Cartas da Prisão de Nelson Mandela

Cartas da Prisão de Nelson Mandela Nelson Mandela

Resenhas - Cartas da prisão de Nelson Mandela

Antero Silveira 23/05/2020

Madiba eterno
Nelson Mandela nunca decepciona. Inspiração pra todos! Herói eterno.

David 07/10/2021

A saga!
O que dizer de um homem que viveu 10 052 dias como prisioneiro, ou seja, mais de 27 anos, por uma causa, o fim do apartheid, segregação na África do Sul. Mandela perdeu sua liberdade com 40 anos, pai de cinco filhos, e saiu como um avô de 71 anos.
Na Prisão perdeu sua mãe e seu filho, e com muita dor não pode assistir o funeral dos dois.
Dentro da prisão conseguiu se formar com todas as dificuldades que lhe eram impostas!
Homem guerreiro e símbolo que deve ser admirado por todos nós e por todas as gerações que virão.
Destaco as páginas 476, 477, 478 e 479, nas quais Mandela e seus companheiros abdicam de sua liberdade, ou seja, prorrogam seus encarceramentos por mais alguns anos, mas não se rendem a proposta de governo de libertá-los, porém com a condição de manter a segregação na África do Sul. Esse homens de caráter recusam a todas essas ofertas mesquinhas por parte de um governo racista.
Suas cartas são um exemplo de homem que mesmo atrás das grades continua sendo um grande pai, um grande avô, um grande marido e um símbolo de ser humano.
Vale a pena conhecer um pouco mais sobre Mandela!

Eduardo 02/10/2018

A leitura desse livro, quando nos colocamos no mesmo lugar de Nelson Mandela, nos revela a inteligência singular desse personagem sul-africano, que desde sua juventude lutou contra o regime do apartheid, que durante muitos anos segregou a minoria branca poderosa, dominante massacrando os negros e hindus lá residentes como se fossem animais. Apesar de serem cartas transcritas, as entrelinhas do texto delas mostram a penúria e a luta perseverante pela liberdade e igualdades de todas as raças sul africanas. Muito importante leitura.

Beth 03/08/2020

Mais de 200 cartas de um dos maiores líderes políticos.
É triste saber sobre privações de coisas tão comuns como o direito a ver seus filhos, receber uma carta de sua esposa ou de amigos. Isso nos leva a dar valor a cada detalhe da nossa vida, a democracia e a liberdade.

Laiz.Lima 25/05/2020

Perceptível por meio das cartas, que muitas não eram enviadas aos destinatários, a preocupação deMandela em cuidar da educação dos seus familiares e amigos, bem como em ajudar as mudanças politicas em busca da igualdade racial e cultural e consequente democracia.

romulo.sarracine 30/08/2020

Ahh, se todas as prisões do mundo tivessem um Mandela..
Ao ler a grande quantidade de cartas é inevitável a sensação de nostalgia e de repetição.

A trajetória é mostrada de maneira cronológica com as datas das cartas que Mandela enviava.

Não recomendo a leitura para aqueles que acreditam que esperança e perseverança são sinônimos de ilusão e perda de tempo.

Li o livro sempre pensando "quando algo vai dar certo para esse homem?" ..ou "quando as coisas vão melhorar?"

Me senti com raiva e preso em uma nostalgia por pensar assim, vendo e sentido a força das suas cartas como ele sofreu, e porque não desistiu...

Entretanto, foi quando nos meados das páginas, diante de muitas cartas seminais, entendi que Mandela não estava preso...

Sua ideias fluíam. Seu corpo sofria e sua saúde era judiada. Seu físico foi dilacerado por maus cuidados, mas sua ideia de igualdade se fomentava, pois ele nunca se rendeu.

Mandela foi um exemplo de "preso livre".

Ele mostrou que foi preso inutilmente. Pois aquilo que ele queria já estava sacramentado em seu caráter inabalável...

Lendo suas cartas, percebi que a liberdade que ele lutava não foi em seu favor, foi em benefício da África do Sul inteira!

Dá para imaginar, o poder da caneta de Mandela encarcerado contra uma ditadura inteira?

Inimaginável. Incontestável. Ele dá uma nova roupagem aos termos "esperança" e "perseverança".

Biblioteca Álvaro Guerra 08/01/2020

Nelson Mandela esteve preso enrte 1963 e 1990. Foi proibido de ir ao enterro de sua mãe e ao funeral do filho. Negavam-lhe consultas médicas e acesso a livros, visitas. As mais de duzentas cartas aqui reunidas, a maioria inéditas, são testemunho pungente dessa história. Cem anos após o nascimento do grande líder, trazem doses generosas da sua busca por igualdade e sentimento de justiça.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788593828904

Gustavo.Henrique 28/11/2022

Eu gostei
É um calhamaço. Confesso que demorei para embalar na leitura, por ser uma escrita muito formal, entretanto, quando passei a compreender o contexto e a situação em que o as cartas se passavam, eu aprendi a gostar. É muito inspirador, porque nos livros é possível perceber que durante seus 27 anos de prisão, Nelson Mandela nunca se deixou abalar e nunca perdeu a paixão pelas coisas e pessoas que amava.

Vanessa.Vtknas 08/04/2020

Imersão na vida de um grande homem
O livro inúmeras cartas escritas por Mandela nos 27 anos em que esteve preso. Recomendo que seja precedido de alguma noção da história de sua importância para o fim do Apartheid, o que certamente ajudará a aproveitar melhor a leitura. Muito bom entender um pouco sobre como pensava esse grande homem.

brunapcorreia 12/09/2021

Inspiração de resiliência e de dignidade, que homem para se admirar.
Achei o livro, por vezes, enfadonho, porque, como são cartas, nem sempre eu consegui achá-las interessantes, mas a essência de toda a obra é muito boa.

LiaLimaCE 25/02/2024

Maravilhoso como qualquer coisa sobre Mandela
Porém, senti um pouco de falta de mais referências sobre o conteúdo das cartas, contextualizar como o que acontecia fora da prisão. Mas essa é uma percepção minha, já que esse é o primeiro livro que leio sobre a vida dele (já tinha visto filmes e docs). Apesar disso, li livro é maravilhoso. É incrível como alguém encarcerado por 27 anos continua escrevendo a todos com uma altivez e dignidade inabaláveis. Algo que só a vivência política e a certeza de que estava certo poderiam lhe dar. E para a atualidade, refletir sobre a importância da escrita e leitura para a comunicação de então, de hoje é do futuro. Ótimas reflexões.