Os Noivos do Inverno

Os Noivos do Inverno Christelle Dabos

Resenhas - Os Noivos do Inverno

Veneella 29/06/2018

Magia, ilusões e intrigas... tem como ser melhor?
Estou apaixonada, senhoras e senhores. O que começou com desconfiança e uma crença ferrenha de que essa seria uma protagonista insuportável, terminou com o desespero da última página.

Eu preciso saber mais.

Ophélie é uma mulher -pausa para apreciação do fato- sim, uma mulher. Não me lembro de terem citado uma idade clara mas fica óbvio que essa não é sua típica protagonista de 16 anos de idade. Nope.

Como eu dizia, Ophélie é uma mulher que já rejeitou vários proponentes, ama seu trabalho e acredita saber exatamente quem é. Até que do nada é forçada a se casar ou jamais poderia pisar em casa de novo e seu marido não podia ser pior (ou será que pode?) sendo um grosseirão do Norte que a princípio ela está bastante confortável em odiar.

Mas como uma merda nunca vem desacompanhada, esse novo mundo caótico e repleto de ilusões -literalmente- é mais frio do que os 25 graus negativos do termômetro indicam. Conspirações, assassinatos e toda aquela boa e velha intriga de corte que todos nós amamos estão presentes das formas mais absurdas possíveis.

Ophélie não só vai aprender que não pode confiar em ninguém como vai redescobrir seu valor. Escondendo uma personalidade forte e inteligente por trás do jeito tímido e calmo, é uma personagem que se desenvolve e cresce pela trama aos poucos, mas sem jamais titubear.

Com personagens femininas incríveis e reviravoltas por todos os lados, muita magia e jogos políticos, A Passa-Espelhos tem tudo pra ser aquela série lacradora de todos os tempos.
Míriam Pimenta 29/06/2018minha estante
A capa desse livro é linda! E pelo visto a história faz jus, gosto de protagonistas fortes.

Rosy 29/06/2018minha estante
Esse eu não perco, aliás a Morro branco está ganhando meu coração!

day 01/07/2018minha estante
Que legal!! Será minha próxima leitura

Ana Carol 04/07/2018minha estante
"Mas como uma merda nunca vem desacompanhada", morri kkkkk

Duda 21/07/2018minha estante
Amei sua resenha ? Já quero ler

Maria2532 10/08/2018minha estante
O resumo perfeito dessa obra maravilhosa.

Ligian 11/03/2019minha estante
É mto boa essa história, ansiosa pela continuação.

Rai_ane 02/04/2021

Apesar de ser um livro mais introdutório a apresentação do mundo e suas tramas de inimizades e busca pelo poder me prendeu a leitura. Outro fator que me fez devorar esse livro foi a tensão entre o casal principal que se uniu através de um casamento arranjado no qual nenhum dos dois tem o mínimo interesse de participar. A troca de farpas que parece unir os dois aos poucos (bem aos poucos) deixa um gostinho de quero mais. Já estou pronta para começar o segundo livro.

Anna1341 09/05/2023

Uma leitura para quem ama o estúdio Ghibli. Que universo maluco e gostoso de se mergulhar! Vale muito a pena
annacarolinabulhoes 11/06/2023minha estante
Mds! Eu pensei a msm coisa! ?Parece algo que o Studio Ghibli faria?

bibi1985 11/01/2022

Mais do que eu esperava
Esse livro foi muito além do que eu esperava, a trama cheia de intrigas e reviravoltas foi muito mais bem trabalhada do que eu esperava. A personagem principal é muito bem construída e é muito fácil construir um vínculo com ela, a história se desenrola de maneira fluída e mesmo com tantas coisas acontecendo em sequência é possível se localizar bem e entender o que levou a cada um dos acontecimentos. Os personagens são, em sua maioria, cativantes e alguns deles trazem diálogos leves e divertidos que quebram de certa maneira o clima sombrio que se instaura principalmente do meio para o fim do livro. Indico a leitura do livro fortemente, está entrando para a lista de favoritos do ano e estou ansiosa para ler os próximos.

