O Diário de Myriam

Resenha já postada no @leituraeponto
Segue lá no Instagram ?

ellen s 19/10/2021

a guerra na síria
Acabei de fazer uma atividade de português que tinha um trecho deste livro,e me lembrei do quão importante é ele é,então vamos de resenha.
O título já entrega tudo,esse livro é o diário da Myriam,uma menina judia de apenas treze anos,cheia de sonhos e expectativas com a vida.
Myriam e sua família enfrentam dificuldades,não moram em um bairro privilegiado ou vivem a vida dos sonhos,mas pra ela o que realmente importa é que estejam todos juntos.
A guerra começa com confrontos,passagens sendo bloqueadas e quando você menos espera o pior já está logo ali.
Crianças precisam brincar e correr por aí,mas como fazer isso em uma plena guerra?
Myriam escreve em seu diário pra passar o tempo.
Está cada vez mais difícil ir a escola então todos dias isso é uma grande conquista.
A cada dia as coisas pioram,a cada dia Myriam pega seu diário e deposita toda a sua fé e suas pequenas conquistas.
É difícil ver uma criança enfrentar tudo isso,ver parentes e amigos morrendo,não poder fazer as coisas a que estava acostumada,não ter nenhum de seus passeios aos fins de semana,saber que a cada vez que você vai a escola você corre risco de vida.
Com apenas algumas páginas você irá aprender muito sobre a vida,com a nossa pequena Myriam e sua família.
Madu 19/10/2021minha estante
Nossa, parece EXTREMAMENTE bom, mto interessante. Me lembrou um pouco a Anne Frank e a Liesel(a menina q roubava livros), sabe dizer se é mais ou menos nesse padrão?

Madu 19/10/2021minha estante
Não sei se o livro é realmente bom ou vc q é ótima escrevendo resenha

JQJSKAJDJDJQKSKEKJQHEJAK

ellen s 19/10/2021minha estante
aí amg eu gostei bastante do livro,da pra ler em uma sentada só,os capítulos são curtinhos e fluídos,é como se ela te entregasse o diário dela pra você ler sabe?

ellen s 19/10/2021minha estante
minha professora de geografia tinha indicado pra gente ler,eu achei que ia ser uma experiência legal e ele realmente é muito interessante

ellen s 19/10/2021minha estante
eu ainda não li o diário da anne mas ele é mais ou menos nessa ideia,acho que a única diferença seria que a anne era bem reflexiva e tudo mais (não que a myriam não seja) e já a myriam escreve sem ser com uma linguagem formal sabe?

Madu 20/10/2021minha estante
Aaaa que incrível, sério, eu amei mto

ellen s 20/10/2021minha estante
sério amg acho que você vai gostar bastante,é incrível

lyreadings 21/10/2021minha estante
Aaaaaah, sua resenha me fez querer ler esse livro

vai na fé e lê ele

ellen s 21/10/2021minha estante
pensa só: vai ser mais uma edição linda da darkside na sua estante

lyreadings 21/10/2021minha estante
Nossa mais um motivo. Já quero

ellen s 21/10/2021minha estante
mais um motivo pra ler ele

Andressa.Santos 16/04/2020

Lendo Myriam
Ler esse diário me fez ver a vida com uma nossa perspectiva.
E valorizar a minha realidade por mais dolorida que seja.

Ci.Bonatto 04/04/2020

Uma leitura importante e necessária a todas as idades.
Um livro extremamente triste e doloroso, mas que se faz necessário conhecer uma guerra que não teve fim ainda.
Acho que com o momento atual ela foi muito importante pra rever valores, empatia e solidariedade e deixa uma mensagem de esperança, força e capacidade de lutar.

um olhar de boneca 15/04/2020

Uma necessidade de leitura Publica
“Foi ali, pela primeira vez, que entendi o que significa a guerra.
A guerra era a minha infância destruída sob essas ruínas e fechadas em uma caixinha”.

