We Have Always Lived in the Castle

We Have Always Lived in the Castle Shirley Jackson

Resenhas - We Have Always Lived in the Castle

Lulu 06/04/2024

Muito diferente e interessante!!
Ameiiii as personagens e a escritora criou uma relação MUITO interessante entre as duas!!! Nunca tinha lido nenhuma personagem como a Constance e a Marycat, e isso é uma coisa muito especial que pouquíssimos autores conseguem fazer... Essa relação "única" que não se vê muito em outras histórias.

Ela constrói um suspense bem legal, apesar de eu achar meio forçado as vezes essa tática em que um personagem começa a falar, instiga o leitor, e aí alguém fala "mas não vamos falar sobre isso"....

Apesar de achar meio cansativo isso, não deixa de ser uma leitura que você fica querendo saber mais e mais do que vai acontecer!

Juliana 09/02/2024

A curiosidade me fez devorar esse livro!
Já tinha visto o filme e achado bom. Escutei o episódio 491 do podcast Mundo Freak Confidencial e descobri que era um livro. Simplesmente tive que parar o cast para procurar saber mais sobre. Acabado o episódio, consegui achar o audiolivro e mergulhei fundo na narrativa. Literatura gótica: Como não amar e não ficar hipnotizada? Gostei muito, foi o meu primeiro Shirley Jackson e não será o último.

Vivi 26/01/2024

UAU
Ok, estou impactada. É um livro curto, mas que eu não queria parar de ler. Fiquei obcecada com a narrativa, os personagens, o mundo tudo. O final achei sim meio confuso, não entendi muito bem, mas quando terminei de ler e comecei a analisar o livro eu entendi que tem diversas discussões nas entrelinhas sobre traumas, ansiedade e etc. EU AMEI toda a ambientação, me lembra muito vagamente como minha prima também lembrou Desventuras em Série, acho que entra na categoria de góticos, né?

Jaqueline 20/11/2023

Primeiro livro da Shirley Jackson que peguei para ler numa maratona de Halloween e fui surpreendida positivamente. Com personagens interessantes e bem construídos, o livro só não recebeu uma nota maior porque o ponto de vista de Merricat muitas vezes se torna confuso, já que ela é uma narradora na qual não podemos confiar. Senti que o final ficou bastante óbvio, mas a ambientação fez com que isso se tornasse menos relevante diante do suspense criado com a narração.

Caroline 13/11/2023

Infelizmente eu não consigo gostar de nada dessa autora, a história tem uma premissa interessante e os personagens são bem escritos mas o resto é tão sem graça e tão ruizinho. Tudo é no ponto de vista da Merricat (que é ótima) mas tem coisas tão confusas que você não compreende nada e simplesmente acaba ali. Basicamente uma menina sem entender absolutamente nada que tá acontecendo e nem você e muitas coisas chatas ou ruins sem um sentido tbm.

Beatriz 02/11/2023

Terror dos introvertidos
Que nervoso que esse livro me deu, nossa. A ambientação foi fantástica, a escritora conseguiu colocar o leitor na pele desses personagens totalmente isolados e agorafóbicos, a ponto de você se sentir invadido quando o espaço seguro dos Blackwoods era invadido.
A cena clímax foi torturante, de verdade. A sensação de impotência desses personagens é totalmente transmitida para o leitor, é muito desconcertante, pelo menos pra mim. Se você, como eu, tem horror de que as pessoas mexam nas suas coisas, com certeza vai entender a sensação de Merricat e Constance.
A narrativa é simples, mas feita de uma maneira que reflete perfeitamente a linha de pensamento de uma pessoa com ansiedade e/ou fobia social, agorafobia etc. Os maneirismos daqueles personagens são desenvolvidos muito bem, de maneira rápida e efetiva, a um ponto que quando tudo começa a dar merda, você entende como isso afeta e é angustiante.
Gostei muito que o livro não se extende desnecessariamente, é escrito de maneira efetiva, que te prende. Gostaria que algumas coisas fossem mais esclarecidas, como o passado, o quê levou aos eventos de 6 anos atrás, o quê levou essa família a chegar a esse ponto. Tirando isso, às vezes só gostaria de poder entrar no livro e dar um socão em uns personagens, sacudir bem forte sabe, mas fico feliz que a Merricat também representa esses pensamentos violentos kkkkk.
Tio Julian 100% melhor personagem, amava ver ele botando a boca no trombone mesmo pra reclamar do folgado do Charles, que ódio mds.

yas :) 02/02/2023

A woman born for tragedy, inclined to be a little silly
Que livro impressionante!!

