Minha história

Minha história Michelle Obama

Resenhas - Minha História

Vanessa.Issa 18/11/2018

Tô há dias enaltecendo esse livro em todas as redes sociais que tenho. Agora que terminei e finalmente chegou o momento de escrever uma resenha, EU TÔ SEM PALAVRAS.

Nem sei por onde começar!

Amo demais a forma que a Michelle se expressa. Ainda estava no segundo capítulo e já tinha feito diversas marcações de parágrafos que tinham me tocado de alguma forma.

Ela nos conta sobre sua vida desde quando era apenas uma menininha aprender a ler as cores na escola até os dias atuais, sendo a primeira ex-primeira dama americana negra.

Achei muito emocionante todas as passagens da infância dela, dos momentos com a família, dos sacrifícios que seus pais fizeram para criá-la e todos os desafios que encontraram no caminho. Vemos quanto amor ela sente pelos pais, sempre relatando histórias e lições de vida que aprendeu com eles.

Quando mais velha, nos conta sobre o início de seu relacionamento com Barack - que é a parte mais cômica do livro. (Mini spoiler: Ri alto dela dizendo que não o salvou de uma conversa chata com outra mulher, pois ele era bem grandinho e podia salvar a si mesmo.) Ela nos conta sobre todas as dificuldades que enfrentaram, desde financeiramente, até mesmo por questões de distância, em épocas onde não haviam celulares e mensagens de texto para lhes ajudar a amenizar a saudade quando estavam longe um do outro.

Acompanhamos também todos os desafios que ela enfrentou aprendendo a lidar com essa vida política - da qual nunca foi muito fã -, comparecendo aos eventos nas campanhas, dando apoio ao marido e levando esperança ao país.

Em meio a tudo isso, há também relatos de seu papel de mãe, sempre buscando fazer o melhor por suas filhas, Malia e Sasha, protegendo-as ao máximo e tentando lhes proporcionar uma vida mais dentro do normal possível, ainda que fossem filhas do presidente.

Achei muito importante as passagens que ela dedicou aos assuntos bullying e racismo. É incrível como ela consegue relacionar coisas que aconteceram em sua infância com acontecimentos recentes, como a eleição do sucessor, Donald Trump. A Michelle não poupou palavras ao expressar sua indignação com a famosa fita onde ele ofende as mulheres, e nem sobre o quanto ficou preocupada com o rumo que seu país tomaria tendo um homem como aquele no comando.

As fotos escolhidas por ela para ilustrar esses momentos especiais são a coisa mais linda! Só de vê-las pude sentir o quanto tudo aquilo é especial para ela.

Me emocionei DEMAIS com essa leitura, pois desperta sentimentos com os quais todos nós conseguimos nos identificar.

Se você só for ler um livro esse mês, ESCOLHA ESSE.

Se eu pudesse dar 6 estrelas, eu daria.
Carol 10/12/2018minha estante
Oi pesquisando resenhas desse livro (O meu já está a caminho presente de Natal!)descobri que há um filme :Michelle & Obama!

ritita 25/01/2019minha estante
Terminei de ler e estou encantada com a moça, com o livro e a forma de contar a história sem deixar de lado que também é uma pessoa como todas as outras.

Kessya.Cristine 13/02/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso.
A historia dela é uma inspiração

Dai 28/04/2020minha estante
Terminei de ler exatamente agora o livro. Também fiquei emocionada com a história contada, de tantos obstáculos, dificuldades e de muita resiliência. Gostei muito da sua resenha. Compartilho de suas palavras.

euruybarbosa 01/05/2020minha estante
Uau! Incrível Vanessa! Eu me emocionei muito também e deixei-me demorar nas linhas deste livro incrível. Não conhecia nada de sua história e já nas primeiras linhas logo na introdução já senti que esse livro era diferente. Apesar de já fechado por ter terminado a leitura existe uma certeza: ele continua aberto por dentro porque o que lá se lê continua por acontecer nas terras do coração. É lindo!

Mari 18/05/2020minha estante
Obrigada pela resenha. Vou ler sim.

Julcilea 05/06/2020minha estante
Amei este livro, amei a narrativa dela. Espero que ela escreva mais livros.

Milena1067 08/06/2020minha estante
AAA que lindo!! Começando neste instante, obrigadaaaa!!

