Dança Macabra

Dança Macabra Stephen King

Resenhas - Dança Macabra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

AllandaS 17/04/2024

Poderia ter metade do tamanho!!!
Amo o autor, mas esse livro foi chato e arrastado. Ele fica dando voltas e voltas para falar de um filme ou um livro, falando de outros até voltar ao foco principal. É compreensível mas sinceramente, não estava interessada nas citações, mesmo amando o gênero de terror.
Espero que ele não enrole assim nos outros livros de não ficção, porque estou na missão de ler todos os livros publicados de forma cronológica e ele escreveu uma boa quantidade de não-ficção. Mas vale a pena ler, lembrando que ele só cita o terror até os anos 80.

Bia 05/04/2024

Dança macabra
Um livro de não ficção que parece que o escritor tá conversando com a gente. Eu simplesmente senti como se estivesse em uma mesa junto do Stephen King e ele estivesse falando diretamente comigo. Ele resumiu tudo que define nós, pessoas que gostamos de histórias de terror, de uma maneira tão precisa que era como se ele estivesse dentro da minha cabeça

Reg 25/03/2024

Esse é um excelente livro pra quem gosta de terror, Stephen fala de filmes, livros, radiofone tudo o que envolve o terror nos últimos 30 anos da data de publicação do livro. É bem interessante, tem inúmeras indicações pra quem é apaixonado pelo terror.

Paloma.Rocha 29/12/2023

Interessante
King fala de 30 anos de histórias de horror e também faz uma ótima análise sobre os protótipos do terror, como o vampiro, o lobisomem, monstro e o fantasma.

Os capítulos são separados por formas de horror, e analisa muitos dos clássicos como O Bebê de Rosemary, O Massacre da Serra Elétrica, Psicose, O Exorcista, Os Mortos-Vivos, O Incrível Homem que Encolheu, etc.

É mais uma análise mesmo, não tem história, então sinceramente não está entre os favoritos, mas é bem interessante.

Leitora Baixa Renda 16/12/2023

Chato
Nesse livro de não ficção, vamos mergulhar pelas nuances de escrita do Stephen King, dissecando com ele obras entre livros e filmes de terror que o inspiraram, fascinaram ou decepcionaram... com spoilers e tudo!

Apesar de anotar e grifar bastante, o livro torna-se maçante e chato, sendo repetitivo e muito prolixo.

Talvez se fosse mais atual ou não entregasse tanto das obras me prendesse mais. Ou talvez não, quem sabe não goste mesmo de livros de não ficção.

Igor.Camilo 25/10/2023

Uma carta de amor ao gênero do horror!
Em Dança Macabra, Stephen King revisita grandes marcos da história da literatura e cinema de horror, apontando as principais características de cada obra e trazendo respostas que nos ajudam a compreender porque gostamos tanto de obras deste gênero.
Apesar de muito interessante, o livro é bastante denso e arrastado em alguns momentos. Chega até parecer chato quando não se conhece grande parte das obras mencionadas, portanto é um livro que deve ser digerido em doses menores ou depois que se consome as obras mencionadas. No fim, Tio King deixa a lista de todos os livros e filmes mencionados, vale a pena ficar de olho!

Wander.Santos 05/10/2023

Pena que não tem uma versão atualizada desse livro, é fascinante ler o rei do horror falar sobre o assunto. Terminei a obra dele (menos Holly) só me resta seguir as dicas para ter o que ler.

Rafael.Fires 17/09/2023

Uma verdadeira aula!
Aqui meus amigos, temos um verdadeiro manual sobre o gênero suspense, terror e horror dissecado pelo mestre!
Entre filmes, livros, séries de TV, programas de rádio das décadas de 50, 60, 70 e 80, Stephen King vai nos trás dicas de tudo do bom e do melhor dos gêneros que mais amamos.
De início fiquei com o pé atrás, por ser um livro de não ficção, e talvez até um pouco de 'manual do eu sei de tudo, me idolatrem', mas ledo engano, é mais do que isso, é inexplicável.
Você se lembra do seu primeiro filme de terror, aquele que te deixou com medo de dormir com a luz apagada? Ou o primeiro livro que, após terminado, ele ainda permaneceu assombrando cada cantinho do seu quarto?
Então, e onde você estava? O que estava fazendo? Com quem estava? E você entendeu o que viu, ou o que leu?
Pois é assim que este livro vai fluindo, King não só nos fala dos principais filmes, livros, diretores e autores, como nos leva a uma viagem desde a sua infância, do seu primeiro contato com o gênero, e dissecada vários títulos, nos entregando tudo mastigadinho da melhor forma possível.
Um verdadeiro manual para os amantes das artes daquilo que não nos deixa irmos até o banheiro de madrugada com a luz apagada ?