Este livro, é o diário de uma menina, a Myriam, iniciado quando ela tinha seis anos de idade, durante o início de uma guerra em Alepo, na Síria. Em seu diário ela narra a sua trajetória entre novembro de 2011 e março de 2017.
O livro em si é bem leve, escrito por uma criança, com o filtro da inocência. Ela descreve coisas que desconhece, que não entende. O problema fica para quem lê. Cada acontecimento vem carregado de significado, despertando a reflexão e o sentimentos.
O relato dessa criança que viveu a sua infância em uma guerra, me emocionou muito, confesso que chorei, principalmente pela inocência do que estava acontecendo.

Essa história é muito especial, espero que todos possam um dia ler e conhecer como foi a Guerra na Síria aos olhos de uma criança! ❤️

site: https://www.instagram.com/umolhardeboneca/

@livrosmundofantastico 13/04/2020

Triste e sensível
"Essa manhã, um milagre. A energia elétrica voltou ao apartamento. Foi a primeira vez que teve luz aqui’’

Tudo começou em 2012 os barulhos de tiros e os tremores nos bairros, Myriam tinha 12 anos e sua infância mudou completamente, como toda criança ela gostava de sair e brincar no parque mais agora era perigoso até ir para escola.

Quando seu bairro foi invadido por homens armados, sua família não viu outra saída tinham que se mudar, de apartamento e apartamento as mudanças constantes de escola Myriam via tudo com muita tristeza os bairros destruídos, sangue e corpos por todos ao lados era algo que nenhuma criança poderia suportar.

“Continuamos cercados, mas pelo menos podemos andar na cidade sem medo de morrer. O inverno está desaparecendo devagarinho. O sol está voltando’’

Diante de tudo Myriam não desistia de ir para escola mesmo que todas as vezes eles precisassem se esconder por causa das bombas, sua família sempre permaneceu unida. Em 2016 os bairros foram liberados mas as pessoas não tinham mais casas, então precisavam de força e coragem para continuarem.

Infelizmente a guerra continua na Síria algo que não entendemos o objetivo, Myriam relata tudo em seu diário e isso me fez ficar envolvida e emocionada com o seu relato. Agradeço a Nati @livrosdanati pela leitura coletiva em poder dividir toda essa angústia com outras pessoas, foi uma leitura que nunca vou esquecer.

site: https://www.instagram.com/p/B-xdHlLj_sZ/
Matheus 13/04/2020minha estante
Infelizmente não aprendemos nada com Anne Frank

Bruno.Dellatorre 05/08/2018

Já se passou mais de um ano que eu li e...
Bem. Vamos por partes. Quando eu li eu me senti receoso em avaliá-lo porque é um livro que não se pode avaliar. Desde quando se avalia o sofrimento de um outro?
Mas minha nota 5 vai para a coragem da Myriam e anotar essas coisas todas, e ainda de expor isso aos leitores interessados. Vai também pela importância que eu senti em acompanhar a história dela, pois torci por ela. A sorte é que ela sobreviveu. E mais uma vez repito que esse livro merece 5 estrelas por falar de superação. Ela teve sua vida dilacerada mas teve a coragem de revelar tudo depois em um livro. Palmas para esse livro! Sério. Leia se não leu ainda.

Larissa 20/01/2021

Guerra está viva
Uma escrita simples em formato de diário, onde vemos todo o crescimento e amadurecimento (força) de uma criança frente à um guerra civil. Pra quem gostou do "Diário de Anne Frank" recomendo, faz você ver os horrores que a população da Síria tem passado hoje em dia.

lumoneu 20/12/2020

O Diário de Myriam
Esse livro nos mostra todas as realidades do início e o fim de uma guerra na Síria. A protagonista, Myriam, conta os sofrimentos e pensamentos de que ela tinha todos os dias. E além disso, mostra todos os prejuízos que se tiveram com a guerra, como falta de luz, água, combustível e comida.

