Os Noivos do Inverno

Os Noivos do Inverno Christelle Dabos

Resenhas - Os Noivos do Inverno

Ammy 30/07/2020

Primeiramente eu tenho que dizer que esse livro é muito, mas porém entretanto e todavia o título engana bastante porque quando se escuta o nome "os noivos do inverno" você pensa que vai ser uma coisa focada principalmente no romance/desenvolvimento do relacionamento entre os dois, depois que você sabe que o casamento arranjado, o que não acontece, primeiramente que o Thorn tem a personalidade de uma batata cozida, sem sal sem açúcar sem adoçante sem absolutamente qualquer tempero - que personagem insosso - fora que ele mal aparece no livro pra começo de conversa.
A protagonista eu primeiramente senti muita empatia por ela tava com muita pena por motivos do que acontece nesse livro porém tem uma hora que eu simplesmente queria dar um tapa na cara dela e dizer "reage minha filha reage!" o que só foi acontecer lá para os 45 do segundo tempo então eu me sinto um pouco vingada nessa parte, mas é aquilo o casal não tem química nenhuma absolutamente nenhuma não entendo como que as pessoas shippam esse casal mas é aquilo né é só o primeiro livro.
Eu particularmente acho o raposa ou o Archie (me recuso a chamar esse personagem de Archibald) são personagens masculinos mais interessantes e carismáticos.
Mas como foco do livro na minha visão foi desenvolver o universo e a mostrar as os problemas que tem entre os clãs conseguiu me prender, foi uma leitura bem rápida e mesmo com esses problemas de eu querer simplesmente matar o Thorn cada vez q ele aparecia foi uma leitura interessante e eu espero que o segundo seja melhor
oLola 14/12/2020minha estante
adorei o "reage minha filha reage" vc deu palavras para meus sentimentos com personagens vou-onde-o-vento-me-levar

ACASO (Ana) 18/01/2021minha estante
Vou ler só pq li sua resenha...
Kkkkkkkkkkk...
Fiquei curiosa com esse "reage minha filha reage"!...

Rissia 14/03/2021minha estante
Mulher !!! Totalmente eu, comprei o livro achando que ia ser um romance e não tinha nada dissoooo. E pensa em uma menina que sofreu. Agora eu gostei muito do ambiente da história e vou ler o resto com certeza, mas com o pensamento que o foco não é romance.

Keren 19/03/2021minha estante
Vc disse tudo sobre o livro e o que eu achei também, estou lendo o segundo livro e espero que tenha um desenvolvimento melhor Pq a série tem potencial

Ssauros 23/04/2021minha estante
Eu pensei o msm quando li mas o segundo é MUITO bom

Raíssa 27/05/2021minha estante
Gente, passei mal lendo essa resenha, socorro HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHA

julia 30/07/2021minha estante
qual classificação indicativa vc daria ao livro?

LB5 13/08/2021minha estante
O nome em inglês traduzindo literalmente é Uma promessa de inverno q meio q deixa o título sem tanta cara de romance mas ainda assim faz alusão ao casamento arranjado. Acho q o título em português ficou com muita cara de romance

Analina 17/09/2021minha estante
kkkkkkkkkkkk pensei a mesma coisa !!

Beatriz.Spessotto 26/10/2021minha estante
Nossa eu tava lendo algumas resenha e todo mundo elogiando o livro e eu pensando exatamente igual vc. Foi um decepção e me irrita a Ophelié nâo ter personalidade, senhor amado da vontade de chacoalhar a garota e gritar "reage minha filhaaa". Com esse mundo a autora poderia ter feito tanta coisa boa com os personagens que eu fico pasma em pensar que esse livro ganhou premio já ?

Isa 14/12/2021minha estante
Queria muito saber se a opinião continua a mesma depois de ler a série toda, com o desenvolvimento dos personagens, etc. o romance realmente não é o foco de nenhum dos livros da série, mas ela não precisa disso pra ser maravilhosa. O universo é tão bem construído e tão interessante que me apaixonei pela saga logo no primeiro livro

baunilha 14/06/2022minha estante
concordo totalmente

Cay 30/06/2022minha estante
Eu tô no segundo livro e juro que tudo fica mais interessante sério, no terceiro livro é totalmente mais focado no relacionamento do casal e agr no segundo o desenvolvimento e a estrutura do começo da relação de confiança, onde Ophélie agr começa a descobrir os segredos de thorn e começa a entendê-lo

campos 01/01/2023minha estante
mandou o papo o pior mesmo do casal é me lembrar profundamente dramione em questão de aparência

Bebel 29/01/2023minha estante
Nossa, no começo do livro eu jurava que ia vir um lovers em algum momento, mas quanto mais eu ia eu sabia que nao ia acontecer mais kkkkkkkk, mas é isso aí, a coitada da Ophelie sofre mais que a ju a bixinha é mesmo que uma folha de personalidade

Kauanne 18/02/2023minha estante
Eu ameiii a história, pensei que seria um livro mais focado no romance, porém é mais fantasia. Amo fantasia com migalhas de romance, no caso desse livro, são migalhas microscopias, inexistentes. Li mto rápido!