A ambientação dá um suspense muito gostosinho de ler, você fica ao mesmo tempo com medo do que está por vir e curiosa pra desvendar a dinâmica estranha dos personagens.

E que personagens bem construídos!! A protagonista, Merricat, é uma narradora que não é nem um poucoo confiável (eu amo livros assim), então você vai enxergando a história através dela sem ter muita certeza do que tá acontecendo, mas muito interessada em continuar. Sua personalidade meio viajada e cruel dão um toque de humor meio irreverente à medida que as coisas vão acontecendo. A Constance com sua fobia é uma personagem incrível também, que traz ao leitor toda a questão do desconforto em que ela está envolvida.

De modo geral, o "mistério" foi bem fácil de desvendar, mas apesar disso eu amei muito e me trouxe sensações que eu não tenho certeza se deveria gostar kkkkkkkkkkkkkkk recomendo !!

maria 16/01/2023

ameii tão estranho e moody!! a merricat eh minha weirdgirl favorita ? quero ler mais coisas da shirley jackson agora

Picyl 16/01/2023

Desesperador porém bom
Comecei a ler sem saber o que esperar já que particularmente evito saber o enredo dos livros, a cada capítulo ficava mais e mais angustiada devido a tudo que se passava no local. O final foi algo que eu não esperava, não por ser inovador ou mágico e sim pelo balde de água gelada que levei, não recomendo para materialistas!!

Ellen234 29/09/2022

"I was never sorry when I had thoughts like this"
Gostei de como a escritora descreve a agorafobia da Constance e os pensamentos mais obscuros da Merricat. Tudo é meio subliminar, a narrativa se passa pela visão da irmã mais nova, Merricat, que tem uma imaginação fértil. E por causa disso, não sabemos se tudo que aconteceu foi a total verdade.

Acho que um ponto alto desse livro são os personagens e desenvolvimento deles.

zøe 22/05/2022

estranho e divertido
não tem nada como este livro. a forma como a personagem principal pensa e interage com o mundo é muito diferente de qualquer coisa que já vi. a inocência dela e a imaginação de criança é algo bem cativante. demorei muito pra terminar, apesar de ser bem curtinho, porque estava de ressaca literária devido outro livro, mas estou contente que levei a leitura até o fim porque a história valeu muito a pena. em alguns momentos o livro foi um pouco cansante e repetitivo, mas do meio pro final ele voa. desde o começo amei a protagonista e me identifiquei muito com ela, com certeza a presença dela é o ponto mais forte do livro. agora pretendo ver o filme e aproveitar mais dessa história maravilhosa ??

littlelen 12/05/2022

Uma narrativa bizarra e poética
We have always lived in the castle é um livro de mistério e suspense/horror que conta a história das irmãs Blackwood, Mary Katherine e Constance, que vivem na majestosa mansão dos Blackwood com o tio Julian, que 6 anos atrás, foi palco de um assassinato em massa da maioria dos familiares Blackwood que viviam na casa.
A narrativa é contada por Mary Katherine, que mesmo sendo uma moça de 18 anos, possui um comportamento infantil e constrói um ambiente bizarro e poético ao mesmo tempo sobre a vida dos 3 familiares restantes. O jeito como descreve a agorafobia de Constance é incrível, assim como explica a ida de Mary Katherine à vila que fica perto da mansão, onde todos ali julgam e odeiam a situação dos Blackwood, tanto por serem ricos, quanto pelos assassinatos.
A chegada do primo distante Charles é o ponto principal de reviravolta nessa história, ele sendo o único homem (uma vez que o tio Julian não apresenta essa característica, por ser doente e velho) com autoridade para mudar a situação da família e ameaçando a vida perfeita de Mary Katherine.
Como fiz essa leitura em inglês, foi um pouco difícil pegar todos os detalhes dessa narrativa, mas gostei da história, apesar de ser um pouco maçante em alguns momentos (talvez por conta da dificuldade de leitura em outro idioma).