Remote Control (English Edition)

Remote Control (English Edition) Nnedi Okorafor

Resenhas - Remote Control

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 03/10/2022

Já Li
Publicado em 2021, "Remote Control" conta a história de Sankofa, uma menina de quatorze anos que distribui morte por onde passa - literalmente. Ela tenta descobrir o que aconteceu com ela e, aos poucos, conforme perambula por Gana, pedaços de seu passado voltam à sua memória, embora ela ainda não se lembre de seu verdadeiro nome. Todas as pessoas sabem quem ela é e a esperam com roupas limpas, Fanta laranja e uma mesa farta de comida. A grande maioria delas não gosta de sua visita, mas há quem veja a morte como um alívio para a dor e para o desespero. Sankofa emite uma luz verde quando está prestes a trazer a morte e, até o momento, ainda não é capaz de controlar a extensão desta luz, e frequentemente mata pessoas sem querer.

Alguns capítulos do livro são flashbacks que mostram a origem de Sankofa. Fátima era uma menina que gostava de ficar no alto de uma árvore de karité, olhando as estrelas. Fátima sempre dizia que conseguia escutar o que as estrelas lhe diziam, e deixava mensagens escritas no chão de terra, "as letras das estrelas", que eram como imagens abstratas de constelações. Seus pais não entendiam o que Fátima queria dizer, tampouco seu irmão mais novo, mas a deixavam em paz no quintal. Um dia, caiu uma chuva de meteoros, e no meio dessa chuva Fátima encontrou uma estranha semente verde, que emanava uma luz fraquinha. Pressentindo a importância dessa semente, Fátima a esconde.

Uma empresa multinacional (chamada LifeGen - vejam que irônico) tenta roubar a semente, pois eles sabem do enorme poder que ela encerra. Ao tentar evitar que isso aconteça, Fátima absorve a luz verde, desmaia e, quando acorda, a cidade inteira está morta - menos ela e uma raposa. Ela já não se lembra do seu próprio nome e, inspirada por um pássaro de madeira de seu irmão, se autodenomina Sankofa. Aterrorizada por ter matado toda sua família, além de todo o resto da cidade, Sankofa foge, sem saber para onde, devastada pelo luto.

O aspecto que mais gostei desse livro é que, no mundo de Okorafor, Sankofa caminha na fronteira entre a vida moderna e os contos populares, a interação entre orgânico e tecnológico. Este é o lugar onde drones, carros autônomos, hashtags e “jelli-telli” coexistem com religião, lendas super antigas, cabanas de barro e fazendas de árvores de karité. Há robôs e também raposas, aldeias rurais e enormes conglomerados multinacionais. Ao mesmo tempo que a história parece estar no futuro, em um mundo distópico, há vários momentos que o leitor é transportado ao passado, e essa mistura torna a leitura muito interessante. Nesse ponto, acho que Okorafor fez um trabalho de desenvolvimento de cenário muito melhor do que em "Quem Teme a Morte", e fiquei satisfeita.

É legal também ver como a lenda de Sankofa muda depedendo do vilarejo onde ela está, e como as pessoas foram distorcendo os fatos até o ponto de acreditarem que ela é uma extraterrestre. Sankofa acha graça dessas versões de si mesma que existem por Gana, e constantemente se pergunta o que ela é. Aparentemente, além de matar tudo ao seu redor, a menina também não envelhece e, aparentemente, é incapaz de morrer, mas nem a própria Sankofa sabe quem é.
Eu gostaria muito que Okorafor continuasse a história. No final, ela dá a entender que existem outras sementes com o mesmo poder, espalhadas pelo antigo quintal de Sankofa/Fátima, e que a tal empresa multinacional já as encontrou. A reflexão sobre o que o ser humano seria capaz de fazer com tal poder é muito interessante e poderia ser explorada em mais detalhes. Não sei se Okorafor pretende escrever um segundo volume mas, mesmo que não o faça, o livro é muito bom e eu recomendo a leitura.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2022/10/ja-li-165-remote-control-de-nnedi.html

ðª. 23/02/2021

??She?s the adopted child of the Angel of Death. Beware of her. Mind her. Death guards her like one of its own.? There was truth in every single one of the stories.?

Apesar de ter visto muita gente falando super bem desse livro, eu achei razoável/ok. É uma leitura rápida e tranquila, mas não é tudo isso que fizeram parecer.

Milena 29/04/2021

Eu sei que se esse tivesse sido o primeiro livro da autora que li, não teria gostado tanto quanto gostei. Desde que li Quem Teme a Morte, sei que há vezes em que suas histórias não são sobre grandes missões ou grandes acontecimentos, mas sobre a jornada. E é isso que Remote Control nos traz. Uma jornada de autoconhecimento, de crescimento, forçada a uma criança que precisa lidar com a expansão de seu mundo além do que qualquer pessoa poderia imaginar.

Gostei muito de toda a ambientação da história, por meio de descrições cotidianas para a protagonista, fazendo parecer que já conhecíamos tudo aquilo e só estávamos sendo relembrados.

Um dos pontos mais fortes, no entanto, são as reflexões trazidas de forma sutil (ou nem tanto) ao longo da jornada. A autora traz discussões que precisamos ter hoje com um futuro como plano de fundo, nos fazendo olhar para frente para então olhar para dentro.