Ventos Nômades Manuela Marques Tchoe

Resenhas - Ventos Nômades

Tatiana 22/05/2022

Antologia
Como acontece com algumas antologias que leio, alguns contos me agradaram mais do que outros. Apesar de tudo, os contos possuem temas em comum: são pessoas que decidiram recomeçar em outro lugar, seja por necessidade ou por almejar alguma mudança na vida; pessoas que voltam para seus países de origem ou que partem em uma viagem em busca de sua história. Desta forma, vários contos se passam em países diferentes, com culturas diferentes, e isto com certeza é bem interessante. Fala sobre reencontros, recomeços, mudanças, ressignificados... sobre a vida.

Luciano Otaciano 12/07/2021

Livro muito bom!
VENTOS NÔMADES reuni dez contos que exploram os mais diversos locais, acontecimentos e culturas. Ele é aquele livro que vai deixar o leitor o tempo todo grudado para saber o que vai acontecer. Os contos me chamaram bastante atenção, uma vez que, a maioria reunia pessoas e histórias completamente diferentes. Aliás, eles tinham algo em comum à “saudade” e alguns até mesmo a “despedida”. No decorrer das historias vamos perceber o quanto alguns personagens tiveram que amadurecer e crescer, por isso a “saudade” é um dos temas que fica bastante evidente no livro, eles tiverem que crescer para fazer suas escolhas, as vezes quando temos oportunidades de conhecer culturas, pessoas, amores e novas aventuras, acabamos enfrentando um novo mundo, que nos faz perceber que no final vale a pena se arriscar.
Não tive como escolher apenas um conto preferido, todos mexeram comigo de alguma forma, acho que a Manuela acabou descrevendo um pouco da realidade, apesar de ser pequeno o livro é capaz de mexer bastante com os nossos sentimentos e isso não tem preço. Um ponto importante que foi abordado no livro são os pais que deixam de aproveitar os momentos com seus filhos por conta do trabalho, isso foi algo que eu achei bem interessante de se abordar, às vezes os pais ficam tão preocupados em dar o melhor para os seus filhos que acabam esquecendo-se de viver com eles. As culturas abordadas foram também um prato cheio de novidades, fazendo com que o livro se tornasse ainda mais especial, a Manuela possui uma escrita fascinante, fazendo com que o leitor fique conectado com há historia o tempo todo. Não falarei mais sobre o livro senão acabaria por
dar spoiler. Recomendo! Em resumo, VENTOS NÔMADES é aquele livro que vai te fazer conhecer diversos locais e que no finalzinho vai te deixar com uma baita ressaca literária. Se você gosta de viajar e desbravar o mundo, saberá do que eu estou falando.
Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Nathalie.Murcia 11/09/2020

Viagem ao mundo em forma de leitura
O livro é composto por dez contos, ambientados em diferentes cidades e países, o que, para mim, foi uma forma de viajar sem sair de casa, pois as descrições precisas da autora, sempre na medida, têm essa capacidade de ambientar o leitor em cada topografia mencionada. Egito, Índia, Portugal, Camboja, Alemanha, entre outros, são alguns dos lugares que aparecem nos contos, sempre conectados, de alguma forma, aos protagonistas, masculinos ou femininos, que atravessam algum tipo de mudança interna.

Temas como amores de homem/mulher, fraternos, maduros ou fugazes, morte, choque cultural, constituem o mote dos contos.

A exemplo do outro livro da autora, que é um romance (Encontro de Marés), recomendo muito, pela qualidade literária e pela forma inovadora de conduzir as histórias.
Os contos que mais me impactaram foram: Tempestade de Areia, À Sombra da Cerejeira e Meia Noite na Fronteira.

Thay Freitas 06/09/2018

Ventos Nômades é um livro incrível que reúne alguns contos.
São 10 contos para ser mais precisa – escritos por Manuela Tchoe, que de forma sagaz descreve os mais diversos locais e culturas. Sua narrativa envolve um misto de sentimentos, alguns contos abordarão a saudade, outros, amores impossíveis, improváveis. Outros, despedidas e mais tantos outros sentimentos que explanam com muita propriedade uma descrição genial dos fatos - assim como também o seu talento com as palavras.

