Madonna 60 anos

Madonna 60 anos Lucy O’Brien

Resenhas - Madonna 60 Anos

Rafael.Brina 15/04/2024

Eterna Rainha do Pop
Nao conhecia muito a história da Madonna. Eu gostei da escrita, até me imaginava vivendo as aventuras e as emoções da cantora. Mostra também como foi produzido cada álbum tbm, mostrando que ela está sempre se reinventando a cada álbum, e infelizmente sofreu tbm com as críticas, mas enfim, deu a volta por cima, e hoje é quem ela é.

Victor108 26/03/2024

Lucy O?Brien fez um trabalho incrível, mostrando todos os lados da maior artista pop da história. É empolgante e muitas decepcionante ver toda a dicotomia da Madonna, nas como o próprio livro fala, é extremamente humana e falha, talvez o erro tenha sido nosso de colocá-la em um pedestal.

Yuri.Selaro 19/03/2023

A biógrafa é fã ou hater?
Muito interessante conhecer mais sobre os artistas que gostamos, ainda mais quando essa artista é a icônica Madonna.

Biografia quase completa, escrita por uma jornalista que durante toda o tempo impôs tanto a sua opinião sobre a diva que, ao meu ver, incumbiu ao livro um ar de ?revista de fofoca dos anos 2000?. Fiquei realmente incomodado com a ousadia da escritora em chamar a biografada de arrogante e autoindulgente, quando não criticava algumas músicas com uma propriedade exagerada, como quando define algumas músicas do Erotica como ?insípidas e frias?. Em alguns momentos não entendi se o intuito era homenagear a Madonna ou ser mais uma fonte de exposição de sua vida para críticas alheias, que ao meu ver foi o que conferiu certo prazer a autora.

Abro uma grande parênteses para dizer que: se as músicas são ruins ou não, ou se Madonna é de fato uma megera, ou se ela é uma péssima atriz, todas essas questões devem ser retratadas de fora para dentro, ou seja, a partir de entrevistas com outras pessoas, e mesmo assim, não acho de bom tom perder tanto tempo acentuando todos esses ?defeitos? e querendo dar voz a polêmicas passadas. Acho que é justamente nesse ponto que a autora pesou a mão e não filtrou muito bem o que seria uma crítica externa com o que seria a sua opinião pessoal, deixando de lado a neutralidade que as boas biografias exigem.

Outro ponto que me incomodou foi a parte final do livro, mais especificamente a parte ?atualizada? do livro, que foi incluída após a primeira versão ser lançada em 2008. Parece que com o desenvolvimento do livro ganhando forma, mais detalhes são perdidos. A ponto de, no capítulo sobre a S&S Tour, a escritora deixar completamente de lado toda a parte conceitual do show, fazendo breve comentários sobre o setlist e dando grande foco nas falhas técnicas que ocorreram, para dar base à ideia principal do capítulo que era basicamente a de Madonna não estar bem nem no trabalho e nem em sua vida pessoal, pois estava se divorciando. O fato de por anos essa ter sido a turnê de maior bilheteria da história não foi sequer citado. Confesso que achei o final do livro bem preguiçoso e demasiadamente resumido.

Por fim, digo que o livro vai bem para o entretenimento, e não funciona como um livro de apelo sério e comprometido.

Nota final: 7

Tinúviel 06/03/2023

Consigo lembrar de mim, aos 7 anos de idade, sentadinha na cama com meu rádio portátil escutando Madonna na Antena 1. A minha admiração por Madonna é de muitos anos. Admiro muito a sua trajetória e seu trabalho, sempre tive curiosidade de saber um pouquinho mais da vida dela. Essa biografia cumpre um bom papel, mas você sente que falta algo, um toque a mais, porém vale a pena a leitura.

