Um drink antes da guerra

Um drink antes da guerra Dennis Lehane

Resenhas - Um drink antes da guerra

Marlonbsan 19/12/2023

Um Drink Antes da Guerra
A dupla de detetives Patrick Kenzie e Angie Gennaro é contratada para descobrir o paradeiro de Jenna Angeline, a faxineira do gabinete de um senador, que teria roubado determinados documentos que envolvem um polêmico projeto de lei.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos o detetive Patrick Kenzie, a linguagem é simples, porém possui uma densidade considerável por conta, creio eu, da tradução.

Esse é o terceiro livro que leio do autor e foi o que menos gostei, já que não consegui me conectar com a história, os personagens e talvez também com os temas abordados durante a narrativa, principalmente no início.

Tem pontos positivos de ser algo diferente e envolver uma investigação mais séria, mas pela utilização de ênclises na escrita, deixou a leitura muito mais formal e, como é em primeira pessoa, fica mais enfadonho de acompanhar e isso durou por toda a leitura.

Quanto a história, envolve vários temas delicados que vamos descobrindo, há questões raciais bem fortes e importantes a serem debatidas. A investigação é bem montada e alguns pontos de virada de chave, possui várias cenas de ação que eu, particularmente, acho meio confusas.

Todos esses elementos formam um livro coeso, no geral, e uma porta de entrada para os outros que envolvem os personagens, com certeza irei ler, já que é um autor que gosto e que possui livros diferentes.

Fabio Shiva 14/05/2023

Uma estreia explosiva e polêmica antes da obra-prima do suspense
Sou um grande admirador das tramas de Dennis Lehane. Considero “Sobre Meninos e Lobos” uma verdadeira obra-prima do suspense, e certamente um dos melhores livros que li sobre a Lei do Karma (que não aparece explicitamente na história, mas está presente de forma sutil até no título original: “Mystic River”). Perdi a conta de quantas vezes vi o espetacular filme de Clint Eastwood (https://youtu.be/rW7n3PsFd8U) inspirado nesse livro, que já li três vezes… sendo que a terceira foi de uma edição em italiano, que decidi aprender na cara dura só para poder ler esse livro! (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2022/09/a-menor-decisao-que-voce-toma-pode.html) Isso só para demonstrar que quando digo que sou “um grande admirador” de Dennis Lehane, não estou exagerando nem um pouco!

Gostei muito também de outro livro bem famoso de Lehane, “Paciente 67”, que rendeu outro filme muito bom: “A Ilha do Medo” (https://youtu.be/y3dalJDGmt0). E ficou então a vontade de conhecer outras obras do autor.

Decidi ler “Um Drink Antes da Guerra” por conta do título, que achei bem instigante. Imaginei que se tratava de uma história ambientada na Primeira ou Segunda Guerra, mas logo na primeira página percebi meu ledo engano, diante desse trecho bombástico:

“O ódio chegou como um turbilhão, e demos a ele diversos nomes – racismo, pedofilia, justiça, retidão – mas todas essas palavras não passavam de fita e papel colorido de um presente emporcalhado que ninguém queria abrir.”

A guerra de que trata o livro é uma guerra urbana, uma sangrenta guerra de gangues na cidade norte-americana de Boston, na década de 1990, em meio a acirrados conflitos raciais. A história é narrada na primeira pessoa pelo detetive particular Patrick Kenzie, que junto com sua parceira Angela Gennaro é contratado por um grupo de políticos para recuperar uns documentos supostamente roubados pela faxineira de um deles, que está desaparecida.

O primeiro deleite da leitura é observar a habilidade de Lehane ao lidar com o clichê da “história de detetive narrada na primeira pessoa”, que desde os tempos de Dashiell Hammet (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2011/05/o-falcao-maltes-reliquia-macabra.html) e Raymond Chandler (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2020/10/adeus-minha-adorada-raymond-chandler.html) é pontuada por tiradas afiadas e altas doses de ironia.

Outra característica marcante desse tipo de história policial noir é a violência exuberante e explícita. Nesse quesito, “Um Drink Antes da Guerra” também não deixa a desejar: a taxa de mortandade por página garante que o título do livro não seja apenas uma metáfora.

