O Código Vital

Resenhas - O Código Vital

Isa - @taglibraryisa 29/08/2018

Ótima ambientação
SOBRE O LIVRO

O livro se passa em um outro planeta que foi colonizado por humanos e o protagonista é o Luckie, uma criança que descobre que tem o poder de decifrar códigos através de um tipo de sinestesia. Cada código tem um poder diferente e aos poucos o protagonista vai se descobrindo.

O livro tem uma passagem de tempo e a gente passa a acompanhar melhor a história de Luckie a partir de seus 13 anos. Uma época bem conturbada da vida, como bem sabemos. A princípio ele se diz nerd, amante de livros, física, matemática, psicologia e tecnologia.

Um belo dia, voltando da escola, ele encontra sua casa revirada e seus pais tinham sumido. Um conflito acontece e é quando ele encontra um senhor que passa a ajudá-lo. Com essa companhia ele aprende mais sobre seus poderes e o que está acontecendo com o mundo. Existem os poderes da Luz e das Sombras, um vilão terrível e uma guerra que está para começar. Luckie é então guiado por esse senhor e se vê metido numa aventura para salvar os pais e talvez o mundo dessa guerra. Nesse meio tempo Luckie também conhece Luana, uma menina de idade próxima e com poderes similares que ele logo se conecta e traz mais esperanças para a luta deles.

OPINIÕES

O livro traz uma história cativante com uma ambientação super interessante e a questão dos poderes me despertou muito o interesse por envolver viagens no tempo e no espaço, universo paralelo etc. Amo! Porém aqui tudo é passado de forma bem simplificada, há inclusive um joguinho de complexidade x simplicidade com o Sean (senhor que ajuda Luckie) trazendo informações mais complexas e o Luckie sempre dizendo que não está entendendo nada, rsr. Isso particularmente me incomodou um pouco, porque não achei muito condizente com a construção do personagem que se dizia nerd e amante de estudos de física, mas acredito que traga uma facilidade de abordagem do tema para leitores mais leigos.

Adorei a dinâmica do Sean como mentor e do Luckie como aprendiz, assim como os poderes envolvendo física quântica. Talvez o leitor acostumado a obras sobre viagem no tempo prefira uma abordagem mais complexa, mas essa pode ser uma boa introdução a esse mundo para quem ainda não se aventurou muito por ele.

A parte que mais gostei do livro foi quando a personagem Luana foi introduzida. Achei que trouxe um novo balanço para a história e estava muito esperançosa com a chegada dela, pois sou amante de personagens femininas fortes e ela parecia ter esse perfil. Luana se mostrou bem independente, até um pouco rebelde e com poderes um pouco diferentes, então era algo muito interessante a ser explorado. Infelizmente o desfecho da jornada dela acabou não sendo do meu agrado, pois a mesma acabou totalmente em segundo plano e eu teria gostado bem mais se ela fosse a protagonista.

O final do livro traz muitas surpresas interessantes e foi bastante instigante cheio de lutas, perseguições e tudo mais, mas acabei não gostando tanto por conta dos pontos que levantei sobre a Luana. Não vou entrar em detalhes para não dar spoilers. De qualquer forma, acredito que valha a pena conhecer a história e tirar suas próprias conclusões sobre o livro, que traz sim partes muito interessantes e criativas.

site: https://taglibraryisa.blogspot.com/2018/08/resenha-o-codigo-vital-conrado-muylaert.html

Sara | @saraliteraria 13/09/2018

Vale a pena!
É uma fantasia muito interessante, com uma ambientação bem legal e personagens que nos conquistam!

O protagonista dessa história é o Luckie, um adolescente que vive em outro planeta colonizado pelos humanos. Logo no início do livro ele narra como desde muito novo ele foi descobrindo que tinha poderes diferentes, que se resumiam em conseguir decifrar códigos através de uma espécie de sinestesia. Cada código se tratava de um poder diferente, como o de alterar a velocidade do tempo, por exemplo.

Em um dia, ao voltar da escola, ele descobre que seus pais foram sequestrados. No meio de uma cena de ação, ele passa a ser ajudado por um homem chamado Sean que possui poderes parecidos com o dele. É a partir disso que ele vai se informando ainda mais sobre tudo o que está acontecendo com ele e com o mundo, que agora se pode dizer que está dividido entre Luz e Sombras, com uma guerra prestes a acontecer.

Luckie, Sean e uma nova personagem chamada Luana (também com poderes) se juntam então para viver uma aventura com direito a viagem através do tempo e do espaço em busca dos pais dele que foram sequestrados, enfrentando as forças das Sombras.

O livro em si possui uma escrita muito envolvente, com a maioria dos capítulos curtos, mas que conseguem ser totalmente esclarecedores do início ao fim, nos fazendo imaginar tudo. Com a entrada da personagem Luana a história passa a ficar bem mais interessante. Ela é bem independente, um pouco teimosa, e eu gosto muito desse tipo de personagem feminina. Achei que todos os personagens foram bem introduzidos na história e gostei muito de acompanhar o desenvolvimento deles, principalmente a relação entre o mais experiente Sean e o Luckie, como o seu aprendiz. No final nós temos muitas cenas de ação, além de algumas surpresas e revelações importantes, nos deixando na espera de um novo volume dessa incrível jornada!