Francisco

Francisco Guilherme Samora

Resenhas - Francisco

Evy 27/03/2020

Eu não sou católica, mas tenho um carinho muito especial por São Francisco por ser o protetor dos animais. Quem me conhece bem sabe que defendo muito a causa animal, estou no caminho de parar totalmente de comer carne (já estou à dois anos comendo apenas peixe e de vez em quando) e sou dessas que se pudesse, sairia pegando todos os animais de rua e colocando pra dentro de casa!!

Enfim, descobri o livro do Guilherme Samora, porque sigo a Luisa Mell (e sou muito fã) e vi que ela foi ao lançamento do livro dele. Imediatamente fiz a compra na internet, pois sempre quis saber um pouco mais sobre a história de São Francisco. A leitura desse livro foi muito gostosa e uma grata surpresa, pois soube de coisas que sequer imaginava sobre a vida dele. Sabia, como a maioria, que ele tinha vindo de uma família rica e deixado tudo isso pra trás pra seguir uma vida de simplicidade, pobreza e amor. Mas não fazia a menor ideia de como ele era antes de tomar essa decisão, e o quão difícil foi seguir esse caminho no começo. A reação do pai, as coisas que ele fez pra tentar manter Francisco longe das ruas e de sua vocação, como ele era tratado na rua por algumas pessoas, sendo visto como louco e até mesmo ladrão, enfim... Foram muitas dificuldades e ele encontrou consolo na fé e na certeza do caminho a seguir.

Como disse, o livro foi uma grata surpresa, pois conheci muitos outros aspectos da vida de São Francisco que não imaginava, além do seu amor pelos animais. Há belíssimas e fantásticas histórias sobre isso, mas não é o foco único do livro que traz muitas informações interessantes sobre seu caminho, as pessoas que o acompanharam, seus principais momentos de vida, descobertas científicas a respeito de milagres e suas relíquias e ainda nos presenteia com textos da autoria de São Francisco e fotos dos locais importantes para sua jornada.

A leitura é super fluída e dá pra perceber nas palavras do autor, a admiração e o amor que ele também sente por São Francisco, além de muita atenção e pesquisa aos fatos históricos. E termino minha resenha com esse trecho/ensinamento do livro:

"Francisco, que já pregava que ninguém deveria se preocupar com o amanhã, deixa outra valiosa - e muitas vezes esquecida - lição para os dias de hoje: tentar ao máximo viver com leveza e boa energia".

Recomendo a leitura!

jsilveira 27/07/2021

São Francisco rogai por nós.
Só não foi nota máxima por causa do prefácio inútil e lamentável.

Mas a vida de São Francisco é uma inspiração para todos os tempos e pessoas.

Link para compra:

Nathiellen 31/03/2023

Santo e não buda!
Sinceramente prefácio mais desnecessário que eu já li na minha vida, fiquei até receosa de ler esse livro, só que fui e li tudo me encantei com São Francisco viveu para Deus e assim para os pobres, restaurou a verdadeira igreja.
Estou curiosa para saber mais sobre esse Santo, o livro é bem pequeno, é um resumo da história dele. O livro contém algumas imagens e são muito bonitas.
São Francisco, rogai por nós!

Gisela.Lobo 31/05/2021

Quer conhecer Mais sobre Giovanni di Pietro Bernardone?
Giovanni di Pietro Bernardone é nosso São Francisco aquele que nasceu Rico, jogou seu dinheiro pela janela, defendeu os animais l, ficou nu em público e virou santo.
Guilherme Samira trás uma biografia sucinta, com capítulos pequenos e de fácil leitura sobre Francisco.
Eu já tinha um amor por São Francisco mais agora, o amor aumentou e a vontade de ser mais humilde tbm.
Um livro cheio de emoções, chorei em alguns capítulos, e como sempre digo se eu chorar lendo um livro já entra nos meus favoritos.

Bruna 16/09/2022

A vida de Francisco
Achei bem interessante. Cobre diversas etapas da vida de Francisco. Como ele vivia como um pequeno príncipe cheio de luxo e influência, e aos poucos ia se incomodando com o contraste da sua vida e o que via lá fora.
E como um mero mortal, a transição não foi de uma hora pra outra, ele foi percebendo aos poucos. Mudando uma atitude aqui e ali, até que em um momento chegou a hora dele literalmente despir toda sua vida anterior e seguir uma nova dali pra frente.
E nada foi fácil e tranquilo. Imagina você receber pedrada e xingamentos por revelar suas crenças? E ele ficava firme…quantos de nós ficariam também? Eu não…rs
Realmente existem pessoas que só por andar sobre a Terra, vivendo pelo que acreditam, provocam reflexões e inspirações que reverberam por centenas de anos.
Imagina quando um dia, 5% da população mundial for assim? Seguir seu coração? O tanto de vidas que não tocariam e transformariam só por dar o exemplo…

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Livro: Francisco
Autor: Guilherme Samora @guilhermesamora
Editora: @globolivros
Páginas: 160
Avaliação: Gostei Muito (4/5)
Mês: Março/20
Bibliotecária: Evelyn Ruani / Sumaré - SP
@blog_entreaspas