E por fim, um traço geralmente presente nessas histórias noir é o retrato duro e impiedoso do chamado “mundo cão”. E é aqui que reside, ao meu ver, o grande mérito de Lehane, que traz para a sua narrativa reflexões muito pertinentes e honestas sobre o racismo. A prova de seu talento como escritor é que hoje, quase trinta anos depois do lançamento de “Um Drink Antes da Guerra”, essas reflexões continuam relevantes. Prova do talento do autor e também, infelizmente, do quanto ainda avançamos pouco na expansão de consciência que um dia (eu creio) tornará o racismo apenas uma triste lembrança de nosso passado primitivo. Como diz um dos personagens do livro:

“O sonho americano, para um negro, é como uma foto de mulher pelada na cela de uma prisão. O negro neste mundo não é nada, a menos que saiba cantar ou dançar, chutar bola, divertir vocês, os brancos.“

Só quando fui fazer a resenha é que descobri que esse foi o primeiro livro de Dennis Lehane. Preferia ter descoberto isso antes, pois me livraria da constante (e inevitavelmente desfavorável) comparação com “Sobre Meninos e Lobos”. “Um Drink Antes da Guerra” pode não ser uma obra-prima, mas certamente é um livro policial acima da média.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Bruno Malini 14/05/2023minha estante
Eu também virei fã do Dennis após ler Mystic River. E li todos os seus livros. Infelizmente, Depois da Queda me decepcionou um pouco. E estou esperando que um dia a Cia das Letras lance World Gone By, livro 3 de uma "trilogia" que começou com Naquele Dia, outro livrasso.
Vai em frente, essa série Mckenzie é muito boa.

Fabio Shiva 20/05/2023minha estante
Salve, Bruno! Valeu demais pelo comentário e por essa energia boa! Espero em breve ler outros do Lehane!

Joao Felipe 03/05/2023

Maçante no minimo
Li o seu livro mais famoso o "Sobre Meninos e Lobos" e procurei outras obras do autor e vim parar aqui em seu primeiro livro, e como foi difícil terminar, eu tenho como sina nunca abandonar nenhuma leitura e por isso mesmo eu estudo bem o que eu vou ler, e esse aqui esteve perto.
Livro arrastado e nem é por ser lento, e sim por faltar uma construção que te de algo, um sentimento que seja, os problemas sociais aqui tratados são importantes, mas não vai ser raso como aqui foi que vai te fazer pensar.
Muito superficial em tudo, não me senti envolvido por nenhum personagem, nada aqui me fez querer continuar esse serie.
Mas os outros livros do autor certamente vou voltar a ler.

Kaka 18/02/2023

Policial Raiz
Amei.... Um livro policial raiz. Com todos os elementos de um bom policial, com uma trama envolvendo políticos corruptos e imorais, gangs, crimes raciais, comunidades decadentes, um investigador com um passado complicado e uma parceira na medida certa: durona sem perder a ternura. Muito bom, este é um livro que inicia uma série com 5 histórias com os mesmos investigadores.

LaAs183 27/01/2023

Primeiro livro publicado do autor
Apesar de estar longe da genialidade do seu livro mais famoso - Sobre meninos e lobos (um dos meus suspenses favoritos da vida), o autor já mostra aqui muitos dos seus traços marcantes. Uma escrita que envolve, flui e que instiga do começo ao fim.

CheGuelara 16/01/2023

Uma agradável surpresa!
O autor redigiu a obra que inspirou um dos meus filmes favoritos: ilha do medo. E isso certamente me fez conhecer o trabalho dele.
Deparei-me com essa série e adquiri os primeiros volumes.

Embora a temática central seja algo que costumo encontrar em outros thrillers, achei que a narrativa e a maneira como o autor constrói os personagens (e cria a atmosfera de suas interações) bastante única.

Meu apego foi suficiente para querer continuar lendo mais dos dois detetives. Também amei como as temáticas sensíveis foram tratadas com profundidade, trazendo passagens bem impactantes e reflexivas.

Há alguns comentários datados, no sentido do teor que carregam. Porém, acredito que levando em conta a época da publicação, não vejo como isso poderia prejudicar minha experiência com este ótimo livro.

_.Writer_Lost 22/09/2022

O livro é bom, mas...
Ok! A história é boa! Muito boa! Os personagens são carismáticos, o trauma do Patrick e da Angela são muito bons! Além disso, acho que o tema da Guerra de Gangues ficou muito bom e é um livro legal de ler!