Hildemario 28/06/2020minha estante
Gostei bastante da narrativa e achei o enredo enriquecedor. Fiquei satisfeito.

Pri 26/07/2020minha estante
Eu tenho uma duvida a robiee era tia avó de Michele ela era casada com dandy???

Talita 07/01/2021minha estante
Sabe aquele livro que te prende? O livro tem um tamanho relativamente grande mas o desejo é que ele nunca acabe!! Maravilhoso, intenso, real e sincero!!! Não conhecia muito da história da Michelle mas confesso que me surpreendi com a força dessa mulher!!!

Eduarda 25/01/2023minha estante
Q mulher maravilhosa

Carla 05/05/2023minha estante
Cara amei a resenha, já estava afim de ler e agora então. Preciso dele logo?

Rosangela Max 25/06/2021

Desmistificando a imagem de perfeição.
A escrita é ótima, fluida. Daquele tipo que desperta cada vez mais o interesse do leitor.
A história de Michelle Obama é sensacional porque, além de contar a trajetória dela desde criança de família simples de periferia até chegar ao posto de primeira-dama, também nos dá um panorama de como foi a campanha presidencial para a família Obama.
Mulher decidida que, desde muito cedo, aprendeu que é preciso lutar para ir atrás do que se quer. E que nos mostra que toda guerreira também tem suas fraquezas. E Michelle tem a sua cota delas.
Imagino que exigiu muita coragem em escrever sua própria história. Principalmente porque esta história está fortemente ligada a um dos presidentes mais famosos do século XXI.
Em, alguns momentos, parecia que eu estava lendo mais uma biografia dele do que dela. Não deve ter sido fácil estabelecer esta linha do ?até onde ir? para não apagar Michelle da história. Já que a biografia dela se resume a firmá-la como possuidora de uma identidade própria. Em determinadas partes, a escrita acabou ultrapassando a linha, apagando um pouco dessa identidade. Mas, ao meu ver, o objetivo aqui foi atingido e a mensagem foi passada.
CPF1964 25/06/2021minha estante
Ótima resenha. Faz mais de um ano que estou procrastinando esta leitura. Obrigado.

Rosangela Max 25/06/2021minha estante
Eu que agradeço. ??

Dyonathan 25/06/2021minha estante
Michelle Obama ?? ótima resenha

Everton Vidal 26/06/2021minha estante
Gostei da resenha. Vou colocar na lista.

Rosangela Max 26/06/2021minha estante
Espero que vcs gostem da leitura. ??

Danilo.Almeida 28/06/2021minha estante
Uau, que resenha bem escrita! Parabéns.
Se antes ja esta com vontade de ler, agora Fiquei ainda mais interessado...

Fernandamota 21/12/2020

Divisor de águas da minha história
O TANTO QUE EU AMO ESSE LIVRO NÃO CABE EM UMA RESENHA. Uma biografia que me empoderou, me fez rir, chorar, sentir raiva, orgulho...uma experiência COMPLETA. Poderia escrever por horas, mas o que sinto, de fato, conseguiria traduzir em uma palavra: gratidão. Sou grata por Michelle ter aceitado o desafio de se expor e por eu ter tido a oportunidade de realizar essa leitura. INDICO PARA TODOS!!!!
Josu 21/12/2020minha estante
?????? Ótima resenha! Me deu vontade de ler!

Fernandamota 21/12/2020minha estante
???? que bom!

Lore 22/12/2020minha estante
Com um comentário desses impossível eu não adicionar na minha lista de desejos da Amazon!

Cat 22/12/2020minha estante
Agora essa compra sai!

Fernandamota 22/12/2020minha estante
Mas meninas!! Que responsabilidade ??? eu realmente amei a leitura, porque me identifiquei bastante. Lembrem-se que é uma biografia! Espero que vocês gostem!! E por favoroor, me deem um feedback! Amo falar sobre ??

Josu 23/12/2020minha estante
Vai entrar na minha lista tbm! Certeza! :v

Lorena 07/06/2020

Não consigo colocar em palavras o que esse livro significou pra mim. Nunca imaginei que fosse mexer tanto comigo. Terminei nesse exato momento e só consigo pensar ?sou grata pelo poder da escrita. sou grata pelas palavras e sou grata pelos livros?. Michele Obama é um exemplo de história, por incontáveis vezes chorei com suas palavras. O ato de ler e absorver pra vida é uma benção. Sai dessa jornada uma pessoa melhor.
Aline 07/06/2020minha estante
Quero muito ler este livro!

