Devassos no paraíso

Devassos no paraíso João Silvério Trevisan

Resenhas - Devassos No Paraíso

Ilmar 20/02/2024

Comecei a ler esse calhamaço por indicação de algum booktube, não consigo me lembrar qual, é quando tomei coragem decidi ir devagar. Demorou 1 ano e pouco mas foi. Devagar se vai ao longe. Uma leitura indispensável (apesar de bemmmm longa) sobre a história lgbt* no país. As partes que mais gostei foi saber das representações na arte, música, literatura, cinema e outras.

Tiago 28/10/2023

Esse livro foi extremamente impactante pra mim pelo simples fato de que é na prática uma verdadeira bíblia da história LGBT+ no Brasil. Lindo e enriquecedor de muitas formas e recomendo demais pra qualquer um que se interesse pelo tema

Dory Aventureira 14/07/2023

Um retrato do Brasil por um ângulo diferente
Falando sobre a história da homossexualidade no Brasil, indiretamente falamos sobre a história do Brasil, e nessa parte aqui tem aquelas informações que não tem no livro de história, e diz muito sobre porque o Brasil é esse país peculiar e hipócrita, eu consegui perceber coisas que eu nunca iria perceber se não tivesse lido esse livro. A diferença sobre a forma como eles tratavam os homossexuais antes e depois da aids é gritante, antes tinha um sentimento de repulsa e distanciamento, tentando ignorar ao máximo que eles existiam, e com a aids não teve como simplesmente pensar que não existiam mais, eles existiam e tinham que ser ouvidos e receber atenção, são pessoas que precisam de cuidado e políticas públicas voltadas para suas pautas, e óbvio que isso não aconteceu de imediato, foi um caminho sofrido e árduo, mas eu acho que a aids e o fato de pessoas que eram respeitadas em nível nacional se assumirem, abriu uma abertura para as lutas saírem das associações e irem para a Câmara dos deputados. Nas últimas eleições o deputado mais votado daqui do DF, foi um gay então eu fico emocionada de ver que a diferença aconteceu, e que os direitos dos homossexuais só vêm crescendo, ao invés de diminuir, antes era uma luta que políticos se aproveitavam pra ganhar voto, mas hoje os próprios gays estão indo pro poder e lutando pra garantir seus direitos. Eu acho que é uma leitura muito válida, e necessária, principalmente se você é LGBTQIP+, eu ja queria ler esse livro tem uns anos ja e tô muito feliz que consegui ler ele.

Obs: Desculpa a ignorância, mas eu não sabia realmente a importância da parada lgbt, assim eu tinha meio que uma ideia geral na minha cabeça que era mais um carnaval para gays, mas ai eu vi que é um ato político que é tipo um "A GENTE EXISTE", e nossa um dos últimos textos fala sobre a experiência do autor na 3° parada em SP, e é emocionante.

Carolina.Dall 08/07/2023

Gratidão pela pesquisa do autor
Devassos no paraíso foi sem dúvida a leitura mais importante e impactante até esse momento do ano, mostra que a frase "viver sem ler é perigoso, porque te obriga a acreditar no que te dizem" é assustadoramente real.

As vezes mesmo sem nós darmos conta somos tomados por pensamentos de massa, aceitando os rasos discursos de internet e o que a maior parte dos militantes da causa acreditam e propagam, mas a realidade é muito pior.

O livro mostra que boa parte desses discurso são no mínimo equivocados, fiquei extremamente chocada quando percebi que a esquerda não é a santa defensora das minorias como aparenta, os depoimentos e evidências trazidas pelo autor me mostrou como é fácil cair em manipulações partidárias, é claro que a direita está muito longe de nós ajudar também, é claro que a maior parte das leis de defesa dos LGBTQIA+ foi aprovada pela esquerda, porém ela não deixa de se vender para a bancada evangélica e desaprovar ideias de leis para não os ofender, ou seja ninguém nos coloca em primeiro lugar, servimos para os partidos serem considerados "modernos".

Não só isso, o livro conta uma história escondida e não contata sobre o Brasil, mostra que tanto a religião como a ciência foram motivos para justificar a homofobia.

Em suma, apesar de todas as dificuldades ainda enfrentadas, me fez agradecer por ter nascido nessa época, que tem milhares de defeitos, porém é a mais tolerante com a comunidade se comparado com o passado.

Carolina.Dall 04/07/2023

Agora que percebi que minha versão digital é a de 900 páginas, não essa de 700, em suma já terminei essa versão, lendo as atualizações do autor, simplesmente um livro indispensável de diversas formas para a comunidade LGBTQIA+

Carla.Maciel 30/04/2023

A história do Brasil pelo ponto de vista LGBT
O texto do autor é maravilhoso, é um livrde não ficção mas o Trevisan coloca ironias, e escreve ele de uma forma muito gostosa de ler, no entanto o livro tem suas barrigas a historia do Brasil é chocante é de uma hipocrisia e velamento aterrador.

lum1ta_ 08/01/2023

lGbt+
Acho que é o livro mais completo que trata sobre homossexualidade no Brasil,quem sabe até o único com toda essa pesquisa.Enfim,adoro a escrita do Trevisam e o conteúdo do livro e eu me surpreendi com o tanto que mulheres trans e travesti estão presentes,esperava muito menos.Porém,o livro é EXTRAMAMENTE focado na historiografia dos homens gays,apesar de ter uma presença lésbica considerável.Bissexuais são citados umas 3 vezes no livro.Além disso,senti falta de uma discussão mais puxada para a intersseccionalidade de racismo e homofobia,visto que muitas pessoas importantes para a história lgbt que foram citadas eram negras.Eu entendo que tenha mais arquivos de homens gays,afinal é a história do Brasil e até essa ausência representa o país.Mas para um livro que está na sua 4° edição,achei que falta alguns conteúdos.

