Minha história

Minha história Michelle Obama

Resenhas - Minha História

Vanessa.Issa 18/11/2018

Tô há dias enaltecendo esse livro em todas as redes sociais que tenho. Agora que terminei e finalmente chegou o momento de escrever uma resenha, EU TÔ SEM PALAVRAS.

Nem sei por onde começar!

Amo demais a forma que a Michelle se expressa. Ainda estava no segundo capítulo e já tinha feito diversas marcações de parágrafos que tinham me tocado de alguma forma.

Ela nos conta sobre sua vida desde quando era apenas uma menininha aprender a ler as cores na escola até os dias atuais, sendo a primeira ex-primeira dama americana negra.

Achei muito emocionante todas as passagens da infância dela, dos momentos com a família, dos sacrifícios que seus pais fizeram para criá-la e todos os desafios que encontraram no caminho. Vemos quanto amor ela sente pelos pais, sempre relatando histórias e lições de vida que aprendeu com eles.

Quando mais velha, nos conta sobre o início de seu relacionamento com Barack - que é a parte mais cômica do livro. (Mini spoiler: Ri alto dela dizendo que não o salvou de uma conversa chata com outra mulher, pois ele era bem grandinho e podia salvar a si mesmo.) Ela nos conta sobre todas as dificuldades que enfrentaram, desde financeiramente, até mesmo por questões de distância, em épocas onde não haviam celulares e mensagens de texto para lhes ajudar a amenizar a saudade quando estavam longe um do outro.

Acompanhamos também todos os desafios que ela enfrentou aprendendo a lidar com essa vida política - da qual nunca foi muito fã -, comparecendo aos eventos nas campanhas, dando apoio ao marido e levando esperança ao país.

Em meio a tudo isso, há também relatos de seu papel de mãe, sempre buscando fazer o melhor por suas filhas, Malia e Sasha, protegendo-as ao máximo e tentando lhes proporcionar uma vida mais dentro do normal possível, ainda que fossem filhas do presidente.

Achei muito importante as passagens que ela dedicou aos assuntos bullying e racismo. É incrível como ela consegue relacionar coisas que aconteceram em sua infância com acontecimentos recentes, como a eleição do sucessor, Donald Trump. A Michelle não poupou palavras ao expressar sua indignação com a famosa fita onde ele ofende as mulheres, e nem sobre o quanto ficou preocupada com o rumo que seu país tomaria tendo um homem como aquele no comando.

As fotos escolhidas por ela para ilustrar esses momentos especiais são a coisa mais linda! Só de vê-las pude sentir o quanto tudo aquilo é especial para ela.

Me emocionei DEMAIS com essa leitura, pois desperta sentimentos com os quais todos nós conseguimos nos identificar.

Se você só for ler um livro esse mês, ESCOLHA ESSE.

Se eu pudesse dar 6 estrelas, eu daria.
Carol 10/12/2018minha estante
Oi pesquisando resenhas desse livro (O meu já está a caminho presente de Natal!)descobri que há um filme :Michelle & Obama!

ritita 25/01/2019minha estante
Terminei de ler e estou encantada com a moça, com o livro e a forma de contar a história sem deixar de lado que também é uma pessoa como todas as outras.

Kessya.Cristine 13/02/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso.
A historia dela é uma inspiração

Dai 28/04/2020minha estante
Terminei de ler exatamente agora o livro. Também fiquei emocionada com a história contada, de tantos obstáculos, dificuldades e de muita resiliência. Gostei muito da sua resenha. Compartilho de suas palavras.

euruybarbosa 01/05/2020minha estante
Uau! Incrível Vanessa! Eu me emocionei muito também e deixei-me demorar nas linhas deste livro incrível. Não conhecia nada de sua história e já nas primeiras linhas logo na introdução já senti que esse livro era diferente. Apesar de já fechado por ter terminado a leitura existe uma certeza: ele continua aberto por dentro porque o que lá se lê continua por acontecer nas terras do coração. É lindo!

Mari 18/05/2020minha estante
Obrigada pela resenha. Vou ler sim.

Julcilea 05/06/2020minha estante
Amei este livro, amei a narrativa dela. Espero que ela escreva mais livros.

Milena1067 08/06/2020minha estante
AAA que lindo!! Começando neste instante, obrigadaaaa!!

Hildemario 28/06/2020minha estante
Gostei bastante da narrativa e achei o enredo enriquecedor. Fiquei satisfeito.