Gio 07/06/2020minha estante
Depois dessa resenha, me arrependo de ter deixado meu pai doar sem ter finalizado a leitura (eu só consegui ler umas 20 páginas...).

Lorena 08/06/2020minha estante
Leia, Aline! Recomendo muito.

Lorena 08/06/2020minha estante
Poxa, Gio... quem sabe em uma próxima tentativa você consiga concluir. Vale muito a pena!

Gio 08/06/2020minha estante
Vou siiim!! Mas tomara que tenha ebook kk

alissonferreira.c1 29/09/2020

Uma história inspiradora e transformadora
Eu sempre admirei o casal Obama, mas não fazia ideia da profunda história por trás do poder que tem o primeiro casal negro a ocupar os cargos de presidente e primeira dama de uma das maiores potências mundiais.

Em "Minha história" Michelle aborda sobre vários assuntos, desde a sua infância humilde, em Chicago, até os últimos dias do mandato de Barack Obama. Ela conta sobre a dinâmica da sua família, sobre suas origens, sua relação com as escolhas de carreira e estudos. Michelle também aborda sobre questões muito íntimas e delicadas, como os conflitos internos e externos que travava com Barack Obama com relação a carreira política.

Essa foi a melhor biografia que já li até hoje.
lipso01 02/10/2020minha estante
Eu não curto biografias mas eu sou louco pra ler a biografia da Michelle Obama

alissonferreira.c1 02/10/2020minha estante
Felipe, essa biografia é bem densa, mas é incrível. Eu amei conhecer mais da vida da Michelle. Ela é uma mulher realmente inspiradora.

lipso01 02/10/2020minha estante
Um dia eu compro meu exemplar ?

Beatriz.Guerreiro 06/08/2021

Leitura de muito bom aproveito
Amei demais. Este livro é muito incentivador, marcante e cheio de emoções que uma mulher, mãe e primeiro dama negra viveu. Cada capítulo me incentivou a ser melhor, recomendo muito que jovens se dediquem a está leitura, pois vai agregar mais sua visão de mundo.
Andrea.Dornas 06/08/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li. Não tem como não se apaixonar por Michelle!

Arthur 06/08/2021minha estante
Eu estou querendo muito ler esse livro já faz um tempo, com certeza vou ler, parece muito bom

Andrea.Dornas 15/08/2021minha estante
Leia, é fantástico!

Bruno Garcia 16/09/2019

Michelle Obama: Que Mulher!
Resenha por Livia Garcia

Sempre tive a impressão de que assim como seu esposo, Michelle Obama, era uma pessoa do bem. Não sabia quase nada de sua vida pessoal, mas tão somente de que junto com Barack Obama, formavam o primeiro casal negro comandando o país mais poderoso do mundo.

Então foi um excelente presente de aniversário receber o exemplar de sua biografia. Pois escrito com muita sinceridade e leveza, o livro aborda desde sua infância até a agora condição de ex primeira dama.

Lendo as primeiras páginas, eu já tinha a confirmação de que realmente ela é uma pessoa especial.

Michelle é oriunda de um lar muito humilde dos subúrbios de Chicago, filha de pais que desde cedo sempre deixaram muito claro qual seria a maior herança deles para os filhos: a educação.

Assim, tanto ela quanto o irmão foram orientados no sentido de estudar o máximo que pudessem, pois esse era o caminho para superar as adversidades que os cercavam.

Ela cumpriu essa missão com grande afinco e perfeccionismo, deixando muitas vezes de aproveitar mais a própria infância e juventude em prol de uma excelência acadêmica e profissional.

Para minha grande surpresa, foram várias as vezes em que me identifiquei com algumas das passagens de sua vida. Isso porque você precisa ler o livro desmitificando essa Michelle Obama glamorosa que é associada à sua imagem. Como ela mesma define mais ao final do livro, é uma pessoa comum que teve uma jornada extraordinária. E quantos de nós não podemos nos definir assim também?