Os contos nos apresentam além dos mais diversos locais, diversos acontecimentos que cada um – na sua forma singular – nos passa uma emoção diferente, em histórias que falam de amor, amizade, cultura, despedidas, erros, escolhas, aventuras, amadurecimento e principalmente saudade.

Os contos que mais gostei foram: Tempestade de areia, Meia-noite na fronteira, Quando me deixei levar pelo abraço do mar e Milagre na terra dos orixás.
Os outros contos se intitulam de Milagre na praça do rei; A dançarina de pedra; À sombra da cerejeira; O vermelho de todas as coisas; Olho no olho, polvo com repolho; O anel de Salomão.

A narração é bem diferenciada, ora pela ótica masculina, ora pela feminina. Ora em primeira pessoa, ora em terceira e eu achei isso super bacana porque a autora soube escolher a narração certa para cada conto - que teve como objetivo nos deixar mais próximos das emoções dos personagens. Achei de uma cartada genial.

Continue lendo em: http://sankasbooks.blogspot.com/2018/09/resenha-ventos-nomades-manuela-marques.html
Edméia 15/03/2020minha estante
*Nossa ! Acho que vou adorar ler estes contos deste livro ! Já coloquei este livro na minha "Lista de Desejos" da Amazon ! Vou lê-lo no formato de e-book ! *Obrigada pela resenha, Thay Freitas ! Boas leituras. Fiques com Deus. Um abraço.

A.Maia 20/08/2019

Ventos Nômades
O livro apresenta uma linguagem mais poética e linhas divagantes em dez contos curtos, cada qual com um personagem, um ambiente, um enredo e uma mensagem; tendo a semelhança no tema sobre pessoas que saíram de suas zonas de conforto e se aventuraram pelo mundo. Em minha opinião, se assemelha a breves relatos, quase como pedaços dos diários e devaneios daqueles que viajam pelo mundo compartilhando um pouco sobre suas experiências.

Cada viajante tem um propósito, uns mais tristes, dramáticos, outros mais sonhadores e todos na busca de algo. O conto que ganhou destaque para mim, e o que eu mais gostei, é intitulado “O Vermelho de Todas as Coisas”! Além de bem estruturado, realmente transporta para os locais citados com uma narrativa linda e inspiradora!

Em alguns contos os detalhes culturais dos ambientes são apenas mencionados sem serem muito explorados e caracterizados. Acabei ficando meio perdida em determinadas passagens com termos regionais, ou apenas nomes de lugares que desconheço e não sei que forma possuem. Talvez por ser um livro que traz fortemente o tema “viagem”, eu tenha criado uma expectativa maior de me ver e conhecer inteiramente os locais relatados.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Jessika 24/05/2020

Contos arrebatadores!
(...) este livro irá acalentar o seu espírito aventureiro.
Para aqueles que se emocionam facilmente deixo aqui uma dica: leia um conto por dia (...).

Ventos Nômades, de Manuela Marques Tchoe, é uma coletânea de contos que leva os leitores a vários lugares do mundo sob o olhar e experiências pessoais dos personagens. Em cada capítulo você encontrará um conto arrebatador com histórias, personagens, cenários e situações diferentes que te envolverão de tal forma que parecerá que esteve presente em todas.

Você inevitavelmente irá se emocionar, fazer várias reflexões e se inspirar inúmeras vezes. Mais alguns motivos para ler os contos devagar.

A autora acertou na composição dos personagens, criando características muito próprias para cada um deles que se refletem harmoniosamente até na forma de se expressarem. Os mesmos passam tanta verdade que em muitos momentos os leitores podem chegar a duvidar se os personagens não são pessoas de verdade. (...)

Ventos nômades não é apenas um conjunto de contos sobre nômades, viagens e lugares incríveis, é sobre pessoas, dos mais variados tipos e personalidades, vivendo e aprendendo a lidar com as situações mais adversas e fora de suas zonas de conforto. Uma coletânea linda sobre relacionamentos, liberdade, superação, auto-descobrimento, redescobrimento, aceitação, evolução individual e aprendizado.

Leia a resenha completa no blog do Portal Geeker. Link: ?

