Fundos de Investimento Imobiliário

Fundos de Investimento Imobiliário Roni Antônio Mendes

Resenhas - Fundos de Investimento Imobiliário

Thiago 05/08/2022

Aquilo que não te falam na mídia...
Quem busca conhecimento e é novato no mundo dos fundos imobiliários (FIIs) deve com certeza ler esse livro.

Nele não só contém técnicas de análises (com passo a passo) dos tipos de segmentos existentes nesse mercado, como também orientações de práticas a serem evitadas.

Super recomendo esse livro para quem estiver indeciso na compra/não souber por onde começar e logo após ele, procurar o livro do André Bacci (mais um mestre nesse mundo).

Lis 19/01/2021

Bem completo
O livro vem desde como preencher uma ordem de compra de FII até a declaração no imposto de renda. Desde selecionar qualitativamente um FII até fazer seu valuation. Há espaço até para um recado aos gestores de FII.

Para mim, o ponto alto e a melhor sacada do livro foi traduzir aspectos qualitativos do FII em uma nota quantitativa, através do checklist para FII de tijolo. Fiquei tão empolgada com isso que criei expectativa sobre como seria o método para avaliação de FII de papel ou FOF, mas aí não tinha nenhum checklist macetoso que nem o do tijolo.

Achei o livro muito bom para iniciantes, uma vez que há pouquíssima literatura brasileira sobre FII. Mas carece de aprofundamento em nuances mais técnicas.

Victor 13/09/2022

Instrumental e informativo
Eu recomendo os fundos de investimento imobiliário como classes de ativos, uma vez que não sou analista. Também não é o caso de Roni Antônio Mendes, autor de Fundos de Investimento Imobiliário. Mas apesar de não ser um analista formal – Ancord, CNPI, ou qualquer outra certificação – o professor doutor em química tem uma excelente pegada para quem quer começar a estudar essa forma de obter renda passiva.

O livro de Roni Mendes é um ótimo guia para se começar no universo dos fundos imobiliários, com raciocínio lógico e conceitos teóricos e práticos para se navegar nesse universo sem maiores problemas.

A verdade é que é um assunto que mais parece rito de passagem no meio. Quem já sabe ensina a um iniciado. A abordagem continua enquanto mais e mais investidores entram na bolsa procurando alguma rentabilidade. Consequentemente, encontrar um bom conteúdo é como encontrar água no deserto.

Isso ocorre porque há poucos mistérios no campo. Fluxo de caixa descontado, P/VP, metodologias de rating de imóveis, correlações de mercado, todos parecem termos obscuros, mas são simples de serem entendidos. E o assunto se exaure rapidamente. Por isso há poucos livros sobre fundos de investimentos: eles são a renda fixa da renda variável.

site: https://victorgabry.com/artigos/fundos-de-investimento-imobiliario-roni-antonio-mendes/

Albert 09/06/2019

Indispensável
Fundos de Investimento Imobiliário é um dos melhores e mais completos livros do mercado. A obra vem em boa hora visto que cresce o número de investidores nesse tipo de investimento democrático. Com menos de cem reais por exemplo o investidor participa (proporcional a quantidade de cotas) de grandes empreendimentos imobiliários (salas comerciais, lojas, shoppings, galpões, etc) auferindo ganhos proveniente do aluguel. O investidor ganha na valorização do ativo como nos dividendos recebidos, em suma ele é sócio do empreendimento lhe dando direito no recebimento e valorização. Todas essas qualidades e benefícios possuem grande vantagem comparada ao investimento direto em imóveis físicos que necessita de grandes somas de recurso e uma burocracia infindável.

Mendes não se limita a aspectos superficiais e aborda de forma abrangente tanto para o leitor iniciante como para os que pretendem ter uma maior autonomia na hora de escolher os fundos com critérios e análises mais aprofundada, nesse aspecto entra em cena algumas páginas de conteúdo técnico. A abrangência do autor é completa e detalhada incluindo até como fazer a operação no home broker na corretora. Detalhes sobre como funciona e os tipos de fundos, como funciona a gestão, dados técnicos sobre como estimar preço justo, avaliação real de um fundo, critérios na montagem da carteira de ativos, os tributos no imposto de renda e até o lado emocional já que fundos imobiliários faz parte da renda variável.

Esta obra é imprescindível para o investidor não só ampliar o conhecimento mas para adquirir total autonomia para analisar e avaliar um fundo na hora de investir.

Jessica858 24/02/2021

Indicado para novos investidores
Ótimo livro sobre Fundos Imobiliários, bem didático e de fácil entendimento. Recomendo a todos que tenham interesse sobre o assunto e a futuros investidores de FIIs. Os capítulos 6 e 7 recomendo ser feita a leitura por meio de exemplos pra se tornar mais prático e de melhor absorção.