Apelo às Trevas

Apelo às Trevas Dennis Lehane

Resenhas - Apelo às Trevas

Mari 28/09/2023

Meus pontos sobre o livro
Uma boa história, um bom enredo. No começo fica um pouco difícil de ligar as situações que vão acontecendo, mas no final as peças se encaixam muito bem.
A escrita é um pouco prolixa o que faz você perder um pouco a conexão com o cena que estava rolando a pouco, porém esses momentos detalhistas foram perfeitos nos momentos de ação.
Personagens muito bem trabalhados, cada um com uma característica marcante sem ser algo forçado, e o interessante foi ver o poder que eles exerciam nos outros dentro da história.
Tem que ter estômago forte pra ler isso, é fato, não indico caso você não esteja em uma fase boa, pois é pesado as cenas de assasin@d@s, mas o destrinchar de tudo foi ótimo. Não é perfeito, nem uns dos que mais gostei, mas também não foi ruim, foi um muito bom.

_.Writer_Lost 05/02/2023

Começamos o ano bem!
Ok! Esse livro me surpreendeu em outro nivel! Não imaginei que um livro poderia me surpreender tanto, mas, aqui estamos!

Trama envolvente, personagens bons, plot twist incrivel e um final chocante de bom!

Comecei o ano bom e espero que mais leituras boas venham por ai!

5/5??

Juh Ferreira 05/07/2022

Se você gosta de suspense e mistério esse livro é perfeito.

A forma como a história é construída e os personagens cativantes são a fórmula perfeita para fazer desse livro um dos melhores do ano pra mim.
Desdobramentos incríveis, plot muito bem construído e um enredo que te prende desde a primeira página são as principais características que me fizeram dar cinco estrelas para ele.
Apesar de ser grande consumidora de livros desse tipo foi meu primeiro encontro com o autor. E que primeiro encontro!!!

JASONPIXIE 31/08/2021

Incrível. Recomendo pra quem quer ler.
O livro é bem bonito, na minha opinião.
O autor criou uma historia bem legal e marcante, sempre me lembro de partes (em momentos aleatorios e inesperados).
A caracteristica dos personagens sao interessantes, assim como todo o enredo.

o ruim é que nao tem part. 2.

Danielle Pereira Silva 16/02/2021

Estou relendo toda a série que li pela primeira vez uns 10 anos atrás.
A série é incrível, impossível parar de ler.

Patricia 13/02/2021

Mais um romance policial escrito em ritmo frenético pelo Dennis Lehane. Nesse aqui a narrativa vai num crescendo até um final não tão inesperado, mas bem construído. Livrão!

Furriel 31/01/2021

Segundo livro da dupla Patrick Kenzie e Angela Gennaro, bem melhor que o primeiro, onde o autor mostra mais sobre o passado dos protagonistas. Começa um pouco devagar, porém do meio para o fim fica quase impossível largar a leitura. Uma livro sombrio que demonstra como pessoas relativamente boas podem se transformar quando o mal entra nas suas vidas.

Luciano 10/07/2020

Segundo trhiller policial da dupla Kenzie-Genaro. Perfeito. Percebe-se, claramente, a evolução da escrita de Dennis Lehane. Crimes violentíssimos voltaram a ser cometidos após um intervalo de 20 anos, mas o autor dos primeiros está preso. Super recomendo. As páginas voam.

Wania Cris 07/05/2020

Lehane tá entrando mesmo na minha vida...
Patrick e Angie iniciam uma investigação que, em princípio, não resulta em nada. Pelo menos até o bagulho ficar tão louco que você já não sabe mais quem é quem...

Ambientada em uma Boston extremamente violenta e marginalizada, Apelo às Trevas nos leva, como é típico de Dennis Lehane, à reflexões profundas onde as respostas sinceras podem nos envergonhar de ser quem somos, como somos.

Trama conduzida com a dose de suspense e agilidade na medida exata, com dramas profundos e reviravoltas impactantes. Uma obra visceral e pingente, seja lá o que isso for...

Pedro 26/12/2014

A busca para entender o mal no coração dos homens
Livro foda do começo ao fim, com ritmo eletrizante e reviravoltas de arrepiar, "Apelo às trevas" é um page turner de primeira, desses que, a certa altura, não se consegue mais largar até chegar ao desfecho. E o desenlace da trama amarra tudo o que vinha sendo sugerido ao longo do enredo de maneira arrebatadora. Genial, simples assim.

Lehane, um grande escritor, não fica a dever nada a Chandler e a Hammet, seus mestres, de onde veio a filosofia carregada de ironia e melancolia de Patrick Kenzie, o protagonista do romance. Impossível ler as agruras de Kenzie e não lembrar de "O falcão maltês" e, especialmente, de "O longo adeus".

Enquanto tenta descobrir a identidade do autor de uma série de brutais assassinatos em seu bairro, Kenzie e sua parceira, Angie, são obrigados a voltar à própria infância para buscar as causas dos crimes assombrosos, pois a raiz da violência está lá, escondida no passado. No fundo, "Apelo às trevas" não deixa de ser um livro sobre a infância, sobre os traumas (nunca banais, nunca irrelevantes, por mais simples que aparentem ser) que, inadvertidamente, nos fazem ser quem somos.

