Jardim Para Borboletas Mórbidas

Jardim Para Borboletas Mórbidas Ed Saraiva Jr

Resenhas - Jardim Para Borboletas Mórbidas

Menina.Jasmim 20/08/2023

Jardim para Borboletas Mórbidas
Durante a 2ª GM, Nicolae vive com sua mãe em uma fazenda isolada da Romênia. Ali são só os dois e os animais da fazenda, mas então sua mãe precisa viajar para ajudar um parente e Nicolae se vê sozinho, obrigado a lidar com os afazeres da casa e as criaturas sinistras que resolveram atormentá-lo.

Este era um ebook que estava há uma eternidade no meu kindle e resolvi finalmente sentar para ler. É uma história bem curtinha que mistura tom de contos de fadas com horror, criando um bom suspense, criando uma antecipação do que Nicolae vai enfrentar. Como contos de fadas, algumas coisas a gente só aceita sem questionar muito, mas eu queria mais explicações, principalmente sobre a figura que aparece "sumonada" por um feitiço. O estilo de escrita do autor não é o meu favorito, mesmo eu adorando o ar de contos de fadas, achei um pouco confuso, mas gostei do universo que foi criado e do plot twist. O final não foi uma grande surpresa para mim, porque eu sempre espero o pior das coisas e sou muito desconfiada kkkkk O final me deixou angustiada, mas não de uma maneira ruim, já que esta era a proposta e foi realizada bem.

De modo geral, foi um conto que gostei. Ele tem muito horror (mais do que terror), mas achei que funcionou para a proposta, mesmo não sendo algo que me comova tanto. Foi uma leitura com partes inquietantes e que recomendo para quem se interessa pelo gênero.

E o que aprendemos hoje foi: não deixe suas crianças sozinhas em uma fazenda no meio do nada

Aline.Goettems 04/06/2018

Nicolae mora com sua mãe em uma fazenda na Romênia, mas sua mãe precisou fazer uma viagem, e agora Nicolae se encontra sozinho, ele precisa cuidar de tudo, até ela voltar. Porém algo que era para ser apenas um dia, se transforma em vários; e para uma criança, tantos dias podem significar desespero.
Apesar dos avisos, nosso protagonista é curioso, bom, que criança não é assim né?!
Mas a curiosidade de Nicolae pode colocar sua vida em risco, seres sombrios habitam seu jardim, e mais do que isso, Kaverah pode estar mais próxima do que ele imagina, e ela tem cobiça por crianças sozinhas, sem nenhuma proteção, sem adultos por perto. Mas quem é Kaverah? Cadê a mãe de Nicolae? O que de tão sinistro e assustador habita nesse Jardim?
Jardim Para Borboletas Mórbidas, é mais um daqueles livros que eu pego para ler com as expectativas lá em cima, e o autor me mostra que expectativas são coisas bobas perto da história que ele entregou. Aqui o autor vai além, as reviravoltas são assombrosas, os personagens admiráveis, e com uma fantasia misturada ao terror cheia de mistérios.

Nicolae, me apeguei muito a ele desde as primeiras páginas, uma criança inteligente, forte e muito dedicada, mas apenas uma criança, com seus medos, e suas desconfianças, mas sinceridade acima de tudo. Quem de nós nunca ficou com medo do escuro? Ou então nos protegemos com nosso 'manto sagrado' (cobertor) de todo mal? Aposto que todos vão se identificar ao menos um pouco com Nicolae, ele é admirável.
Quero falar um pouco também da Anahí, a fada madrinha de Nicolae, sua unica companhia nesses dias 'tempestuosos' que estão por vir. É ela que auxilia nosso pequeno guerreiro, ela que passa as instruções para acabar com esse mal, mas será que é o suficiente?
Já perceberam o quanto gostei do livro né? Li ele em uma noite, e quase não dormi, o livro passa um medo sim, algumas cenas me deixaram apavorada. A leitora é muito límpida, e enfeitiça ao mesmo tempo, fazendo parar somente na última página. E o final? Prefiro nem comentar, só posso dizer que eu NUNCA imaginei o que aconteceu. Mais um livro para os favoritos

site: http://lostwordsin.blogspot.com/2018/06/resenha-jardim-para-borboletas-morbidas.html