Retipatia 28/11/2018

Deixe-se levar pelos ventos nômades...
Os ventos que circulam nesta terra, passam por tantas outras, veem as mais diversas histórias e contam em contos os encontros e desencontros que só os corações nômades são capazes de experimentar...
A mala estava pronta, só esperando o abrir da primeira página para embarcar. Subi a bordo do navio, entrei no avião, caminhei, corri e sacolejei no ônibus. Tudo parte da viagem que foi guiada por ventos nômades, que foram do Brasil à Alemanha, da Índia à Austrália e por muitos mais recantos do globo.
Vi Ventos Nômades em algum lugar que não lembro qual, em um tempo que não lembro quando e encantei pela capa e pelo título. Ventos que são nômades... indaguei: qual vento não o seria? E, apesar do título constar daquelas listas infinitas de desejos que espalho em todos os meus dispositivos eletrônicos e cadernos, estava lá, a aguardar o momento que os tais ventos o trouxessem para mim.
E eles chegaram, fizeram a própria viagem e desembarcaram em meu endereço. Admirei capa, descobri a diagramação de encher olhos e então, voltei a pensar quais seriam esses tais ventos nômades. Seriam os que circulam por mim no centro da cidade, ou seriam aqueles que só encontro na beira-mar que não existe em minha cidade? Seriam aqueles que levaram as almas gêmeas a se reencontrarem, ou o que levou as filhas a peregrinar na terra de sua mãe?
São muitas perguntas e continuo a indagar sobre o vento. Se ele tem o condão de trazer magia, ou de criar amor à primeira vista. Se ele consegue carregar perdão tão bem quanto grãos de areia, se consegue fazer mulher de pedra dançar ou se tudo não passe de devaneios meus sobre amores destinados que o mundo fez separar. Não sei, talvez a beleza dos ventos que se denominam nômades seja exatamente esta, levar e trazer migalhas e sementes, esperanças e desencantos, conforto e desconforto.
A leitura, que passa por dez contos, vai das mais variadas narrativas, primeira, terceira pessoa, de um jeito tão natural e corriqueiro que é possível imaginar que cada personagem escrivinhou aquelas linhas, transpôs em mente ou no papel, tudo que os ventos delimitaram nas páginas.
Alguns contos receberam os ventos do amor, da esperança e, por onde passam, deixaram a brisa suave do afago que é saber que algumas experiências, ainda que passem por linhas tênues, acabam por engrandecer, por ensinar e mostrar que há muitas mais formas de se amar e desbravar o mundo, do que com uma mochila nas costas.
Outros, tem sabor amargo, da rudeza da vida, mas que reverberam como ventos uivantes que erguem mechas de cabelo e causam arrepios na pele. Mas deixam também a certeza, levemente incerta, de que os caminhos que nossos pés tocam, são aqueles que já foram pisados tantas vezes antes, que já iluminaram tantas vezes antes e que receberam tantos nômades quantas vidas passaram pelo mundo. É a certeza que trilha alguma é feita em solidão, porque o vento que levou até lá, levou tantos outros antes.
Talvez, tenha algum conto favorito aqui ou acolá, um que fez meu próprio vento nômade tomar força, embaraçar os cachos e arrepiar a espinha. Mas seria injusto com os ventos de sorrisos, leveza e sutileza que, cada um, à sua maneira, conseguiu inspirar.
Desembarcando em cada ponto, vi milagres na praça do rei quando uma tempestade de areia tomou meu caminho. Perambulei e acabei vendo a dançarina de pedra em terras que não sei nomear. Apesar da acolhida, saí em busca de um novo rumo, mas me vi à meia-noite na fronteira. E isso foi quando me deixei levar pelo abraço do mar, para então me secar à sombra da cerejeira que trouxe cálido perfume às ressacas marítimas. Usei então o vermelho de todas as coisas quando o desconhecido sorriu e veio com aquela história de olho no olho, polvo com repolho. Não deixei que me enganasse, o anel de Salomão não teria aquela aparência. Só sei que, no fim do dia, das contas e da viagem, os vi novamente, agora, foram milagres na terra dos Orixás.

site: https://wp.me/p7r1pU-1M8

Bia 07/12/2018

Resenha Ventos Nômades - Outono Literário

Sobre o livro:

