O Enterro dos Ossos Renata Maggessi

Resenhas - O Enterro dos Ossos

1 | 2 | 3 | 4

Rafa 15/04/2021

Um jovem advogado em busca da sua identidade. Um policial que precisa desvendar o enigma e um criminoso que prima pela perfeição. Crime, mistério e tensão. O tempo está passando. Você é suficientemente simétrico?

Uma das coisas que mais gostei em O Enterro dos Ossos foi a motivação do assassino ao matar suas vítimas. Confesso que não havia visto ainda algo parecido em algum livro. Até cheguei a me identificar com ele pois o que o incomoda também me incomoda. Mas antes que me julguem, isso não me faz querer matar alguém!! kkkkkk

A narrativa é bem rápida para tentar manter o clima de suspense do começo ao fim!! Se prepare para perder um pouco o fôlego durante a leitura!! A trama investigativa acaba envolvendo outros elementos bem curiosos, do que somente um assassino fazendo suas vítimas. Tem mais coisas coisas envolvidas que enriquecem a história!!

São muitos personagens e todos estão relacionados de alguma forma. Tem histórias pessoais ai muito boas e muito churrasco!!. Sugiro que você faça anotações sobre quem é quem no começo para não se perder. Mas fique tranquilo que logo você se acostuma com eles e não corre mais o risco de se confundir. Até porque muitos deles vão ficando pelo caminho...

Carlos531 24/09/2020

Uma trama envolvente!
Se você gosta de uma boa investigação, ao estilo Karin Slaughter, vai gostar deste livro!

A trama tem muitos personagens, e você acaba se perdendo um pouquinho às vezes, além do problema da passagem de tempo que me deixou meio perdido no início, mas depois que me achei o livro fluiu muito melhor.

A trama muito envolvente, o assassino da história não é jogado logo de início, existe toda uma história sobre ele que você vai entendendo com o decorrer da leitura. São muitas mentiras, mistérios, e claro se tem um serial killer, mortes.

Outro aspecto interessante do livro é a investigação, você sente ela bem real, nada muito "viajado", e isso é o que dá um pouco de medo.

Por isso, você acaba preso ao livro, querendo descobrir o que vai acontecer no final, quais serão os rumos que cada personagem vai ter.

Vale a pena ler o livro, e se revoltar, achar graça e ficar tentando resolver o mistério.

Obs.: Atenção, apenas que existem cenas picantes no livro, e se você, como eu, não gosta de ver cenas assim, saiba que existem.

Abraços a todos, e boas leituras! Até a próxima!

Carline 07/03/2023

Tinha tudo pra ser melhor
Um texto fluido e fácil, porém eu esperava mais. E nao entendi bem o final, tinha tudo pra ser bem melhor

Viviane @resenhasdaviviane 15/01/2021

Interessante
O Enterro dos Ossos foi a minha primeira leitura de 2021, estava muito empolgada pra voltar a ler histórias de investigação policial, depois de quase um ano e meio investindo em outros gêneros. O livro começa com os irmãos Luísa e Eliseu ainda crianças, passando férias na Zona Oeste do Rio de Janeiro em uma casa próximo à praia, junto com seus pais. Ao começarem a brincar de caça tesouros no quintal, acabam encontrando ossos humanos.

Depois de um lapso temporal conhecemos os irmãos Luisa e Eliseu adultos com suas famílias em uma vida rotineira, até seus filhos Benjamin e Caio, junto com suas namoradas irem fazer uma caminhada na praia e encontrarem o corpo de uma mulher. No corpo dela tem marcas de uma réplica de sua tatuagem, assim como a pinta em seu rosto. A que tudo indica o assassino tinha como objetivo deixar o corpo simétrico, sendo apelidado pela mídia de "O Tatuador".

Essas primeiras páginas me deixaram ansiosa para conhecer o assassino, suas motivações para cometer assassinatos tão cruéis, como escolhe suas vítimas e consegue escapar da polícia, entre outros detalhes que me fazem sentir aquele "frio na barriga" e quando o detetive Jacomeli entra em cena e a investigação começa, tudo fica lento. A autora começa a focar nos dramas dos personagens (que são muitos) todos se conhecem e tem algum tipo de conexão, deixando aquela sensação de dramalhão das novelas mexicanas do SBT.

Enfim, eu criei uma expectativa muito grande em cima da investigação policial, mas, o foco realmente não foi esse e me deixou decepcionada.Toda a ideia do livro é genial e se tivesse sido trabalhada com mais detalhes e foco na investigação teria ficado perfeita, porque a escrita da autora é fluída, rápida e instigante , quando o livro terminou eu pensei: "Sério? Já acabou?" com pesar da história ter sido pouco explorada.