Marcela.Gomes 10/07/2018

Járdim para Borboletas Mórbidas |Ed Saraiva Jr |Folheando |100p. |5 ????????
????????
Resenha: Nicolae é um garotinho inteligente que mora com a mãe em uma fazenda afastada, na Romênia. Certo dia sua mãe, que quase nunca se ausentava, precisou fazer uma viagem às pressas para visitar seu irmão doente, deixando Nicolae sozinho para cuidar de si e dos afazeres na fazenda. ????????
Em seus passeios pelo jardim, Nicolae encontra uma amiguinha inusitada que lhe aconselha a tomar bastante cuidado, pois segundo ela, Kaverah estava vindo, louca por criancinhas sozinhas e indefesas! Procurando ajudar, sua amiguinha do jardim lhe dá instruções de como fazer sua mãe voltar o mais depressa possível! ????????
????????
Tendo pesadelos terríveis, Nicolae sente muito medo do que pode vir a acontecer e, sendo assim, decide fazer o que sua amiga lhe diz e começa a tomar as "providências" necessárias para trazer sua mãe de volta. ???????? ???????? ???????? ????????
Mas, afinal de contas, quem é Kaverah? E o que são os seres estranhos que vivem em seu jardim? Era tudo real? Ou não? Nosso pequeno protagonista irá descobrir toda a verdade e nós, leitores, ficaremos horrorizados! ???????? ????????
???????? ????????
Opinião: Horripilante, assombroso, fantástico! ????????
Achei o livro super interessante, uma história bem escrita com horror e fantasia se fundindo na medida certa para fazer o leitor ficar curioso e com medo! Um livro que me lembra bastante essa história é o Orfanato da Srta Peregrine, e para quem leu e gostou, pode confiar que vai AMAR esse também! ????????
????????
Obs: se prepare para se horrorizar com algumas cenas que, pelo menos para mim, foram bem marcantes! ????????
Livro rapidinho, bem escrito, gostoso de ler... Onde a curiosidade nos leva até o fim, sem dar brechas para respirar!

Aninha 20/11/2020

O Jardim das borboletas azuis
Que livro maravilhoso! Chegou ontem eu li de madrugada e fui até a metade, acordei e terminei ele nesse exato momento em que escrevo elogios a essa maravilha de livro! Eu adorei, me prendeu atenção! Encantada, Majestade! Com certeza vou ler de novo e de novo e de novo! Nicolae é um amor de criança e eu confesso que chorei na página que fala da mãezinha dele pq lembrei da minha mãezinha e da proteção que representa uma mãe e o quão sagrado é uma mãe para uma criança e até mesmo um adulto! Namastê! A criança que habita em mim saúda a criança que habita em você, Ed. Saraiva Jr. Emoção era um sentimento que eu menos esperava sentir. "Leitura é sempre uma paixão pessoal."

Elizs 08/03/2021

Encontrei esse livro no Kindle Unlimited e resolvi lê-lo antes de dormir, por ser curto.
Eu gostei muito da estrutura e da escrita, mas o que me cativou mais foram as referências à tantas outras histórias, como João e Maria, Alice no país das maravilhas e até mesmo A fantástica fábrica de chocolate.
Há partes sombrias, mas o terror é leve;
O início é bastante curioso, e no entento, apesar de um final que eu considerei "clichê", eu amei esse livro!

Ester.Vitoria 15/07/2018

Jardim para borboletas morbidas
Jardim para borboletas mórbidas conta a história de Nicolae, um garoto um pouco medroso, e seu maior medo era perder sua mãe. E aconteceu que Aurora, a mãe de Nicolae, soube que seu irmão estava doente e teve que viajar, mas prometeu para o filho que logo voltaria.
Mas isso não aconteceu. Os dias foram passando, e Aurora não havia aparecido; e nesse tempo em que Nicolae ficou sozinho em casa, começou a ser assombrado; ver cadáveres, barulhos estranhos, ouviu crianças mortas contarem suas histórias e ficou com muito medo. Mas mesmo assim, ele era curioso, como qualquer outra criança, mas isso estava colocando sua vida em risco, pois Kaverah, uma bruxa que se apresentava como uma mulher muito bonita e doce, e que tinha fome de crianças, estava chegando e Nicolae precisava se proteger.
Jardim para borboletas mórbidas é um livro maravilhoso, de fácil leitura, lindo e mágico. Mesmo não sendo do meu gênero favorito, eu gostei bastante e pretendo ler mais terror.
Confesso que senti muito, muito medo em alguma cenas, mas em compensação é muito legal a sensação de adrenalina que você sente 😂😂😂

Giovana 27/07/2018

Jardim para Borboletas Mórbidas
Nicolae está longe de sua mãe devido uma viagem que ela precisou fazer, o que iria demorar umas horas virou dias. Agora Kaverah quer voltar ao mundo doa vivos e pegar todas as crianças solitárias para saciar sua fome, Nicolae está sozinho na fazenda e se tornou um alvo da bruxa.