Anna caldieri 28/03/2021

Lindo ?
Myriam é uma criança Síria que, aos 6 anos, começou escrever em seu diário. Nele ela expõe fatos sobre sua família e seu dia a dia, relata de uma forma simples, sem muito entendimento e inocente a sua visão sobre o caos que alastrou a cidade em que mora, mostrando todos os males trazidos pela guerra que iniciou em 2011 e segue acontecendo na Síria.?
?Será que a humanidade não aprendeu a lição? Seria ironia do destino uma menina, também de treze anos, escrever seu diário registrando os horrores vividos durante a guerra da Síria, uma guerra ainda em curso nos dias atuais? Será a voz de Myriam suficiente para alertar o mundo de uma vez por todas??? Quantos diários vamos precisar pra aprender?
O sentimento que eu mais senti ao ler esse livro: empatia. Eu não consigo nem imaginar como seria viver o medo constante que as pessoas que vivem em zonas de guerra devem passar diariamente. E é por isso que eu amo ler livros assim.. aprendo e reflito sobre temáticas
importantes e atuais.?
Um livro com escrita leve e rápida, mas com uma carga emocional alta.?
Aos amantes de Anne Frank, leiam! ???

Ana Pereira 13/02/2021

Tocante
O livro conta fatos da vida de Myriam por alguns anos, inclusive durante as manifestações e a guerra em Alepo, Síria.
Myriam registrou em seu diário, desde o início em 2011 até 2016 quando a guerra está prestes a finalizar. Ela vivencia muitas mortes, medos e perdas de parentes e pessoas conhecidas e desconhecidas que a faz sofre muito.
É um diário muito tocante em vários momentos. E, sabendo que é escrito pelos olhos de uma criança, emociona ainda mais.
Recomendo muito a leitura desse livro.

Thais645 18/05/2020

Às vezes, sonho com um mundo livre de guerra, maldade ou inimizade
A Guerra Cívil Síria, é um conflito interno que começou em 2011 e ainda está em andamento no país nos dias atuais. Em seu diário Myriam uma garota que é uma refugiada, sob sua perspectiva sabemos como foi esse acontecimento tão devastador. Nele ela traz sua rotina de medo e tensão, e registros da guerra que ocorre ao seu redor, em uma narrativa chocante e assoladora.

Durante um período de novembro de 2011 à março de 2017, na sua passagem da infância à adolescência, Myriam nos apresenta sua triste realidade. Em um dos conflitos mais angustiantes da história recente.

Desde de seu início acompanho de forma televisa ou até mesmo pela internet a Guerra da Síria. Cada notícia é um aperto no coração, sei o quanto é lamentável tudo isso que aconteceu e ainda prossegue por lá. E isso me impulsionou a conhecer a história de Myriam e percebi que precisava ouvir sua história, foi uma leitura triste, a guerra é algo que machuca, destrói e me parte o coração ver que isso ainda persiste por aí.

Myriam carrega sua inocência e uma grande esperança de um mundo melhor, onde se dissemina paz, e quando sua cidade é destruída ela sofre com isso inteiramente. Enquanto lia, fui verdadeiramente empática e foram momentos de aflição e não desejaria isso para ninguém. Às vezes, sonho com um mundo livre de guerra, maldade ou inimizades, enquanto lia me senti dessa maneira.

No mais, é um livro que me deixou comovida, não foi fácil saber que isso ainda existe e tem tantas pessoas na Síria estão passando pela mesma situação que da Myriam ou até pior. É uma livro bem rápido de ler, escrito em forma de diário, a diagramação impecável ajuda a lermos em poucas horas e deixo aqui minha indicação de leitura.

site: https://www.instagram.com/sonhadora_lit/

Pamela 29/03/2020

Muito bem escrito mas muito triste. Muito triste por não ser apenas uma ficção.

Barbara 31/08/2020

Espetacular!
Assim que o livro chegou eu já peguei para folhear, comecei a ler algumas páginas e o livro me prendeu, quando notei já havia lido quase metade! A leitura é muito fluida e fica impossível não se emocionar com os relatos da Myriam. Tem trechos em que cada palavra é um soco direto no estômago... e eu indico demais! Todos deveriam ler!