Ikigai

Ikigai Ken Mogi

Resenhas -

David 22/01/2021

Aqui está um livro que propõe uma reflexão sobre a vida à moda japonesa. Trata sobre o valor das pequenas coisas, sobre o verdadeiro significado de vida feliz e, principalmente, sobre realização pessoal e autoaceitação. É de leitura leve e prazerosa, com muitos exemplos de casos de pessoas que encontraram o seu ikigai e que têm nele seu propósito motivador de estilo de vida.

Não é a fórmula mágica, mas o autor trata de cinco pilares para o ikigai:

Começar pequeno;
Liberta-se;
Harmonia e sustentabilidade;
A alegria das pequenas coisas;
Estar no aqui e agora.

Num mundo cada vez mais acelerado em que temos sofrido com depressão, estresse, ansiedade e outros problemas, olhar para o interior e valorizar quem somos, o que amamos e as nossas pequenas realizações é um bom começo na busca da cura e da felicidade.

Thamires Amorim 24/06/2021

Não funcionou comigo
O contexto do livro, o que ele pretende passar é ótimo, porque se trata de autoconhecimento. Porém comigo, a leitura se tornou massante no primeiro capítulo. Quando finalmente chegou no último capítulo, tem um questionário mais pontual e rápido pra chegar às respostas que precisa do ikigai. É valida a leitura para conhecimento, mas se esse não for o seu tipo de leitura, provavelmente vai abandonar o livro.

Ana Miriã 01/03/2022

Conhecendo o Ikigai
O livro apresenta os conceitos do ikigai por meio da cultura japonesa. O Autor explica o modo de vida e as tradições japonesas e como isso implica na filosofia de ikigai.
Além de entender mais sobre como encontrar seu propósito ele te dá um panorama da vida japonesa e seus princípios.
Uma leitura muito rica e cheia de reflexões sobre sua própria vida.

ana.storck 28/12/2022

Livro introdutório sobre ikigai
Esse livro traz mais exemplos de pessoas famosas e seus ikigai. Também fala um pouco sobre a cultura japonesa em aspectos como religião e alimentação. Fala também sobre como o ikigai se torna uma maneira de impulsionar as pessoas a quererem oferecer sempre o melhor em relação ao trabalho que fazem. Acho esse um livro mais introdutório que explica melhor como chegar ao seu ikigai. Apesar de ser mais explícita a forma de encontrá-lo, acho que não foi um livro que funcionou muito bem pra mim.

Leda R. Jankoski 22/01/2021

Inspirador... até certo ponto
Eu gostei do livro, me senti inspirada e consegui tirar proveito de algumas coisas, mas foi chegando no final eu fui ficando um pouco cansada de tantos "exemplos de sucesso" e pouco "mão na massa". De qualquer forma valeu a leitura.

mkusey 04/02/2022

devorei em dois dias
o livro é muito bom. fala bastante da cultura japonesa e como o ikigai é vivo no país. o livro é leve, claro e objetivo. te da um gás pra mudar algumas coisas na vida.

Ãlex Santos 13/08/2022

Os pilares do ikigai no dia a dia dos japoneses
Confesso que adquiri este livro na expectativa de encontrar em seu conteúdo o tradicional diagrama Ikigai (que conheci por meio de pesquisas e vídeos na Internet), além de um método prático para descoberta desta "razão de viver" originária da cultura oriental.

Ao longo da leitura, porém, me deparei com um texto muito mais exemplificativo do que metodológico, o que significou uma boa experiência, apesar de diferente daquela que idealizei.

Aqui o autor não está preocupado em fazer perguntas para ajudar o leitor a encontrar as próprias respostas, mas relatar, muitas vezes de forma profundamente descritiva, como o conceito de Ikigai está tão comumente inserido na cultura japonesa.

É importante destacar que, mesmo que não esteja tão explícito, o autor traça uma sequência de passos para compreender a filosofia, os quais ele, já no final do livro, considera ser "os pilares do ikigai".

O destaque que faço é a oportunidade que o livro me proporcionou de conhecer um pouco da cultura japonesa, através de exemplos que vão desde a importância das tigelas à prática do sumô para os japoneses, entre outros incríveis elementos.

Este é um livro para quem não procura soluções imediatas, pois é uma introdução à filosofia do ikigai e, assim como toda cultura, requer um tempo para ser absorvida, basta o leitor estar aberto a este conhecimento.

Com certeza, vou ler outras obras sobre o tema.

7anavi 15/05/2022

Ótimos ensinamentos
Peguei esse pra ler pois estava completamente perdida das ideias, pensei que lendo algo assim e seguindo os ensinamentos eu estaria colocando minha vida nos eixos, mas eu moro no Brasil governado pelo b0lsona*0, é difícil ter sanidade.
Espero um dia poder ter ikigai e viver muito pra compartilhar e trocar experiências com outras pessoas! :)

Gabyfranhan 08/05/2023

Leitura obrigatória
Eu passei por este livro e resolvi comprar? não imaginava quer fosse uma leitura que eu precisava ler. Me admirou muito a cultura japonesa em torno do Ikigai.
Leitura fácil, fluída e gostosa. Indico fortemente, pois traz muitos insights para nossas vidas pessoais.
Recomendo!

VinAcius49 19/12/2022

Mais que cinco passos
Quando me indicaram o livro fiquei com certo receio de ser mais um clichê de autoajuda, mas definitivamente não acho que seja. O livro é bem contextualizado, me introduziu particularidades da cultura japonesa que não conhecia. É rico em nuances e exemplos do cotidiano de uma nação com muito a mostrar ao mundo, mas também ressalva que também tem a aprender. Afinal de contas, o livro deixa claro que ninguém é uma ilha. Achei a leitura bem fluída, e recomendo para todos que querem ampliar um pouco a perspectiva sobre si e sobre os caminhos que podemos trilhar para encontrar propósito (ikigai).

Patric A. 11/02/2022

Ótima Leitura
Em busca de uma propósito de vida, ikigai, o livro nós apresentar pequenos conceitos que influenciam na maneria que lidamos Cam as situações da nosso vida.

O livro apresenta esses conceitos usando exemplos da cultura japonesa, o que nos permiti compreender melhor como funcionam na prática.

Uma ótima leitura para repensarmos os significados das nossas ações e porque fazemos o que fazemos.

Lumi Tie | @lumi.reads 06/08/2022

Em Ikigai, Ken Mogi nos apresenta os cinco passos que compõem a tradição japonesa Ikigai, que descreve os prazeres e sentidos da vida, em todos os âmbitos. Desde acordar de manhã e abrir as cortinas até voltar pra casa no final do dia e tirar os sapatos.

Apesar de ser um livro com poucas páginas (224), o conteúdo é muito rico e sem enrolações.
O que eu mais gostei é que o autor alterna entre conceitos e exemplos de Ikigai, trazendo histórias de pessoas reais, bem-sucedidas a sua própria maneira.
Ele podia se ater aos cinco pilares que nos apresenta logo no começo, como um passo a passo (que é o meu grande receio em relação aos livros de autoajuda), mas não teria captado a minha atenção e me motivado a ler mais e mais. Isso, além de me fazer entender o propósito do livro, me forneceu um conhecimento mais profundo sobre a cultura e costumes do Japão, que me fez admira-lo ainda mais.

Você pode conferir a resenha completa no meu blog :D

site: https://lumireads.wordpress.com/2022/07/25/resenha-ikigai-ken-mogi/