Em momentos que era fácil permanecer na condição em que estava, já com uma estabilidade financeira e profissional, ela sentia que isso não era o suficiente. Talvez houvessem outros caminhos a seguir, e ela corajosamente foi descobrir qual seria esse novo trajeto. Quem de nós nunca teve uma crise existencial?

Você se surpreende ao saber que ela não era uma grande fã de política, e por consequência, não estava totalmente satisfeita com os voos cada vez mais altos de Obama em sua carreira. Até mesmo duvidando que ele poderia ganhar a eleição para o cargo mais importante da Terra. Mesmo assim, ela sempre esteve ao lado dele, procurando priorizar a linda história de amor e companheirismo que construíram.

Você se encanta pela forma como criou as filhas. Imagina que suas pequenas vão morar num dos locais mais famosos, grandes e repletos de riqueza do mundo. Porém você faz questão de passar para elas a necessidade de manter a simplicidade e tratar todos com gentileza, sempre com os pés no chão. Será que teríamos a capacidade de manter o discernimento num mundo tão cheio de luxos e facilidades?

No livro ela relata os principais momentos de sua vida, e alguns dos acontecimentos mais inesquecíveis e difíceis que passou durante os 8 anos de mandato presidencial de Obama. Assim, conseguimos enxergar com clareza que ela sempre foi muito mais do que a figura cativante de primeira dama. Ela se importava com os outros e demonstrava. Pois os projetos sociais que desenvolveu revelavam muito da sua personalidade, preocupações e força, sendo efetivamente um exemplo de ser humano a ser admirado.

Para encerrar, destaco o ponto forte do livro e da mensagem que imagino ela tenha objetivado passar: acredite em si mesmo(a), sempre, e se cerque de pessoas que te incentivem. Nesse sentido, transcrevo:

"Ao longo da vida tive a sorte de conhecer várias pessoas extraordinárias e talentosas – líderes mundiais, inventores, músicos, astronautas, atletas, professores, empreendedores, artistas e escritores, médicos e pesquisadores pioneiros. Alguns (mas não o suficiente) são mulheres. Alguns (mas não o suficiente) são negros. Alguns nasceram pobres ou tiveram histórias de vida que, para muitos de nós, pareciam injustamente repletas de adversidade, e ainda assim essas pessoas agem como se tivessem todas as vantagens do mundo. Aprendi o seguinte: todos tiveram quem duvidasse deles. Alguns continuam com uma coleção de críticos que dizem "Eu bem que avisei" a cada passo em falso. O barulho não some, porém os mais bem sucedidos que conheço descobriram uma forma de conviver com ele, de se apoiar nas pessoas que acreditam nelas e de seguir em frente com seus objetivos."

site: http://iradex.net/17771/michelle-obama-biografia-resenha/
Aline 22/09/2019minha estante
Uau! :D Que resenha linda. Eu não costumo ler biografias, mas esta especificamente despertou meu interesse, hihi.

Bruno Garcia 21/10/2019minha estante
A resenha é da minha irmã mas agradeço seu comentário. E essa biografia é linda. Vale a pena ler.

Aline 22/10/2019minha estante
Quem sabe um dia lerei. Entrou pra fila, hahaha. :D

Denise.Marreiros 12/03/2020

Muito feliz por ter lido essa história. No início do ano me propus a ler mais livros de não-ficção e tive o prazer de conhecer o livro de memórias dessa mulher que é certamente única.

Minha resenha não poderia ser menos que uma aclamação a essa guerreira que encontrou sua voz e soube usá-la de forma espetacular.

Ela é uma criança que sabe do seu valor. Uma mulher que busca seu espaço. Uma esposa que ama seu marido. Uma mãe disposta a tudo por suas filhas. A primeira dama única de todas as maneiras, da maior potencia mundial. Uma flor desabrochando diante dos olhos do leitor. Essa flor que tem espinhos capazes de lutar pelos menos favorecidos. Essa é a história da primeira família negra de um país, contada por sua maior guardiã.

E essa história ainda não acabou...