Pri 26/07/2020minha estante
Eu tenho uma duvida a robiee era tia avó de Michele ela era casada com dandy???

Talita 07/01/2021minha estante
Sabe aquele livro que te prende? O livro tem um tamanho relativamente grande mas o desejo é que ele nunca acabe!! Maravilhoso, intenso, real e sincero!!! Não conhecia muito da história da Michelle mas confesso que me surpreendi com a força dessa mulher!!!

Eduarda 25/01/2023minha estante
Q mulher maravilhosa

Carla 05/05/2023minha estante
Cara amei a resenha, já estava afim de ler e agora então. Preciso dele logo?

Rayltonrayltonoliv 26/09/2020minha estante
amo esse livro

Rosangela Max 25/06/2021

Desmistificando a imagem de perfeição.
A escrita é ótima, fluida. Daquele tipo que desperta cada vez mais o interesse do leitor.
A história de Michelle Obama é sensacional porque, além de contar a trajetória dela desde criança de família simples de periferia até chegar ao posto de primeira-dama, também nos dá um panorama de como foi a campanha presidencial para a família Obama.
Mulher decidida que, desde muito cedo, aprendeu que é preciso lutar para ir atrás do que se quer. E que nos mostra que toda guerreira também tem suas fraquezas. E Michelle tem a sua cota delas.
Imagino que exigiu muita coragem em escrever sua própria história. Principalmente porque esta história está fortemente ligada a um dos presidentes mais famosos do século XXI.
Em, alguns momentos, parecia que eu estava lendo mais uma biografia dele do que dela. Não deve ter sido fácil estabelecer esta linha do ?até onde ir? para não apagar Michelle da história. Já que a biografia dela se resume a firmá-la como possuidora de uma identidade própria. Em determinadas partes, a escrita acabou ultrapassando a linha, apagando um pouco dessa identidade. Mas, ao meu ver, o objetivo aqui foi atingido e a mensagem foi passada.
CPF1964 25/06/2021minha estante
Ótima resenha. Faz mais de um ano que estou procrastinando esta leitura. Obrigado.

Rosangela Max 25/06/2021minha estante
Eu que agradeço. ??

Dyonathan 25/06/2021minha estante
Michelle Obama ?? ótima resenha

Everton Vidal 26/06/2021minha estante
Gostei da resenha. Vou colocar na lista.

Rosangela Max 26/06/2021minha estante
Espero que vcs gostem da leitura. ??

Danilo.Almeida 28/06/2021minha estante
Uau, que resenha bem escrita! Parabéns.
Se antes ja esta com vontade de ler, agora Fiquei ainda mais interessado...

brubolson 16/01/2022

Surpreendente
Maçante em alguns detalhes, mas que são essenciais à história. Vale a pena prosseguir na leitura. Me fascinei pelas histórias da Michelle e pelos aspectos da vida política ao seu redor.

Gossip John 24/01/2021

Esperança
Acompanhar a história de Michelle Obama foi uma experiência gratificante. Uma mulher forte, autêntica e honesta. Adorei ler sobre sua trajetória e a maneira como ela foi vencendo os diversos obstáculos de gênero e raça. A mensagem do livro é de esperança e são personalidades como Michelle Obama que me mostram que o mundo não está totalmente perdido. Existem pessoas tentando fazer a diferença e podemos ser uma delas.
Vinicius Bueno 24/01/2021minha estante
Esse livro é tudo! Perfeito, alegre, triste e emocionante.

Diego Vertu @outro_livro_lido 26/06/2020

Digna de seu posto
Não sou muito fã do gênero biografia mas desde que saiu a biografia da Michelle meus olhos brilharam. Narrado de forma espetacular, acompanhamos a vida da ex-primeira dama norte americana desde seu nascimento até sua saída da casa Branca. Vinda de uma família de classe média do Sul de Chicago, teve uma infância e adolescência marcada pelo racismo. Na campanha do marido Barack Obama sofreu com fake News e agressões pelos adversarios políticos. Mas em 2008 o primeiro casal afrodescendente ganhou a eleição do país mais poderoso do mundo e ao entrar na Casa Branca Michelle representou o direito à voz de milhões de negros e lgbts. Representou um projeto que unificou o país e não foi uma primeira dama decorativa, ao contrario, sempre esteve ao lado do marido com vários projetos de governo principalmente voltados as crianças, educação, saúde etc. Michelle mostrou que sim, nós podemos e plantou uma esperança de um futuro melhor. E continua fazendo um lindo trabalho até hoje.
Lucas 26/06/2020minha estante
Ótima resenha! Essa biografia parece ser maravilhosa mesmo, um dia lerei.

