Livro das Mil e Uma Noites

Livro das Mil e Uma Noites Anônimo

Resenhas -

Gabriela 19/07/2023

Mais uma vez quero parabenizar o tradutor pelo excelente trabalho.
O livro sim é muito , mais não é meu favorito, particularmente gostei mais do volume 3.

Bruna Peixoto 14/02/2023

Gostei bastante desse volume. Principalmente a História do Aladim que é bem diferente da versão Disney que eu conhecia. E ali babá e os 40 ladrões.

Brnoliver 04/05/2020

As mil e uma noites com seus altos e baixos
O livro contém histórias excelentes e não dá para deixar de elogiar mais uma vez o trabalho do tradutor e mais uma vez meu descontentamento com a escolha de não deixar as numeração das noites em sequência, tornando o livro completo, crítico, que não só narra os contos maravilhosos, mas nos dá um grau maior de conhecimento sobre o contexto de cada história, mas não nos leva a viajar na história moldura da Sahrazade.

Quanto ao volume em si, o tradutor acertou em trazer as versões árabes e mais antigas do Aladim e Ali Baba e os quarenta ladrões. Isso nos levas aos contos que conhecemos desde a infância, bem como é curioso as versões mais antigas e poder contrastar com as que estão nos livros infantis e adaptações da Disney. Por isso, merece um ponto a mais por colocar um ancestral do Aladim como bônus.

De restante, as histórias dos capitães são boas, as anedotas de avarentos são "ok", o mesmo não dá para falar dos conselhos para vizires e sultões do manuscrito 3612, alguns até poderiam ser, se for possível o deslocamento, ser considerados trechos de uma "Arte da Guerra" árabe, mas muitos quebram o estilo das demais narrativas e não são agradáveis, mas tudo é válido como aprendizado destas culturas.

Citação: "qualquer desgraça abaixo da morte não é desgraça"
Brnoliver 04/05/2020minha estante
Já ia esquecendo ?Alerta de Spoiler? fiquei em dúvida de onde saiu o tapete mágico que tem nas versões infantis do Aladim, se tanto aqui quanto nas outras versões mais antigas existem dois gênios, mas nenhum tapete ??