"Para mim, ter uma história não significa chegar a um lugar ou alcançar algum objetivo. Entendo-a mais como um movimento adiante, um meio de evoluir, uma maneira de tentar, continuamente, ser uma pessoa melhor. É uma jornada sem fim. Tornei-me mãe, mas ainda tenho muito a ensinar e a aprender com minhas filhas. Tornei-me esposa, mas continuo a adaptar e aceitar o verdadeiro significado de amar e construir uma vida com outra pessoa. Tornei-me, em certa medida, uma figura de poder, e mesmo assim há momentos em que ainda me sinto insegura.

É um processo, são passos ao longo de um caminho. Tornar-se exige paciência e rigor em igual medida. Tornar-se é nunca desistir da ideia de que é necessário avançar."
mathushey 14/09/2020minha estante
Quero muito ler esse livro, só que dar nota pra um livro sobre uma pessoa real, não daria não rs

E.H.M 14/09/2020minha estante
Michelle ??

Denise.Marreiros 14/09/2020minha estante
Eu dei nota mais pela questão da escrita, a história é sensacional.

Danilo Parente 11/02/2022

O que é ter uma história?
Primeiramente gostaria de enaltecer essa brilhante mulher que tem uma história espetacular. É muito bom quando lemos a biografia de alguém e compreendemos como precisamos lidar em determinadas situações que ocorrem nas nossas vidas.

Alguns dos aprendizados com Michelle:

-> A enxergar o outro e perceber que nem todos têm as mesmas oportunidades, para isso é importante demonstrar um interesse genuíno em colaborar com o aprendizado e desenvolvimento dos outros.

-> Não ter vergonha ou constrangimento de expressar medo e fraqueza.

-> Não provar nada para ninguém, apenas para nós mesmos.

-> Não se importar com o que os outros pensam, já que isso pode ser um grande empecilho para uma guinada na sua vida.

->Não esperar pelos outros para começar a cuidar de si mesmo.

Michelle enfrentou muitas adversidades, largou um emprego num famoso escritório de advocacia porque não se sentia feliz com aquilo, trouxe temas importantes quando foi primeira dama e foi vítima de machismo e racismo. Ela, certamente, é um exemplo que serve de inspiração para muitas pessoas, principalmente para mulheres negras.

Mas afinal o que é ter uma história? Palavras de Michelle Obama:

“Para mim, ter uma história não significa chegar a algum lugar ou alcançar algum objetivo. Entendo-a mais como um movimento adiante, um meio de evoluir, uma maneira de tentar, continuamente, ser uma pessoa melhor. É uma jornada sem fim.”
Flávia Menezes 11/02/2022minha estante
Danilo, excelente a sua resenha. ????Também achei a leitura desse livro uma experiência incrível e cheia de boas lições.

Danilo Parente 11/02/2022minha estante
Muito obrigado, Flávia ? realmente é um livro incrível.

Katia Rodrigues 11/02/2022minha estante
Nossa, q maravilhosa!

Junior.Silva 26/05/2019

Resenha postada no site Leitor Compulsivo
Recém lançada pelo Editora Objetiva do Grupo Companhia das Letras a biografia de Michelle Obama é um relato íntimo e poderosa de uma mulher que é bem mais do que a ex-primeira dama dos Estados Unidos. Nesse relato somos levado a infância da Sra. Obama e vamos acompanhando o seu crescimento e formação do ser humano que conhecemos hoje. Do encontro com o presidente Obama à despedida da Casa Branca o leitor por vezes se pega imaginando que a história é um grande romance de superação e idealização, mas o melhor de tudo é que essa é uma história real de uma mulher que temos a oportunidade de conhecer e se inspirar.

Quando peguei esse livro pra ler esperava conhecer mais de uma mulher que ao longo de anos mudou a estrutura do governo americano abrindo, ao lado de seu marido e de suas filhas, a Casa Branca para o povo americano. De certa forma, esperava aqui uma campanha para uma eleição futura e, talvez, até tenha sido uma forma de apresentar ao mundo o outro lado dela. Mas, é inegável, que num mundo de tanta superficialidade, onde as pessoas interpretam personagens para o público que o caminho mais fácil seria mostrar a personagem perfeita que todos esperamos.