Amei sua resenha kkkkkkkkk

Amei sua resenha kkkkkkkkks

graziyed 11/05/2023minha estante
Sabe a classificação indicativa ou o título em inglês?

pri 07/08/2023minha estante
resumiu todo o meu sentimento com esse livro. comprei até o segundo mas ainda não tive vontade de ler, principalmente depois de saber do desenrolar dos outros livros. esperava bem mais

Lamize 01/10/2023minha estante
Me sinto exatamente assim kkk eu entendo em parte os motivos dela não reagir ( o medo da morte iminente devia assustar ela e devastadora no meio daquele caos ) mas ainda assim eu queria que ela surtasse um pouco

Queria Estar Lendo 29/08/2021

Resenha: Os Noivos do Inverno
Os Noivos do Inverno é o primeiro volume da série Passa-Espelhos, da francesa Christelle Dabos – publicada aqui pela Editora Morro Branco. É uma fantasia criativa sobre política e sociedade com uma dose de personagens carismáticos e de moral bem cinzenta.

Ophélie tem poderes: ela pode ler objetos com um toque, e também pode atravessar superfícies que produzam reflexo; espelhos, no geral (daí o nome da série). Ela tem uma vida tranquila cuidando do acervo antigo, até que descobre ter sido prometida a um homem do Polo.

Thorn está vindo para busca-la, e não há muito que Ophélie possa fazer contra esse casamento. Ela não o ama – mal o conhece – mas as Decanas, uma espécie de oráculo desse universo, disseram que isso precisa acontecer. Mas não significa que vá acontecer sem resistência ou indignação por parte da garota.

Uma vez que partem para o Polo, Ophélie vai confrontar um novo universo; um onde a sociedade é perigosa, onde segredos são tão valiosos quanto ouro, onde pessoas lutam pela atenção da corte e das pessoas de alto prestígio. Thorn é uma figura de grande importância, o que significa que todos os olhos vão se voltar para sua noiva também. Em meio ao inverno tenebroso, jogos políticos e passagens entre espelhos, Ophélie precisa entender qual seu papel em toda essa história.

Os Noivos do Inverno tem uma ambientação fria e misteriosa tal qual o lugar para onde sua protagonista se move; através da Ophélie, conhecemos esse “novo mundo” com um pouco de receio e medo. Ela é uma garota acostumada com objetos e com a família e de repente está em meio a uma sociedade onde poder e status são tudo.

Eu adorei absolutamente cada momento desse livro. A narrativa da Christelle Dabos é gradual, tomando seu tempo para apresentar as coisas, para nos familiarizar com tudo que está acontecendo e tudo que a protagonista está vivendo. Os coadjuvantes enchem as páginas de moral dúbia e de escolhas perigosas, e eu me apaixonei pelo fato de que ninguém nessa história é 100% bonzinho.

Nem mesmo a Ophélie.

Porque o desenvolvimento dela é justamente esse. Da garota escondida entre prateleiras, buscando memórias de objetos e se esquecendo das pessoas, até essa sobrevivente em meio a mentiras e víboras traiçoeiras como os homens e mulheres do Polo.

Adorei a ingenuidade fria da Ophélie, sua sagacidade com as coisas que aconteciam ao seu redor e como ela se adaptou. Foi uma montanha-russa de emoções pra coitada, mas ela viveu tudo ao extremo e aprendeu a se virar; até porque, ali no Polo, com exceção da presença da sua tia e do misterioso Thorn, não dá pra confiar em ninguém.

Os coadjuvantes têm papeis muito importantes no desenrolar da história – e a graça, pra mim, foi justamente não saber o que estava acontecendo no plot principal, mas descobrir junto com a Ophélie. Conforme entendemos mais do Polo e de quem vive nele, entendemos onde a história quer chegar, e como quer chegar.

"Passar espelhos exige enfrentar a si mesmo."

Thorn tem uma presença muito importante no desenrolar disso tudo, e eu amei como a autora sustentou o mistério e essa aura de que ele não se importa com nada, que é tão frio quanto o Polo, que não devemos confiar nele - para, gradualmente, nos mostrar que ele é mais do que a postura e a aparência mostram.