Mas as tiradas do detetive e sua tentativa de entender o mal no (ou do) mundo moderno, inclusive um certo mal estar por conviver com a mera ideia de uma brutalidade sem precedentes, de uma crueldade sem explicação, de uma violência que extrapola a compreensão, são os pontos altos no livro. Na minha opinião, Lehane supera Hammet e Chandler, por tornar a maldade do mundo contemporâneo apenas vagamente coerente e compreensiva: as razões do criminoso são fáceis de acompanhar; duro mesmo é aceitá-las como reflexo do mundo cão.

Livro incrível, com a prosa ágil de um tremendo escritor provando, mais uma vez, que a boa literatura supera gêneros e rótulos.

Núbia Esther 30/07/2013

Na segunda aventura do casal de detetives Patrick Kenzie e Angela Gennaro, Lehane deixa o cenário político e os conflitos sociais da primeira aventura para trás e resolve investir no lado pessoal de seus protagonistas, o que de certa forma também contribui para que os personagens coadjuvantes também ganhem mais espaço. Se dessa vez o jornalista Richie apenas faz aparições pontuais, Lehane mais do que nunca usa e abusa do estranho Bubba que nos cativa de um jeito mórbido e incongruente e dos policiais Devin e Oscar que sempre garantem ótimos diálogos. Mais do que nunca fica claro, que apesar do aparente formato “caso da vez”, seus romances são mais que isso, e não só pela intensa relação entre Patrick e Angie que cada vez fica mais intensa, como também pela importância do histórico dos personagens no desvendar dos crimes. Se em Um Drink Antes da Guerra eles acabaram na linha de fogo por escolha própria, aqui eles já eram alvo (principalmente Patrick) por ações há muito esquecidas.

“O que importa, escreveu ele, é o sofrimento.

Essas palavras – escritas numa folha de papel branco formato padrão – me perseguem. Essas palavras tão simples, às vezes parecem ter sido gravadas na pedra.”

Assim como no primeiro livro, os detetives são contratados para um serviço que no fim acaba tomando rumos inesperados e que só representa uma ínfima parte dos desdobramentos que ele terá. Diandra Warren, uma famosa psiquiatra de Boston contrata Patrick e Angie para descobrirem porque ela e o filho estão sendo intimidados pela máfia irlandesa. Aparentemente, a história envolvendo a máfia não era nada demais e só serviu para colocar Patrick na mira dos mafiosos. Mas, quando conhecidos são assassinados de forma cruel, Patrick começa a achar que há mais nessa história do que apenas uma intimidação e com a ajuda de Richie, ele descobre que mortes com os mesmos requintes de crueldade ocorreram na cidade há mais de vinte anos. Ao começarem mexer no passado, relações inimagináveis entre os personagens começam a surgir e o assassino parece estar mais próximo da vida de Patrick e Angie do que se supunha.

Em Apelo às Trevas, Lehane consegue imprimir uma tensão e um terror ainda maior do que no primeiro livro da série. Porque agora, a violência escancara as portas das vidas de Patrick e Angie, uma violência com a qual cresceram e estiveram sujeitos todos esses anos. A carga psicológica é muito maior aqui e reflete-se nas ações dos protagonistas, que mais do que nunca percebem como a violência está dirigindo e conspurcando suas vidas, mas que ao mesmo tempo não conseguem se afastar dela completamente. Uma ótima série para os fãs dos romances policiais.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2013/07/29/apelo-as-trevas-dennis-lehane/
Ricardo Tavares 20/09/2016minha estante
Esse é sem dúvida um dos melhores romances da dupla Patrick Kenzie e Angie Genaro. Quando a narrativa chega no seu ponto mais alto (clímax) é impossível largar o livro. Não dá para parar, as ações são vertiginosas e o encadeamento feito por Lehane é perfeito. Ele é um grande escritor de narrativas policiais, principalmente quando envolve o casal Patrick e Angie. Comecei a ler os livros do Dennis e não parei mais, já li Sagrado e agora estou com Gone, Baby, Gone. Histórias policiais de primeira linha.

Igor Nascz 15/07/2013

O melhor da série Kenzie/Gennaro
História frenética e horripilante, que prende o leitor. Com o caos em pleno funcionamento na vida da dupla de detetives desde que eles pegaram o caso que envolve um misterioso serial killer, cujo seu principal vicio é matar.

Considero o melhor livro da série Kenzie/Gennaro.

tiago damazo 28/09/2010

comecei a ler a serie patrick e engela nao faz muito tempo , e ja virei fan desse autor , para quem gosta de uma narrativa rapida empongante e uma trama apesar de violenta ,muito bem elaborada um final de deixar com quer um perplexo super recomendavel ,

Igor 30/04/2010

O livro é sim, violento, mas não é uma violência barata. É essencial para o leitor cair de cabeça na história, ter os mesmos sentimentos que o narrador, e sentir pelo assassino brutal o mesmo ódio que o protagonista sente. Eu vivi o livro, ficava angustiado pois estava lendo numa semana de provas na faculdade, então não tinha tempo para ler. É de tirar o fôlego, ao passo que os protagonistas vão encontrando várias peças de um quebra-cabeças e aos poucos vão juntando essas peças, até que encoontram o elo de tudo.

É o terceiro livro do Lehane que leio. Li Paciente 67, daí estou lendo a série do Patrick e da Angela. Apelo às trevas é o segundo livro (vem depois de um drink antes da guerra). Não vejo a hora de terminar a série de 5 livros, o que me frustra é que os livros do Lehane são muito caros, quase 50 reais! HAHAHA