No entanto, já nas primeiras páginas fui surpreendido por conhecer uma Michelle muito mais humana e falha do que a personagem perfeita que eu estava esperando. Uma mulher real, com seus defeitos e escolhas, que na maioria das vezes iam contra o próprio desejo dela. Relatos como fumar maconha dentro do carro na adolescência e até a falta de vontade de sorrir para as câmeras durante a posse do presidente Donald Trump, aproximam a Sra. Obama da realidade do leitor e, mesmo que seja proposital para construir uma imagem, passa credibilidade e confiança para quem sempre a admirou.

Vale registrar que os curiosos, como eu, que gostam de saber uma pouco mais dos bastidores da Casa Branca, tem um prato cheio de curiosidades e acontecimentos durante o governo de seu marido. Não que isso seja o ponto central do livro, mas é um fator satisfatório para os leitores que gostam de saber mais sobre esse ambiente. Óbvio que não vou ficar dando detalhes aqui para não tirar do leitor o mesmo sentimento de surpresa e admiração que eu tive, mas são pequenos relatos que mostram os motivos que fizeram essa família ser tão admirada pela maioria das pessoas.

Com uma belíssima edição, recheada de fotografias que aproximam o leitor da história, temos em mãos um obra que transmite toda a elegância que pudemos vivenciar aos longo dos oito anos em que esteve sob o foco da imprensa mundial. Uma leitura inspiradora! Nesse livro temos a oportunidade de conhecer o outro lado de Michelle Obama, a mulher que encantou o mundo com sua simplicidade e dedicação ao seu povo. Um livro que deveria ser lido por todos que admiram histórias reais e gostariam de, em meio a tanto turbilhão, vivenciar um pouco de algo que espalhou o bem para tantas pessoas. Leia sem medo de arrependimentos.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/05/22/resenha-minha-historia-michelle-obama/
selma.martins.146 29/05/2019minha estante
Quero muito ler.
Estou terminandoObjetos Cortantes assim que terminar inicio.

Junior.Silva 31/05/2019minha estante
É mto bom esse livro, Selma. Vale a pena.

selma.martins.146 31/05/2019minha estante
Que bom!
Iniciando hoje, já de cara gostei do começo .
Obrigada

ana.luizacaaa 26/12/2020

Apesar de ter achado a leitura bem "arrastada" e cansativa -devido aos inúmeros detalhes que ela descreve-, a história da Michelle Obama é um exemplo de perseverança e resiliência.
Além de ascender um pontinho de esperança de que existem pessoas que ainda se preocupam com o próximo. :)
Marcelodmr 26/12/2020minha estante
Terminooou!! Top heim ????

ana.luizacaaa 27/12/2020minha estante
Aleluia kkkkk o leitura sofrida!

Camila Roque 29/07/2020

Um livro que nos acalenta e dá a certeza de que um dia melhor vai nascer para o Brasil
Hoje amanheci com o som dos tiros no Complexo do Lins, no Rio de Janeiro. O helicóptero que sobrevoa toda a área, baixo, não me deixa dormir. Não que minha consciência fosse me deixar voltar tranquilamente para o meu sono: eu estou perfeitamente segura em um prédio de classe média, tenho privilégios estando na família que me abriga durante a quarentena. Porém, talvez algum jovem (que provavelmente é negro) tenha perdido a vida durante esse tiroteio. Algum jovem invisível, que talvez se torne manchete de jornal, ou que talvez se torne somente mais um número. Talvez ele não seja jovem: talvez seja mais um ajudante de pedreiro de 40-50 tantos anos, como era o Amarildo. Ou talvez seja criança, como a menina Ágatha. Em comum: todos perderam a vida e tiveram seus sonhos interrompidos, todos das classes menos favorecidas, todos vulneráveis e, repito, invisíveis.

Longe daqui, na minha amada Minas Gerais, os casos e mortes por coronavírus continuam a crescer. No Brasil, ao todo, já são quase 90 mil mortos. E eu sinto medo pela minha família, formada por empregada doméstica, porteiro, faxineira, funcionária de supermercado. Em comum: nenhum deles foi atingido pelo “novo normal”, a “nova realidade de home office”. Em verdade, quem é pobre provavelmente vê matérias sobre isso e se pergunta por que somos nós os mandados a morrer, os que devem se sacrificar e correr riscos todos os dias somente para garantir o conforto mesquinho de poucos, enquanto alguns dos nossos trabalhos poderiam ser muito bem dispensados em meio a uma pandemia. Para quê ter uma faxineira todos os dias em um prédio sem ninguém dentro? Para quê exigir que a emprega vá trabalhar, quando os patrões estão em casa e poderiam muito bem limpar e cuidar da criança? Preferem arriscar a vida da empregada e da família dela. E ela não tem escolha: precisa daquele dinheiro, precisa sobreviver de alguma forma, precisa sair de casa. Ela também é invisível.

