Nove Amanhãs - 1º Volume

Nove Amanhãs - 1º Volume Isaac Asimov

Resenhas - Nove Amanhãs - 1º Volume

THALES76 05/02/2024

Enriquecedor ao repertório.
Nove amanhãs é um conjunto de contos de ficção cientifica, que não são interligados, mas que parecem ser do mesmo universo.
Para quem gosta de astronomia, tecnologia, filosofia e antropologia, o livro acaba sendo um prato cheio. Nele, o leitor depara-se com um supercomputador que através de algoritmos é capaz de prever crimes e dessa forma estabelece a paz na humanidade, além disso alguns contos são num futuro tão longínquo, que o simples fato de alguém estudar de forma autodidata por meio de livros, é considerado uma revolução no sistema educacional; ou o menino que sabe fazer cálculos manualmente numa folha de papel e deixa as autoridades perplexas; o melhor na minha opinião, é o da criança Neandertal que é trazida do passado e passa a ter que aprender os costumes da sociedade atual; por último, o conto que aborda o tema da entropia, me deixou bastante pensativo, pois vislumbrando uma expansão da humanidade por todo o universo, os cientistas sabendo que a energia emitida pelas estrelas é limitada, e é fundamental à vida humana. Assim, o que a humanidade fará quando todas as estrelas extinguirem sua energia?

Herick 24/11/2023

Segundo livro do Asimov que leio e novamente muito bom. Dessa vez foram contos e como ele pensava a frente do tempo.

Van 01/05/2021

Sempre surpreendente
Isaac Asimov, meu autor favorito, sempre surpreendente com histórias interessantes e gostosas de ler. Segundo livro de contos dele que eu leio, é, assim como "Eu, Robô", muito bom e os contos são interligados.

Amanda - @entrelinhas.literario 06/04/2018

Apesar de não ser chegada a livros de ficção científica, devo confessar que me surpreendi com a abordagem do Isaac Asimov. Principalmente levando em consideração a época em que o livro foi originalmente publicado (1959), é possível ver que alguns dilemas científicos e tecnológicos perduram até hoje. Alguns desses contos me fizeram lembrar de alguma maneira Black Mirror.

Vou deixar um breve resumo dos meus favoritos que espero que ajude você a se interessar também:

📖 Profissão: em um cenário em que para ser alfabetizado basta conectar alguns fios à testa de uma criança para que a informação dessa habilidade seja passada para ela. Conforme crescem, cada indivíduo é analisado para que se descubra sua aptidão profissional e as informações técnicas são passadas da mesma maneira, através de fitas programadas. Mas o que acontece quando não há nenhuma aptidão técnica para qualquer trabalho prático em um indivíduo?

📖 Todos os Problemas do Mundo: acho que esse foi meu favorito, quem gosta de Douglas Adams provavelmente vai gostar desse. Um super computador que controla tudo e todos, providenciando respostas e prevendo inclinações de cada indivíduo para quaisquer atos começa a apresentar um relatório preocupante.

📖 Escrevam meu nome com S: querendo mudar e crescer na vida, um físico consulta um numerólogo que sugere que mude a inicial do seu sobrenome. Subitamente, tudo na vida desse físico começa a mudar, mas não por mágica.

📖 A Última Pergunta: outro dos meus favoritos, com o mesmo supercomputador. Dessa vez, uma pergunta é feita e o Multivac não consegue respondê-la: "Dados insuficientes para resposta concreta". Acontece que os milênios passam, toda a vida é extinta do Universo e o supercomputador continua tentando achar uma resposta para a pergunta original. E, finalmente, descobre.

site: https://www.instagram.com/entrelinhas.literario/
Victor Az 03/04/2022minha estante
Adorei esse livro, é um dos meus preferidos. Gostei da forma como descreveu os contos, resumiu a ideia central, sem dar spoiler e fazendo o leitor se interessar por cada um deles, parabéns.

P. M. Zancan 05/01/2012

Alguns Futuros Possíveis
Excelente livro de contos (publicado pela primeira vez em 1959) de Isaac Asimov, um dos maiores escritores de ficção científica do século XX. Nele, sete contos sobre futuros e realidades possíveis nos são apresentados. São estórias surpreendentes que serviram (e ainda vão servir) de inspiração para inúmeras outras obras de ficção (da literatura, do cinema,...). Pode parecer estranho que “sete” contos representem “nove” amanhãs, mas a explicação faz parte da compreensão da própria obra.

Contos:
O Garotinho Feio.

Mais detalhes em:

P. M. Zancan
Marcos Carvalho 27/06/2012minha estante
A versão da Editora Expressão e Cultura, brasileira, dois contos foram retirados. Somente as versões portuguesas tem os nove contos.

Fabio Shiva 04/08/2010

NINE TOMORROWS (NOVE AMANHÃS) – Isaac Asimov
Depois de um tempo sem ler o bom doutor Asimov, li afinal PEEBLE IN THE SKY (PEDREGULHO NO CÉU) – o último que faltava na série ROBÔS/IMPÉRIO/FUNDAÇÃO, segundo a lista elaborada pelo próprio Asimov em THE COMPLETE ROBOT.
E na seqüência, NINE TOMORROWS, nove contos do amanhã. Todas são ótimas e com ótimas sacadas, mas as melhores são mesmo a primeira e a última, seguindo o caminho apontado por Asimov como pathos. A primeira, PROFESSION, inspiradora! From the House of Feeble Minded To the Few Capable of Original Thought (Da Casa dos Mentecaptos para Os Poucos Capazes de Pensamento Original). E a última por ter sido a última, o sabor que fica, UGLY LITTLE BOY, comovente história sobre o amor materno de uma enfermeira solteirona por um bebê Neanderthal. (01.05.2007)