Ikigai Ken Mogi

Resenhas -

Felipe.Gazire 29/03/2024

Leve e inspirador
Através de uma leitura gostosa e fluida, a obra nos convida a encontrar sentido e propósito em coisas do cotidiano, seja no trabalho ou em atividades que nos despertam paixão.
O autor nos trás casos variados de pessoas que encontraram seu Ikigai, em algjma atividade que trás propósito para suas vidas. Vemos desde grandes homens de negócio até pessoas que se dedicam a atividades "banais" a primeira vista. De atletas campeões a atletas medíocres, artistas conceituados e outros que guardam sua arte para si mesmos. É possível a todos encontrar o seu Ikigai, e o autor sugere cinco passos simples para a jornada.
Existem também muitos casos que nos contextualizam com a cultura do Japão e coisas que lá existem, o que enriquece a leitura.
No fim das contas, não importa se você é um investidor, um músico ou alguém que gosta de vídeo games. Haverá um Ikigai para você, que você encontra através do auto conhecimento.

Sofiaxzn 27/03/2024

"Em resumo, para poder ser feliz, é preciso se aceitar. Aceitar a si mesmo é uma das tarefas mais importantes e difíceis que enfrentamos na vida."

Ave Fantasma 27/03/2024

O motivo para se levantar de manhã (mas em uma obra pouco profunda)
Antes de falar sobre os tópicos abordados no livro Ikigai, gostaria de pontuar o que me incomodou na obra.
1. A constante utilização de grandes nomes dos negócios japoneses ou de americanos (e outros), entendo que a obra tem o objetivo de ser uma auto-ajuda e se tratando de ikigai a relação com o trabalho profissional é intrínseca, mas a proposta divulgada não é se voltar para o mundo dos negócios e esse foco quebra um pouco o clima de um propósito mais pessoal.
2. Pouca criticidade no texto ao se referir a grandes coorporações e personalidades que tiveram ações exploratórias e danosas para pessoas e o meio ambiente, como dizer que Steve Jobs foi “um indivíduo incrível” como exemplo de kodawari sem mencionar a exploração abusiva incentivada por ele na sua empresa. A obra não cabe uma análise profunda dessas questões, mas é de bom senso contextualizar que os mesmos não são heróis.
3. Pouca ou nenhuma contextualização de elementos problemáticos: Apesar do autor tentar trazer alguns contextos históricos, o que é bem vindo no texto, há momentos essenciais que isso não é feito como quando cita o símbolo do sol nascente como algo positivo nas logos de empresas japonesas sem mencionar sua ligação com a agressão imperial japonesa e os crimes de guerra.
4. Uma questão mais estrutural é que os passos para o ikigai se misturam muito no texto, sem uma ordem específica, o que deixa a leitura um pouco desorganizada. Mas não é um ponto tão negativo, porque a conexão vai ganhando sentido na última parte da obra.

Fora essas questões que, para minha experiência, tirou um pouco da profundidade que o tema poderia ser abordado, a obra permite uma introdução simples sobre o ikigai que podemos destacar:

Em resumo ikigai se divide em cinco passos:
Passo 1: Começar pequeno
Passo 2: Libertar-se
Passo 3: Harmonia e sustentabilidade
Passo 4: A alegria das pequenas coisas
Passo 5: Estar no aqui e agora

A pressão constante e urgente para o sucesso pode alterar o nosso valor como pessoa fazendo-nos acreditar que sucesso é alguma conquista concreta, indo em posição contrária ao que o ikigai é: se concentrar nas pequenas coisas, estar presente e fazer aquilo que se ama de maneira dedicada, se realizando assim.
Ikigai é, portanto, um éthos para a vida longa, saudável e feliz. Ele vai além do âmbito individual, é uma noção de comunidade e uma percepção de espiritualidade. Ele dá propósito e determinação para seguir em frente.
As breves histórias e contextualizações históricas sobre o Japão preenche o livro de maneira muito informativa e ilustra o ikigai: a beleza nas pequenas coisas como comer algo doce logo cedo é ingerir a alegria das pequenas coisas (quarto pilar).

