A Terra Longa

A Terra Longa Terry Pratchett
Stephen Baxter

Resenhas - A Terra Longa

Vinicius.Ithalo 22/04/2024

Bom conceito, mas falta criatividade
A terra longa apresenta um conceito muito interessante ao leitor, a possibilidade de viajar entre infinitas terras, que se tornam cada vez mais diferentes conforme você se distancia da original, com uma máquina simples que pode ser criada em casa por qualquer pessoa.

No entanto, o livro falha em mostrar as possibilidades de um evento desta magnetude preferindo criar toda uma classe de pessoas que não podem saltar e outras que podem saltar naturalmente, quando o mesmo quase não faz diferença na história. As consequências políticas/sociais acabam sendo deixadas de lado, o que não seria ruim caso a parte fantasiosa tivesse sido bem trabalhada.

Além disso, as terras acabam sendo quase que completamente iguais à original, o que se torna cansativo, principalmente quando depois de quase duzentas páginas somente vimos animais com pequenas variações dos da terra padrão. O que segundo a própria descrição do livro deveria ser impossível, visto que a evolução é extremamente complexa e mesmo pequenas variações na terra levariam a variações gigantescas.

Outro problema, e talvez o principal deles, é que o livro tenta apresentar diversos personagens e falha em torná-los interessantes. Sendo que no final somente três destes personagens realmente importavam para a história.

O livro chega ao seu fim sem deixar o leitor criar conexão com qualquer personagem, e em uma série de eventos que não são preparados e portanto não possuem nenhum peso, deixando um cliffhanger imenso sobre os resultados das últimas 80 páginas, que por sinal são as únicas importantes.

Raiana.Aragao 20/04/2024

A oficial Monica Jansson vasculha o que restou da casa de um cientista recluso misteriosamente desaparecido. Enquanto abre caminho por entre os destroços, Jansson encontra um artefato curioso: uma caixa contendo uma fiação rudimentar, uma chave de três posições e? Uma batata. É o protótipo de um Saltador, aparelho que permite viagens por entre infinitas Terras paralelas, um salto de cada vez. Mas, ao que parece, somente a Terra original conta com vida humana ? as demais são incríveis variações de fauna e flora virgens, mundos sem fim com vastos recursos naturais.

A Terra Longa me ofereceu uma premissa interessante, porém a execução deixou a desejar. A história tem potencial, mas, honestamente, podia ter umas páginas a menos. São uns trocentos personagens que se interligam e se conectam mesmo que apenas de maneiras mínimas e nada importantes para a história geral, e no fim o leitor fica meio perdido tentando lembrar quem é quem.

NO ENTANTO, é uma história engraçada. E tem personagens realmente interessantes, como as freiras da Casa, com suas personalidades fascinantemente estranhas. Quanto ao protagonista...Com certeza perde a cena com facilidade, já que sua única função é saltar e seu maior trunfo é conhecer a Terra Longa como ninguém, mas até nisso é, do ponto de vista geral, dispensável.

Existem algumas partes que foram engraçadas e interessantes, como a seita das Vítimas do Embuste Cósmico, com sua filosofia de vida nada convencional. Além disso, dá pra sentir uma pitadinha de Carl Sagan aqui e ali.

Foi uma leitura que fluiu mais ou menos bem, porém terminei sem a menor vontade de ler o 2° livro, mesmo com os acontecimentos que deixaram um gancho para a continuação.

Dalton 11/04/2024

Faltou uma história, mas é muito bem escrito
Um livro muito bem escrito, com um texto fluído e que agarra, com bom uso de ganchos ao fim de cada capítulo, a atenção e a vontade do leitor, o mantendo na leitura.

Curiosamente QUASE NÃO HÁ UMA HISTÓRIA na prática. O livro pode ser definido como o acompanhamento de uma viagem, em que o que os autores fazem é apresentar personagens e o universo de realidades paralelas aparentemente infinitos da Terra Longa, com as variações de fauna, flora, clima, tão bem como de outras espécies inteligentes não-humanas.

Mas não vai muito além disso. O livro pincela algumas questões de discussão como evolução genética da humanidade, origem de mitos folclóricos que podem estar relacionados com a capacidade de pessoas e outros seres saltarem entre as terras na Terra Longa, trata de questões sociais como pioneirismo e colonização humana, aspectos civilizacionais de como a imigração em massa é um veneno para a manutenção de governos, sobre o conceito de soberania e propriedade privada, que no cenário do livro podem se tornar um tanto fluídos, entre outros temas.

Mas, só lá pelo fim, o livro traz possíveis linhas de uma história maior, envolvendo espécies apresentadas, destino da humanidade, questões civilizacionais internas de ordem ideológica, entre outros.

O livro, de forma alguma, é ruim pela falta de uma história para além de um showroom de mundos sendo descritos, mas é curioso (e até surpreendente) a capacidade de os autores manterem a atenção sem terem reais conflitos relevantes entre personagens, acontecendo.

Já adquiri a continuação "A guerra longa" e, vamos ver, se agora que a natureza da Terra Longa e sua variedade já foi tão apresentada, questões maiores conseguirão ser desenvolvidas dentro deste universo.

