Aru Shah e o fim dos tempos

Aru Shah e o fim dos tempos Roshani Chokshi

Resenhas - Aru Shah e o Fim dos Tempos

Liv.b3e 09/01/2024

Uma boa surpresa
Eu esperava a mesma fórmula simples de livro pré - adolescente, pessoa aleatória tendo que lidar com um destino q n é culpa dela e resolver um problema pro mundo não acabar. E embora o livro tenha isso como base, os personagens e a maneira como a história é construída é muito boa.
Em geral a leitura foi bem fluída e os capítulos curtos ajudam muito, tanto que eu li tudo em um dia.
Foi bem legal ficar caçando referências e entender grande parte delas até mesmo as que não são tão explícitas.
Recomendo o livro mas vá esperando uma história bem simples.

Thaís 03/01/2024

Eu comecei a ler Aru Shah por recomendação do Rick Riordan (autor de Percy Jackson), o livro é bom, no início eu não gostei muito da personalidade da Aru, mas no final fui rendida por ela. As aventuras também foram muito legais, pois com elas você aprende muitas referências indianas. Aru é uma menina que é a reencarnação de um pândava, um antigo guerreiro mítico. E por ser a reencarnação dele, ela e suas irmãs pândavas precisam salvar o mundo, depois que Aru acende uma lâmpada, onde está selado o poderoso vilão do livro.

@vaisetratarleitora 24/08/2023

A altura de Percy Jackson, Magnus Chase e As Crônicas dos Kane
Descobri esse livro muito por acaso fuçando a internet procurando por outro livro. Quando vi que era do selo do tio Rick, tive que ler a sinopse e aí não teve jeito, tive que pegar pra ler.

A saga Pândavas é composta por 5 livros e esse é o primeiro. Ao longo da história, vamos acompanhar Aru Shah, uma pré-adolescente de 12 anos, que ao tentar conquistar o respeito de seus colegas de escola, libera no mundo um demônio que tem o dever de despertar o deus da destruição. É assim que ela descobre ser a reencarnação de um dos 5 pândavas da mitologia indiana e agora, ela deve tentar consertar a bagunça que causou.

Só por esse resumo já dá pra perceber que esse é mais um livro que segue a fórmula da jornada do herói que consagrou Rick Riordan, ao trazer mitologias antigas para o mundo moderno. Aru Shah segue o mesmo estilo, mas agora, com mitologia indiana, que pra nós no ocidente é bem desconhecido (pelo menos, é muito menos conhecido que as mitologias grega e romana, a única outra saga, nesse estilo adolescente, com temática indiana que eu conheço é A Maldição do Tigre).

Como eu amo história e adoro mitologias, eu amei o livro.

As aventuras foram ótimas, as personagens foram muito boas e tiveram um bom crescimento ao longo da história, o desenvolvimento foi muito bem feito e pelo menos eu, fiquei morrendo de vontade de ler a continuação e saber o que vai acontecer.

A autora, por ser de origem indiana e filipina, consegue trazer todas as informações sobre a mitologia, os costumes e cultura da Índia, além de trazer muita representatividade sem ser forçado.

Confesso que senti falta de ter lido o glossário primeiro, pra ter uma ideia melhor de quem eram os personagens da mitologia e acho que seria super legal se no glossário tivessem ilustrações (mesmo que em preto e branco) deles. Acho que pra quem não conhece muito da mitologia indiana (meu caso) ajudaria bastante e quem já conhece poderia pular essa parte. Porém esse foi o único "defeito" pra mim, fora isso, tudo foi perfeito e já vou começar a ler o segundo livro.

Vi notícias falando que os direitos do livro foram vendidos para a Paramount (a Netflix também estava interessada) e que vai virar filme tendo a mesma diretora da saga Crepúsculo (fico pensando se isso é bom ou ruim), porém desde a venda dos direitos em 2018 não houve mais nenhuma notícia sobre esse filme, infelizmente. Sem dúvida dá pra fazer uma adaptação incrível no mesmo nível de Harry Potter e eu super assistiria. Espero que um dia esse projeto saia do papel e seja um sucesso, porque esse livro merece.

Gruguette 08/06/2023

Enlouquecido
Que livro incrível! É uma obra de uma mestria impecável! Não percam tempo e leiam esse livro, a construção dos elementos divinos e mitológicos são bem sensíveis e transporta o leitor em mundo que não é explorado com tanta frequência nas mídias ocidentais.

Recomendo bastante a leitura e por isso favoritei.

Vladia Castro 22/05/2023

Aru Shah e o fim dos tempos
Aventura infanto juvenil de mitologia indiana. Aru querendo provar suas histórias aos colegas de colégio acaba soltando uma entidade do mau, Sono. Junto com uma amiga, Mini, elas descobrem que são Pandavas, descendentes dos deuses indianos e tem que derrotar Sono. Mesmo tendo ainda que aprender tudo e sendo crianças!!!

Ayana.Violeta 18/05/2023

Muito legal!! Gostei bastante da escrita. É um livro bem gostosinho de se ler. O enredo é bem legal.
Não conhecia nada da mitologia hindu antes de ler e achei que a autora apresentou muito bem os mitos e de uma maneira que não deixasse confuso.
A protagonista me irritou bastante mas a personagem aparenta ter exatamente a idade que tem, 12 anos, uma idade onde somos irresponsáveis e não temos noção das consequências de nossos atos.
Gostei bastante da Mini, achei ela uma personagem super engraçada.
A história tem várias piadas engraçadas para deixar o clima menos tenso e isso é até que bem divertido.
Gostei muito da história mas talvez o final tenho ficado um pouco blé porém ainda tem a continuação para ler.