Nos é apresentado outros termos japoneses como:
kodawari: manifestação de orgulho pelo que se faz, ou seja, um cuidado extraordinário com detalhes bem pequenos, o começar pequeno (primeiro pilar);

hanami: admirar o florescer da flor de cerejeira na primavera é encarar com seriedade as coisas efêmeras da vida, é estar no aqui e agora (quinto pilar)

Uma questão abordada na obra é a importância da individualidade que seja expressada nas pequenas coisas, esse elemento na cultura japonesa ganha outro sentido. A individualidade pregada na globalização afasta e homogeniza os indivíduos, já em algumas culturas a valorização da individualidade como o cultivo do ser interior é o que torna este indivíduo capaz de se realizar e se expressar no mundo para com os outros. No caso do Japão fazer uma referência direta a si mesmo não alcança o sentido do eu libertador, apenas de uma individualidade condicionada, limitada.
Ken Mogi repete em alguns momentos sobre a figura da criança que está despreocupada com um suposto peso da definição social do eu. Isso leva ao libertar-se (segundo pilar).
“Ao nos aliviar do peso da individualidade, nós podemos nos abrir para o universo infinito de prazeres sensoriais”.

Pensar em ikigai é entender que ele é um processo de fluxo e criatividade, a obra tem um capítulo dedicado a esse estado psicológico. Ao alcançar o “fluxo” não há a necessidade de reconhecimento do trabalho ou dos esforços, você ficará em harmonia com os elementos dentro e fora de si e terá capacidade cognitiva de prestar atenção às nuances sutis que surgem, diferentemente de quando se está perturbado, ou tendencioso.

“Portanto, faça uma música, mesmo quando ninguém estiver ouvindo. Faça um desenho, mesmo que ninguém esteja olhando. Escreva um conto que ninguém vai ler. A alegria e a satisfação interior que isso lhe dará serão mais do que suficientes para que você siga em frente com a vida.”

O terceiro pilar, harmonia e sustentabilidade, tem relação com a conexão dos japoneses com a natureza, eles transformaram o controle de vontades individuais em uma forma de arte de modéstia, estética austera e suficiência elegante: madeira lisa sem tratamento de bancadas de sushi, tomar banho em fontes termais, natureza dentro de casa, quadros do monte Fuji, passeios por florestas e montanhas, jardins, santuários, etc.

Nos capítulo 8 Ken Mogi retrata a robustez e resiliência do povo japonês como características da prática do ikigai e debate sobre a religiosidade. Influenciados pelo xintoísmo, confucionismo, budismo, e até o cristianismo os japoneses acreditam que há infinitamente mais fontes de significado religioso e valores na vida, e não um único valor que representa a vontade de uma deidade.

O livro conclui o conceito de ikigai como um processo de aceitação do eu. A felicidade não pode ser definida em uma ação ou conquista específica, isso é o que é chamado de “Ilusão de foco”. É preciso se aceitar verdadeiramente, libertar-se do eu ilusório, assim alcançaremos a felicidade real.

Guigo00 24/03/2024

Ikigai
É um livro que te faz observar a vida com um olhar diferente, valorizando aquilo que você já tem e dando o melhor de si para os prazeres da sua vida.

Gabi Sousa 19/03/2024

Bom pra refletir
O conceito de Ikigai é bem interessante, o autor mostra alguns exemplos de como está inserido na cultura japonesa.

Os 5 passos para o Ikigai são:
Começar pequeno
Libertar-se
Harmonia e sustentabilidade
A alegria nas pequenas coisas
Estar no aqui e agora

Dea de Luca 18/03/2024

Ikigai
A leitura me levou a refletir muito sobre como encaro certos aspectos da vida, e não necessariamente a sair dela com meu ikigai definido, mas me estimulou a treinar meu olhar e tentar ser mais observadora aos meus sentimentos. Eu adorei o formato, por trazer tantos exemplos práticos, e por causa disso ter me dado uma percepção cultural. Eu indico a leitura, principalmente se estiver buscando algo que te desperte um olhar sincero sobre você mesmo, e não respostas prontas.

Daphne.Jones 16/03/2024

Achei bem interessante porque mostra a forma dos japoneses mostrarem a importância de praticarmos o aqui e agora( foco profundo) em todas as nossas atividades. Até por quê esta prática levaria a realização pessoal.

João Pedro 15/03/2024

Ikigai é meio complexo
No livro o ikigai significa ?o que te faz levantar de manhã? mas está muito além disso, ele significa bem estar consigo mesmo e com a sociedade, tudo para que aja felicidade e longevidade de vida. Ele diz comece pequeno para alcançar felicidade, um chocolatinho de manhã por exemplo para levantar com ânimo, tenha harmonia de trabalho, lazer e sustentabilidade com seu corpo, ache alegria nas pequenas coisas, e tenha orgulho pelo que faz.

