O livro Negro dos Vampiros

O livro Negro dos Vampiros Kizzy Ysatis...

Resenhas - O Livro Negro dos Vampiros

Uiara 15/02/2015

Horrível
Fora um ou outro conto bom, a maioria é sofrível, parece uma coletânea de redações do Ensino Fundamental sobre o tema "Vampiro".

Tibor Moricz 13/06/2011

Lido e comentado.
Há meses abordei um assunto que se revelou polêmico e é, até agora, uma das postagens mais acessadas do blogue. Falei sobre coletâneas que se esparramam, sendo amontoadas nos rodapés. Discuti os propósitos de suas organizações e os resultados advindos do esforço hercúleo de reunir em um só tomo dezenas de contos que se pretendem de boa qualidade.

Lembro que fui aplaudido e vaiado, ora por autores e leitores decepcionados com os resultados dessas coletâneas, ora por organizadores que vestiram a carapuça, demonstrando contrariedade com meus argumentos.

Recebi há poucos dias alguns livros para ler e comentar. Entre eles dois de publicação da Andross Editora. São eles: Anno Domini e O livro negro dos vampiros. Este último eu terminei de ler agorinha há pouco.

Salvo a bela capa, impossível acreditar que houve uma seleção realmente criteriosa, fundamentada na qualidade dos trabalhos recebidos, como defendido na apresentação da obra. São 53 trabalhos, os mais diversos. Tantos que me absterei de comentá-los um a um, tarefa que me absorveria demais.

Devo ressaltar que alguns contos conseguiram me fazer criar categorias novas de avaliação. Assim, criei o duplo Eca! e o triplo Eca!. O último concedido a apenas um conto, cujo autor merece meus sinceros e entusiásticos aplausos.

Também me decepcionou a revisão (fragilíssima) e a diagramação.

Vamos aos contos, autores e avaliações:

1- Mais uma noite – Liz Marins - Bom

50- Maternidade – Claudio Brites - Bom

51- Vitela – Tiago Araújo - Médio

52- No dobrar da hora morta – Kizzi Ysatis - Bom

53- Um conto de vampiro – Octavio Cariello - Médio

Já é difícil conseguir manter uma média de qualidade considerada boa numa coletânea com uma dúzia de trabalhos reunidos. Que dirá numa com 53?

Por outro lado, a quantidade de contos ruins e muito ruins é grande demais para aceitar que houve preocupação mínima com boa qualidade. Com as avaliações dadas, a coletânea O livro negro dos vampiros recebe um ECA como avaliação final.

Mais um bom argumento contra as coletâneas caça-níqueis. E lamento pelos autores que, sem nenhuma condição de publicar, foram aceitos nesse livro. Bom para o ego, mal para a imagem. Que burilem melhor seus futuros trabalhos e não pensem em publicar antes de terem a mais absoluta certeza de que tenham atingido um nível aceitável de qualidade.
GustavoCampello 13/04/2012minha estante
"E lamento pelos autores que, sem nenhuma condição de publicar, foram aceitos nesse livro. Bom para o ego, mal para a imagem. Que burilem melhor seus futuros trabalhos e não pensem em publicar antes de terem a mais absoluta certeza de que tenham atingido um nível aceitável de qualidade."

Já que meu conto está classificado como RUIM a gente percebe que gosto é que nem cu, cada um tem o seu, tive ótimas criticas sobre este conto em específico e fiquei em terceiro lugar com outro conto em um concurso literário em Minas Gerais... então não me acho um escritor "Sem nenhuma condição de publicar" já que minha vida é só ler e escrever.... mesmo assim, obrigado pela critica negativa.

Tibor Moricz 13/04/2012minha estante
De nada, Gustavo, sempre às suas ordens. :)

Daniel 17/09/2012minha estante
"E lamento pelos autores que, sem nenhuma condição de publicar, foram aceitos nesse livro"

Na boa, crítica é uma coisa, grosseria já é outra bem diferente.

E concordo com o Gustavo Campello, gosto é igual a cu, cada um tem o seu.
Ninguem é obrigado a gostar da obra, mas utilizar deste tipo de classificação debochada é não ter talento nem para ser um bom crítico.

Tibor Moricz 18/09/2012minha estante
"É engraçado ver como existem blogueiros que não se prestam nem para comprar livros, críticando de forma grosseira autores nacionais e livros que recebem de graça."
Da próxima vez que receber um livro de graça, vou rasgar elogios à obra e aos autores envolvidos. Afinal, livros gratuitos nunca são ruins... :)

Tibor Moricz 18/09/2012minha estante

Daniel 19/09/2012minha estante
A questão não é elogiar a obra, mas sim, fazer uma crítica não grosseira. Esse papo de "eca" é o tipo de crítica literária que vemos em blogueiros de 13 anos.

Pode criticar o quanto quizer, mas mantenha um bom nível de respeito com os autores,principalmente os nacionais.

Ana Vitória 10/06/2013minha estante
Sou uma das autoras que recebeu o "eca" e sinceramente? Não me incomoda a suposta forma "grosseira" do crítico em questão, afinal eu tinha 18 anos recém-completados quando escrevi meu conto. Se eu me chatear por isso me internem. Apesar de particularmente gostar do meu trabalho, concordo que essa coletânea teve critérios muito duvidosos, e mais tarde parei de publicar na editora. Enfim, para quem está começando, não recomendo a andross.

Silvio 10/02/2015minha estante
Obrigado pela boa avaliação de meu conto, Tibor.
Fique à vontade para entrar em contato.
Grande abraço!

Gustavo.Campello 30/04/2015minha estante
Como eu já disse anteriormente, gosto é que nem cu, não achei em nada grosseiro ser avaliado como ruim.... na verdade é bem natural.... se comparar os livros que ele leu com os que eu li, quase não bate nenhum. Não temos os mesmos gostos e acho bem democrático a pessoa achar meu conto ruim, não escrevi pra agradar todo mundo.

O escritor tem que aprender a ouvir críticas, a ouvir "Tá uma bosta"! A olhar sua própria obra como "Será que não tá uma bosta? Particularmente o conto que publiquei aqui gostei muito dele, publiquei em 3 antologias da Andross e este é o que mais gosto, como disse, tive repercussões super positivas em blogs e sites.

Acho muito mais válido críticos que xingam do que os que passam a mão na cabeça. Volto a agradecer pela crítica negativa, de verdade mesmo.

E se tiverem interesse em ler algo mais tem meu blog ME LEVE PARA LONGE. Porque nem sempre a primeira impressão é a que fica.

Heurj 20/04/2010

Gosto muito do tema.

Gosto tanto de ler sobre vampiros bonzinhos, mas é muito mais legal quando o "verdadeiro" instinto animal se revela.

Desejo comprar e ler em breve.