Ari 01/09/2021

Cada capítulo vale a pena
A história da Michelle.contada por ela mesma é incrível de ler, todo seu histórico de estudante, de mulher, a trajetória profissional, sua perspectiva nos tempos na casa branca, as inúmeras reflexões sociais que ela propõe em todos os relatos... maravilhoso!
Déborah.Costa 01/09/2021minha estante
Achei muito legal esse livro. Ri e chorei, me emocionei. Muito bom!

Mayara945 20/04/2020

Inspirador
Mulher, filha, irmã, amiga, esposa, mãe, ativista, primeira-dama... Michelle Obama nos mostra que é muito mais do que um ícone mundial por ter sido a esposa do presidente dos Estados Unidos. Ela nos conta seus bastidores: como foi crescer num bairro pobre, lutar contra o preconceito de muitos ao entrar em uma universidade de maioria branca, lutando diariamente contra o racismo e o machismo.

Também nos mostra os desafios da maternidade, de como tentar conciliar uma carreira profissional com as responsabilidades familiares e ainda ter que fazer um verdadeiro jogo de cintura para manter as aparências de primeira-família.

Enfim, é um mergulho na história de uma mulher, que como muitas de nós, tenta fazer as escolhas certas, mesmo em um mundo cercado de injustiças, mas sem deixar de ter fé que nossas escolhas poderão proporcionar às futuras gerações melhores oportunidades.

Larissa1234 10/01/2022

?Ser presidente não muda, e sim revela quem você é.?
Michelle Obama, ocupa um pouco mais de 400 páginas com sua história. Um biografia sincera, cheia de personalidade e nenhum medo de ser e estar vulnerável.

Através do olhar de Michelle, temos a possibilidade de conhecer a rotina de jovens americanos dos subúrbios até a alta sociedade americana.

Mais do que um autorretrato nesse livro temos acesso a momentos e fatos históricos dos Estados Unidos e que tiveram escala global.

Natália 09/07/2020

Inspiração
Essa mulher incrível mostra o impacto que pessoas boas podem causar, em grande ou pequena escala. Além de ser uma mulher inteligente e batalhadora, mostra os seus desafios diários na luta contra as injustiças sociais e raciais, os menos favorecidos. Mostra que é possível pessoas boas comandarem o país sem serem corrompidos pela riqueza e conforto. Leitura fantástica.

Eduarda.Silva 22/09/2021

Incrível!
Um livro extremamente detalhado que me fez ter muita admiração por ela.

Na primeira parte de sua biografia, Michelle conta sobre os desafios de ser uma mulher negra que vive em um bairro de classe média baixa.

Achei incrível o fato dela ter detalhado a família dela, os pais, os tios, os avós, os primos, o irmão...
Mas diante a isso, teve uma frase que me marcou muito, em uma festa de família sua prima te disse: "Por que você fala como uma branca?"
Michelle sempre se destacou na escola, seus pais e avós buscavam ao máximo corrigi-la para que tivesse um bom vocabulário, essa passagem nos mostra uma das inúmeras questões raciais e estereótipos abordados no livro.

Estudou em ótimas universidades e trabalhou em um renomado escritório de advocacia, e foi aí que conheceu Barack.

Na segunda parte do livro, Michelle conta sobre seu relacionamento com Barack, o pedido de casamento, a tentativa de engravidar e o nascimento de sua primeira filha, Malia.

A partir desse ponto, Barack resolve entrar para a política (ela conta que ele era extremamente inteligente, fiquei impressionada), a vida deles viram do avesso, ela conta que o caminho até a presidência foi super cansativo.

Na terceira parte do livro, Barack já se tornou o presidente, e é aqui que Michelle conta muitos detalhes sobre como é ser a primeira dama negra dos Estados Unidos e sobre a Casa Branca.

Muitas vezes ficou aborrecida pela proteção exagerada, mas entendia que era necessário.

Ser primeira dama não é um cargo, mas ela conseguiu por vários projetos em prática, incluindo uma horta na Casa Branca (centenas de crianças cuidavam dessa horta), deu acesso à saúde para bairros mais pobres e gostaria de restringir a venda de armas por conta da violência exagerada (e com isso ela conta diversas histórias sobre jovens que foram mortos a tiros)

A Michelle não colocou seu posicionamento político no livro, em exceção pelo Donald Trump que com suas insinuações estridentes e inconsequentes, estava colocando a vida do presidente e de sua família em risco, há uma parte que ela conta que atiraram contra a janela da Casa Branca.

