O mundo Codificado

O mundo Codificado Vilém Flusser

Resenhas - O mundo codificado

Porsani 18/07/2022

Complexo, mas extremamente importante
Livro de leitura difícil, densa, mas repleto de pensamentos e percepções importantes ao campo do Design, Imagem, estética. Recomendo

Cati 02/02/2022

Flusser tinha um óculos mágico para ver o mundo.
A primeira coisa que pensei ao me deparar com os pensamentos do autor: nossa, ele podia muito estar vivo agora. Simplesmente, porque gostaria fortemente de ver o que pensaria da atualidade, a famosa geração tiktok.

Flusser faleceu na década de 90 e escreveu esta obra maravilhosa antes disso. Contudo, a verdadeira questão chocante aqui, é o futurismo de seus textos. Os quais acabaram prevendo coisas que estão apenas começando a acontecer.

Todo designer, comunicador, pensador visual, projetista, artista deve ler este livro e ter a cabeça explodida pelas ideias filosóficas do autor. Se você até hoje não entendeu a definição de design, pelo dicionário, ou pelo quer que seja, aqui encontrará não só um bom conceito, como também algo bem mais profundo.

Questões sobre cultura imaterial, materialismo, o que seria informação - algo que informa, que da forma a matéria; e assim vira um processo cultural. Por isso, o designer se torna um transformador de informações em matéria -, se juntam com reflexões sobre comunicação, processo cultural, história, códigos, filosofia, ética, impacto projetual, matemática, física, arte e até etimologia.

O homem não só pensava em tudo, como também fez tudo. Super recomendado.

Giovani.Pagliusi 04/02/2018

Devemos ser cuidadosos ao ler as obras de Flusser como um todo, o autor age por fragmentos. Não é caso desse livro. Neste, há uma perspectiva crítica completa sobre o mundo tecnológico. O autor nos ajuda a visualizar (sob uma abordagem beirando a certeza futura) um sistema comunicacional baseado em automação e quase abstração humana. No caso, as investigações permeiam e consideram a comunicação humana como uma forma de artifício para uma possível fuga da certeza final, a morte. Logo, o mundo dos códigos e superfícies nos oferecem uma composição de entretenimento consumível e multifacetado para suprirmos algo natural e inevitável.