A chave de casa

A chave de casa Tatiana Salém Levy

Resenhas - A Chave de Casa

fernanda 30/11/2015

Resenha: A Chave da Casa Tatiana Salem Levy
O tema trata-se de uma herança familiar a chave da casa do avô na Turquia que foi entregue à protagonista. Mas sem dar resumos da história, tento me prender mais aos aspectos literários, extrair suas características e o estilo por trás da obra.
Por ser considerada uma obra autobiográfica, uma auto ficção, no decorrer da leitura o leitor tem acesso ao desenrolar do personagem sob seus próprios olhos. A narrativa não assume perante ao leitor verdade absoluta, no livro a protagonista não se identifica com a autora, mas em nenhum momento consegui desvencilhá-la. É uma leitura de dúvida, o olhar subjetivo da narradora sobre as experiências vividas é presente em toda a obra. Mas sua escrita possui um conceito particular de literatura. A autora, narradora e personagem se misturam, não existem fronteiras claras entre a narração dissertativa e descritiva com a subjetiva, não dá para se ter certezas. Acredito que esteja nesse ponto todo o sucesso dessa obra.
Os capítulos não são numerados ou nomeados, são apenas páginas que se distinguem entre si, algumas com apenas algumas linhas escritas e em outras, até quatro páginas. Dá a sensação de textos soltos, que foram escritos de maneira fragmentada, compondo um mosaico sobre a busca da protagonista e que depois foi juntado. Só ao longo da leitura é possível conectar os textos. Estes fragmentos se desdobram em quatro narrativas diferentes, a viagem de sua personagem, histórias de antepassados como seu avô e da mãe e passagens de um amor passional e violento. Sua sequência não é clara, tampouco são raros os nomes dados aos personagens, “ele” , “ela”, “eu”, “você”, “minha mãe”. O foco do tema são as perdas, buscas e encontros.
Narração feminina, aborda exílios, viagem, intimidade, sexo, amor, violência, dores, herança e escolhas, sem situar onde termina ou inicia o real e a ficção. Sem certezas sobre os fatos ou invenções, a dúvida é presente todo o momento.
Foi uma experiência diferente de ler, ao mesmo tempo fácil, fluído e prazeroso. É através da própria literatura que se constrói o romance, essa maneira partida, tanto dos fatos e personagens, só podem resultar em uma narrativa fragmentada. Dá para experimentar e vivenciar verdadeiramente emoções. Além de inovador em seu estilo é um livro que toca, emocionante. Já ao final me cansei um pouco, não trazia mais tantas surpresas, mas sem dúvida uma escrita elegante. Classifico como um ótimo livro