Enquanto isso, o governo federal deveria garantir alguma união e estabilidade nesse momento de crise. Deveria liderar todos os estados do país, ser exemplo de retidão e comprometimento com as diversas causas que nos afligem. Não é isso o que vemos: temos um presidente infantil, que se deixa levar por mil e uma rixas. Uma bloguerinha, alguém que quer atenção a todo custo, que tem uma incrível capacidade de se fazer de vítima e esquecer que, enquanto isso, brasileiros invisíveis sofrem e morrem vítimas de violência, de ódio, de descaso, de machismo e de racismo.

Isso é uma resenha de livro. Por que falar tudo isso? Porque é impossível não pensar em política e no nosso momento atual quando lemos a história de Michelle Obama.

Ela era uma invisível: negra, pobre, moradora de uma região vulnerável de Chicago. No entanto, estudou e se tornou uma das melhores em sua escola e, por fim, se formou em Princeton e Harvard, lugares que disseram não ser para ela. Tinha uma promissora carreira de advogada. Se casou com um homem incrível, inteligente e sensível. Se tornou primeira-dama americana e, mais do que isso, primeira mulher negra a residir na Casa Branca. Ela é uma exceção que confirma a regra e reconhece isso.

Reconhece que teve o privilégio de ter uma família que a apoiava e amava. Reconhece que muitos jovens negros não alcançam o mesmo status dela porque são levados durante toda a vida a desacreditar em si mesmos. Reconhece que pouco tem de mérito no fracasso desses jovens negros: para chegarmos a qualquer lugar, precisamos ser o dobro de duas vezes melhores que outros mais favorecidos.

No entanto, ela venceu e procurou ajudar outros a vencerem também. Lutou pelas causas em que acreditava ao tentar criar um sistema de seleção de estagiários na prestigiada instituição onde trabalhava, que fosse mais inclusivo. Lutou ao abandonar a carreira de advogada por outra no terceiro setor e, depois, na prefeitura. Lutou ao se tornar primeira-dama e defender o combate ao racismo, o acesso a bolsas e financiamentos em grandes universidades americanas e o direito à saúde e ao atendimento dos desfavorecidos. Lutou pelo direito de mulheres ao estudo. Lutou por muitas outras causas que só me fazem admirá-la.

“Minha História” é, por tanto, um livro que nos dá esperança. Que nos acalenta ao nos fazer acreditar que estamos certos em defender ideais e valores como a igualdade racial e de gênero, equidade, fraternidade.

Por fim, termino com as palavras de Michelle. Espero que encontrem esperanças também ao transpor o que ela escreve sobre o atual momento dos EUA para a nossa realidade aqui no Brasil, quando ambos temos líderes que retrocedem e dão mostras de sua incapacidade para diálogo em discursos carregados de ódio:

“(...) Tornar-se exige paciência e rigor em igual medida. Tornar-se é nunca desistir da ideia de que é necessário avançar.

“(...) tenho lido notícias que reviram meu estômago. À noite, fico acordada na cama, furiosa com o que anda acontecendo. É angustiante ver como o comportamento e a agenda política do atual presidente têm levado muitos americanos a duvidarem de si mesmos e a duvidarem e temerem uns aos outros. É penoso ver programas compassivos, montados com tanto cuidado, sofrerem retrocessos, enquanto se perdem alguns dos nossos aliados mais próximos e os setores vulneráveis da sociedade ficam expostos e são desumanizados. Às vezes me pergunto a que ponto vamos chegar.

“No entanto, não permito a desesperança. Nos momentos de maior aflição, respiro fundo e relembro a dignidade e a decência de tantas pessoas que encontrei ao longo da vida, os inúmeros obstáculos que já foram vencidos. Espero que outros façam o mesmo. Todos nós temos um papel na democracia. Precisamos nos lembrar do poder de cada voto. Continuo conectada a uma força que é maior e mais poderosa do que qualquer eleição, qualquer dirigente ou qualquer noticiário: o otimismo” (OBAMA, 2018, p.431).
Adriana.Santos 13/08/2020minha estante
Menina!!! Vc escreve mto bem!!!