Ventos Nômades é um livro que traz dez contos muitos legais, que exploram lugares diferentes do mundo, apresentando para nós, leitores, as culturas do mundo afora.
São os contos:
Milagres na praça do rei;
Tempestade de areia;
A dancarina de pedra;
Meia noite na fronteira;
Quando me deixei levar pelo abraço do mar;
Á sombra da cerejeira;
O vermelho de todas as coisas;
Olho no olho, polvo com repolho;
O anel de Salomão;
Milagres na terra dos orixás.
⠀• | Minha opinião |
Do livro, o conto que mais gostei foi o “Tempestades de Areia” que apresenta os personagens: Roberta e Farid, que no passado tiveram uma relação, mas por conta das diferenças – ela brasileira, ele egpicio – o relacionamento não acabou dando muito certo. Mas um tempo depois, os dois se reencontram. Será que agora dará tudo certo entre os dois?
É um ótimo livro para ler em um dia, um livro curto e divertido. Impossível não se encantar com a escrita de Manuela, - que assim como eu, também é baiana.- Ela escreve de um jeito tão gostoso que é impossivel não se prender ao livro, fazendo termos a sensação de que estamos viajando pelo mundo, mesmo sem sair do lugar, fazendo assim nos apaixonarmos por Ventos Nômades. E o que falar dessa capa e diagramação tão linda? Simplesmente maravilhosa!
Super recomendo! ⠀
• | Nota |
5 🌟🌟🌟🌟🌟

site: https://www.instagram.com/p/Bq8V2RjAQoe/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1u0nt7kephd6x

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 29/01/2020

Resenha: Ventos Nômades
Ventos Nômades é um livro de contos escrito pela autora Manuela Marques Tchoe sendo de literatura nacional. O livro corresponde a Editora Pendragon. Eu adquiri o livro em ebook quando um dia estava muitos ebook da editora gratuitos. A capa combina perfeitamente com o livro e a autora é acessível,se você for ler o livro ela te responde no direct do instagram.

O conteúdo do livro são dez contos sobre diferentes histórias com diversas culturas, é um livro que você viaja pelo mundo sem sair de casa, um livro para se encantar com cada enredo e personagem, você poderá tanto ter aprendizado e perceber as mensagens passadas no livro. Você perceberá a sintonia dos contos com a leveza desse livro, com uma leitura tranquila você poderá ler rapidamente mas pode ler mais devagar se quiser para aproveitar o livro claro.

Minha análise eu gostei muito do livro, super indico principalmente se você gosta de contos, também poderá apoiar a literatura nacional, a leitura tem uma ótima leveza ótima excelente para ler em qualquer estação do ano. Se você ficou curioso para saber mais sobre os contos indico que você leia com certeza o livro está disponível no site da Editora Pendragon e o ebook na Amazon.

site: https://www.instagram.com/kemiroxtvliterario/

Lary Nunes 07/05/2022

Ventos Nômades
?? Acho que o nome do livro deveria ser VIAGENS.
?? O livro possui 10 contos e que deixam a imaginação fluir bem com várias culturas e lugares diferentes.

?? Alguns contos são legais, mas a maioria eu achei bem chatinha e outros nem entendi nada.
?? O livro é bem curto e dá pra ler em um tempo curto, principalmente para quem gosta de histórias rápidas.

allitamartins 25/06/2018

Uma viagem a culturas diferentes
"Ventos Nômades" é uma coletânea que reúne 10 contos que exploram os mais diversos locais do continente, apresentando ao leitor as mais diversas culturas, explanando o choque delas e suas diferenças.

Em um deles, um brasileiro vai parar em Munique e em meio a saudade encontra algo para lhe aliviar a alma; em outro, uma mulher a beira da morte decide viajar com as filhas e o marido para seus últimos momentos; uma brasileira e um egípcio se encontram anos depois de viver um relacionamento que foi fadado ao fracasso por questões culturais; uma Mãe morre e deixa uma carta para as filhas que terão que jogar suaa cinzas na Índia... ㅤ

Cada conto possui sua particularidade e apresenta uma cultura diferente. São amores que não deram certo, são recomeços ou desejo de criar memórias boas.

Este é o típico livro que lemos em apenas algumas horas e que iremos amar o seu conteúdo. Cada conto tem um começo, um meio e fim, não ficando nenhum ponto em branco ou sem contextualização.

A Manuela sabe envolver o leitor em suas palavras, e ela tratar das mais diferentes culturas nos contos é o ponto alto do livro. A sensação é que estamos fazendo uma viagem ao mundo sem ao menos sair do lugar.