Sparr 27/08/2022

Madonna sempre será referência... essa biografia não.
Madonna tem uma vida muito intrigante. Ao mesmo tempo que demonstra ser afrontosa, vê-se que é alguém machucada e comedida, mas brava e com uma urgência difícil de acompanhar.
Havia muitas questões pessoais e interessantes a explorar sobre a diva, mas Lucy O'Brien se foca nas produções artísticas, de maneira não linear e confusa. Ela usa argumentos de terceiros, inclusive de pessoas que não mais se relacionam com a Madonna para formar sua linha de pesquisa e seus comentários sobre a composição ou importância da linha artística da artista com o passar do tempo. Seus relacionamentos são citados rapidamente, à exceção do Sean Penn. Sua relação com o feminismo, com as causas prioritárias em seu ativismo ou mesmo a relação com Lourdes, são pouco exploradas. É como se a artista autorizasse Lucy a escrever, desde que não lhe enchesse o saco e não se servisse de pesquisa acurada sobre nada pessoa. Isso deixa a biografia muito frio, distante e sem sal.

ana 30/12/2021

em alguns momentos foi meio enrolado dando detalhes de coisas que não eram diretamente a madonna mas no geral é uma boa biografia, pra mim que não conhecia quase nada da madonna me ajudou a conhecer ela e começar minha carreira como fã dela

Andressa 08/10/2021

Livro não biográfico sobre a vida de Madonna. Para quem é fã como eu ou tem interesse em saber mais sobre a vida desta artista incrível. Uma ótima leitura. Madonna é perfeita em tudo, até mesmo pelas palavras de outros!

maria 08/10/2021

Madonna 60 Anos - Lucy O?Brien
QUOTE:
A vida pessoal de Madonna é parecida com a de muitas mulheres do fim dos anos 1950 e começo da década de 1960 - como o feminismo nos tornou corajosas; como, apesar da liberdade pela qual lutamos, ainda havia intenso conflito entre trabalho e maternidade. Em sua música e arte, Madonna diz muito sobre o que significa ser uma mulher. Ela traduz isso em termos populares e o expressa sem reservas, mas o que mais me impressiona é sua diversidade espetacular. Como uma colecionadora cultural, ela buscou suas influências em milhares de fontes e as afunilou em uma única visão. Isso, por si só, é uma obra de arte.
Página 11
Bea 03/03/2022minha estante
Essa biografia é boa ? Bem escrita ? Tô com medo de comprar e não gostar ?

InfinitaTBR- Jana 20/08/2021

A patroa
Nessa biografia, descobri muita coisa da mulher e da artista, que eu não conhecia. Pisadas na bola? Muitas. Traumas? Muitos. Grandes ideias artísticas? Inúmeras.
Ela é de fato uma artista admirável, revolucionária e incansável.

Tirso 12/07/2020

Interessante, mas somente a própria conseguiria explicar melhor tantos fatos.
Estava cético sobre ler uma biografia “não autorizada”, pois vejo que muitas das deficiências que senti são justamente pelo fato da autora não ser a própria Madonna.

O início do livro é muito bom, Lucy conseguiu captar e obter detalhes preciosos, principalmente para mim que conheci a Madonna em 2007/08, compreendi muito sobre seu processo criativo.

Conforme o livro anda, mais superficiais ficam as informações, eu já começo a sentir isto em Like a Prayer. Muitas análises sobre as letras das músicas e visões pessoais da autora começam a aparecer, algo que até certa medida entendo, mas não estamos aqui para isso.

Sinto também que a autora bagunçou demais as linhas do tempo dentro de cada era! Começa fazendo link com terceiro single do álbum, depois fala do primeiro, aí entra na vida pessoal, depois já volta falando de turnê, isto em Confessions e Hard Candy chegou a incomodar demais.

Não nego que esperava bem mais desse livro, entendo que resumir a rainha do pop em algumas páginas é complicado, mas claramente era possível fazer filtro em muita coisa e explorar melhor outros pontos. Quem sabe um dia não teremos o privilégio de ter uma autobiografia para comparar.
Okawa 26/09/2021minha estante
Ainda estou lendo, mas concordo com a sua análise. Estou nesse momento morno onde a autora não tem tantas informações e patina nas interpretações das músicas e clips?