O livro é incrível e eu recomendo muito, inclusive um ponto que eu amei muito, foi o fato dela disponibilizar fotos dela e de sua família em vários momentos.
Claudinha 25/09/2021minha estante
Vc gostou desse livro ??

Eduarda.Silva 25/09/2021minha estante
simm

Yasmin 14/05/2020

Uma das melhores biografia que já li, que mulher maravilhosa, que exemplo de ser humano.
Ps: pra quem já leu e gostou tem um documentário na Netflix, assistam/leiam e se apaixonem por essa mulher assim como eu :)

Yo 02/06/2021

Até a adolescência dela estava ótimo, entrou o Obama virou biografia sobre ele...
fefashelf 02/06/2021minha estante
ah não :( eu tava tão animada pra ler, mas achava que era tudo sobre ELA

Yo 02/06/2021minha estante
Eu tava super empolgada também quando comecei hahah.Pelo menos pra mim passou essa sensação de ser a vida dele! Mas quem sabe você curta

Debs 05/08/2020

Não tenho muito o que falar. Apenas que a escrita é tranquila e, mesmo que a maioria, senão todos, saiba o final, mesmo assim ainda é surpreendente.

A escrita humana de Michelle Obama. Todos os seus sentimentos antes e durante a Casa Branca hogados para todos lerem. O seu ponto de vista, as suas angústias e as suas obrigações.

Enfim, muito bom.

Luhran 21/02/2021

Michelle não se resume a Obama
Antes de se tornar a tão renomada e vangloriada primeira-dama dos Estados Unidos da América, Michelle Robinson já carregava consigo uma história de força, perseverança e sucesso. Sempre ao lado de seu irmão Craig, o casal que vivia em South Side criaram seus dois filhos para serem fortes e independentes desde pequenos. Deixando bem claro, que eram livres para escolherem o caminho que quisessem, mas sempre com muito respeito e certeza.

Com a Guerra do Vietnã em alta ainda quando era pequena, Michelle presenciou as famílias brancas sumirem de seu bairro, dando assim, vazão aos estereótipos racistas e marginalizados sobre onde vivia. Foi quando percebeu, que dali em diante, a cor de sua pele seria um obstáculo para chegar onde queria, mas seria sua maior força de vontade.

Com notas excelentes e de uma inteligência fora do comum, a garota negra de South Side foi drasticamente diminuída e desafiada, ao dizerem que nunca entraria na universidade de Princeton. Anos após julgamentos inapropriados baseados em seu local de origem, Michelle Robinson estava se formando não só na Universidade de Princeton mas também na Escola de Direito de Harvard. Tornando-se uma advogada renomada e sem querer, firmando laços com seu colega de trabalho e futuro marido, Barack Obama.

Sempre se questionando sobre seus caminhos e objetivos, Michelle (agora Obama) relata suas inseguranças e decisões após casar com um homem atraente, didático, inteligente e extremamente otimista. Foi ao lado de um político nato e cheio de vontade de ajudar a minoria antes não vista, que Michelle enxergou meios de também ajudar os jovens que precisavam ser valorizados.

Mãe de duas filhas, e num impasse enorme sobre criar e crescer profissionalmente, a esposa de Obama se mostra não só uma super inspiração, mas também a luz de Malia e Sasha quando seu pai decide por fim concorrer à presidência e expor a vida de suas pequenas mulheres a mídia ácida e maldosa.

Minha História é uma biografia repleta de força e esperança. Michelle expõe todas suas inseguranças e medos durante o governo de Barack e como a vida pública poderia afetar o crescimento saudável e simples de suas filhas. É sobre toda a voz e oportunidade que ela deu a milhares e milhares de jovens e não se escondeu na casa branca vivendo de luxo. É sobre cuidar enquanto milhares de pedras encapadas de misoginia batiam em sua janela.

Minha História não é uma biografia egocêntrica de como Michelle Obama se tornou uma bandeira para milhões de pessoas além das fronteiras dos Estados Unidos. Mas como a sua história foi feita e construída com outras histórias. Você só se tornará grande caso já tenha se sentido pequeno.

Aos jovens, leiam este livro. Vocês são incríveis e acreditamos em vocês.