Priscilla 18/01/2023

Promessa de inverno que ficou na promessa
Direta ao ponto: não funcionou pra mim. Achei interessante a construção do mundo das Arcas. A magia de cada clã também foi legal. A da Ophelie principalmente. Mas tudo muito pouco explorado, um bla bla bla desnecessário?.levei até o final empurrando pra não abandonar. Enfim, não curti.

Coruja 21/04/2020

Da primeira vez que bati o olho na capa desse livro, já me apaixonei. O título, as cores, a ilustração: algo naquilo tudo me chamava. Coloquei na lista de desejos e no All Hallow's Read do ano passado, ganhei ele de presente (obrigada de novo, Fernanda!). Coincidentemente, comecei a leitura ao mesmo tempo em que revia os filmes do Estúdio Ghibli na Netflix e por isso me dei conta de que a razão de ter ficado fascinada com a capa é que ela me fazia lembrar O Castelo Animado. E, quanto mais eu lia, mais a Dabos me remetia às histórias do Miyazaki: visualmente falando, eu imaginei o livro inteiro como uma das animações dele, dos cenários aos personagens.

Primeiro de uma quadrilogia - que já foi toda publicada lá fora, então com sorte não teremos de esperar umas décadas até os próximos volumes aqui no Brasil -, Os Noivos do Inverno ganhou vários prêmios, incluindo um dos maiores prêmios franceses em ficção especulativa, o Grand prix de l’Imaginaire em 2016, na categoria romance juvenil em língua francesa. Confesso que há tempos não me animava muito em ler títulos Young Adult, mas com tantas credenciais interessantes, como eu poderia resistir?

Tudo começa com um casamento arranjado entre Ophélie e Thorn. Ophélie, nossa protagonista, é uma Leitora - capaz de ler a história de objetos através do toque de suas mãos - bem como uma Passa-Espelhos, o que lhe permite atravessar e viajar entre superfícies reflexivas. Esses não são poderes tão incomuns na sociedade em que vive: uma “arca” chamada Anima, em que todos são descendentes de um mesmo e poderoso espírito familiar, Artemis. Thorn, por sua vez, vem do clã dos Dragões, descendentes de Farouk, da arca Polo, e conta com uma memória prodigiosa, além do poder das garras - uma forma de atacar telepaticamente o sistema nervoso de qualquer criatura.

Ophélie não tem muita escolha; tampouco Thorn parece interessado nesse casamento. A despeito disso, ela segue para a Cidade Celeste no Polo para esperar até o casamento e sobreviver a um mundo de intrigas, onde todo mundo odeia seu noivo e de bom grado a veria pelas costas. Para sua própria segurança, sua chegada não é anunciada e, posteriormente, ela tem de se disfarçar de pajem da tia aristocrata de Thorn, Berenice - que, por acaso, é a mesma pessoa que arranjou o casamento dos dois e tem um interesse bem específico nessa união..

O ritmo da história é devagar, mas isso é compensado pela construção de mundo, pela sutileza dos detalhes que vão se revelando pouco a pouco - tanto sobre o universo em que estamos, como da situação de Ophélie. Nada é dito de forma clara e explícita; é através das nuances de caráter que vamos compreendendo os personagens e sua narrativa. A figura misteriosa dos espíritos familiares e sua relação com o que quer que tenha acontecido nesse mundo desintegrado em arcas; a tenacidade de Ophélie em fugir dos padrões que tentam impor a ela; a ambiguidade dos supostos aliados da protagonista, e do próprio Thorn, que está bem longe de ser um herói padrão a conquistar a mocinha: Dabos constrói Os Noivos do Inverno de uma forma muito elegante, que, na minha experiência, não é tão comum nos romances juvenis, e que me surpreendeu em sua complexidade.