Victor 05/07/2020

Uma biografia quase perfeita
Lucy O’Brien tem um talento para escrita que se expressa com mais força em seus maravilhosos encerramentos de capítulo, cujos ganchos inteligentes deixam o leitor desesperadamente curioso para o que virá a seguir. É uma boa maneira de prender a leitura. Entretanto, a autora comete alguns erros bobos, de pouca importância, quase amadores ao confundir a ordem de faixas de um disco ou de músicas em um show – erros simples e naturais, mas que podem refletir certa falta de domínio daquilo que se fala (o que com certeza não foi o caso, afinal, uma pessoa que escreve uma biografia desta qualidade com certeza domina o assunto). Além disso, mesmo exímia escritora, ela possui um dedo podre para a escolha (catastrófica) dos títulos de seus capítulos. Lucy também carece de linguagem ao avaliar músicas, soa rasa e superficial, como se estivesse sorteando adjetivos. O último capítulo foi terrivelmente corrido ao abranger duas eras em apenas um. Feitas essas duras críticas, reforço minha visão de que o livro é incrível, cuidadosa e eficazmente divido, e um relato que todo fã, mais cedo ou mais tarde, deveria ler.

Jeferson.Gomes 28/08/2019

WHO'S THAT GIRL?
A Artista Feminina mais Poderosa do Mundo e da Cultura Pop trilhou seu caminho milimetricamente aos olhos do público e dos críticos de forma consciente de seus atos e com a "inesperada" reação de pessoas presas a culturas que elas mesmas escolheram trilhar. Surge Madonna, para libertá-las e libertar a si mesma.

A história de Madonna vai muito mais além dos seus figurinos e performances sensuais, da sua rebeldia, desaprovação, religião e feminismo. No cenário musical dominado por homens, machismo, conservadorismo, racismo e anti-feminisno, Madonna vem para quebrar paradigmas e exorcizar demônios de uma sociedade atormentada e presa em problemas sociais.

Há muitos anos foi criticada por lutar por minorias e falar de assuntos que não eram discutidos abertamente e pelo fato de ser mulher. Através de sua música, a cantora leva sua mensagem ao mundo que a condena e subestima seu potencial artístico.

Através do trabalho, ela dava a resposta às controversas opiniões públicas que distorciam sua mensagem e sua imagem. A mulher loira com uma voz menos potente as demais concorrentes de outros gêneros musicais, se mostrava diante dos colegas profissionais, uma ótima produtora, compositora e cantora.

Madonna construiu sua carreira matando um leão por dia e se provando a cada trabalho com intensidade. Ela quebrou a regra que mulheres não podem ser independentes e inteligentes. Inspirou a todos a amar a si mesmo e levar o amor ao próximo.

De temperamento muito forte, suas ações e opiniões podem ser levadas ao controverso. mas diante dessa situação que a própria também se colocou, a figura humana desconstroi qualquer opinião a seu respeito. Sua trajetória mostra sua evolução. Uma pessoa que acertou muito e errou demais para estar aqui.

Não sabemos quem é a verdadeira Madonna. Nos mesmos não sabemos quem somos. O livro deixa essa interrogação não por ser uma Biografia não autorizada, mas pelo mistério da vida que tenhamos que desvendar sozinhos durante o percurso. Mas são as ações que faz o sucesso intelectual e individual pintar nosso próprio retrato.

Madonna tem mais que um retrato bonito. Tem uma história de luta que ficará resgistrata para sempre. Ao 60 anos ela descobriu que seu trabalho é transformar o mundo através da música.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Vinicius39 27/05/2019

Excelente para quem busca conhecer melhor a Rainha do Pop, sua vida e sua obra. Retrata sua ambição em se tornar uma estrela e que não mediu esforços para alcançar seus objetivos e questionar padrões da sociedade. Analisa suas músicas e como impactaram o mercado fonográfico.
raradigo 05/05/2021minha estante
Eu tenho... parece ser muito bom! Ainda não li!