Voragem Junichiro Tanizaki

Resenhas - Voragem

leunana 02/03/2024

"o que se esconde nas profundezas da complexa alma humana?"
Facilmente um dos meus livros favoritos da vida! Na primeira vez que li, amei só por encontrar uma obra de 1930 com uma representação sáfica, hoje porém consigo perceber coisas que passaram longe da minha visão há 2 anos atrás.

Toda a trama do livro se baseia na desconfiança que todos os personagens da história tem um pelo o outro, e é engraçado pensar nisso porque realmente todos eles vivem se enganando. Ao ponto de aos pouquinhos eles passarem a ir se destruindo entre si, apenas motivados por essa desconfiança (num nível meio que doentio).
Pra quem queria um romance sáfico e asiático de época (eu), na verdade aqui se encontra bem mais uma história trágica, de muitas traições e com MUITO drama (sério é muito drama mesmo). E no tudo, depois de 2 anos desde a primeira vez que eu li, segue sendo ainda mais um dos meus livros favoritos.

Por fim a citação do título da resenha um pouco mais completa: "Como saber o que se esconde nas profundezas da complexa alma humana?" (Sonoko, p. 219)

florescerdaleitura 17/11/2023

Voragem
A escrita até que ajuda na leitura bem como o mistério de como a Sonoko ficou viúva. Porém achei os personagens exagerados demais, eles fazem muito drama por coisas banais. Como a narrativa é feita de forma a parecer um diálogo entre a Sonoko e o Sensei, para mim ficou muito superficial e os personagens não foram bem construídos.

Edna 22/10/2023

Traição
Voragem

Nada define melhor esse esse aclamado romance de Junichiro Tanizaki escrito em 1928 - reeditado pela Cia das Letras/Tag, do que essa citação de Dickens ??

?O coração humano tem cordas que é melhor não tocar.?

Mitsuko vai manipulando a todos à sua volta com sua beleza envolvente, e num clima de intimidade com os personagens cria uma trama que envolve mentiras, chantagem e muita perversão.

Sal e pimenta do reino 27/09/2023

Amor?
é a primeira vez que leio um livro japonês e foi legal, eu meio que imaginei os personagens como assisto em animes. Gosto do peso de quando a realidade se aproxima das fantasias amorosas, porque de fato tendemos a fantasiar tanto que nos entregamos a amores destrutivos.

titovianads 09/09/2023

Doidera
🤬 #$%!& q final de maluco da 🤬 #$%!& KKKKKKKKKKKKKK dois anos p ler esse td pq n me prendeu mt mas a história era uma grande fofoca q queria saber como terminava? realmente um fofocao mas o final foi bem ?????

Luiz 09/08/2023

Triângulo mortal
Em meio aos tantos e tantos joguinhos que as personagens inventam, temos a definição do que é apaixonar-se vorazmente. Dá para sentir o frio na espinha e a tontura da paixão que Sonoko sente na trama. A dualidade aqui se perde onde não sabemos os limites de paixão e ódio. Simplesmente voraz!

Livia M. 05/06/2023

Um jogo de intrigas e manipulação onde triângulos amorosos subvertem-se.
Entre paranóias, tramóias e até pacto de morte somos engolidos por uma voragem num mar de versões e inversões.
Haja coragem!

Rond 07/04/2023

Junichiro é uma pérola na literatura mundial
Voragem, de Junichiro Tanizaki, é um livro que aborda diversos temas relacionados à fofoca, traição, honra e chantagem. O enredo é repleto de reviravoltas e revelações, prendendo a atenção do leitor em cada capítulo. A obra questiona a tradicional e incorruptível honra japonesa, colocando em destaque o interesse sobre a vida alheia e a traição amorosa e sexual.

Comparável ao Jorge Amado japonês, Tanizaki é um autor ousado, cativante e verdadeiro, criando um erotismo impulsivo e sutil que envolve o leitor sem precisar explicitar todos os acontecimentos. Voragem é uma reflexão poética e trágica sobre os desejos humanos, abordando a paixão destrutiva e a busca por liberdade e transgressão. O estilo literário do autor atiça a imaginação e o libido do leitor, reafirmando a teoria psicanalítica do desejo sexual intenso e reprimido. É um livro bom e envolvente, que vale a pena ser lido.

Luma 21/02/2023

Demorou um pouco para me acostumar ao estilo do livro e a leitura se tornar fluida. Depois foi um vira páginas...
Uma novela japonesa, com muito drama reviravoltas e intrigas. Vale a leitura!

Caraminholas 11/02/2023

Ninguém: A / qualquer personagem: eu vo mi mat@
A pulsão de morte dos personagens desse livro... misericórdia.
Amei de verdade ainda mais por ser feito entre 1928 e 1930 no JAPÃO, intriga, traição, mentiradas e surpresas.
É uma grande fofocaiada interessante que vai se estendendo muito, e quase fica cansativo, mas eu fiquei muito investida como a boa fofoqueira que sou.
Gostei da dramatização excessiva que é bem caricata nos personagens, mas entra bem no tom da história por ser uma tragédia. Tem bom humor também.
Tirei uma estrela porque o final achei meio sei lá, discutível.
Aborda questões e papéis de gênero, bissexualidade, monogamia e poligamia e endeusamento de pessoas, até onde ir (definhar) por amor?
"Rostos mais pálidos e mais magros a cada dia que passava (...) Mitsuko, pelo contrário, (...) continuava corada e saudável. Em outras palavras, Mitsulko era nosso sol, a única visão, (...) capaz de nos reanimar quando nossas mentes se embotavam, nossa única razão de viver."
Recomendo bastante.

Amanda Salomone 28/01/2023

Voragem
Até onde se vai por suas pulsões sexuais... Muitas mentiras, chantagens, malarismos argumentativos e traições.

Cacau @dra.leitora 08/01/2023

01/2023
Essa é uma obra canônica da Literatura Moderna Japonesa e não poderia deixar de comentar que a escolha do título é perfeita para a obra.

Voragem: tudo aquilo que é capaz de tragar, sorver, destruir com violência; remoinho de água que se forma no mar ou no rio, cujo giro arrasta as coisas para o fundo; sorvedouro, turbilhão.

Foi exatamente esses sentimentos que me arrebataram durante a leitura, acompanhar a história de Sonoko e sua perdição por Mitsuko. Um livro que por muitas vezes e deu a sensação de ser caricato e exagerado, mas quando tentamos entender mais a cultura e a época que ele está inserido acaba fazendo bastante sentido.

Achei o final extremamente eletrizante e muito bem costurado pelo spoiler que nos foi dado logo no início da leitura.

Para mim fica a grande reflexão existe realmente uma diferença entre o amor homossexual e o heterossexual? Eu acredito que não. e vc?

Ju 01/10/2022

Voraz
" Orgulhosa da própria beleza, tinha de estar sempre rodeada de admiradores para manter o ânimo. Convencera-se de que mostrar interesse por alguém seria o mesmo que rebaixar-se "

Existiu amor? Realmente não sei, mas uma coisa é certa, veneração e obsessão não faltaram.

Não sei que sentimento me atinge agora, foi tudo muito intenso, rápido e de certa forma surpreendente. Em alguns momentos pedante, mas no geral foi uma narrativa um tanto distinta de qualquer coisa que eu já tenha lido.

Não esperava esse fim, porém não é algo que eu tenha gostado... Na verdade não sei se gostei de tudo isso. Mas uma coisa é certa, Voragem é o titulo perfeito para esse livro.