Cantigas no Escuro

Cantigas no Escuro Iris Figueiredo...

Resenhas - Cantigas No Escuro

Sayuri 24/10/2020

Uma ótima surpresa
O livro me surpreendeu muito, não esperava que ia gostar tanto de ler os contos e é muito raro eu gostar tanto assim de todos os contos de um livro assim. Geralmente tem sempre um conto que eu não gosto, mas felizmente dessa vez foi diferente.
Claro que teve alguns que gostei mais que outros, que foi a única coisa que me impediu de dar 5 estrelas, além de não ser meu gênero favorito, mas adorei demais essa experiência com um gênero que não estou acostumada, graças a maratona literária de halloween. Aposto que quem gosta de terror e suspense vai amar ainda mais que eu.

Edgar.Egawa 05/11/2020

Assustadoramente hipnótico
Histórias de terror muito bem escritas, baseadas em canções infantis. Algumas escolhas me surpreenderam e senti falta de outras, não incluídas na coletânea, como Boi da cara preta, A canoa virou e Marcha soldado.

Diana Gomes 12/07/2020

Eu gostei demais de todas as abordagens que as autoras utilizaram pra fazer a releitura das cantigas infantis. E confesso que nunca parei pra pensar no que realmente as letras querem dizer ou o que elas escondem, sabe? Foi muito bom mesmo ver pela perspectiva delas. Foi uma leitura muito rápida, fluiu muito bem pra mim. Recomendo demais!!

Ah, e alguns contos me assustaram mesmo haha

Camila1857 27/12/2021

Sabe aquelas cantigas de roda que tanto ouvimos e que permeiam o imaginário popular? Pois bem, é exatamente a partir delas que as autoras construíram diversos contos de terror. Os contos foram bem construídos e com fácil leitura. Quem foi criança nos anos 90 vai ter uma certa nostalgia lembrando das lendas urbanas do Domingo Legal.

hagabrielah 30/11/2022

De todos os contos desse livro, o primeiro foi meu favorito. Também gostei do segundo.
É um livro de contos que traz releituras de cantigas populares transformando-as em histórias de terror.
No geral, é um bom livro. Recomendo.

João 04/02/2020

null
Adorei cada conto, principalmente as transformações de cantigas de minar em algo macabro.

Tamy' 04/05/2019

Bom!
Alguns contos são bons, outros achei que poderiam ser melhores mais acabaram se perdendo. A escrita das autoras facilitam bastante para acompanhar as estórias e nos deparamos com cantigas antigas que podem ter uma mensagem oculta.

Tinha somente alguns erros ortográficos que não influenciou muito.

Recomendo para quer passa e o tempo.!!

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 18/11/2019

Que surpresa maravilhosa.
Cantigas no escuro é um livro nacional de contos de terror baseado em cantigas populares brasileiras como por exemplo a famigerada ciranda cirandinha.
Em cada conto uma autora se baseia em uma cantiga diferente e desenvolve sua própria história de forma não conexa com os outros contos.
Em minha humilde opinião NÃO EXISTE NENHUM CONTO RUIM NESSE LIVRO, todos são assustadores a sua maneira, ultilizando seres diferentes, ambientações diferentes e com sua única conexão: Serem baseados em coisas que ouvimos e reproduzimos desde criança e ainda não prestamos atenção no quao bizarro são.

zoni 23/06/2018

Uma ciranda, cirandinha pode ser horripilante até mesmo para nós adultos.
Você já observou as letras das canções que deixamos nossas crianças ouvirem enquanto brincam de roda, ou que, cantamos para que elas durmam? A maioria dessas letras incutem nas crianças à normalidade da violência física e emocional, contam histórias de desgraças, e as assustam com personagens assustadores que os vem pegar a qualquer momento.

Ambientado nos dias atuais, e recheado do imaginário popular brasileiro, essa antologia nos mostra o lado negro e assustador das cantigas infantis. Em uma prosa saudosa e assustadora as autoras desenvolvem contos extremamente inteligentes, que vão seguindo seu próprio ritmo e nos deixando nostálgicos, apreensivos e até mesmo assustados a cada página avançada. Entre plantações de batatas, fantasmas esquecidos, corpos-secos e um anjo solitário, vamos descobrindo que uma ciranda, cirandinha pode ser horripilante até mesmo para nós adultos.

Estou completamente encantado com esse livro, porque nunca pensei que cantigas de rodas poderiam gerar histórias assombradas tão boas. A princípio, o que me atraiu no livro foi a capa maravilhosas, a promessa de autoras brasileiras escrevendo terror veio só em seguida, mas nessa altura, eu já tinha total certeza que precisava ler esse livro. E assim o fiz, com a expectativa lá em cima comecei a ler, e já me deparei com um conto totalmente nostálgico, gostoso, bem escrito e desenvolvido, e com um clímax espetacular. Daí em diante vieram só histórias fantásticas que mexiam com minha imaginação o tempo todo, em alguns momentos precisei parar, colocar o kindle de lado e relembrar minhas aventuras infantis com um sorriso no rosto.