Johanna.Rodrigues 14/09/2023

Esse livro é bom, interessante, mas pra mim o começo foi muito bom, já o final dele deixou um pouco a desejar

Rayza.Figueiredo 19/08/2023

Interessante, porém, cansativo
Obra de não ficção com muita coisa legal, e a impressão que a gnt tem ao ler, é de estar sentado batendo um papo com o Mestre e ouvindo ele contar suas experiências e opiniões sobre todo o gênero do horror.
mas é cansativo porque uns 70% das obras ou filmes e séries que ele cita, não são conhecidas no Brasil, ou pelo menos eu não conheço; e os outros 30% de obras famosíssimas como Dracula, Frankenstein e Médico e o Monstro, que são os pilares do terror, com Vampiro, Morto-Vivo e Lobisomem, ficaram repetitivos, embora fique claro a paixão que ele tem pelas obras e suas adaptações.
Gostei de alguns parâmetros que ele faz entre o que é considerado terror inapropriado pra crianças, e os ?contos de fadas? que contamos aos nossos filhos, em que, em análise mais profunda, são as vezes mais horríveis que o terror em si. Como por exemplo a história de João e Maria, que nada mais é que abandono parental e assassinato.
um ótimo livro, mas que deve ser lido aos poucos, sem pressa, por quem tem curiosidades sobre o gênero do horror e sua dança macabra.

Paulo Silas 19/08/2023

"Dança Macabra" é uma grande incursão de Stephen King no universo da ficção do terror/horror, abordando com propriedade, em tom de crítica literária, o gênero (que para o escritor seria na verdade um subgênero, já que a fantasia figura como gênero de fato) presente nas diversas áreas das artes como o cinema, a literatura, a televisão e o rádio. A própria definição ou classificação do terror como arte é refletida e trabalhada pelo autor, pontuando que o terror "alcança o estatuto de arte simplesmente porque está procurando alguma coisa para além do artístico, algo que precede a arte", sendo esse algo aquilo que é definido como "pontos de pressão fóbica". O livro é assim então uma atenciosa análise sobre a arte do terror.

A forma com a qual Stephen King discorre sobre o tema é despretensiosa: não pretende fazer uma análise técnica ou acadêmica sobre a questão do terror na ficção, deixando isso bem claro em alguns pontos da obra, buscando então observar e comentar sobre o objeto do livro como alguém com propriedade ativa e passiva no tema que tece diversos comentários atentos e perspicazes, funcionando essa análise como algo próximo do que seria uma crítica literária, fílmica, enfim, artística em geral. Essa pretensão pela despretensão é alcançada com sucesso, possuindo o livro um tom que ao mesmo tempo é sério e divertido, reflexivo e brincalhão, ou seja, o terror é tratado com seriedade, mas sem deixar o bom humor típico do autor de lado.

Vale o registro de que a obra foi escrita em 1981, de modo que se tem uma análise temática datada, ou seja, são analisadas pelo autor as obras ficcionais de terror, por óbvio, produzidas nas décadas anteriores aos anos 80. Assim, o leitor tem contato com diversas produções clássicas, boas e ruins, comentadas a partir da aguçada visão de King, que se fizeram presentes na literatura, no cinema, no rádio e na televisão ao longo dos anos 60, 50, 40 e anteriores até os primórdios do terror ficcional. "Dança Macabra" é uma obra robusta, bem escrita, divertida e que muito contribui para o registro histórico da ficção de terror - mesmo que datada e regionalizada. Leitura fundamental para os ávidos consumidores dessa espécie de arte.

Bunig 12/08/2023

Aprendendo com o Rei
É difícil pra mim avaliar e fazer resenha de um livro que é de não ficção.

O que posso dizer sobre este aqui é que foi muito bom ter contato com pensamentos do mestre do terror sobre o gênero do terror, que também é um dos meu favoritos. Abriu meus olhos pra muita coisa, aprendi conceitos novos e também estou surpresa em como, quase 50 anos depois, as coisas mudaram tanto. Por exemplo, senti falta de vários assuntos que são muito frequentes em obras atuais de terror, mas que praticamente não existiam até 1974.

Dança macabra foi um bom momento e pode ser considerado aquele livro que devemos ter na estante para consultas posteriores.

Gabriela.Mascouto 26/07/2023

Apurar o talento é meramente uma questão de exercício. Se você levantar pesos 15 minutos por dia, por dez anos, vai ficar musculoso. Se você escrever uma hora e meia por dia, por dez anos, vai se tornar um bom escritor.

Lorena.Arantes 14/07/2023

Dança entre o rádio, televisão, cinema e Literatura
Esse livro é uma análise de tudo isso e mais um pouco. Eu achei maçante demais porque não conheço quase nada do que ele se refere. Se fosse escrito atualmente, aí sim ia ter o que falar...

1 | 2 | 3 | 4 | 5