Estarão as prisões obsoletas?

Estarão as prisões obsoletas? Angela Davis

Resenhas - Estarão as prisões obsoletas?

Jess 31/03/2024

Nesse livro, Angela Davis traça a linha do tempo das prisões nos Estados Unidos, trazendo recortes de raça, cor e renda. Além disso, argumenta como as prisões formam o complexo industrial-prisional e, de múltiplas formas, seguem os desígnios do capital.

Mesmo que você não concorde com a abolição das prisões, o livro é muito rico e ajuda a desmantelar a visão de prisão que povoa a imaginação popular. Recomendo que você leia e reflita se as prisões realmente são reparadoras e se realmente fazem seu papel de reintegrar criminosos à sociedade.

paulamatos 26/03/2024

Muito muito bom você tem novas visões e perspectivas sobre o assunto. leitura fluída e tranquila super fácil pra ler muito bom!!!!

Bianca S 16/03/2024

Necessário
O livro traz uma contextualização superficial de como o conceito de prisões surgiu e o pq de estar tao enraizado em nossas mentes... é mt dificil pensarmos em um crime e nao associarmos diretamente a uma punição prisional, e a autora busca explicar isso.
ela tb trata das muitas questoes economicas que envolvem esse sistema, bem como questoes raciais e de gênero, uma vez q os preconceitos de uma sociedade não poderiam deixar de ser refletidos (e maximizados) no sistema de justica e carcerário... ela trata as problemáticas disso e as injustiças existentes.

ao fim, ela traz a ideia de alternativas e tb mostra um pouco a hipocrisia de considerarmos alguns crimes piores que outros dependendo da classe, do genero e da cor da pessoa.
eu senti que o ultimo capitulo poderia ter sido mais longo e/ou mais detalhado/elaborado.
senti falta dela falar mais sobre essa hipocrisia, acho que iria enriquecer demais o texto...
alem disso, senti falta dela trazer mais exemplos ou mais reflexões sobre a questao (q ela mesma disse q as pessoas questionam mt qd o tema eh abolicionismo das prisoes) dos homicídios e estupros. de fato, é uma questão extremamente delicada que merecia um foco maior do q os poucos paragrafos que lhe foram oferecidos.

ademais, é uma leitura muito rica e agradavel (no sentido da escrita, nao dos temas que sao bastante pesados) de se fazer.

recomendo!

Isabella1869 29/02/2024

?????? e meia
Achei o livro interessante, com muitas questões importantes, mas com certeza é só uma introdução. demorei MUITO pra ler, acho que por causa dos muitos dados que tem e que deixam o livro meio maçante, por isso tive que ler de pouco em pouco. outra coisa importante é que, em sua grande maioria, ele fala sobre os estados unidos, então pra nós BRs algumas coisas não se encaixam e fica meio chato ficar vendo tanto sobre os eua. apesar disso achei um bom meio de começar a estudar e refletir sobre o assunto.

pavezijoao 18/02/2024

Estão sim obsoletas.
É sem dúvidas um ótimo livro, o qual li para a matéria de Sociologia Jurídica da faculdade.
Não sei dizer se foi a tradução, mas a escrita da Angela Davis é de fácil compreensão. Foi uma boa primeira impressão. Gostaria de ler mais da autora.
Sobre a pergunta levantada no título, a resposta é afirmativa. As prisões estão, sim, obsoletas. A autora responde isso por meio de dados históricos acerca do surgimento da prisão, como substituição às penas capitais, problematizando o contexto histórico-cultural desse surgimento: era a época do Iluminismo, do auge da razão burguesa.
A prisão era vista como uma penitência, um castigo, que poderia levar à edificação e à reconstrução pessoal. Reconstrução esta feita, inclusive, por meio do trabalho. Achei extremamente interessante a autora levantar como as prisões, após a abolição, na verdade absorveram e ressignificaram o modo de trabalho escravo dominante da época em seu funcionamento.
Após tantos anos de seu surgimento, a prisão está de tal forma associada ao pensamento popular que é difícil pensar em sua abolição. Não é fácil imaginar, enfim, um mundo sem a prisão, pois agora já há de se falar também num complexo prisional, isto é, num conjunto extremamente lucrativo que envolve grandes empresas e corporações. A prisão se tornou, conforme a lógica capitalista, um negócio altamente lucrativo.
Pensar em abolição das prisões significa pensar na luta contra diversos tipos de preconceito contra grupos minoritários e vulneráveis. Não basta, assim sendo, meramente descriminalizar (ainda que isso seja importante, como no exemplo das drogas), sendo necessário, na verdade, uma mudança de pensamento estrutural gigantesca. Portanto, há de se questionar as causas da criminalidade, há de se conferir necessidades básicas educacionais e de saúde iguais para todos.
A lógica das prisões é uma lógica de desigualdade que atinge apenas os mais vulneráveis e desfavorecidos. Ser abolicionista, nesse sentido, é lutar contra essa desigualdade social, de gênero, raça e poder econômico que tanto impera.
Para encerrar, não sou lá muito otimista. Acho por óbvio que as prisões são obsoletas, um atentado claro contra a dignidade humana que não tem absolutamente nenhum tipo de eficácia prática em conter a criminalidade. Contudo, como a própria autora traz, para se efetivar uma política abolicionista, há de se lutar contra o que hoje é um grande complexo penitenciário que lucra muito com isso. Trata-se de lutar contra a própria lógica capitalista e também contra desigualdades de todos os tipos. Não é tarefa fácil, nem vejo logrando resultados, infelizmente.