O livro tem um aspecto infanto-juvenil, e diferente do que muitos podem pensar, não atrapalha em nada, na verdade torna a antologia mais preciosa, vai agradar desde crianças à adultos. Não posso deixar de mencionar a diversidade que compõe cada conto, personagens negros, surdos (que são essenciais para a história) e LGBT são alguns presentes aqui.

É um projeto lindo, que oscila entre a fantasia, a cultura do nosso país e o terror. Além de ser curtinho, e você poder ler rapidinho, é de uma riqueza inigualável. Não deixe de ler.

Nota para cada conto:
Diga adeus e vá-se Embora - 5
Na beira do Rio 5
Juro que te Amo 4
Escamas de Espinhos 2,5
Dourado 5
Algo Teu 4,5

Siga o instagram literário do link abaixo.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

Carol 25/04/2020

As histórias são bem legais, mas acho que poderiam ter um pouco mais de detalhes, principalmente no final.

Além disso, infelizmente, a edição do e-book, pela Amazon, possui alguns erros de digitação.

Isabela.Lopes 12/10/2018

Em todos os livros de contos que leio sempre tem contos que se destacam mais que outros. Porém, neste livro todos estavam no mesmo nível(e um nível elevado).
Gostei muito da forma que autoras ligaram os contos as suas respectivas cantigas. Minha maior surpresa foi o conto da cantiga 'Se essa rua fosse minha', o final foi bem chocante. Em relação ao conto do 'Cravo e a rosa' não gostei do final(achei estranho).

Obs: Evitem de ler este livro a noite, pois dá muito medo

Ana 01/11/2018

Canções de roda aterrorizantes
Baseado nas canções de roda que crianças cantam, esse livro traz 6 contos numa temática de terror..
As canções são "Ciranda, cirandinha", "Fui no Tororó", "Se essa rua fosse minha", "O cravo brigou com a rosa", "Alecrim dourado" e "Batatinha quando nasce". Todos os contos são muito bem escritos e feitos para você sentir aquele medinho quando lê, mas eu senti que as histórias vão ficando mais pesadas e a última me deixou cheia de arrepios.
Meu preferido foi, sem dúvidas, o conto baseado em "Se essa rua fosse minha", escrito pela Solaine Chioro. Nunca li nada da autora, mas fiquei com muita vontade.
O que eu menos gostei foi o "Escamas de espinhos" da Gabriela Martins, baseado em "O cravo brigou com a rosa". Senti que faltou uma explicação melhor do que estava acontecendo com a personagem.
Ainda assim, todos os contos valem a leitura e o livro é bem rápido (eu li em uma tarde). Só tenho uma coisa ruim a dizer: faltou revisão. Principalmente no conto da Gabriela Martins. Vi vários errinhos, todos por falta de atenção mesmo do revisor, como falta de letras ou espaços, mas nada que atrapalhe a leitura.

site: https://bit.ly/2qpCQXj

Wes 21/07/2019

Os contos que me deixaram mais impactado foi o da menina do quadro, o do relacionamento tóxico e o da Batata (que é o da Laura). Foram histórias bem particulares, eu estava esperando mais terror e menos suspense. É um livro bom pra ir intercalando com outras leituras e pra sair da ressaca literária.

Dri 06/09/2019

Cantigas assustadoras
As cantigas infantis podem ser realmente assustadoras viu. Gostei muito da menina do quadro e o da cabana abandonada com sua plantação de batatas.

Lethycia Dias 21/10/2019

Proposta criativa!
Cantigas no Escuro é uma coletânea de contos escritos por autoras brasileiras e gira em torno da ideia de que as cantigas de roda tipicamente brasileiras são um tanto estranhas, até assustadoras. Assim, cada uma das seis autoras desse livro adapta uma cantiga popular, em forma de história de terror.
Eu amo a proposta desse livro desde que ouvi falar dele pela primeira vez, e depois de ler, amo ainda mais. Os contos conseguem trabalhar com elementos muito brasileiros, seja pela tradição popular, pela nostalgia de brincarmos com nossos primos durante a infância ou pelas histórias de lugares mal-assombrados.
As situações assustadoras presentas nas histórias vêm daquilo que não podemos explicar - que é o que dá origem a mitos e lendas, e eu gostei de como as autoras trabalharam isso, de forma moderna e atual. Temos histórias com personagens femininas interessantes, fortes, corajosas, enfrentando a morte, o sobrenatural e também um relacionamento abusivo.
Meu conto favorito da coletânea foi "Juro que te amo". Solaine Chioro trabalhou a história mais insólita desse livro, com muita criatividade. O conto de Iris Figueiredo também é maravilhoso, uma genuína história de assombração baseada na minha cantiga favorita. E "Algo teu", de Laura Pohl, é tenebroso e muito bem escrito.
Recomendo muito essa coletânea, não só por ser uma excelente leitura para quem gosta de terror, mas também por explorar elementos culturais muito brasileiros com os quais podemos nos identificar. Além de tudo, o livro tem um projeto gráfico muito bonito, com ilustrações caprichadas.

site: https://www.instagram.com/p/B324DJKD-0M/