Camila Roque 21/08/2020minha estante
Muito obrigada :)

Lorena219 05/04/2021

Michelle rainha, o resto nadinha!!
Iniciei a leitura cheia de preconceito e curiosidade, quem podia acreditar que uma biografia poderia ser tão fluída e divertida?
Esse livro consegue estabelecer uma conexão muito legal com o leitor, te levando por uma viagem que é um verdadeiro misto de emoções, você vai dar muita risada, vai se emocionar e, possivelmente, chorar também..
Excelente descoberta!
Beatriz2810 05/04/2021minha estante
Tbm tinha preconceito com biografias e paguei com a língua. Outras incríveis tbm são a do Leonardo da Vinci, do Scott Kelly e do Trevor Noah.

Lorena219 05/04/2021minha estante
Bia!! Obrigada pelas indicações, vou me aventurar mais nesse tema.

Kelly 12/07/2020

Michelle Obama escreveu sobre sua vida detalhando bem o convívio junto à sua família na sua cidade natal, Chicago. Descreveu sua jornada através dos estudos que a levaram até Princeton e Harvard, superando todas as dificuldades que surgiram devido sua condição econômica. Descreveu sua vida de maneira tão detalhada que me fez sentir como se estivesse ali dentro do livro junto àqueles personagens que fizeram parte de sua vida. Deu detalhes sobre o seu relacionamento com Barack Obama e como ele influenciou sua vida, trazendo a tona questões que estavam tão internalizadas e como juntos começaram a mudar o mundo em que viviam. O início da carreira política de seu marido, o nascimento de suas filhas, os desafios de ser mulher, negra, mãe, de ter uma carreira e apoiar o marido político. A política não é o assunto central do livro, mas a política fez parte da vida do casal e ela traz detalhes de como foram afetados pela vida na Casa Branca, aborda curiosidades sobre a Casa, e ainda detalha alguns acontecimentos durante o governo Obama. Fiquei maravilhada com a força e dedicação da ex-primeira-dama que lutou muito para superar preconceitos por ser mulher e negra em um pais que ainda sofre com o preconceito. Michelle tentou mudar os esteriótipos que existem sobre a esposa do presidente, trabalhando ativamente em prol da comunidade e lutando pelo direito ao estudo de milhares de jovens mulheres espalhadas pelo mundo. Infelizmente ela deixa bem claro que jamais se candidataria a algum cargo político e demonstra com muita clareza o jogo político existente nos EUA, (e sua aversão a esse jogo) que não se difere muito do jogo que é visto por aqui no Brasil. Não deixa de expressar sua indignação com essa política que prioriza os interesses políticos e não os interesses da nação. Ela ainda fala um pouco sobre a eleição de Donald Trump e sua revolta com a divulgação de um video de Trump no qual ele se gaba de apalpar mulheres e sair impune simplesmente por ser rico. Michelle e seu marido lutaram muito para fazer uma pequena diferença no país deles e tenho certeza que deixaram marcas importantes pelo mundo todo. Michelle termina o livro com a certeza de que eles plantaram sementes por todo o mundo que nem mesmo o atual governo americano seria capaz de destruir.
Espero que algum dia o Brasil possa ter um presidente e uma primeira dama tão engajados com o país e que acima de tudo coloque a educação em primeiro lugar, não importando lado político.
Silva 12/07/2020minha estante
Tô doida pra ler esse livroooooo

Kelly 12/07/2020minha estante
Vale muito a pena, gostei muito. Matei minha curiosidade sobre a casa branca, encontrei semelhanças entre nossa política e a deles e Michelle é uma inspiração como mulher.

Yo 02/06/2021

Até a adolescência dela estava ótimo, entrou o Obama virou biografia sobre ele...
fefashelf 02/06/2021minha estante
ah não :( eu tava tão animada pra ler, mas achava que era tudo sobre ELA

Yo 02/06/2021minha estante
Eu tava super empolgada também quando comecei hahah.Pelo menos pra mim passou essa sensação de ser a vida dele! Mas quem sabe você curta