Porém, não acho melhor que Gone Baby Gone, e também achei um pouco enrolado! O começo é bom, o meio é chato e o final ótimo!

Então dou 4/5?

Matt 21/04/2021

Baita romance policial
Foi meu primeiro contato com Dennis Lehane. Devorei o livro em dois dias. A escrita ágil, o clima noir, tudo orquestrado magistralmente. Temos romance, ação, investigação, violência urbana, politicagem e uma acidez que deixa a leitura extremamente prazerosa. O livro é um pouco pesado também, e é exatamente o que eu procurava. Certamente irei ler todos os livros da dupla Kenzie-Gennaro.

Danielle Pereira Silva 15/02/2021

Favoritos
Li toda a série a um bom tempo, me apaixonei pelos personagens de primeira.
Dennis Lehane é um autor incrível de livros policiais, os livros da série Kenzie e Gennaro sempre serão meus favoritos.
Vale a pena.

Luciano 03/07/2020

Primeiro livro escrito por Dennis Lehane. Trata-se de um thriller policial que nos apresenta a dupla de detetives Kenzie-Gennaro, sob fogo cruzado de duas gangues em Boston, que estão em guerra em busca de documentos roubados do gabinete de um senador. Médio

Wania Cris 30/04/2020

Lehane, eu te amo!
Permeado por críticas sociais ácidas e contundentes, Um Drink Antes da Guerra entre lá muito mais que um thriller policial bem escrito, é um tratado sobre o ódio, o rancor, a injustiça, o desprezo, as disputas raciais, ou seja, o mundo como ele é.

Patrick Kenzie é o tipo de protagonista que me agrada: inteligente, sagaz, divertido e muito humano. Angie Gennaro é a parceira perfeita, a voz da razão, a personalidade firme, o colírio para os olhos. Os dois funcionam muito bem juntos e a estória se desenvolve de uma forma muito bem dosada entre o suspense, os debates filosóficos, as divagações. Só elogios para o primeiro da série e ansiosa para prosseguir na leitura dos próximos.

Carolina1364 17/01/2017

Nota 3.5
Remei para ler esse livro.. Não conseguia seguir em frente com a história, quase abandonei várias vezes. Mas peguei para terminar e gostei, a história me surpreendeu. O ínicio achei bem cansativo, mas do meio para o fim a história fica mais interessante.
Juliana 17/01/2017minha estante
Oba!

Carolina1364 17/01/2017minha estante
Sim, Juliana! hahah

Minha Velha Estante 18/02/2016

O que esperar de Um Drink Antes da Guerra
No geral eu gostei bastante da história, a escrita é bem ágil, as cenas bem descritas a ponto de você visualizar bem os cenários. O Patrick tem um humor que incomoda aos mais sensíveis, e Angie não fica atrás. Nenhum foge da raia, e as faíscas que rolam entre eles rendem bons momentos.

A guerra entre as gangues é bem explicada, você começa a ter um vislumbre que não te prepara o suficiente quando o real motivo é exposto, é um baque e tanto que só lhe deixa mais ávido para concluir a leitura.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2013/01/um-drink-antes-da-guerra-dennis-lehane.html

Araggorn 18/02/2014

Um drink antes da guerra é o primeiro livro da série com a dupla de detetives particulares Patrick Kenzie e Angela Gennaro.
Uma trama de cunho político e racial que faz refletir. Dennis Lehane possui essa característica numa história de gênero policial noir.
A dupla de detetives é fantástica, talvez uma das melhores duplas da literatura policial. Eles são amigos de infância e possuem uma química indiscutível.
Eles são contratados por políticos para recuperar um material roubado por uma empregada negra. Como toda a história de Lehane nada é o que parece. O branco é preto e o embaixo é em cima. Eles se veem envolvidos no meio de uma guerra de gangues e são ameaçados de morte.
A história mostra uma sociedade mentirosa, gananciosa e racista, onde a busca pelo poder é a prioridade. Kenzie e Gennaro vão conhecer da pior maneira a decadência das ruas.
A leitura é ágil e os diálogos intensos!
Neste primeiro livro somos apresentados a personagens como Bubba, um gigante e brutal traficante de armas que possui um peculiar senso de lealdade a dupla de detetives.
Dennis Lehane entra para minha lista de melhor autor policial.
Imperdível!

site: www.siriguelasaltitante.com.br