Enfim, descobri o livro do Guilherme Samora, porque sigo a Luisa Mell @luisamell (e sou muito fã) e vi que ela foi ao lançamento do livro dele. Imediatamente fiz a compra na internet, pois sempre quis saber um pouco mais sobre a história de São Francisco. A leitura desse livro foi muito gostosa e uma grata surpresa, pois soube de coisas que sequer imaginava sobre a vida dele. Sabia, como a maioria, que ele tinha vindo de uma família rica e deixado tudo isso pra trás pra seguir uma vida de simplicidade, pobreza e amor. Mas não fazia a menor ideia de como ele era antes de tomar essa decisão, e o quão difícil foi seguir esse caminho no começo. A reação do pai, as coisas que ele fez pra tentar manter Francisco longe das ruas e de sua vocação, como ele era tratado na rua por algumas pessoas, sendo visto como louco e até mesmo ladrão, enfim... Foram muitas dificuldades e ele encontrou consolo na fé e na certeza do caminho a seguir.

Como disse, o livro foi uma grata surpresa, pois conheci muitos outros aspectos da vida de São Francisco que não imaginava, além do seu amor pelos animais. Há belíssimas e fantásticas histórias sobre isso, mas não é o foco único do livro que traz muitas informações interessantes sobre seu caminho, as pessoas que o acompanharam, seus principais momentos de vida, descobertas científicas a respeito de milagres e suas relíquias, seus ensinamentos e ainda nos presenteia com textos da autoria de São Francisco e fotos dos locais importantes para sua jornada.

Recomendo a leitura!

Eliana158 09/09/2020

Leitura Rápida
Rápido e de linguagem simples, com capítulos curtos, serve mais para apresentar a história de Francisco para quem ainda não conhece; ou para os já amantes do personagem relembrarem passagens importantes de sua vida.

O livro traz um encarte colorido com fotos e um prefácio divertido de Rita Lee.

Ana Lee 28/09/2020

São Francisco realmente merece a admiração como exemplo, um homem tão simples, em conexão com a natureza... amei aprender mais sobre ele.

Raquel.Correa 20/08/2021

História de vida fascinante!
O livro trás a história de São Francisco de Assis, uma história, eu diria, chocante, repleta de passagens difíceis de acreditar que aconteceram, não por duvidar da veracidade da história de Francisco, mas por não imaginar que um ser humano fez tudo que ele fez em vida e até mesmo depois da morte. Sendo declarado como louco e mais tarde como um Santo. O livro não tem a intenção de ser religioso, o autor que escreveu essa biografia quis trazer São Francisco como um exemplo a ser seguido até mesmo por não católicos, portanto o autor não tinha intenção de propagar o catolicismo. Recomendo uma leitura da vida do Santo na perspectiva de um autor católico, para que possamos ler conselhos católicos para o caminho de uma vida a santidade e seguir os passos de Francisco.

AlineFDutra 18/09/2023

Importante na minha trajetória pessoal pelo luto
Cheguei a este livro através de outra leitura, enquanto lia ?Viver com Fé? da Cissa Guimarães, que li como parte do meu processo de entendimento e naturalização do luto pelo falecimento da minha mãe. Desde sempre fomos devotas de São Francisco, por sua relação de proteção com os animais, e nesse processo após a passagem dela, me aproximar da história de Francisco fez que me aproximasse da minha mãe também, buscando compreender algumas dores que só conhecem aqueles que vislumbram a própria mortalidade lúcidos, e obrigados a conscientemente aguardar o desfecho da vida.
O livro de fato é uma leitura fácil, de linguagem simples e relata a história de Francisco sem a romantização religiosa, mas ainda com muita espiritualidade.

Evandro 01/02/2019

O livro é sucinto, bem objetivo. A quantidade de páginas é menor do que informa, pois há muitas páginas em branco. A leitura é rápida. Percebo que o autor não é católico, mas ele é um admirador de São Francisco, conseguindo transmitir a vida de amor de um cristão como Francisco. Gostei e recomendo para os devotos de São Francisco.

Letuza 25/09/2019

Onde houver guerra que eu leve a paz...
Segundo livro do ano! A biografia de São Francisco de Assis, traz lições de humildade, simplicidade, alegria, desprendimento e profundo amor à Deus e ao próximo. Num momento em títulos, cargos, posições e aparência são mais valorizados que o ser humano, a leitura é um alerta e uma reflexão importante. Não é atoa que nosso Papa escolheu esse nome. O que levaremos desse mundo?

Cris 12/05/2020

Gostei muito desse livro! Já tinha lido uma outra obra sobre São Francisco, mas o que eu mais gostei desse livro é que as histórias são curtas, divididas em pequenos capítulo como pequenas pílulas para reforçar a nossa fé.

Maiara 16/12/2020

"TRÊS DE OUTUBRO DE 1226. As aves enchiam os telhados da igrejinha da Porciúncula, nos arredores de Assis, na época um pequeno vilarejo na região da Úmbria, na Itália. De repente, os pássaros começaram a cantar sem parar, com alguns deles até mesmo chegando a chacoalhar as asas para o alto. O fato trouxe a certeza entre os irmãos: Francisco havia morrido."

Danielly 08/05/2022

São Francisco de Assis sempre me chamou atenção pela sua associação com os animais, sempre foi um santo que me cativou. E ler sobre a história desse homem, conhecer mais sobre esse santo só reforçou minha fé nele.