Um Pequeno Truque da Mente

Um Pequeno Truque da Mente Mitch Cullin

Resenhas - Um Pequeno Truque da Mente

Fernando Lima 15/01/2013

Truques da mente!!
O livro retrata o personagem Sherlock Holmes com 93 anos de idade. O Holmes da história apresenta todos os sinais de uma pessoa nesta faixa etária, com todas as suas limitações, como dificuldade de locomoção, agilidade reduzida, perda de memória. Além disso, depois que se aposentou, Holmes manteve um hobby: torna-se apicultor, e nos cuidados com as abelhas ele gasta grande parte de seu tempo. A obra recebeu algumas críticas pelo fato de ter distanciado o herói do homem; no livro o herói quase não aparece, dando espaço à humanidade do protagonista.
Cullin aborda com este livro a etapa final da vida do homem. Sob este aspecto, acredito que ele obteve sucesso. Além disso, a história se dá, ora com o narrador em terceira pessoa, pra retratar o tempo presente; ora com o narrador em primeira, que é quando o próprio Holmes descreve um episódio de seu passado de detetive. É interessante observar as relações interpessoais do livro. O autor descreve cada uma com detalhes, e tudo isso sem deixar a história cansativa.
Ainda é possível ver que durante todo o transcorrer do livro, o autor apresenta pequenos truques da mente, como propõe no título, desde os esquecimentos de Holmes, a mulher com o filho morto nos braços que acredita que ainda pode salvá-lo, os efeitos da música sobre a mente humana, até o truque desenvolvido por Holmes para superar as perdas das pessoas que amava.
Vale a pena ler.

Raquel Holmes 28/01/2010

Não Gostei
Pra alguém escrever um livro sobre Sherlock Holmes tem de ser realmente muito fera... tem de ser, primeiro de tudo, um graaande leitor, tem de ter lido muitas vezes e tem de conhecer meeeeesmo a ciência da dedução, pra incorporar o personagem e escrever como Doyle... Aqui o autor não fez isso... o Holmes deste livro é outra pessoa, totalmente diferente do Holmes original... Não foi uma leitura perdida, mas está muito longe de ser a adequada...
Renato Ramos 24/05/2011minha estante
Concordo com você em partes Quel já que a idéia do livro é muito mais de passar a imagem de um holmes envelhecido e seus conflitos pessoais e morais do que narrar uma aventura dele. Nesse aspecto o autor consegue ser bom.

Fernando Lima 13/01/2013minha estante
O Holmes dessa história está envelhecido. Essa era a ideia do autor: mostrar que até uma mente brilhante como Sherlock pode sofrer com os efeitos do tempo. eu gostei.

A Holdford 27/11/2015minha estante
Aquele com o Ian na capa chamado "Sr. Holmes" é este mesmo livro aqui, vi que você colocou aquele nos desejados, mas é o mesmo, só muda a capa e a nova editora adotou o nome do filme

Raquel Holmes 04/02/2017minha estante
Obrigada por avisar, Ana. Depois que coloquei na estante é que fui ver que era o mesmo. Acho até que já tirei.

A Holdford 04/02/2017minha estante
Disponha :)