Apos a Chuva

Apos a Chuva Lygia Barbiere

Resenhas -

Guilherme Ramos 18/12/2020

Riquíssimo, espirituoso, primoroso, envolvente e emocionante demais !!!

Laíssa é uma mulher jovem, casada e bem sucedida psicóloga. Altamente profissional e empenhada em auxiliar suas pacientes a se encontrarem consigo mesmas e a resolverem seus problemas do cotidiano, sobretudo os emocionais. A pedido do marido, ela não tem pacientes homens, apenas mulheres e todas elas trazem um perfil muito parecido umas com as outras, todas são mulheres que amam demais, esse é um tema que será muito constante nesse livro.

Com o passar do tempo, embora algumas pacientes progridam durante o tratamento, algumas outras infelizmente não terão o mesmo desenvolvimento e Laíssa se vê desafiada em descobrir quais as doenças assolam algumas de suas principais pacientes mais a fundo, ela então começa a viver dias complicados, cheios de conturbações, principalmente com as recentes descobertas em sua vida profissional e principalmente pessoal e é durante um dia de chuva intenso que ela decide jogar tudo pra cima e começar uma nova vida.

Um pouco afastada do consultório, ela se hospeda na casa da amiga Najla, uma terapeuta com a qual estudou e formou na faculdade, essa amiga então começa a estudar os casos das pacientes de Laíssa, enquanto a própria relata os assuntos de dentro de seu consultório e comenta sobre a síndrome de Don Juanismo, nome popular para pessoas que possuem uma doença chamada síndrome da compulsão por sedução e embora Laíssa seja uma ávida pesquisadora, esse assunto é inédito para a mesma e a partir desse ponto ela começa a montar um grande quebra-cabeça a fim de auxiliar suas pacientes e aperfeiçoar seu conhecimento, seus estudos.

No meio desse caminho ela conhece Joaquim, um jovem de meia idade como ela, muito simpático, atraente e muito compatível com seus gostos culturais e com sua forma de viver. Por Joaquim, ela se sente atraída e começa a se encantar por aquela figura quase perfeita e surreal, contrariando justamente aquilo que vem estudando.

Através de seu envolvimento com Joaquim, sua vida vai dar uma grande reviravolta e os estudos começarão a se intensificar, principalmente porque algumas respostas para suas dúvidas mais frequentes e desafiadoras estarão na espiritualidade, caminho este que Laíssa sente bastante resistência em seguir.

Será que ela conseguirá acordar a tempo para a vida e para a espiritualidade? E suas pacientes, serão auxiliadas por Laíssa? Terão por fim um progresso?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Considerações:

Esse livro é um dos romances espíritas mais diferentes que eu já li na vida, temas bastante fortes como a síndrome de Don Juanismo e mulheres que amam demais, dependência e codependência emocional, assuntos esses que não são abordados com frequência em livros deste gênero. Embora tenha uma estória coerente do início ao fim, que não foge da linha, o princípio achei um pouco didático demais, mas, achei muito necessário quando a estória se desenrola por fim, por ser importante que o leitor capte realmente a mensagem e compreenda exatamente a profundidade destes temas. Eu achei incrível como a autora conseguiu colocar esses temas junto com a proposta espiritual sem se “embananar” e dar pitadas de outros gêneros dentro deste incrível romance, como um suspense policial por exemplo.

Eu tive uma experiência incrível com esse livro há pouco mais de um ano atrás quando o comprei, eu não havia comentado e muito menos mostrado a ninguém e durante a reunião de desenvolvimento mediúnico, uma mensagem veio até a mim, era indiretamente para mim, pois falava sobre recomeço (eu estava com um projeto parado e sinceramente quase desistindo), mas, também foi designada a outra pessoa pela qual eu nem mesmo estava pensando, embora eu tenha aprendido a gostar muito e na mensagem falava justamente o nome desse livro, Após a chuva... Logo entendi o recado e repassei a mensagem e presenteei com a pessoa como livro, mas, teimoso que sou, fiquei com outro exemplar e somente agora peguei pra ler.

Enfim posso entender perfeitamente, porque após a chuva o sol sempre vem, pois a luz de Deus sempre reina e nunca haverá escuridão eterna, apenas dias cinza que logo passarão...