O livro possui muita informação sobre a cultura japonesa, os templos, o lámen e um pouco sobre sumô para explicar o termo de ikigai, e faz de uma forma excelente.

Fala sobre as dificuldades da vida no Japão por causa de diversas catástrofes, e menciona a resiliência do povo japonês na terra do sol nascente, e seu grande cuidado e zelo com as pequenas coisas, tanto materiais como sentimentais e religiosas

Uma ótima leitura, só demora de ir ao ponto, viaja um pouco

Lauriene 09/03/2024

O ikigai, o seu "motivo pra levantar de manhã", o q te faz feliz, se baseia em 5 pontos, sem ordem específica, q o livro apresenta na forma de passos:

passo 1: começar pequeno
passo 2: libertar-se
passo 3: harmonia e sustentabilidade
passo 4: a alegria das pequenas coisas
passo 5: estar no aqui e agora

Achei os passos 2 e 3 um pouco abstratos e não consegui absorver muito deles. Já os passos 1, 4 e 5 foram bem claros. Gostei muito. É o tipo de livro q te faz querer realinhar sua vida.

onlyblooms 06/03/2024

Ikigai
Ele é extremamente bom, um livro que te faz refletir sobre tudo, suas escolhas, sentimentos ou até como você vive a sua vida. Ela tem um propósito? Você tem felicidade em viver ela? conquistou seus sonhos ou nutri sonhos para serem conquistados? São coisas que o livro me fez pensar mais com mais frequência.

lilyisnight 06/03/2024

Resenha Ikigai
Ikigai de Ken Mogi é um livro que nos mostra a simplicidade nas coisas mais pequenas ou grandiosas e como saber aproveitá-las no tempo que lhe resta, ou o que é de verdade saber encontrar o fluxo diário em sua vida baseado em éthos ( conjunto de costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento e da cultura, característicos de uma determinada coletividade, época ou região ). Uma leitura realmente cativante, tranquila e histórica, com 5 passos considerados pilares para serem a chave da verdadeira felicidade da vida. O que é Ikigai? uma pergunta que muitos fazem ao decorrer do livro, e só é contada para quem de fato presta atenção. Mas no geral é uma filosofia japonesa que descreve os prazeres e sentidos da vida e sustentabilidade nisto, ?iki? é igual a viver e ?gai? é equivalente a razão. Qual a razão de viver para você? Os passos podem incluir descobrir seus valores mais sentimentais, pequenas coisas que te dão prazer como por exemplo ler um livro como este de 200 e poucas páginas, ?kodawari? que é descobrir seu padrão social no qual foi inserido pela sociedade e saber aperfeiçoar estes tipos de características como Steve Jobs e sua criação de Iphone, was e entre outras coisas. Aprendi um pouco de japonês com o livro, o que é absolutamente incrível, e me interessei bastante como o neurocientista japonês acaba nos prendendo em passagens históricas. Vemos que Ikigai é cultivado desde as antigas dinastias, sendo elas nobres ou não. O que te instiga a viver? bom, para mim é simples. Eu gosto de livros, este é meu Ikigai. Eu adoro chás, se pudesse participaria todos os dias das festividades de Tai-an, uma casa de chás. Ichigo Ichie foi uma criação brilhante de Riky?, graças a ele achei uma frase que me define. Um bom livro, dei 5 estrelas.

Sarah ^-^ 16/02/2024

Que possamos cultivar sempre o nosso motor da vida, nosso propósito dentro de nós, praticando nas pequenas coisas ??

Ce 12/02/2024

Livro inspirador sobre a cultura japonesa e Ikigai
É um livro que além do assunto do Ikigai em si, é rico de temas sobre a cultura japonesa e como é a visão de seus habitantes. Gostei muito de entender os princípios do Ikigai, porém senti falta de uma abordagem mais voltada na aplicação do dia a dia. Mas é um livro ótimo para começar a entender mais sobre!

Ani 25/01/2024

"O maior segredo do Ikigai, no fim das contas, tem que ser a aceitação de si mesmo, independente do tipo de características únicas com as quais se tinha nascido. Não há caminho ideal para o Ikigai, cada um de nós tem que procurar o nosso, na floresta das nossas individualidades. Mas não se esqueça de dar uma boa gargalhada quando estiver procurando o seu -hoje e todos os dias!"

Taciana42 23/01/2024

"O ikigai só reforça suas intuições já presentes, a mudança vai ser gradual e modesta, como a vida em si ". O seu melhor é o ikigai...