Um tema que achei importante ela abordar é como alguns pais deixam de aproveitar os momentos com seus filhos por estarem tão dedicados ao seu trabalho. É preciso conciliar na dose certa a vida pessoal com a profissional.

Outra coisa que adorei é como as famílias e a cultura podem ser fatores determinantes em algumas relações, findando-as ou fortalecendo-as.
Os contos possuem narração em primeira ou terceira pessoa, dependendo do seu conteúdo, o que gostei bastante, pois alguns precisavam ser trabalhados de forma diferente.

A edição está maravilhosa. Os detalhes da diagramação são perfeitos. A capa também está linda, os detalhes e escolha de cores são perfeitos. A PenDragon arrasou!

Livro recomendadíssimo!!!

site: http://www.gnomaleitora.com.br

Laís Anulino 07/11/2018

Para quem quer viajar sem sair do lugar!
Esse livro foi tão maravilhoso, e cumpriu o que prometeu, me fez viajar e conhecer várias culturas diferentes, além de ter feito eu me sentir dentro da história.

A escrita da autora é envolvente e não te deixa largar o livro. Foi incrível ver o quanto amei todos os contos. Já de início ela te encanta com um baiano vivendo na Alemanha, e mostrando como é diferente para ele que vem de uma terra de pessoas tão calorosas, viver entre pessoas aparentemente frias e reservadas. Esse conto me fez rir, principalmente quando o personagem fala sobre suas dificuldades com a nova língua.

Então no próximo conto, da Alemanha fui parar na Espanha, mais especificamente em Barcelona, e me perdi, ou melhor, me encontrei nas lembranças dos personagens sobre um romance antigo, e tive alguns vislumbres do Egito.

E assim fui passando, a cada história um novo lugar, uma nova cultura, Munique, Istambul, Amsterdã, São Francisco, Salvador, são algumas das cidades que pude visitar através da leitura. Alguns contos possuem um pouco de fantasia, outros falam sobre vida e morte, mas o mais importante, todos te fazem refletir sobre o seu lugar no mundo.

Só me resta dizer que favoritei o livro, super indico para vocês, a edição é linda, as ilustrações que separam os capítulos deixou o livro muito charmoso, a leitura é curta e rápida (o livro tem apenas 102 páginas e 10 contos), mas de reflexão profunda e tenho certeza que vocês irão se apaixonar pelas histórias.

site: https://www.instagram.com/p/Bp4mqXFgCzj/

Thai 08/12/2018

Um livro indescritível e cheio de cultura.
Nômade: Pessoa que não tem habitação fixa; itinerante/Tribo ou etnia que não se fixa em lugares e vive mudando; Sujeito que vagueia sem rumo fixo/ Povos que, por não pertencerem a determinado lugar.
Começo essa resenha explicando o termo Nômade pois nesse livro é bem assim que nos sentimos, não nos pertencendo ao lugar que estamos ou que gostaríamos de ir. Filosófico demais, né? Mas eu explico. O livro reúne dez contos, que contam várias histórias de pessoas de localidades diferentes do mundo que estão passando por algumas coisas, seja em termos de aceitação, valorização ou mesmo em busca de um lugar comum dentro da sua cultura. Posso dizer que, literalmente, fazemos uma viagem ao mundo folheando as páginas desse livro. E a Manoela faz da sua narrativa um convite ao leitor para conhecermos várias culturas, costumes, sotaques, enfim, você acaba se perdendo em tantos detalhes que é impossível não retomar a página anterior e pesquisa o que aquela palavra ou dialeto significa.
Para mim, a palavra chave desse livro se chama IDENTIDADE pois cada personagem está em busca disso para se sentir mais à vontade no país que escolheu viver ou mesmo quando decidimos seguir outra cultura que não nossa de origem. E isso tudo está ligado a forma como nos identificamos com aquilo. E isso é fundamental quando decidimos morar em outro país ou se relacionar com outros costumes. Nós identificarmos com a identidade do outro e respeita-la.
Eu amei esse livro pois é tanta riqueza de detalhes que prefiro não dá maiores informações. Apenas posso dizer que ao terminar esse livro, você ficará com a maior de visitar cada local dito e indicado no livro e conhecer a sua cultura. Sem falar a escrita, as narrativas, os personagens e os dramas que cada um passa. Impossível não se identificar e torcer.
Ventos Nômades é um livro que deve ser lido sem pressa e se deixe levar pelo balançar da leitura.