Aliás, é extremamente curioso como ela consegue fazer o leitor torcer pelo relacionamento de Ophélie e Thorn, especialmente a se considerar que Thorn é descrito de maneira muito pouco lisonjeira. Ophélie é pequena, desajeitada e extremamente míope, o que a coloca confortavelmente naqueles estereótipos de mocinha-patinho-feio comuns no gênero. Ela não se importa particularmente com sua aparência e vive para o trabalho, embora isso não a faça nem um pouco previsível. Sua ética, seus princípios, e sua liberdade são o que mais interessam a ela. Thorn, por outro lado, é extremamente alto e magro, repleto de cicatrizes e tão taciturno e brutal quanto sua aparência e nome revelam (sério, ‘thorn”, espinhos, que nome mais perfeito para esse homem tão espinhoso!). Metódico, está sempre às voltas com os números. Ela vem de uma comunidade matriarcal em que todos se tratam como família; ele é um bastardo numa sociedade extremamente classicista em que todos vivem de aparências. Eles são em tudo opostos e, à primeira vista totalmente aversos ao outro. Mas será mesmo?

Thorn começa a se interessar de verdade pela noiva ao perceber que ela não é tão frágil quanto aparenta. Seu antagonismo inicial se dissolve quando Ophélie demonstra que não tem interesse em ser peça decorativa ou peão nos jogos de poder do Polo. A autenticidade dela, tão diferente de tudo com o que ele está acostumado, é fascinante. E o melhor de tudo é percebermos isso através da própria Ophélie - afinal, estamos acompanhando a história pelo ponto de vista dela -, o que demonstra que ela presta tanta atenção em Thorn quanto ele, nela. Nesse aspecto, o relacionamento dos dois me lembrou demais Lizzie e Darcy em Orgulho e Preconceito; ou, melhor ainda, Margaret Hale e John Thornton (os nomes são até parecidos!), de Norte e Sul (até porque, Anima é uma arca sulista e o Polo é no norte!).

No que eles parecem representar opostos, a verdade é que eles têm muito em comum. Ambos desejam fugir ao papel imposto a eles pela sociedade em que vivem, tendo uma força de vontade fora do comum para enfrentar esses pré-conceitos. Os dois têm dificuldades de se socializar e utilizam as percepções dos outros para tirar força disso: a aparente timidez de Ophélie e a aura intimidante de Thorn têm o mesmo papel. Ironicamente, embora usem a maneira como os outros os percebem para seus próprios fins, desprezam os jogos de fumaça e espelhos em que estão encarcerados. Daí que o grande conflito entre eles é uma questão de confiança: Ophélie é sempre genuína e espera o mesmo nível de honestidade de Thorn, algo que ele aparenta ser, mas não é totalmente. Thorn tem seus próprios objetivos com esse casamento e, que ele não os tenha revelado para Ophélie é algo que ela não consegue perdoar.

O que acontecerá a seguir? Bem, temos três volumes a frente para desvendar. Seja como for, Os Noivos do Inverno é uma ótima leitura, com um universo rico sobre o qual fiquei muito curiosa para saber mais e um elenco de personagens envolvente. O segundo título já chegou aqui em casa e deve ser uma das minhas próximas leituras. Depois disso… não sei se vou me aguentar até o próximo livro traduzido. Talvez seja a hora de forçar aquela fluência na leitura em francês que tanto tem me escapado...

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/04/os-noivos-do-inverno-intrigas.html

Gislaine 05/02/2022

Ameiii
Esse livro é tão perfetinho, amei tudo nele, a ambientação da história, os personagens que vc nunca sabe da índole, mas isso não significa que eles sejam divididos em bons e maus, diaria que é mais um grande jogo acontecendo no qual eles vão se adaptando pra sobreviver e algumas atitudes são muito detestáveis e outras não tão detestáveis sabe ? Kkkkk Enfim menos a protagonista que é perfeita do jeito dela e aaaa com adorei ela.
E a trama é tão cativante e confome a história vai andando a gente vai entender as coisas melhor e se envolvendo cada vez mais e se surpreendendo por certas descobertas e acontecimentos.
Enfim, uma perfeição encontrei aqui, amei tudo nessa história, que venha os próximos.
Noemy 05/02/2022minha estante
Foi meu livro favorito de 2021!!!! É tão bom vendo outras pessoas amando esse livro ??????????