O livro é dividido em cinco partes e cada uma dessas partes uma nova emoção. Gostei principalmente das surpresas que o enredo contém e muito da parte espiritual, li infelizmente na internet algumas críticas onde diziam que o livro não tinha aprofundamento espiritual e eu discordo totalmente, gostei demais da parte dos guardiões e bem feitores, da forma que é abordada sobre as consequências do suicídio para o espírito, gostei muito da descrição sobre as encarnações passadas dos personagens, das consequências espirituais para um sedutor, que muitas vezes é encarada como um vício, tão profundo quanto a dependência de drogas, bebidas, jogatinas, sexo e etc, mas, que tem a característica principal de fazer mal mais a suas vítimas onde em sua maioria são as mulheres que amam demais, do que a si mesmo, uma vez que essas pessoas são iludidas para preencher o próprio vazio que sente um sedutor. Mediunidade é um tema que aparecerá com frequência nas últimas partes do livro através de Laíssa e o contraste da estória são as personagens femininas fortes que surgem para contrabalancear com as personagens pacientes. Através de Christel, Leila e Kalindi e até mesmo a própria amiga Najla, onde abordarão assuntos como importância do estudo incessante, importância do culto do evangelho no lar e também de práticas terapêuticas como ioga e etc que serão abordados de forma magistral.

Recomendo muito a leitura é um aprendizado e tanto, devorei as páginas!

Frases destacadas para reflexão:

“A dependência afetiva aparece quando se abandona a si mesmo, quando se acredita que não há outra forma de ser querido senão pelos olhos do outro. Todas as pessoas dependem em algum nível, da aprovação de alguém. Entretanto, para o dependente emocional, essa necessidade é vital. Eles não conseguem dar um passo sem pedir a opinião e o conselho de vários conhecidos. Por outro lado, vão aos extremos se for para agradar a uma outra pessoa, para obter carinho e apoio dos outros, a ponto de oferecer-se como voluntário até para fazer algo que detesta."

“O dom Juam retira satisfação e prazer do processo da conquista e não do objeto dela. Ele ama só conquistar.”

“Ás vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade, na pessoa que o recebe.”

“Todos, sem exceção, temos nosso planejamento reencarnatório vinculado às nossas principais necessidades de aprendizado como seres integrais. Sendo assim, é necessário que sempre tendamos a atrair para nos situações que nos possibilitem o necessário aprendizado. Mas a misericórdia divina determina que sempre tenhamos suporte indispensável para que possamos tirar o máximo de proveito de tudo.“

cid 19/07/2023

Os anarquistas do amor
O livro fala sobre o Dom juanismo, o sedutor, e as mulheres que 'amam demais".
Achei interessante a colocação do psicólogo argentino Adrien Sapetti , que chama os sedutores "compulsivos" de anarquistas do amor. O livro mostra como os sedutores se vêem. Alguns se enganam e dizem que são como um portal para as pessoas atravessarem fases da vida. Acho que nunca vou esquecer esse livro. Para pensar e pensar.

Riva 30/03/2019

Medeia e Jasão
Sou preconceituosa com autores nacionais modernos, e normalmente só compro desses autores os livros espíritas, e foi exatamente o caso desse, uma vez que está com essa classificação, ou seja, mesmo o tema tendo me interessado, não teria comprado.

Na minha visão, de espírita o livro tem 1%, contudo, o tema - novo para mim - foi muito bem explorado e aprendi muito.

Síndrome do ?dom-juanismo? ou compulsão pela sedução + mulheres que amam demais = nitroglicerina pura, afinal um alimenta o outro!

Arquétipo da mulher que ama demais seria a Medeia (muito bem trabalhada na tragédia grega de Euripides) e seu amado e altamente sedutor, Jasão (e esse, nunca entrou no panteão de heróis, pois sempre vencia as suas batalhas tendo a estratégia/magia arquitetada por Medeia).

Muito interessante!

Andressa 26/07/2023

Termina com plot twist
Livro incrível, não pensei que seria tão bom assim,mas superou as minhas expectativas.
O livro começa e desenrola tranquilo, mas na chegada do final da plot twist atrás de plot twist.
Incrível o final,me prendeu até o último.
Um livro leve,achei que iria demorar mais tempo para ler mas foi tranquilo.
Recomendo como uma leitura espírita de novatos,bem esclarecedor e divertido até.
Gostei muito,vou comprar o livro pois peguei numa biblioteca. Quero ele só pra mim poder reler ele várias vezes.

Mccristina 19/06/2023

Livro muito bom. Romance que trabalha muito bem os temas Síndrome do Don Juanismo, narcisismo, mulheres que amam demais. Trata um pouco do espiritismo. Lei de Causa e Efeito, cada criatura, perante a Providência Divina, detém uma conta própria com débitos e haveres contabilizados.