Paulinha 02/09/2022

Bem informativo
Um livro bem completo sobre toda a história homoafetiva no Brasil.
Acredito que seria importante todo mundo ler e entender melhor o quanto a sociedade é hipócrita e preconceituosa.
Mas é uma leitura lenta e massante.
Não foi fácil
Jhonathan 19/05/2023minha estante
Amei nota 5 ? foi tipo isso. Não merecia 4 estrelas?

M Ferreira 29/03/2022

Este livro, muito mais do que um levantamento histórico sobre a homossexualidade no Brasil, é a representação de um grito de resistência que mostra a existência e as lutas da comunidade LGBTQIAP+ desde a colonização.

De uma forma cuidadosa e muito bem elaborada, Trevisan abre os olhos do leitor para fatos e eventos que foram ocultados em nossa história. Narrando a história de pessoas apagadas, vidas anuladas e lutas que foram suprimidas em nome de uma falsa aparência de moral cristã.

Contando com o apoio de muitas citações, documentos, reportagens etc, o livro promove um tour pelo lado pouco atraente de nossa história. Revelando de forma dolorosamente visual as atrocidades cometidas contra pessoas dessa comunidade ao longo do tempo.

Entretanto, o livro também oferece muitas problematizações e convites ao diálogo e à reflexão. Enfatizando com grande importância os avanços e as conquistas da comunidade LGBTQIAP+ por meio da luta pelos seus direitos.

Não é a toa que este livro seja considerado um material essencial para entendermos as pautas e as reivindicações da comunidade LGBTQIAP+ na política e na sociedade. A partir dele, é possível conhecer relatos e depoimentos de quem participou ativamente de muitos eventos narrados.

Acredito que seja um livro muito importante para que a nova geração de jovens LGBTQIAP+ conheçam as lutas das gerações passadas, reconhecendo a importância de continuar a luta pelos seus direitos.

Contudo, acredito que seja uma leitura enriquecedora também para que toda a sociedade possa ter um olhar mais humanizado para essa comunidade que, mesmo com tanta visibilidade hoje em dia, ainda enfrenta muito preconceito e marginalização.

Danilo Moreira 21/03/2022

Livro bastante necessário
Me sinto honrado e feliz por ter lido esta obra. O livro fala não só da trajetória da militância LGBT+ e das opressões de séculos, mas mostra que, principalmente, apesar de tantos percalços, a população LGBT+ SEMPRE existiu e SEMPRE irá existir. E resistir.

Precisa ter um pouco de estômago para saber de tantas atrocidades cometidas contra LGBT+ ao longo dos séculos e até hoje. Se você já sente revolta pelos "cidadãos de bem" que vivem vomitando homofobia por aí, pode ter certeza de que esse sentimento vai aumentar bastante quando souber o que já fizeram no passado - inclusive a Igreja e a Medicina.

Aliás, já no começo do livro, Trevisan conta os desafios da publicação do livro, com editoras recusando-se o sei trabalho.

Por outro lado, ter a noção de alguns casos homoafetivos que ocorreram no Brasil Colônia, a relação que os índios possuem com a homoafetividade, os movimentos históricos e culturais, indicações de escritorxs, filmes e tantas outras atrações são um alento de que a luta deve continuar.

No mais, é um livro grande, mas muito bem escrito, com muitas informações bem referenciadas e muito necessário.

AdemarSilveira 15/01/2022

Não vou dizer que é um livro fácil e legal de ler, e eu sempre soube disso, por isso sempre posterguei essa leitura. Mas apesar dos apesares é um livro INCRÍVEL com vários relatos imprescindíveis. De fato, é um manual que todos, principalmente da comunidade LGBTQIAP+, deveria ler.

Pedro Sucupira 11/01/2022

2022 LIVRO 1 – Devassos no Paraíso – A Homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade, por João Silvério Trevisan.
Um livro histórico e político que todo LGBTQIA+ deveria ler pelo menos uma vez.

Além de muito informativo sobre a história do movimento de luta LBGT ao longo dos séculos, Devassos no Paraíso é um livro que contribui para a formação do nosso caráter como militantes diários em uma sociedade opressora de minorias, LGBTfóbica, racista, machista, capacitista, gordofóbica etc.

Um livro certamente provocativo e disruptivo que nos faz refletir sobre o papel que temos desempenhado na sociedade e que nos apresenta centenas de ícones do movimento LGBT para nos inspirarmos e tomarmos como exemplo.

“Se existe a escuridão opressiva ao nosso redor, nossa função é brilhar. Exatamente como os vaga-lumes, que só brilham se houver escuridão e são tanto mais vaga-lumes quanto mais escuro estiver o entorno.”

“We’re Here! We’re Queer! Get used to it!”

#literaturaqueer #LGBTQIA+ #gay #literaturalgbt

Gabi 13/11/2021

Me fez ter raiva de gente morta
É muito bom, conta a história do movimento LGBT desde o Brasil colonial, até a atualidade. Eu fiquei muito surpresa (e chocada) com várias das informações, porque eu sabia muito pouco sobre o assunto, já que história queer é algo que se você quer saber, precisa estudar por conta própria.

Lucas 05/09/2021

Livro necessário
Indico essa leitura para todes que desejam saber como a sociedade brasileira vê a população LGBTQIA+ no decorrer dos séculos.
O autor aborda fatos históricos, personalidades importantes, o espaço LGBTQIA+ na música, teatro, literatura, cinema e na política.
Com certeza esse é um dos livros necessários para quem deseja conhecer melhor a nossa história e adentrar nos estudos de gênero e sexualidade.