Gabriel.Deschamps 16/03/2024

Simplesmente fascinante
A premissa é muito original e gostei muito do ritmo do livro. Há um equilíbrio de momentos cômicos, sérios, flashbacks e mudanças de pontos de vista. Me senti dentro da aventura conhecendo novos mundos. A maior parte de dúvidas e implicações que surgiram em minha mente foram respondidas e a história é bem amarrada. Recomendadissimo para os fãs de ficção científica.

klaracrds 17/02/2024

Ficção científica/crítica ambiental
"A Terra longa" narra um presente aonde a população mundial descobre a possibilidade de se transportar para versões paralelas do planeta terra. Parte da população sabe "saltar" para os outros mundos, e assim se inicia a colonização dos mundos infinitos. Os humanos começam a ocupar as terras mais próximas da terra padrão e fazem as mesmas besteiras que fizeram aqui, tipo desmatamento e mudança nas paisagens naturais (pontos necessários para a colonização humana) e me chama atenção como só é preciso 40 humanos com pás para poluir um planeta. Nesse contexto, uma expedição para a exploração das terras distantes (mais de 900 mil saltos da terra padrão) se inicia e pretende chegar até o limite da terra longa.

Não tava botando expectativa nesse livro porque o início realmente é chatinho (me fez dropar o livro da última vez que peguei pra ler) mas agora a leitura fluiu e eu gostei bastante, já ansiosa para ler a sequência ;)

Grej 04/02/2024

Indo indo e Iu!
Não sei porque eu demorei tanto para ler, é um livro pequeno,e facinho, mas eu parei e li outras coisas no caminho, voltei para antes de eu onde eu estava, e li de novo, até que agora foi.

Ele demorou para me cativar, eu gostei bastante da premissa, mas ele não tinha muita coisa me prendendo, até os últimos capílutos que te deixam maluco para ver o que vai acontecer, no final, gostei bastante, bem divertido, e te deixa o tempo todo imaginando o quão incrível seria se fosse de verdade,

Jonatasinho 09/10/2023

Surpreendeu positivamente
Escolheram esse livro no clube do livro da minha faculdade e que achado meus amigos, livro mt bem escrito e bem divertidinho de ler e esses 2 últimos capítulos simplesmente cinema.

Erwinnph 03/08/2023

Terra longa 1
Apesar da sinopse não entregar nada, trata-se de um ótimo livro, que fala sobre saltadores , multiverso etc? cara a história e muito doida e divertida as vezes , ótimo livro de ficção científica, uma grata surpresa ??????não sei por que não foi muito divulgado ?

Tati Freitas 05/07/2023

Adorei a premissa do livro, e gostei muito dos personagens, principalmente o Lobsang. A escrita do autor é muito cativante, ele tem um senso de humor que me agrada muito, e fez a leitura ser fluida, ainda que em alguns momentos do livro pareça que nada tá acontecendo. Só senti falta de algum aprofundamento nas questões que ele apresenta, mas como é um primeiro livro de uma série, entendo que ele talvez deixe para se aprofundar mais pra frente. Achei a história muito interessante e já estou com o segundo aqui pra continuar essa série.
Jose.Gustavo 10/07/2023minha estante
Oi, poderia me dizer se ele é um livro infanto juvenil?

Andre 12/06/2023

O livro parte de uma premissa interessante, traz bons personagens (destaque para Lobsang) mas derrapa um pouco na condução da trama que passa muito tempo sem progredir, quando finalmente engata, a coisa melhora bastante.

Apesar de não ser um livro de comédia o humor característico de Pratchett pode ser percebido aqui e ali em doses bem mais comportadas do que um leitor de Discworld esperaria, mas ainda assim tirando boas risadas.

O final dá uma sensação de que o melhor está por vir quando saltarmos para os próximos volumes da série.

bia0:0 05/06/2023

A Terra Longa
Olá, estou de volta. Há quanto tempo. A vida tá uma loucura. Eu adorei este livro!
Por mais que eu tenha enrolado para terminar-lo(culpa em parte da escola e em parte da ressaca pós Addie) eu adorei cada minuto que passei desfrutando da história desse universo!
Acho que foi um primeiro ótimo contato com o gênero científico por mais que eu saiba que tenha outros mil vezes melhores. Adorei os personagens, os vários pontos de vista e Lobsang sendo esse robô curioso que é na companhia de Joshua um homem que realmente não sabe socializar me encantou!
Eu reconheço que não é um livro perfeito mas eu adorei mesmo assim, me prendeu de uma forma que não consigo explicar. Recomendo. Até a próxima!

Pedro 29/03/2023

SENSACIONAL! Esse livro superou todas as minhas expectativas. Ansiosíssimo desde já pra ler as sequencias

Cacau106 19/03/2023

Longamente chato
Pensei que seria bem melhor. A sinopse te cativa e você pensa uou deve ser legal pacas mas aí a história peca muito. Começamos com o protagonista que deveria ser o único saltador porém não é. Aí temos a garota dos portais que era pra ser a única a saber dos portais e não era, aí a gente tem a inteligência artificial que era pra ter só uma consciência e não tem, nada aqui deixa com que os personagens se tornem cativantes, tudo parece chato e igual, quando você acha que o personagem vai realmente se destacar aparece alguém idêntico a ele, chega a ser totalmente chato. Enfim, acho que foi a pior distopia que li esse ano.

Jão 15/03/2023

Muito melhor do que eu esperava
Esse livro foi uma surpresa pra mim, eu nunca tinha ouvido falar mas resolvi ler, e vou te dizer que não me arrependo nem um pouco!

A escrita é extremamente fluída, por mais que o desenvolvimento seja meio lento, e é muito bom acompanhar a jornada do Joshua e do Lobsang, a interação deles, é tudo muito legal.

Só não dei mais estrelas pelo fato de que mesmo sendo muito bom, ele é só o início de uma saga, então ele te apresenta a muitas coisas mas não desenvolve de maneira profunda.

Se você procura um livro de ficção científica esse aqui se encaixa muito bem e vale muito a pena.