Estarão as prisões obsoletas?

Estarão as prisões obsoletas? Angela Davis

Resenhas - Estarão as prisões obsoletas?

Rodrigo | @muitacoisaescrita 03/02/2020

Livro curto, ensinamentos gigantes
Angela Davis é referência ao se falar de abolicionismo penal, mas não somente. Ela própria foi perseguida e presa - erroneamente - e foi liberta, junto com outros presos políticos, na campanha #FreeAngelaDavis, que movimentou a internet.
No livro, Davis faz analisa o que chama-se de complexo industrial-prisional e como ele funciona a favor do sistema capitalista, baseado em pressupostos racistas e misóginos. Após a abolição do sistema escravagista nos EUA com a 13a emenda (que, inclusive, tem um documentário excelentíssimo na Netflix, com o próprio nome da emenda e com a participação de Davis), a população negra foi pega por uma "falha". A emenda, apesar de abolir a escravidão, permite que ela seja utilizada "como punição por um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado". Pessoas negras e pessoas de cor, no geral, foram encarceradas por "vagabundagem", por exemplo. Essa "falha", que na verdade foi proposital, criou uma população carcerária gigante; junto com o discurso imperialista a favor de guerras, o 11 de Setembro e a constante perseguição a pessoas não-brancas, a paisagem dos EUA foi infestada por presídios e prisões.
Com a privatização desse sistema, no entanto, presos e presas se tornaram mão-de-obra barata e potenciais consumidores. Fica difícil resumir este belo trabalho de Davis, é necessário lê-lo pois é riquíssimo de informações importantes e debates sobre a urgência de tornar o sistema prisional obsoleto, para abolí-lo. Precisamos de novas alternativas. Urgente!

Manu 06/05/2021

18 anos que este livro foi publicado. Poderia ter sido escrito ontem. Angela Davis é GENIAL, denunciando crises que somente se expandem e apontando alternativas que se consolidam na própria construção e argumentação do texto. Extremamente necessário e, como escrevi antes, atual.

Lays 18/05/2021

Didático
Um livro muito bem escrito e didático. Enquanto você lia, você tinha certeza ao longo da leitura que ela tinha bastante embasamento sobre o assunto
Bastante cirúrgica também, ea direto ao ponto sem querer aliviar as questões pesadas das prisões.
É um livro bem pesado, de fato, porque o objetivo da autora é tocar na ferida da sociedade em relação as mazelas do cárcere, foi um livro feito para incomodar. Lembrando que a autora revela os acontecimentos das prisões dos EUA!!!, as únicas coisa que tem haver com o Brasil aqui, são os ?mesmos? horrores e injustiças dentro das cadeias, mas as pesquisas, os dados, os exemplos e as fontes são todas de origem estadunidense.

MaSantana 30/08/2022

A obra de Angekla traz questionamentos a acerca do sistema prisional e como esse está obsoleto. Além de ilustrar como a forma de punição que hoje muitos concebem como simplesmente fundamental está na verdade ligada a manutenção do racismo, machismo,etc, Angela mostra como pensamento reformista não é mais o suficiente para pensar o sistema penal. Também mostra alternativas a essa de forma de punição nada eficiente

Malu 17/11/2022

Atual e urgente
Angela Davis dispensa apresentações, uma das maiores ativistas e escritoras que temos. O livro em si é um ótimo livro introdutório sobre o tema, senti falta de abranger mais a discussão sobre o fim das penitênciárias. Mesmo curto, é uma senhora aula de sociologia e história.

Bruno Palmeiras 30/12/2022

Pelo fim das prisões
Eu entendo que um mundo sem prisões seria um mundo realmente livre, libertário. Mas isso é possível? A Ângela Davis aborda este tema com dados, filosofia e sociologia muito bem. Para que realmente servem as prisões? O capitalismo consegue (ele quer?) dar condições para que toda população mundial viva bem ou ele PRECISA encarcerar uma parcela dela que julga ser marginal? Quem está dentro de prisões? Por quê? Há diminuição da criminalidade encarcerando pessoas?
Sempre faço um questionamento (um pouco utópico, claro): Imagine um alienígena chega hoje na Terra e pergunta: Por que essas pessoas estão dentro de jaulas? A reposta: Ah, a maioria estava vendendo ou “usando” produtos que vieram da natureza.
Giovanna 30/12/2022minha estante
Amei, tema importante! Não conhecia esse livro da Angela Davis?

Bruno Palmeiras 30/12/2022minha estante
Leia qd puder e é mto mais de boas que ler vigiar e punir, do msm tema, por ex.

keyla 23/12/2021

sim, as prisões estão obsoletas
eu não queria muito ler esse livro, porque a Angela retrata a realidade das prisões estadunidenses, mas a realidade estadunidense e brasileira estão mais próximas do que jamais imaginei.
como as pessoas negras são a maioria em sistema prisional, não por terem declínio a crimes, é porque o sistema é racista. E, como a 13ª emenda estadunidense ?legaliza? a continuação da escravidão e o lucro que essas instituições (muitas delas, privatizadas) recebem com a população carcerária.
como podemos acabar com as prisões e todos os problemas enlaçados nela? racismo, abuso, entre outros.
Angela Davis, erra nunca???

lyn | @lyn.leitora 14/01/2023

Sensacional
É um ótimo livro introdutório para quem quer entender um pouco melhor como funciona o sistema prisional e pq ele deve ser combatido

Pâmela Cristina 02/10/2022

Nunca havia imaginado as prisões pela ótica deste livro. Angela Davis trás um panorama das prisões/ penitenciárias norte-americanas e seu contexto de racismo, xenofobia e miséria.

debroua 23/08/2020

Objetivo
Que livro fantástico! Rico demais! O livro traz diversos dados, informações, embasamento teórico e clareza nas disposições das ideias. É o primeiro livro que leio da Angela Davis e com certeza não será o último que irei ler dela, tanto que já escolhi o próximo.
O livro aborda a situação dos Estados Unidos, mas cabe a nós analisarmos a situação aqui no Brasil e perceber que não estamos muito distantes daquela realidade. E o ponto fundamental levantado por ela foi a força da educação no combate à criminalidade e ao encarceramento em massa, e é justamente nessa questão que eu acredito.
Leiam essa obra!

carolina 04/09/2021

As prisões estão, de fato, obsoletas.
Confesso que minhas expectativas no começo não foram somente supridas, mas muito acima disso. Angela Davis descreve nesse livro o quanto o sistema prisional está ligado ao acúmulo de lucros pelas organizações privadas e como esse sistema mantém a ordem social racista, sexista e homofóbica. Para lutar contra ela oferece diversas alternativas que parecem ser muito mais efetivas do que a obsolescência de uma vida atrás das grades.

Celio.Junior 11/01/2022

Discussão sobre como o cárcere se configura e se relaciona com o restante da sociedade, sendo uma continuidade da estrutura colonial de exclusão e mercantilismo baseado no aprisionamento de corpos periféricos, especialmente negros.

Ailauany 05/07/2021

Se considerarmos seriamente as consequências de um sistema de justiça racista e preconceituoso, concluiremos que muitas pessoas estão na prisão apenas por serem, por exemplo, negras, chicanas, vietnamitas, nativas americanas ou simplesmente pobres, não importa qual seja sua origem étnica. Essas pessoas são mandadas para a prisão não tanto por causa dos crimes que de fato cometeram, mas principalmente porque suas comunidades foram criminalizadas

Juliana JRS 15/08/2021

Excelente livro para entender o movimento abolicionista e questionar a ideia da imprescindibilidade das prisões.