O Diário de Myriam

Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

jessica1248 14/04/2024

O diário de Myriam | Myriam Rawick
A tragédia e o banho de sangue continuam.
O livro é envolvente e comovente, visto que relata uma guerra na visão de uma menina com cerca de 7 anos.
Vale a leitura

Nai 10/04/2024

O diário de Myriam
Apesar de ter lido O diário de Anne Frank há pouco tempo, gostei do Diário de Myriam! São histórias de guerras diferentes e inclusive relatos diferentes! É uma leitura mais superficial em termos de detalhes dos acontecimentos, ela não faz anotações com a mesma frequência que Anne porém tem mais fatos sobre a guerra em si oq acabando deixando a leitura mais interessante.

Eu sempre soube muito pouco sobre a guerra na Síria então gostei de ler a história apesar de tbem ter ficado muito triste ao perceber que ela teve sua infância prejudicada por mais uma guerra nesse nosso planeta caótico.

? A guerra era minha infância destruída sob essas ruínas e fechada em uma caixinha?

?Para mim, era só medo, tristeza, angústia. E as lembranças de uma vida de antes que não recuperarei nunca mais?

Walisson 10/04/2024

Esses um daqueles livros em que a leitura está além das páginas. A visão de uma criança na Síria presenciando sua guerra e anotando seu dia a dia nos trás um panorama dos acontecimentos de alguém que estava inserido naquelas cidades em que houveram os maiores confrontos. Minha nota a referente a escrita e visão da obra, pois é um livro de certa forma simples, mas que se sobressai pelo contexto.

Gessyka.Loyola 03/04/2024

A inocência da visão de uma criança sobre a guerra.
Neste diário acompanhamos o dia a dia de Myrian, sua vida feliz e tranquila, e como tudo isso muda com a guerra da Síria.
É bem interessante ver o posicionamento dos adultos tentando proteger as crianças das informações e tragédias desta guerra.
E percebi também como no decorrer do diário há um amadurecimento precoce de Myrian com o desenrolar da guerra.

Michele.GaviAo 23/03/2024

Um livro que dilacerou meu coração. Vi nas linhas desse diário esperança, esperança de continuar a viver como sempre e pensar que tudo acabaria o mais rápido. Myriam nos mostra sonhos, e um olhar infantil em meio a tanta brutalidade. Simplesmente sem palavras para descrever essa leitura.

Aylane Nunes 02/03/2024

Mais um diário em tempos de guerra
Não tem como avaliar negativo o diário escrito por uma criança, principalmente em tempos difíceis.
No início, foi emocionante ver como que esta obra chegou em nossas mãos.
Aqui acompanhamos a trajetória de uma família que se arrisca e tenta sobreviver em meio a bombardeios e tiros.
Não foi nada fácil e nunca é quando a liberdade é extinta.
Com uma ótima diagramação, a leitura é fluida e bem vira-página.

Recomendo!!

Bia* 05/02/2024

Livro pra ler num fôlego só. A história de uma guerra relatada por uma criança de 8 anos. A rotina de medo, bombardeios, desesperança? a destruição da cidade, das famílias e dos sonhos de toda uma geração.

Myria.Viana 16/01/2024

Inocentes
Esse livro conta os relatos de uma criança que em sua infância e inocência começa a viver em meio aos conflitos provocados por pessoas que incialmente queria melhores condições para a população, mas que ao longo do tempo passou a ter uma grandiosidade geopolítica. E a criança ou as crianças que não pediriam nada disso, as quais queriam apenas viver a infância que tinham direito perderam a inocência e ganharam sofrimento, medo, família, amigos. É incrível como essa guerra continua, mas parece que não afeta ninguém no ocidente. ??

arielzombiee 14/01/2024

Tocante.
Este livro é um diário de uma menina que viveu o tormento da guerra siria, e realmente mexe com o leitor ao pensar que esses acontecimentos de fato ocorreram, assim a gente se emociona e tem uma empatia com ela por conta do ponto de vista de uma criança.

pra mim, nao merece menos que 5 estrelas.

Calorinevic 13/01/2024

4?
"Sei reconhecer as armas, sei reconhecer as bombas, mas, principalmente, sei reconhecer a morte?.

O livro é fruto das memórias de uma menina de 13 anos, chamada Myriam Rawick. Entre os seus seis e 12 anos, ela anotou em um diário tudo o que via ? e vivia ? em sua rotina na cidade de Alepo. A guerra da Síria fez parte de sua infância, e sua história compartilha com o resto do mundo como é vivenciar os primeiros anos de vida em um país sitiado pela violência, sem direitos garantidos nem espaço para ser criança.

Tatynha - @cantinho_datati 12/01/2024

Emocionante!
Myriam, uma criança, nos mostra como sua vida era antes da guerra...depois, como ela vai saindo de controle e devastando tudo ao seu redor.

Não achei os relatos repetitivos, a escrita é boa, por isso, a leitura fluiu bem. Porém, recomendo ler devagar, para absorver todas as emoções que ele traz.

Eu fiquei bem emocionada e revoltada também, não tem como não se sentir assim tendo conhecimento de tantas atrocidades.

Enfim, acho que todo mundo deveria ler esse livro.

Nathalie54 12/01/2024

Não merece menos que 5?
Um livro emocionante, triste e assustadoramente atual. Impactante ler as descrições de uma guerra violenta através da lente de uma criança que teve que crescer rápido demais por viver em um ambiente tão terrível. Myriam tinha apenas 6 anos de idade quando tudo começou, e teve que presenciar sua cidade sendo destruída e a morte de pessoas queridas.
É bem pesado e me destruiu a cada vez que ela contava sobre a morte de pessoas e crianças, como quando um explosivo caiu em uma escola e deixou 8 crianças mortas. Esses relatos aparecem cada vez com mais frequência conforme os anos que Myriam narra.
É bem interessante para se entender a Guerra da Síria, a leitura é fluída e rápida.
Esse livro não merece menos que 5 estrelas, foi escrito por uma criança em meio ao caos.

Lilian 03/01/2024

Guerra
O livro parece/cópia o Diário de Anne Frank, porém com menos emoção da personagem e mais descrições da guerra
Nathalie54 12/01/2024minha estante
Claro que parece uma cópia, ambos são diários de crianças vítimas de guerras (?????)

Hannah Green 21/12/2023

Impactando e necessário.
@umalavandaleitora no Instagram | Por mais clichê que seja, a frase "jamais esquecer, para que não se repita", não poderia ser mais correta. Este livro deveria fazer parte de uma lista básica de leitura indicada nas escolas, conhecer as guerras, os conflitos étnicos-religiosos, por si só, já é essencial para a formação de cidadãos coerente e com bom discernimento, mas quando falamos de conhecer essas realidades através do ponto de vista de uma criança, falamos de promover um entendimento em uma esfera que um adulto jamais conseguiria adentrar, falamos de falar de igual para igual, de uma conversa entre perspectivas e visões de mundo em um mesmo nível de desenvolvimento neurológico e psíquico, por esta razão, é essencial, e seria de grande acréscimo para a formação educacional completa das crianças desse país, a inclusão deste livro dentro do programa de leituras, respeitando a respectiva faixa etária, e incentivando debates acerca de outras realidade.