Nem preciso dizer que morri com o ship, né? Thorn e Ophélie é um slowburn muito slow e aí quando as interações acontecem, você dá gritinhos histéricos. Tem uma faísca ali, nos olhares e nos diálogos e na confiança lenta que eles constroem, mas existe e eu preciso ver ganhando vida!

Eu gostei, principalmente, dos confrontos quando os dois começaram a se entender melhor - e não se suportar tanto - porque é a teimosia da Ophélie contra o lado turrão seco do Thorn e meu deus eu vivo por esses dois.

Outros personagens como a tia da Ophélie, Roseline, e Bereldine, a tia do Thorn, são igualmente importantes para a trama principal e para as paralelas que acontecem entre ela. Eu adorei a Bereldine porque ela é tão dúbia e difícil de entender; quando você acha que sacou a dela, ela vem e te surpreendeu com uma revelação ou situação inusitada. Roseline é muito mais na dela, mas tem bons momentos com a Ophélie. É meio que o porto seguro dela naquele universo louco.

Os Noivos do Inverno também tem um cenário pitoresco tão, mas tão criativo e fascinante que a mera descrição dele já bastou pra me colocar ali. É uma cidade flutuante, um mundo flutuante, um universo à parte de tudo que conhecemos; tem umas vibes meio O Castelo Animado e Planeta do Tesouro que me deixou completamente fascinada por cada momento em que a autora explorava esse ambiente.

Toda a questão com essa realidade e poderes bizarros, como a Ophélie tendo a rara habilidade de atravessar espelhos - ou mesmo seu cachecol, um objeto mágico que tem vida e personalidade e é uma presença constante nas melhores cenas - é de encher os olhos.

A edição da Morro Branco, como sempre, é linda demais. Tem detalhes nas páginas e na contracapa pra combinar com a ambientação do livro, e tradução e diagramação, tudo perfeito.

Os Noivos do Inverno é meu novo xodó, e eu vou panfletar essa fantasia até o fim do mundo. Essa história tem personagens femininas incríveis, um ótimo desenvolvimento, política e até mesmo um pouco de ação. Mal posso esperar pra conferir o resto da série!

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/08/resenha-os-noivos-do-inverno-christelle.html
Adrya (@fofuricesnerds) 30/08/2021minha estante
Aii, como adoro essa série!

Emilly 08/12/2022

QUE COISA LINDA ??
É certo que li este livro esperando que fosse previsível, mas na verdade continuou a me surpreender do inicio ate o fim. Uma das coisas que achei incrível, foi o brilho especial de seus personagens. Cada um tinha uma qualidade profundamente individualista que os tornou memoráveis, respectivamente, de maneiras excêntricas.
Esta não é uma típica fantasia adolescente apresentando um casamento arranjado. Em vez de uma dinâmica de ódio ao amor rápida, lemos sobre a lenta coexistência que se desenvolve entre os dois. Não há absolutamente nenhum romance real neste primeiro livro, mas de alguma forma isso me atraiu. Fui atraído por todas as cenas que incluíam os dois e foi divertido decifrar suas interações.
Muito inesperado, mas eu adorei isso. O estilo de construção do mundo também é interessante. Levei um tempo para me acostumar com o estilo de escrita, mas assim que o fiz, o livro desceu igual suco. Fiquei Obcecada desde o início. Fui teletransportada para este mundo e estou ansiosa para ver o que acontece a seguir.

Raiane.Priscila 19/12/2023

Fissurada
Sagas... não sei porque me meto a ler livros que fazem parte de uma saga. Agora fico fissurada até ler a última página de todos esses livros. Bom, fazer o que? Bora para o próximo.
LiteraBruna 19/12/2023minha estante
O próximo é ainda melhor!!

Nati 19/05/2021

O que falar dessa fantasia?

Nesse livro temos um mundo após Deus partir o mundo ? e transformá-lo em arcas independentes, ou seja, pedaços do velho mundo,?? que flutuam no espaço ?.
Cada arca tem um ente familiar ( um espécie de deus que deu origem a toda a prole que habita na arca).

Partindo dessa construção de mundo, nós temos nossa protagonista Ophélie ???, que é uma leitora de Anima ( tem o poder familiar de ler objetos) e trabalha no museu familiar. Ela é uma garota que tudo que mais ama na vida é o seu museu e o seu trabalho e não quer mais nada da vida, contudo se ver presa a um casamento arrajando que não pode se livrar.

E o pior: o noivo é de outra arca: o Polo ???? cuja pesquisa sobre o local revela a Ophélie um futuro temível ??. E quando o noivo, Sr. Thorn, ???? chega para buscá-la suas piores expectativas são satisfeitas.
A partir do momento que Ophélie embarca no dirigível ?? que a levará para seu novo lar sua vida vai mudar completamente.