Se tiverem recomendações de livros policiais nacionais deixem para mim nos comentários!

site: http://resenhasdaviviane.blogspot.com/
Dani 27/01/2023minha estante
Me senti igual você. Espero um maior foco na investigação. A mmi pareceu uma mescla de hot com policial e um bando de diálogos infantilizados demais para adultos

Landerson 21/06/2020

É um bom livro!
Merece sim ser lido.
Mas, porém, entretanto, todavia eu esperava mais. Muito mais pelo que foi construído e proposto ao longo da trama. A leitura é fluida, rápida e instigante. As palavra são fáceis e tudo funciona muito bem, porém há um emaranhado de personagens que se misturam e se conhecem demasiadamente e acaba deixando tudo muito confuso em certas partes. O final eu percebi desde a metade da trama. Achei a ideia genial do final, porém foi um pouco jogada demais na nossa cara, poderia ter sido um pouco mais trabalhada, o final chega e tudo termina muito depressa e a gente fica com a sensação de: Acabou assim?
Mas eu gostei de leitura e recomendo para quem gosta de investigação policial.
Viviane @resenhasdaviviane 15/01/2021minha estante
Concordo com você! Estava esperando um desenvolvimento mais elaborado dos assassinatos, com ponto de vista do assassino e que os personagens não se conhecessem tanto, fiquei incomodada com tantos personagens sem atitudes.

Fafhy 02/04/2022

O Enterro dos Ossos
Bom!! Gostei do livro! Achei a leitura fluída e dinâmica, assim prende muito mais o leitor. Tem bastante ação e o autor não fica enrolando nas cenas.
Porém esse aspecto é bom e ruim ao mesmo tempo, porque acaba deixando muita coisa jogada, sem explicar.
Eu gostei do final, do que realmente aconteceu com os irmãos mas preferia que tivesse elaborado mais o enredo do livro.

Shuvia 21/02/2023

Um assassino com uma motivação muito peculiar que poderia gerar um ótimo suspense, mas que infelizmente se perde em meio a obviedades. Diálogos automáticos e quase que infantilizados. Há um lapso temporal falho logo no início do livro. Um policial que só de olhar algumas fotos da primeira vítima já descobre a motivação do assassino e que pode ser um serial Killer mas não descobre quem é o assassino, mesmo que este fique evidente desde o início do livro.

Manoel.Ramalho 12/11/2023

Perfeito exemplo...
Com um enredo que poderia resultar em uma ótima leitura, a obra foi um perfeito exemplo de como não se fazer um romance.

Leitura superficial, excesso de clichê, previsibilidade e uma péssima construção de enredo resume a obra. Sem contar os personagens rasos e sem carisma.

Não soltava o livro em nenhum momento, pois não sou de abandonar leituras e não via a hora de encerrar o martírio.

Não recomendo.

Deja 11/04/2020

O Enterro dos Ossos
O começo do livro já deixa você assim óo logo no prólogo onde duas crianças e seu cachorro vão brincar no quintal e acham coisas bastante suspeitas nessa expedição infantil... Tempos depois Elizeu e Luisa já adultos com suas respectivas famílias vão ser envolvidos num suspense policial de tirar o fôlego porque os filhos de Luisa e Elizeu encontra um corpo na praia num passeio de reencontro dos primos... Aí a coisa fica boa rsrsr aparece tantos personagens que eu tenho que aplaudir a autora me fez de trouxa, mesmo que todos os personagens se intercalam na história, fiquei chocada por não perceber quem era o assassino conhecido como o tatuador

Clauclau/Eu leio sim e daí 04/02/2019

O Enterro dos Ossos
Essa, com certeza é uma grande obra literária, onde a autora Renata Maggessi inunda o leitor com o melhor que se pode esperar de uma trama. Narrada em terceira pessoa, muito bem elaborada e amarrada com doses de violência, investigação e ação no ponto certo. Gostei muito da forma como foi construído todo o cenário e seus personagens.

Esse enredo é maravilhosamente instigante com uma trama rica em detalhes, nos revelando que por baixo de certos tapetes escondesse o pior que se pode imaginar sobre a crueldade humana e que a maldade caminha e ultrapassa barreiras e décadas!
A Perversidade deixa um rastro contagioso e também pode-se dizer que em determinados casos pode carregar uma carga de herança genética. Deve-se estar atento pois, por trás de sorrisos e posições sociais o mal está ali, guardado, preservado e escondido dos olhos dos incautos.

O leitor será convidado a conhecer uma mente doentia que carrega um transtorno psicológico que acredita e preza pela perfeição estética. Nada pode estar fora do lugar, pois a simetria será levada até as últimas consequências.

