefferson 20/06/2021

As Institutas
Um livro digno de ser lido por todos os que zelam pela piedade, publicado por João Calvino em 1536, quando o reformador francês tinha apenas 27 anos.

Esta primeira edição das Institutas, escrita originalmente em latim, apresenta ao leitor o fundamento do pensamento e o coração de Calvino, estabelecendo-se como a mais importante obra de sua vida ? obra que ele reeditou cinco vezes, até a sua última edição, em 1559.

J.v 15/05/2021

Doutrinas.
Incrível, dois meses lendo com um cuidado o maravilhoso livro de calvino, a suma da sã doutrina protestante, provando que o meio fundamental de estudo são as escrituras, Calvino apenas reintera essa afirmação durante os desenrolar das páginas.

Mary Irlandy 05/02/2021

Teologia Reformada
João Calvino tem nesse livro a árdua tarefa de explicar aos que não são protestante em que e como cremos. Uma leitura complexa mas de linguagem simples e direta. Recomendo aos que precisam ler e entender os escritos do Teólogo da Reforma, assim conhecido pelos protestante.

Manços 12/11/2020

Livro essencial para o cristão, mas compre de outra editora
Calvino trabalho muito bem diversos aspectos da vida cristã e sempre com boas referencias bíblicas. Porém, a tradução da Editora Fiel foi feita a partir da tradução para o inglês e não a partir do original em latim, logo, ela apresenta problemas. Mas, o que mais me decepcionou nessa edição, foi a imensa quantidade de erros ortográficos, algo recorrente em livros desta mesma editora.

Erick 19/05/2020

Não sou calvinista, sou católico. Entretanto, entendo que para estudantes de Teologia, é extremamente importante o entendimento das vertentes e tradições protestantes.

João Calvino foi o precursor de um pensamento que moldaria inúmeras gerações posteriores de cristãos denominações. Sua obra intitulada de "Institutas da Religião Cristã", é um compêndio sistemático de crenças e re-interpretações de pontos específicos da escritura, principalmente no caráter dogmático da eleição e sacramentos.
vitor f. avila 05/10/2022minha estante
Só preciso esclarecer ali para ti que não há "re-interpretações". Há, apenas, constatações do testemunho da Escritura e dos Pais, inclusive escolásticos. A metodologia dele é histórica-gramatical, o que faz toda a diferença diante da metodologia empregada pela teologia católica-romana.
Ademais, essa é a primeira edição, de 1536. Depois, há a edição de 1541 e, posteriormente, a edição final, de 1559, onde há o pensamento maturo de João Calvino, cujo conteúdo é 3x mais extenso, reescrito e aprofundado, do que na edição que estás fazendo review.