??OPINIÃO?

Ophélie é uma personagem que vai pegar todos os leitores desprevenidos, ela é tão inusitada quando o mundo que a abriga. Ela é uma personagem carismática em um mundo que fica mais hostil a cada momento e não tem como não sofrer por ela, porque a bichinha sofre. Eu queria guardá-la em um potinho.

Thorn, por outro lado, é ódio à primeira vista, ô personagem grosso, mas ao longo da narrativa minha visão sobre ele vai mudando.

Desde do pouco contato com a grande família de Ophélie até Berenilde, tia de Thorn, além de tia Roseline, tia e madrinha de Ophélie, todos os personagens combinam com a narrativa, que nem consigo descrever de tão encantadoramente única, inusitada e criativa.

Um mundo cheio de detalhes construído com atenção a cada pequena relação criada em que tudo se harmoniza, mesmo as coisas mais estranhas.

No Polo, as famílias são divididas em clãs nobres, cada um possuidor de um poder familiar diferente, disputando mais poder naquela sociedade. E quem não tem poder não são decentes do espírito familiar e são trabalhadores comuns.

Essa sociedade é absurdamente perigosa e Ophélie vai estar no centro de tudo, assim o leitor não tem um único capítulo de monotonia e não há qualquer possibilidade de largar esse livro antes do fim, nem de não roer as unhas para ler o próximo.

Bea @lepidopterass 28/12/2020

Não foi a fantasia mais WOW que eu já li mas não vejo pq não dar 5 estrelas, gostei mt do universo, dos personagens e de tudo envolvendo essa história. E não sei como e nem porque mas eu shippo MUITO esse casal

mimi 12/01/2022

Certamente uma das minhas coleções favoritas.
É magnífico como a leitura te prende a cada frase, e quando percebe já devorou metade do livro KKKKK

Manoela173 16/04/2022

Os Noivos do Inverno
A ideia de mundo me entusiasmou muito. Todo esse cenário de mundo dividido em arcas flutuantes no céu, poderes de animistas e etc.
Porém, apesar de parecer super interessante, não foi desenvolvido e impulsionado na história, se isso é algo "normal" por ser o primeiro volume da série eu já não sei.

Eu já li muitos livros com diversos protagonistas diferentes de todas as maneiras possíveis, mas a protagonista deste supera tudo.
A Ophélie é EXTREMAMENTE passiva, ela nunca reage à nada. As pessoas praticamente esfregam a cara dela na merda e ela NÃO REAGE. Tive que respirar fundo o livro todo por conta das ações dela ? ou melhor dizendo, a falta de ações.

Não só a protagonista sendo ingênua e meio tontinta, o resto dos personagens são facilmente odiaveis.
O interesse romântico (se sequer pode se chamar disso) tem o carisma de uma porta.
Me sinto até estranha em dizer que de todos os personagens apresentados, o único que eu gostei foi a tia rabugenta da Ophélie.

E outra, qual a necessidade obsessiva de acentuar TODA hora que o Thorn é alto? Em todas as cenas que ele aparece tem essa de "o pescoço de Ophélie doeu ao erguer o olhar para Thorn". Até parece que o cara tem uns 5 metros de altura.

Uma das coisas que me agradou foi esse caos de mundo no Polo. Não sei porquê mas me lembrou muito o caos contido de Alice no País das Maravilhas. Esse jeito meio sarcástico e irônico dos personagens e cenários me remeteu isso. Apesar de ser meio confuso, foi divertido tentar criar na minha cabeça as cenas doidas que o livro descreve.

Eu sinto que tem potencial de melhorar, por isso vou continuar nos próximos livros. A tese de mundo é interessante e a escrita é envolvente, só espero que melhore e não seja igual esse: com a história lenta e arrastada onde não acontece nada de tão interessante.
Danna7 16/04/2022minha estante
Uma coisa eu garanto: depois desse livro a história se torna algo gigante

Furlanetto 21/01/2022

Incrível
Amei a história os personagens são ótimos e muito bem desenvolvidos, o universo é criativo e interessante. Tô muito ansiosa para ler os próximos livros e indico muito, se tornou facilmente uma das minhas fantasias favoritas

Theresa 22/06/2022

Do meu ponto de vista eu tenho que dizer, é uma obra prima!
O início do livro tava bem entediante, só fiquei presa ao enredo lá pra os 30%, mas se tratando de livros de fantasia eu já esperava, tem toda aquela introdução ao universo, conceitos que eu fingi que entendi, e por aí vai. Isso sempre me leva a quase desistir dos livros, mas nesse eu insisti puramente pelo potencial de melhorar, e ainda bem.