Gislaine 06/02/2022minha estante
??

Matheus 16/01/2024

MLV2024 - Um livro traduzido de uma língua que não o inglês
Livro: Os Noivos do Inverno
Autor(a): Christelle Dabos
Faixa etária: +16
Nota: 5/5 favoritado

Só Deus sabe o quanto essa leitura foi surpreendente para mim. "Os Noivos do Inverno" é o primeiro livro da coleção A Passa-espelhos, escrita pela autora francesa Christelle Dabos e esse livro é sem dúvida um dos mais criativos que já tive o prazer de ler até hoje.

Nesse universo, aconteceu um Rasgo. A Terra foi fragmentada e a humanidade passou a viver em arcas - tipos de cidades "voadoras". Ophélie, a nossa protagonista, vive na arca de Anima e tem dois poderes: ler o passado de objetos com suas mãos e atravessar espelhos. Ophélie gostava de sua vida calma, cuidando do museu de Anima, até que um dia ela recebe uma notícia que mudaria sua vida para sempre.

Ophélie é prometida em casamento para um homem de outra arca, Thorn, e em algumas semanas ela e sua tia Roseline irão para a barca da Cidade Celeste, onde pessoas misteriosas, segredos obscuros, intenções e cobiças malignas aguardam ansiosamente por Ophélie. E ela não espera por nada do que vai vir.

Eu sempre tive um certo receio em iniciar essa leitura. Em março de 2022 eu fiz uma péssima leitura do livro A Bússola de Ouro (aliás, não leiam esse livro) e sempre tive medo de que esse livro fosse parecido com ele. Sinceramente? É parecido sim, mas de um jeito excelente. Esse livro parece que pegou as partes boas de A Bússola de Ouro - a criatividade e a ambientação incrível - e corrigiu os diversos erros. (Atenção: não estou falando que Os Noivos do Inverno é inspirado n'A Bússola de Ouro, apenas comparando as duas obras).

Eu já li muitas fantasias, acredite, já desbravei universos maravilhosos, então posso dizer que a fantasia desse livro é uma das melhores de todo o mundo literário. Esse detalhe do Rasgo, das arcas, dos poderes das pessoas e todo o modo que esse universo funciona é inteiramente incrível e surpreendente.

Os personagens então, caramba, o melhor ponto do livro. Todos os personagens são agridoces, cheios de camadas e cheio de surpresas. Ophélie é uma protagonista nota mil; é esperta, cheia de ideias, sarcástica e pronta para o que der e vier. Não vou entrar em detalhes sobre os outros personagens, mas posso afirmar que nenhum deles é totalmente vilão ou totalmente bonzinho, são todos eles muito profundos e bem escrito. Chris Dabos tá de parabéns.

A escrita... é, já vi melhores. Desde a primeira página eu quis devorar esse livro e a escrita muitas vezes atrapalhou meu ritmo de leitura. Os detalhes do universo não são explicados muito rapidamente e, de início, eu pensei que isso seria um problema mas foi se corrigindo logo logo.

No entanto, algo que me incomodou foram as problemáticas envolvendo a Chris. Nunca vi ninguém falando sobre isso mas houveram dois pontos que realmente me marcaram. O primeiro foi logo no início do livro quando a autora diz que Ophélie seria uma idiota se não soubesse ler, pois não sabia fazer comida ou limpar a casa. Tipo???? E o segundo foi mais ou menos na metade quando a criada Pistache apareceu e a autora fez questão de acentuar as falas erradas da criada. Achei bem elitista da parte dela.

Se isso houvesse se repetido mais vezes faria com que fosse descontado meia estrela, talvez. Lembrando que as minhas avaliações são feitas com base na experiência da leitura, não em qualidade do livro. O livro não é uma obra ruim, pelo contrário, apenas esses pormenores no parágrafo anterior me deixaram incomodado.