Um livro com uma leitura super rápida e que flui perfeitamente; comecei a ler e quando vi, acabou.
É uma história que envolve terror e fantasia, trazendo contos de infância de uma maneira "dark" e que causa arrepios.
Tudo que eu podia sentir lendo um livro, eu senti. Chorei, tive medo, esperança, engraçado em umas partes, fiquei o tempo todo na torcida por Nicolae e aquele final me deixou totalmente sem reação - e muito emocionada.
No final da história a gente simplesmente pensa "em quem eu realmente posso confiar?", "quem é de verdade nessa vida?" e claro que fiquei sem respostas para essas perguntas, em compensação fiquei totalmente desconfiada com tudo ao meu redor.

O livro tem uma qualidade perfeita, detalhes nas páginas, folhas pretas em troca de capítulo, folhas amareladas, orelhas e uma diagramação ótima que facilita a leitura.

Vita Literária 10/11/2018

Resenha Ebook: "Jardim para borboletas mórbidas"
"Uma Dark Fantasy de contos de fadas com uma pitada de terror para adolescentes e adultos que não tem medo!"

Mesmo com o fim da 2ª Guerra Mundial na Romênia, os reinos encantados fecharam seus portões temendo os seres humanos. A rainha recebe um pergaminho trazendo uma noticia que a deixa temerosa novamente.
Em uma fazenda distante... Um garoto vive seu pior pesadelo ao ser deixado pela mãe cuidando da fazenda, enquanto ela faz um viagem. Nesse tempo no qual passa sózinho, coisas assustadoras começam a acontecer e o Nicolae só quer desesperadamente que a sua mãe volte logo. Ainda mais que tem um ser que está prestes a ressurgir do mundo dos pesadelos para pegar criancinhas solitárias.

Eu adorei a forma no qual o autor inseriu o terror nos contos de fadas! A história Intercala o presente com o passado e é bem construída. A narrativa é tão fluída e empolgante que me fez acabar a leitura no mesmo dia. Final surpreendente de deixar a gente de queixo caído e que passa longe do clichê! Com certeza quero ler mais contos do autor. Dark Fantasy super original! Recomendo a todos que curtem o gênero assim como eu!

Curiosidades:
É uma história paralela ao "Labirinto do Fauno" de Guilhermo del Toro.
Se inspirou no filme e nos livros de contos de fadas originais.
Levou 1 ano e 6 meses para escrever o conto.
Participou da 28ª edição do desafio do Terror Rascunho Literários (DTRL) e seu conto ficou em 3º lugar.
Seu próximo livro será uma mistura de ficção/fantasia: "O navegante que ancorou nas estrelas"
O autor tem 27 anos e reside no Belém/PA e participou de vários concursos até conseguir ser premiado com o "Acalantar da Morte" no Prêmio de Literatura da Editora Folheando

site: https://www.instagram.com/vicioliterariobylu/

Daocalia 21/08/2020

Interessante
É uma proposta diferente, e isso deixou o livro mais emocionante, tem um plot twist interessante, pelo menos pra mim, realmente não estava esperando por isso !!

Thalita Eduarda 15/01/2021

Interessante. Tenho ele à um tempo no meu Kindle e hoje resolvi ler, confesso que não tinha muita expectativa e que só comecei a ler pra passar o tempo, mas foi uma boa surpresa. A proposta do livro é interessante e tem um bom plot twist.

Lanna 19/09/2022

Eu amei o livro, a história é cativante, horrenda e desperta bastante curiosidade sobre o futuro do protagonista. E o final... Eu só posso dizer que ele é perfeito e eu só apaixonada pelo final desse livro, vale super a pena ler.

Eu só finjo que o epílogo não existe, ele estraga o final, na minha opinião, mas tirando isso o livro é perfeito.