site: https://www.instagram.com/p/Bqzvfj2g91T/

Its_yaas 02/05/2019

Incrível viagem cultural por ventos nômades.
"Se antes meu coração mais parecia uma caatinga, seco e sem vida, veio uma chuva intempestiva trazendo esperança, vida nova para a aridez que meu peito carregava".
Hoje vim trazer a resenha desse livrinho que é composto por uma coletânea de 10 contos super interessante e bastante peculiares sobre mudanças, não um simples mudança de hábito, mas uma grande mudança na visão do mundo de personagens que já estão com uma visão completamente formada sobre tudo que já viram e viveram na vida. Viajando para lugares inusitados, que nunca, em um padrão de vida como os deles, poderíamos imaginar que combinariam com tais. Vemos e vivemos com eles essas mudanças drásticas em suas vidas que resultam nessa troca de lugares, visões e culturas sendo descobertas e entrelaçadas em suas rotinas da forma mais inusitada e todos esses acontecimentos são descritos por uma linguagem de características regionais incríveis, o que foi uma das coisas que mais me impressionou.
"Veio ele confessar um amor que cegava, dois corações bombeando não só sangue, mas sublimes sentimentos".
O meu conto preferido entre os 10 foi o "Tempestade de areia" e o que mais me impressionou foi "Quando me deixei levar pelo abraço do mar". Os dois para mim, trouxeram uma mensagem incrível, e o segundo em particular, foi bastante emocionante, pois conta sobre as últimas decisões e escolhas de uma pessoa, cujo sabe que só terá um destino no final.
"Era como se quiséssemos preservar o amor ao invés de deteriorá-lo na expectativa de vivê-lo novamente".
Separei vários trechos maravilhosos para vocês que apareceram mais futuramente em um novo post, recomendo muito a leitura dos contos, todos são incrivelmente cheios de conteúdos e carregam consigo bastante coisas para ensinar. Esse foi o meu primeiro contato com as obras da autora e garanto que fiz 10 viagens incríveis com lições que guardarei para a vida!
Manuela Marques Tchoe 08/05/2019minha estante
Muito obrigada pela resenha! Adorei!

Leila 29/03/2022

Viajar♥
Quem aí é amante de viagens?
Quem adora conhecer e explorar culturas diferentes ou aprecia escutar histórias de pessoas que já visitaram muitos lugares e se encantar com elas?
Esse é o livro perfeito pra deixar a imaginação fluir.
Em “Ventos Nômades” Manuela Tchoe nos leva a lugares incríveis, com personagens maravilhosos que tem na viagem uma paixão em comum, embora suas histórias e realidades sejam bem diferentes uma da outra.
O livro da Manu é composto por dez contos, com histórias que trazem desde aquela personagem que viaja para ampliar seus conhecimentos, aquela que busca um sentido diferente pra sua vida, até aquela que tem a oportunidade de escolher onde passar os últimos dias de sua existência (literalmente).
Alguns contos me fizeram lembrar de amigos, outros me divertiram com uma dose bem bacana de humor, outros me fizeram chorar.
As histórias aqui contadas são fictícias, porém baseadas no conhecimento vasto da autora, enquanto viajante, dos lugares que visitou. Tem até um romance inspirado na vida da própria Manu (só não vou revelá-lo aqui! No spoiler!😋).
A escrita da autora é bem fluida, a maneira como as histórias são narradas mexem mesmo com nossa imaginação e é inevitável não terminar a leitura querendo ser uma daquelas personagens.

Dois contos foram bem especiais para mim. ✈Um nos apresenta uma personagem que no final de uma viagem incrível passa por problemas em relação ao seu visto, mas uma estranha lhe estende a mão e lhe ensina muito a partir da própria história, levando-a a refletir sobre os caminhos que vem tomando em sua vida.
✈Outro traz a história de alguém que já não tem muito tempo pela frente, percebe que desperdiçou coisas importantes na vida, mas decide aproveitar lindamente o tempo que lhe resta. Essa me trouxe lembranças de uma amiga muito amada. Me fez chorar.

Indico este livro com todo carinho.