Recomendo DEMAIS esse livro para os fãs de fantasia (não para os de romance porque não tem nada de romance quase KKKKK) porque esse universo é tudo, esses personagens são tudo, os plots são TUDO e a leitura é incrível. Já estou com "Desaparecidos em Luz da Lua" no meu kindle só esperando pelo momento certo para ser iniciado.
gimmv 16/01/2024minha estante
Esse livro~~?

Matheus 16/01/2024minha estante
Muuuito bom

RafaelaLindaperfeitaduarte 17/01/2024minha estante
Obrigada por falar desse negócio aí da autora,gosto q por mais que vc goste do livro vc ainda fala das coisas que te incomodaram

Matheus 17/01/2024minha estante
Clarooo, sempre ?

thestark 23/01/2024minha estante
Acho que vou gostar muitoo desse livro, mas tenho medo do q falam sobre o final ser ruim ?

Matheus 23/01/2024minha estante
NEM me fale! Morro de medo também

Giulyane.Martins 14/10/2022

Os noivos do inverno
De longe uma das melhores trilogias que eu já li. Única coisa que eu não gostei foi a enrolação e desenvolvimento do casal, mas eu sei que isso é preciso para construir um casal bom.

Aimeelivros 12/09/2021

A Passa Espelhos #1 Os Noivos do Inverno - Christelle Dabos
“As palavras frias da Decana ecoavam em sua memória: “Se falhar nessa tarefa, se falhar nesse casamento, juro que nunca mais pisará em Anima”.
Ser banida era pior do que morrer. O mundo de Ophélie estava inteiro sob essa arca; se fosse expulsa, não teria mais família para voltar. Ela não tinha outra opção além de se casar com esse urso.
Um casamento de conveniência tinha sempre um objetivo, especialmente se reforçava as relações diplomáticas entre duas arcas. Podia trazer sangue novo para evitar as degenerações causadas por um grau alto demais de consanguinidade. Podia servir como uma aliança estratégica para favorecer os negócios e o comércio. Podia ser também, por mais que fosse excepcional, um casamento por amor nascido depois de um romance de férias.
Por mais que Ophélie examinasse as coisas por trás dos panos, ainda faltava o mais importante. Que vantagem esse homem, que parecia abominar tudo, esperava sinceramente tirar do casamento?”

Esse era um dos livros que estava mais empolgada pra ler esse ano. Fico feliz em dizer que alcançou minhas expectativas.
Que universo incrível criado pela autora, gostei bastante dos personagens, principalmente do cachecol, hahaha. Um ponto que não gosto na narrativa: a maneira que tratam a protagonista: ela não é bonita o suficiente, não é inteligente o suficiente, não se veste bem... mas isso também faz com que o leitor se identifique com ela, além de esse ser um ponto que contribui com o desenvolvimento da personagem (é o que se espera, ainda mais em uma serie).
Inicialmente achei que seria uma história voltada para o romance, mas não é. O foco principal é Ophélie descobrindo essa nova arca, desvendar os segredos de Thorn e tentando entender o motivo de todos odiarem tanto seu noivo e tudo disfarçada.
Estou ansiosa em dar continuidade a essa serie, apesar de ter xingado um pouco quando descobri que não era uma trilogia e que o último volume ainda não foi lançado. Espero não me decepcionar.

“Ele, que nunca se importava com a opinião dos outros, parecia humilhado.
— Eu imaginei que você não sobreviveria ao inverno e me surpreendi. Você me acha incapaz de te oferecer uma vida decente um dia: pode permitir que eu te surpreenda também?”

thaisb 02/08/2023

Completamente diferente do que eu esperava, achei q ia ser um livro super complicado, que eu não ia entender nada ou que ia ficar super entediada, mas p minha surpresa eu simplesmente amei kkkkkkk