Gabs 11/02/2024

Livro muito bom da Angela Davis para refletir sobre o complexo industrial-prisional e seu papel na perpetuação do racismo, desigualdade e violência. Embora escrito no início dos anos 2 mil, o livro é muito atual, escancarando o pouco que temos evoluído -senão regredido- nesse debate.

Naty 07/02/2024

O livro trás um tema tão pesado de uma maneira fácil de acompanhar e entender, algo incrível foram as ligações históricas que a autora fez que nós, por vezes, nunca paramos para pensar a respeito

Mari 22/01/2024

Um bom livro para introduzir nos estudos sobre sistema prisional mas é necessário buscar mais referências (e o livro dá boas referências para ler dps). Interessante olhar as perspectivas de gênero, classe e raça e como elas influenciaram ao longo da história prisional.

Rafa569 15/12/2023

Angela Davis né
Não tem o que falar, além de que esse livro é incrivel.
Admito que nunca tinha me aprofundado sobre o assunto antes, mas agora já anotei até as próprias referências citadas para estudar mais.

Julia.Roloff 11/12/2023

Tema importantíssimo.
Esse livro faz a gente realmente refletir afundo de como funciona o sistema penitenciário do mundo inteiro e só assim a gente consegue perceber todas as coisas absurdas que acontecem por aí.

Ângela Davis escreve de forma genial e fluída e apresenta pontos que nos ajudam a entender exatamente porque as coisas não podem continuar do jeito que são.

Acho que a única parte ruim desse livro é terminar ele sabendo que a gente não pode fazer nada para mudar aquela situação.

marianajardim 23/11/2023

Estarão?
Crítica reflexiva sobre o sistema carcerário, as vantagens da punição em massa para capitalismo, a criminalização das minorias étinicas e sua dificuldade de reintegração em sociedade.

deadly_romantic 06/10/2023

Gostei do livro pela denúncia e exposição que ele faz às violências sofridas nas prisões e ao propor que essas instituições não são a única alternativa para lidar com a criminalidade. achei a descrição dos complexos industriais-prisionais a questão mais importante aqui. mas em geral é um livro MUITO limitado, talvez por causa do tamanho dele (e provavelmente a angela davis também não tinha a intenção de fazer um grande tratado sobre o tema). deixa muito a desejar em relação a argumentos que expliquem como funcionariam as alternativas propostas, e muito mais em relação a convencer o leitor de que essas alternativas realmente seriam eficazes no contexto material da sua aplicação. além disso ele fica muito restrito só à realidade prisional dos Estados Unidos (o que, de novo, é compreensível, mas me fez sentir bem deslocado, como se o que eu estava lendo não tivesse sido escrito pra mim).
enfim, é uma boa obra pra introduzir o debate, mas acho que só isso mesmo

Rayssa 17/09/2023

É um livro que traz umas reflexões bem bacanas e eu gostei muito de como fluiu bem.

Eu acho só importante pontuar que o contexto americano explicitado é bem diferente do brasileiro. Isso é até bom, sabe? Para gente perceber como o estadunidense não é exemplo de quase nada.

É chocante.

Tirei meia estrela só pq ali no meio acho que ficou se repetindo muito, mas recomendo demais a leitura.

Juliana1929 03/09/2023

Instigante!
É um livro maravilhoso para instigar o debate a respeito da abolição das prisões.
Angela Davis aborda diversos fatores sociais, étnicos, raciais, de gênero e classe, mexe nas feridas coloniais e segregaristas dos EUA (mas que é possível ver alguns reflexos na nossa cultura br). Nos questiona em todo o livro a respeito das populações marginalizadas e excluídas e fala ponto por ponto o motivo das prisões estarem obsoletas, principalmente no mundo estrangeiro por conta das privatizações das prisões, aponta as marcas que lucram com o encarceramento em massa da população, o que é um fator interessante para se pensar, privatização não é solução.
Mas para a autora e outros pensadores e pesquisadores citados, as prisões em si não são solução. É preciso radicalizar as massas, destruir o racismo, machismo, homofobia e todo tipo de preconceito na raiz, para que os crimes diminuam e o mundo possa existir sem prisões, pois a população não teria o ódio como motor para o crime.
Acredito que seja uma discussão importantíssima e a autora nos traz pontos válidos e reflexivos, vale muito a leitura com uma mente aberta!!!!

apoesiamesalva 31/08/2023

Genial
Esse livro fala do sistema prisional norte americano mas é incrível como se pode fazer um comparativo com o brasileiro, que é muito similiar ao estadunidense ? a mesma estrutura racista, as mesmas falhas? livro curto, mas muito interessante. Angela Davis é fod@