Tente desvendar o que passa na cabeça de um Serial Killer, mas, observe com cuidado cada passo dado, pois aparentemente pode-se parecer normal, mas por baixo da máscara está sua verdadeira identidade secreta e maligna. Isso é assustador!

Para ler a resenha na íntegra vivite o blog

site: www.euleiosimedai.com.br

Fran 25/06/2018

IG @rassumido
O enterro dos Ossos é uma expressão popular para denominar o consumo das sobras de comida e bebida no dia seguinte a uma festa, mas nesse livro também pode explicar algumas ações de um serial killer.
Tudo começa quando os irmãos Luísa é Eliseu são crianças e vão passar as férias em uma casa de praia. Ao lado de Hulk, seu cachorro encontram ossos humanos enterrados no quintal. Já crescidos e pais, vêem algo parecido acontecer com os filhos.
Depois disso, vários assassinatos assimétricos acontecem. Isso por que o assassino tenta criar qualquer diferença que a vítima tiver, de forma que tudo que ela tiver do lado esquerdo também tenha no lado direito. Seja marca de nascença ou tatuagem. (Bizarro!)
O romance fica por conta do filho de Luísa, Benjamin, que (pelo amor de Deus) parece carente e não pode ver um rabo de saia dando mole. Machuca ex, atual e não se decide. (Confuso até para mim)
O mistério e o suspense acabam nos primeiros 20% do livro, aonde fica evidente o assassino, mas para compensar, há uma trama maléfica, horripilante e muito confusa no final. A identidade de algumas vítimas ficaram no ar (talvez para um próximo livro?!). Não sei, mas os mistérios não foram totalmente esclarecidos.
O enredo é interessante e a identidade do assassino devia ter ficado encoberta mais um pouco, faria o leitor ficar na dúvida... Alguns personagens são marcantes, outros são fáceis de esquecer. O mistério em torno da próxima vítima e os acontecimentos fazem a curiosidade da gente decolar. Por isso foi muito fácil devorar o livro. A autora possui muito talento para suspense e se deixou a desejar na revelação do assassino, compensou com as revelações finais. Amei e super recomendado para quem gosta do gênero.
Renata Maggessi 01/08/2018minha estante
Obrigada pela resenha!

Guinho 07/10/2020

UM ROMANCE POLICIAL DE TIRAR O FÔLEGO! 😱😱😱😱
Ao ler os primeiros capítulos do livro, imaginei se tratar de mais um policial no estilo de Agatha Christie, mas, para a minha alegria, O ENTERRO DOS SONHOS é mais que isso, pois se trata de três histórias em uma: um suspense\policial de tirar o fôlego, um drama familiar e um romance cheio de reviravoltas. Apesar da primeira opção ser o principal gênero do enredo, TODAS as composições são instigantes e o melhor: são compactas, não entrando aleatoriamente na narrativa.
Tudo isso, na minha opinião, graças a escrita de @renatamaggessi_escritora , que de maneira simples e nada desleixada, soube trazer sentimentos que um ótimo livro do gênero nos traz: medo, nojo, curiosidade...
Em primeiro lugar, construindo uma história bem montada e que ia crescendo conforme as páginas passavam. Outro ponto são os personagens, eles são cativantes sempre nos fazendo torcer e se identificar com eles, principalmente o protagonista. Não posso deixar de citar a genialidade da autora em "mostrar aos poucos" o antagonista, esta previsibilidade nos faz temê-lo desde o princípio e isso alimenta mais a vontade de chegar ao término do livro.
Recomendo demais! Com exceção aos puritanos... hahahaha
Apenas não o favoritei, devido a alguns equívocos que me confundiram em poucos pontos da narrativa.

Eliana Portella 26/02/2019

Um policial envolvente
Inteligente. Dramática. Sensual. Perspicaz!
Assim é a trama deste romance de leitura fácil e envolvente do início ao fim.
Um serial killer, um investigador incansável, um jovem obstinado e duas mulheres determinadas, compõem o cast de personagens que levam o leitor a viajar nas páginas deste triller digno de comparação com os maiores nomes da literatura policial.
Que orgulho poder chamar de amiga esta autora incrível!
Parabéns, Renata! Super indico seu livro!!!
Renata Maggessi 26/02/2019minha estante
São comentários como esse que nos fazem querer seguir em frente. Muito obrigada, amiga querida! ??

Eliana Portella 26/02/2019minha estante
Ai de vc se não seguir em frente! Estou esperando o próximo.

Miry 12/03/2019

Primeira vez que adivinho o assassino
Apesar de não concordar com algumas atitudes do protagonista, gostei de como a história foi levada. Queria ter sabido um pouco mais sobre a história da Luana, ficou parecendo meio jogado. A construção da relação pai e filho foi um ótimo pano de fundo.

1 | 2 | 3 | 4