No início eu fiquei um pouco confusa mas queria saber de tudo. Amei Ophélie desde o início, a coitada sofreu mais que tudo kkkkk tô ansiosa pra saber como vai ser agora. Thorn comecei odiando, do meio pro final do livro eu já tava amando kkkkkkk, esse final ele deu uma recaída mas eu sei que ele vai consertar as coisas pq agora eu já amo ele kkkkk. E sim, esse livro não tem um pingo de romance (e eu já sabia disso), ele tem migalhas de interações entre o casal, mas são migalhas tãooo boas que eu surtavaaaaa lendo, sério eles são perfeitos demais, quero muitooooo ver esse desenrolar.
Berenilde é uma incógnita pra mim, desconfio dela isso é fato, nunca me enganou, mas as vezes ela tem uns segundinhos de bondade, não formei totalmente uma opinião sobre ela. Os outros personagens é a mesma coisa, todo mundo muito enigmático, sei que tem muuuuito coisa por trás disso tudo

Achei q no final ia explodir uma bomba muito forte pra puxar o gancho do próximo mas foi bem morno até, Ophélie descobriu algumas coisas que vão afetar o relacionamento dela com Thorn, teve um acontecimento com a família dele que também vai mudar muita coisa, enfim. Eu amei esse universo
mariaclara.pb 02/08/2023minha estante
O segundo é muito bom. Estou lendo agora

thaisb 03/08/2023minha estante
comecei tambémm

Bia 15/02/2021

"É o que sou, antes de um par de mãos, sou a Passa-espelhos"
Não li esperando um romance, então pra mim não fez diferença( nesse livro não ter romance) . O que eu mais gostei foi o universo que a autora criou é incrível, isso é o que mais chama atenção nesse livro.

Agora os personagens a maioria são insuportáveis. Em um mundo ( fictício é claro) que no "futuro " a mulher ainda ter que se submete ao homem ? Achei isso muito chato.

Gio 12/11/2020

Ophélie é uma garota de personalidade peculiar que vive na arca de Anima, ela é uma excelente _leitora_, capaz de ler o passado dos objetos apenas tocando-os e trabalha no prédio dos arquivos.

Mas sua vida tranquila de animista está prestes a mudar quando um casamento é arranjado com um homem de outra arca, completamente impotente na situação Ophélie precisa ir com seu pretendente para a gelada arca Polo, um lugar perigoso onde não se pode confiar em ninguém e sem perceber Ophélie acaba entrando em um jogo político e familiar muito periculoso.

Em "Os noivos do inverno", uma fantasia francesa, temos um universo completamente novo, uma espécie de "pangeia" aconteceu e o mundo foi partido por "Deus", dividido em porções de terras flutuantes conhecidas como "Arcas" (21 arcas principais e 86 arcas menores) e em cada arca os habitantes possuem certos poderes baseados nos seus espíritos familiares.

Alguns pontos que não me convenceram a dar nota máxima foram que a Ophélie é muito ingênua, sonsa e desastrada (tadinha, mas ela é muitooo, deu até vergonha alheia em muitos momentos) então a protagonista em si não me ganhou por enquanto, nesse livro também não temos um romance propriamente dito, e muitasss coisas ficam abertas pra continuação.

Por ser o primeiro livro da autora ela me surpreendeu bastante com a qualidade da escrita (e a ideia dela pra essa fantasia foi muito boa), pretendo sim ler o próximo pra matar a curiosidade.

Andy76 30/04/2021

Maravilhoso!
?No princípio éramos um. Mas Deus não nos achava suficientes para satisfazê-lo, então Ele começou a nos dividir.??

O livro é muito bom, te prende do começo ao fim. O mundo que a Christelle criou é simplesmente fantástico, desde os cenários até os poderes de cada parte desse novo mundo. A ophélie é uma animista, ela consegue ler objetos e atravessar espelhos, e se vê obrigada a se casar com Thorn, um homem do clã dragão tão frio quanto o lugar para o qual era vai ter que se mudar.
Mesmo que o título do livro seja ?noivos do inverno? ele não vai abordar o romance dos protagonistas, e sim nos apresentar o universo é uma boa parte do que está por trás desse casamento arranjado.
O crescimento da protagonista é notável do começo ao fim, mesmo que em determinados momentos ela possa ter certas atitudes impulsivas que podem incomodar algum leitor.
Os outros personagens também são muito interessantes, toda a questão dos espíritos familiares e a particularidade de cada um. Não sou fã distopia, mas esse realmente me ganhou!