Ivani Ribeiro

Ivani Ribeiro Carolline Rodrigues

Resenhas - Ivani Ribeiro

Christian 25/05/2020

O QUE FALTAVA PARA A GRANDE ESCRITORA
Ivani Ribeiro foi incontestavelmente a maior escritora da tv brasileira. Começou com as radionovelas e se consagrou na tele, circulando por todos os gêneros. Suas obras nunca serão esquecidas. Pra citar somente alguns clássicos: A Viagem, Mulheres de Areia, A Gata Comeu, O Profeta, A Muralha (adaptação), Meu Pé de Laranja Lima (adaptação), Aritana, Cavalo Amarelo, A Deusa Vencida, Final Feliz, Amor Com Amor se Paga... Ufa! Nem dá vontade de parar!
Então, essa inédita biografia é uma homenagem até mesmo tardia, tamanha sua importância para essa expressão artística que nos caracteriza. Além disso, mata um pouco da saudade que sentimos da grande dama e também a curiosidade sobre sua vida tão discreta, sempre por trás dos holofotes. Recomendo!

Charleees 28/03/2023

Ivani surgiu antes do rádio, escrevendo seus diários, seus poemas e no rádio se consagrou: cantora, apresentadora, radialista, autora de radionovelas, ali Ivani pôde mostrar toda sua grandiosidade, todo seu talento e foi o que fez. Na tevê quando as telenovelas Cubanas eram trazidas para cá e Gloria Magadan fazia questão dos grandes dramalhões foi Ivani que abrasileirou a telenovela; colocava nomes populares em seus personagens, tentava trazer os problemas sociais para dentro de suas tramas antes mesmo do estouro que foi Beto Rockfeller e sua linguagem inovadora. Foi Ivani a primeira a falar de ets em novelas, a tratar de temas espirituais (com a novela A Viagem) e em pleno horário das 18 hs chegar aos 60 pontos de Ibope com o megasucesso que foi Mulheres de Areia. Eu venero essa mulher por toda sua trajetória e emocionado falo como foi bonito pra mim conhecer mais a fundo sua história, suas lutas, seu esforço para chegar aonde chegou. Ivani foi feminista mesmo não se denominando uma, foi revolucionária, pioneira, foi mulher.
Detalhe da foto: em 2017 Ivani apareceu em uma das páginas do livro 101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil da jornalista Patricia Kogut, ficou fora do livro grandes produções de Ivani tanto fora como dentro da Rede Globo (Mulheres de Areia, A Gata Comeu e A Viagem são megasucessos de Ivani lembrados até hoje com carinho pelo público) a mesma é retratada como sendo admirada por Janete Clair como se fosse mérito ser admirada por Janete que como todos os que vieram depois beberam da fonte de Ivani. Que bom que agora temos essa biografia linda, esse trabalho magnífico e poético da Carolline Rodrigues para engradecermos o nome da nossa maior novelista de todos os tempos.

* Resenha editada em Julho 2018

Doug 17/09/2018

Quem diria que a vida de uma grande autora pudesse emocionar tanto quanto suas histórias?

No dia 03 de julho, a editora Novo Século lançou a biografia de uma das maiores autoras brasileiras: "Ivani Ribeiro a Dama das Emoções". A jornalista Carolline Rodrigues é a responsável pela publicação da biografia da autora, que, além dos registros pessoais de seu diário, reuniu também depoimentos de grandes personalidades artísticas que tiveram participação especial na vida e obra de Ivani Ribeiro.

São 432 páginas de pura emoção, que, embora tenha se resultado em um trabalho sublime, também foi um grande desafio para a autora, já que a biografia em questão é a primeira e única que reúne as memórias de Cleide de Freitas Alves Ferreira, a nossa Ivani Ribeiro. Ou seja: só mesmo uma extensa e cuidadosa pesquisa poderia contribuir para o êxito da obra.

Durante a infância, tive o privilégio de acompanhar, pela primeira vez, o que considero o melhor trabalho de Ivani Ribeiro: "A Gata Comeu". Sucesso da faixa das 18 horas, a novela, exibida originalmente em 1985, retornava à sessão Vale a Pena Ver de Novo (pela 2ª vez, em 2001), para conquistar uma nova legião de fãs e marcar para sempre a infância de muitos. Nessa época, nem imaginava que, 17 anos depois, me consideraria o bem-aventurado por adquirir e apreciar sua biografia.

Há pouco menos de 2 anos, já circulavam pela internet comentários sobre o possível lançamento da biografia de Ivani Ribeiro. Na época, acompanhava novamente "A Gata Comeu", em sua reprise no Canal Viva, e fiquei muito animado com a possibilidade de conhecer com mais detalhes a vida e a obra da autora. Embora tenha lido muitas ao longo da vida, não sou fã de biografias, mas tive boas experiências com as de Dercy Gonçalves, Rubens de Falco, Janete Clair e Nicholas Sparks. E minha intuição já antecipava que a de Ivani Ribeiro também seria muito especial. E, por isso, fiquei atento a qualquer notícia oficial sobre o lançamento.
(Leia a resenha na íntegra, direcionando o link abaixo)

site: https://blogventonorte.blogspot.com/2018/09/resenha-ivani-ribeiro-carolline-rodrigues.html