A Terra Longa

A Terra Longa Terry Pratchett
Stephen Baxter

Resenhas - A Terra Longa

KelenDZ 29/08/2022

Gostei muito da história, da ideia de diferentes terras paralelas a nossa, onde diferentes eventos as deixaram diferentes da nossa, da Terra Padrão.
Algumas partes do livro achei um pouco cansativa.
Apesar de saber que há outros livros, esperei um final melhor.

Vincent.Uriel 17/07/2020

Fica melhor depois da metade
A ideia da história é muito boa, mas achei a escrita fraca. Depois que a parte de exploração fica mais dominante, o livro fica melhor.

Lilian_89 02/02/2023

Incrível
Um livro de ficção científica incrível é super original. Nessa história a humanidade descobre que existem outras milhares de planeta Terra paralelas que fica conhecida como Terra Longa.

As pessoas descobrem por meio de escritos de um cientista recluso como construir e utilizar um pequeno aparelho desenhado para ajudar as pessoas a se locomoverem entres as milhares de Terras paralelas.

Entretanto, alguns conseguem se locomover na Terra Longa sem necessidade de utilizar tal aparelho, conseguem "saltar" naturalmente.

A narrativa gira em torno principalmente de dois desses "saltadores" naturais, que partem junto a um homem robótico em busca de descobrir mais sobre as diversas Terras e seus diferentes habitantes.

Achei o final estranho mas descobri que há uma continuação e já estou ansiosa para ler.

Emanuel 28/06/2019

Que livro sensacional!
Já tinha lido outras histórias que envolvia multiversos, mas, nada comparado a esse livro.

Achei interessante os autores apresentarem a humanidade trabalhando individualmente e coletivamente para viverem na Terra Longa. Grupos de pessoas formando espécies de cidades e a Black Corporation estudando a Terra Longa. Infelizmente, também existia os radicais. Mas, pelos menos os radicais foram construídos bem realista, as motivações deles tinham certa coerência.

E a parte científica é muito boa também. Mesmo que a ideia da Terra Longa não seja algo comprovado cientificamente a consequência que é apresentado no livro são coerentes com conceitos científicos. Além dessas consequências serem bem interessantes.

O final não é tão alegre como o restante do livro.

Jonatasinho 09/10/2023

Surpreendeu positivamente
Escolheram esse livro no clube do livro da minha faculdade e que achado meus amigos, livro mt bem escrito e bem divertidinho de ler e esses 2 últimos capítulos simplesmente cinema.

klaracrds 17/02/2024

Ficção científica/crítica ambiental
"A Terra longa" narra um presente aonde a população mundial descobre a possibilidade de se transportar para versões paralelas do planeta terra. Parte da população sabe "saltar" para os outros mundos, e assim se inicia a colonização dos mundos infinitos. Os humanos começam a ocupar as terras mais próximas da terra padrão e fazem as mesmas besteiras que fizeram aqui, tipo desmatamento e mudança nas paisagens naturais (pontos necessários para a colonização humana) e me chama atenção como só é preciso 40 humanos com pás para poluir um planeta. Nesse contexto, uma expedição para a exploração das terras distantes (mais de 900 mil saltos da terra padrão) se inicia e pretende chegar até o limite da terra longa.

Não tava botando expectativa nesse livro porque o início realmente é chatinho (me fez dropar o livro da última vez que peguei pra ler) mas agora a leitura fluiu e eu gostei bastante, já ansiosa para ler a sequência ;)

Gabriel.Deschamps 16/03/2024

Simplesmente fascinante
A premissa é muito original e gostei muito do ritmo do livro. Há um equilíbrio de momentos cômicos, sérios, flashbacks e mudanças de pontos de vista. Me senti dentro da aventura conhecendo novos mundos. A maior parte de dúvidas e implicações que surgiram em minha mente foram respondidas e a história é bem amarrada. Recomendadissimo para os fãs de ficção científica.

FaruSantos 21/09/2018

A Terra Longa apresenta um conceito muito interessante de multiverso. Gostei bastante de como o livro aborda o impacto na sociedade da descoberta de várias outras Terras, principalmente por meio das várias mini-histórias. A linha principal da trama demora um pouco para ganhar ritmo, no entanto não deixa de ser interessante por causa da presença de dois protagonistas carismáticos e algumas cenas legais. Mas, mesmo assim, fiquei com a impressão de que faltou mais foco na ideia geral do livro — os autores não conseguem desenvolver suficientemente todos os pontos de narrativa. Mesmo assim, me diverti com A Terra Longa e quero muito conferir os próximos volumes da série.

site: https://faru.wordpress.com/2018/09/21/terra-longa-terry-pratchett-stephen-baxter-resenha/

Raiana.Aragao 20/04/2024

A oficial Monica Jansson vasculha o que restou da casa de um cientista recluso misteriosamente desaparecido. Enquanto abre caminho por entre os destroços, Jansson encontra um artefato curioso: uma caixa contendo uma fiação rudimentar, uma chave de três posições e? Uma batata. É o protótipo de um Saltador, aparelho que permite viagens por entre infinitas Terras paralelas, um salto de cada vez. Mas, ao que parece, somente a Terra original conta com vida humana ? as demais são incríveis variações de fauna e flora virgens, mundos sem fim com vastos recursos naturais.

A Terra Longa me ofereceu uma premissa interessante, porém a execução deixou a desejar. A história tem potencial, mas, honestamente, podia ter umas páginas a menos. São uns trocentos personagens que se interligam e se conectam mesmo que apenas de maneiras mínimas e nada importantes para a história geral, e no fim o leitor fica meio perdido tentando lembrar quem é quem.

NO ENTANTO, é uma história engraçada. E tem personagens realmente interessantes, como as freiras da Casa, com suas personalidades fascinantemente estranhas. Quanto ao protagonista...Com certeza perde a cena com facilidade, já que sua única função é saltar e seu maior trunfo é conhecer a Terra Longa como ninguém, mas até nisso é, do ponto de vista geral, dispensável.

Existem algumas partes que foram engraçadas e interessantes, como a seita das Vítimas do Embuste Cósmico, com sua filosofia de vida nada convencional. Além disso, dá pra sentir uma pitadinha de Carl Sagan aqui e ali.

Foi uma leitura que fluiu mais ou menos bem, porém terminei sem a menor vontade de ler o 2° livro, mesmo com os acontecimentos que deixaram um gancho para a continuação.

Leticia 31/01/2023

Ótima ficção cientifica
Fiquei sabendo que tinha uma continuação quando o livro terminou ?. O conceito da terra longa é muito legal, a cada descoberta dos personagens a conceito fica melhor. As vezes um tanto dificil pra mim, mas nada aue atrapalhe entender. Vou ler o segundo pq quero saber o que aconteceu com as freiras ?.