Casumere 03/05/2023

Simples, mas interessante.
Aru Shah é meu primeiro contato com a mitologia hindu. Apesar de nomes diferentes e de pronúncia difícil, as histórias e personagens das lendas e mitos são apresentados de forma clara. A autora não joga apenas um monte de história. Vai apresentando aos poucos.

Quanto ao enredo, é bem simples. O mundo está sob ameaça e as jovens precisam encontrar uma forma de salvá-lo.

A história é interessante e quero continuar a ler os próximos livros. Contudo, talvez não fossem necessárias tantas páginas para desenvolver a história. Mas ainda assim, é uma leitura rápida e fluída.

Laura557 11/04/2023

Foi um livro bem legal, sempre estava acontecendo alguma coisa diferente, indico bastante. Estou animada para o próximo

Millene 06/04/2023

Vocês não são novas demais pra salvar o mundo? Somos sim
A nota foi baixa mas vale lembrar que eu não sou o público alvo dessa história

Aru e Mini tem 12 anos e uma das coisas que mais me surpreendeu é que elas realmente parecem ter 12 anos, tanto nas brigas, nas conversas, e nas lutas, o que até pode ser um bom diferencial se fosse balanceado mas tinha tanta piada na narrativa que só consegui lembrar daquelas crianças que não levam nada a sério.

Aru é extremamente irritante e ela mente muito mas aí fica tendo a desculpa de "não é mentira, é imaginação" e aí não tem moral nenhuma no fim e eu consigo imaginar as crianças lendo e usando isso na vida real

A relação das duas com Buu é tão fraca que no fim é até difícil de acreditar que elas realmente se importam com ele pra salvar

Acho que "raso" é uma boa palavra pra resumir o livro. Eu tava esperando umas perguntas serem respondidas nesse livro mas parece que vou ter que ler o resto pra saber.

Muita coragem da autora de escrever sobre uma religião vivíssima de uma forma infantil e cômica

Alguém sabe se vale a pena contínuar lendo?

funnyfani 09/01/2023

Agradeço a minha irmã por ter me obrigado a ler
Esse livro simplesmente é PERFEITO ??

Uma frase que resume o livro:

"Aru, Aru, Aru, o que você fez?"

? Leve e descontraído

? Como um Percy Jackson indiano.

? Protagonismo feminino.

? Tem muitas referências a livros, filmes e séries.

? A leitura te prende do início ao fim.

? Surtei demais lendo

Aru Shah é uma semideusa, mas não sabe disso até se meter numa enrascada e pôr o mundo todo em perigo.

Ela acha sua vida muito injusta, afinal:

1. Por que sua casa é minúscula e dentro do museu?

2. Por que sua mãe vive viajando e não tem tempo pra nada?

3. Por que ela sempre se mete em confusão?

4. Por que sua mãe nunca fala de seu pai?

5. Quem é seu pai?

Bom, tem resposta pra tudo. Leia o livro se quiser saber ksksks. Eu super recomendo.

jaca.jaca 17/12/2022

Achei uma leitura muito gostosinha e a escrita da autora é bem boa.Decepcionou um pouco no final,mas valeu a pena ler.

Luað 05/07/2022

Aru Shah e o Fim dos Tempos.
Aru Shah vive com sua mãe no Museu de Arete e Cultura Indiana, e um dia ela é incomodada por três de seus colegas a acender uma lâmpada amaldiçoada, mas o que Aru não sabia era que o objetivo era realmente amaldiçoado. Então ela, junto de dois "amigos" parte na aventura de salvar o mundo e deter o dêmonio que lá estava aprisionado.

Uma leitura interessante, mas lenta. A mitologia que cerca a história é fascinante, mas na minha opinião um pouco confusa.
Mas em geral é um livro agradavel e bem divertido de ler.

Pitada 24/05/2022

Aru Sha e o Fim dos Tempos
Não tenho palavras para descrever a sensação que este livro me trouxe!

Quando vi a quantidade de páginas achei que ia demorar meses para ler, mas foi bem diferente.Ele deixou o meu coração bem quentinho com união da Mini e da Aru, elas mostram esforço e muita dedicação para salvar quem mais amam.

Sem falar que este livro explica também sobre algumas palavras e entidades que são usadas no texto da cultura hindu, o que aumenta significativamente no nosso conhecimento.

Dei 4.5 pois sentia que a qualquer momento eu poderia largar o Kindle de lado e fazer outra coisa, sem nem sentir falta de ler.

Mesmo assim, ele mora no meu coração ??

Lorenna.Lory 30/01/2022

A mitologia hindu é sensacional
Eu já era apaixonada pelo universo das mitologias diluídas em histórias de heróis modernos e jovens (assim como Percy Jackson), então minha expectativa estava bem alta, por ser algo que eu gosto e ter o apoio de Rick Riordan.
Realmente, o livro não falhou com nada, foi como eu imaginei, mas com acréscimos. É uma fácil introdução na mitologia Hindu e ainda te faz se apaixonar por Aruh Shah. É como ler um livro do Rick pela primeira vez, pura nostalgia.