O universo criado pela autora é INCRÍVEL, bem complexo, criativo, e cheio de novos elementos. A escrita dela é sem comentários! Eu senti uma pitada da animação "O Castelo Animado" que me fez ficar mais apaixonada ainda.

Os personagens no geral são muito bem trabalhados, o Thorn me estressou muito o livro quase todo (o cara era fã ou hater?), mas o destaque é da Ophélie, meus amores... O quanto essa coitada sofreu, mesmo assim é incrivelmente forte e o finalzinho do livro já me deixou animada pra o comeback da patroa na continuação.
(Menção honrosa a Gaelle. Maravilhosa apenas.)

Enfim, vale muito a pena a leitura. Estava com saudades de ficar imersa em um livro de fantasia assim.

?Passar por espelhos exige enfrentar a si. É preciso ter estômago, para se olhar bem nos olhos, mergulhar no próprio reflexo. Aqueles que escondem o rosto, que mentem para si, que se veem melhores do que são, nunca conseguiriam.?
Beatriz 22/06/2022minha estante
Essa saga é tudo!

Theresa 22/06/2022minha estante
eu amei esse, ansiosa p os próximos

lightweaver 08/12/2020

Livro altamente mágico, tem magia da capa á contracapa e até mesmo na tinta das letras.
O Mundo aqui é separado em Arcas e cada Arca tem a sua própria dinâmica de como as coisas devem funcionar e cada uma delas com Sistemas de magia bem diferentes e peculiares. Os Personagens são complexos e com personalidade complexas. Eu não lembro de ter lido algo tão mágico desde a minha Leitura de Harry Potter.
Andressa 08/12/2020minha estante
Ansiosa demais pra começar essa série!

isabelle 10/04/2022

5/5
Esse livro flui com uma facilidade intrigante!
Inicialmente (como em qualquer livro de fantasia) eu fiquei extremamente perdida! KKKKKKK porém não demorou muito para acostumar com a escrita/lógica desse universo.
Tão amplo e criativo, as descrições fazem você mergulhar de cabeça dentro das cenas e das situações.
Teve mais reviravoltas do que eu imaginava!!!
Amo a Ophélie e fico indignada em como as pessoas passaram por cima dela só por ela ser quietinha (me revolta!). Foi retirada do seu lar e - tecnicamente - jogada em um ninho de cobras!
Quanto mais eu lia, mais eu pensava ?meu deus, em que confusão te meteram ein??
O desenvolvimento da história é maravilhoso, não deixou nada a mercê.
Eu jurei que era um romance por causa do nome desse volume, fiquei bem desejosa, mas a história foi tão cativante que esqueci completamente disso.
Eu não tenho costume de ler livros que envolvam muitas intrigas ?políticas?, e para uma agradável surpresa, gostei bastante!
Já vou começar o 2º volume pq não sou boba!
Kkkkkkkk recomendo demais!!
Amanda513 10/04/2022minha estante
comprei o livro mas ainda n li
vc me deixou animada

isabelle 10/04/2022minha estante
Eu gostei mtooo, vai na onda sério!

Gabi 14/09/2020

Releitura concluída com sucesso. Que mundo incrível e únicoe que escrita incrível! Estou fascinada com essa releitura e amei demais ter decidido reler. Acredito que não havia feito nenhum comentário sobre esse livro. Mais irei deixar aqui com todas as letras, se você gosta de fantasia LEIA NOIVOS DO INVERNO. Personagens detestáveis, brigas por poder, intrigas políticas, traições, ninguém confia em ninguém, enfim... A autora soube criar um mundo inimaginável e personagens que amamos e odiamos ao mesmo tempo. Lembrei de muita coisa que havia esquecido e vamos lá para a releitura do 2 vol.
Amanda 15/09/2020minha estante
Me deu mais vontade ainda de ler!

Jane 15/09/2020minha estante
nossa vou reler tudo pro último livro ano que vem, uma coisa que você disse realmente é verdade depois que lemos o segundo faz todo o sentido a escrita e construção do primeiro livro, um universo tão criativo e vasto precisaria dessa mecânica não canso de pensa tem como é genial

Gabi 17/09/2020minha estante
Amanda, mana correee pra ler haha. Essa fantasia não tem erro, é gostar ou amar kkkk mds, ainda não vi quem não gostou

lou 30/03/2022

Meh.
Não me agradou muito, quase desisti da leitura muitas vezes porque sentia que o livro não fluía, principalmente no começo e meio.