@autoraflaviakalpurnia 11/08/2018

🗨️ Conheci o livro pelo Instagram e entrei em contato com o autor. Assim que recebi, quis ler, mas estava com vários outros começados. E então peguei esse livro e me surpreendi, li tudo de uma só vez. Adorei o enredo, adorei como uma reviravolta aconteceu no fim e como não acaba no óbvio esperado. Só senti falta de ser mais aprofundado em cada personagem. Mas gostei demais e recomendo esse livro para todos que gostem de fantasia e de se surpreender.
🖤 Nota 3,75/5.

Mayara Albuquerque 28/08/2018

Uma surpresa mais que bem-vinda!
Confesso que o primeiro parágrafo do Prólogo foi o bastante para baixar minhas expectativas, pelo modo cliché como foi apresentado, mas a história me prendeu logo em seguida e eu não conseguia mais parar de ler. Tanto que, também pelo fato de ser um livro bem curto, mais parecendo um conto longo, o li praticamente em um dia. É uma trama simples, mas cativante. Ela faz o leitor sentir junto com o protagonista. A escrita é um pouco corrida, e em alguns momentos raros se mostra imatura, mas é simples e despretensiosa. A narrativa se assemelha à de um conto de fadas clássico, e, ainda assim, momentos bastante macabros e grotescos, feitos apenas para os fortes de estômago, se mesclam nela muito bem, deixando a história mais semelhante às verdadeiras origens dos contos de fadas. E incluir na história um dos pontos mais misteriosos da Romênia, como a floresta de Hoia-Baciu, já conhecida daqueles que estudam ou gostam de pesquisar sobre o paranormal, foi uma ótima sacada.

Nicolae é um dos pontos fortes da obra. Ele é um personagem convincente e o leitor simpatiza muito com ele, assim como os outros personagens, ainda que estes não sejam tão desenvolvidos quanto ele. Os nomes e sobrenomes escolhidos para os personagens são todos bastante condizentes com o país onde se passa a história, a Romênia, com apenas uma ressalva: o sobrenome do protagonista e de sua mãe, Packwood, cuja etimologia é nitidamente britânica.

A pesquisa histórica a respeito do contexto em que a Romênia se encontrava naquela época foi feita de forma impecável, e o modo de vida e de agir dos habitantes do campo na década de 1940 foi representado com o mesmo cuidado. O final me pegou completamente de surpresa e me deixou bastante impactada. As últimas páginas deixam o leitor literalmente sem fôlego.

A gramática e a ortografia possuem algumas inconsistências logo no início e elas se mantém até o fim, mas ainda assim em níveis contidos. Algo que notei também, é que em algumas passagens houve um exagero no rebuscado, o que contrasta estranhamente com a simplicidade da linguagem direta usada no resto do texto. Além de que algumas poucas expressões são usadas de maneira equivocada mais de uma vez, como dizer que a mãe está enxugando as mãos "nos vestidos". Os pensamentos escritos entre aspas, ao invés de em itálico, não é algo esteticamente agradável para mim, mas isso é um gosto pessoal.

A edição da Editora Folheando está muito bonita, embora a revisão tenha pecado em alguns momentos. A capa é linda, a diagramação é de muito bom gosto e tem uma identidade própria. Jardim para Borboletas Mórbidas participou da 28ª edição do Desafio do Terror Rascunhos Literários, vencendo na categoria "Melhor Título" e conquistando o Terceiro Lugar Geral na competição. Você pode conferir o artigo sobre o lançamento do livro e uma entrevista rápida com o autor clicando aqui.

Ed Saraiva Jr. sem dúvidas começou sua carreira com o pé direito, e tem tudo para ter um futuro promissor na literatura, não só paraense, mas nacional. Jardim para Borboletas Mórbidas está mais que recomendado para quem gosta de se aventurar nas sombras de uma boa história de terror.

site: https://justmayphantomhive.wixsite.com/misteriosempaginas/post-unico/2018/08/27/RESENHA-JARDIM-PARA-BORBOLETAS-M%C3%93RBITAS-por-ED-SARAIVA-JR
Lucas.Costa 28/08/2018minha estante
Bela crítica! Parece um livro bem interessante .

Mayara Albuquerque 28/08/2018minha estante
Obrigada ^_^ Sim, recomendo muito!