Contra la fuerza del viento

Contra la fuerza del viento Victoria Álvarez

Resenhas - Contra la fuerza del viento

Ivy (De repente, no último livro) 11/10/2018

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Contra la fuerza del viento é a segunda parte da trilogia Dreaming Spires, escrita pela autora espanhola Victoria Álvarez.
Nesta segunda parte Victoria nos translada à Nova Orleans do início do século XX, um período em que os EUA emergiam como uma potência, deixando para trás o fantasma da escravidão e de um período de dependência da Inglaterra, ainda assim, a influência do passado de lutas, em especial a luta que dividiu Norte e Sul dos EUA ainda era uma lembrança viva na memória de seus habitantes.

Mais uma vez foi impossível não me apaixonar pela narrativa de Álvarez. A maneira como a autora nos conta sua história, como consegue prender o leitor em sua trama e literalmente transportar-nos até aquele tempo é algo incrível, fruto de um talento nato e de conhecimento histórico invejável. Mais uma vez se nota o trabalho de pesquisa histórica por detrás da trama, o cuidado na ambientação e nos costumes da época e, maiormente, a profundidade dada à cada personagem, desde os protagonistas até os personagens mais secundários que sempre estarão ali para mover a trama, para revelar algo importante e para surpreender o leitor com alguma reviravolta impensada.

Contra la fuerza del viento é ainda melhor do que a primeira parte, Tu nombre después de la lluvia. Enquanto na primeira parte, o começo de livro se faz lento até apresentar os personagens e inserir o leitor na trama e em sua ambientação irlandesa, aqui nesta segunda parte a autora já vai direto ao ponto, e essa agilidade desde os primeiros capítulos permite que o leitor consiga ler mais de 500 páginas de livro sem sequer se cansar.

Tudo em Contra la fuerza del viento é extremamente envolvente, melancólico e de certa forma mágico. Neste livro o elemento paranormal segue presente, já que nossos protagonistas são pesquisadores de fenômenos, porém, a parte sobrenatural da história não é a que alcança maior protagonismo aqui. A autora conseguiu construir um mistério inquietante e surpreendente. Um navio que simplesmente naufragou, tendo toda a sua tripulação engolida pelas impiedosas águas do Mississipi. Uma trama que mistura vingança, ódio e magia. E a superstição de que fantasmas do passado, presos aos restos de seu navio, submergem das águas para vez ou outra cobrar justiça e vingança. Tudo isso é construído de uma maneira que beira a perfeição, levantando no leitor suspeitas de todos os tipos e nos surpreendendo com cada nova revelação, com cada identidade descoberta. Conhecer a história desses marinheiros mortos, suas vidas e paixões foi uma delícia, e fazê-lo acompanhada de fascinantes protagonistas é ainda mais especial.

Se na primeira parte o time formado por Oliver, Lionel, Alexander, Victoria e Margaret Stirling já havia me encantado, nesta segunda parte conseguiram arrebatar meu coração por completo. Seus dramas, seus valores, lutas são empolgantes, e suas histórias são construídas com coerência, suas reações são sempre características de suas personalidades marcantes, permitindo que o leitor os conheça a fundo e ao mesmo tempo ainda se sinta ansioso esperando qualquer coisa deles.
Neste segundo livro Margaret Stirling e Lionel foram sem dúvidas as estrelas da vez. Impossível não se impressionar com a química entre os personagens, profunda, íntima, palpável. Eu amei os diálogos e a interação entre todos, mas foram esses dois que mais se destacaram de longe. Sofri, chorei, torci por um final feliz para ambos, e sua história me mantém cativada e presa por mais revelações.
Também os outros personagens, todos eles, passam por uma metamorfose incrível. Alexander Quills continua sério e centrado, mas é dotado de um carisma que nos faz amá-lo, esperando por um desfecho feliz para ele. O mesmo com relação à sua sobrinha voluntariosa Veronica, que apesar de não ser santo da minha devoção, também diverte e surpreende o leitor com suas sacadas imprevisíveis. Oliver, que na primeira parte me pareceu um chato de galocha, está bem melhor nesta segunda parte também.

A narrativa de Victoria Álvarez é simplesmente maravilhosa. Ela construiu uma Nova Orleans que exala vida e encanto, cheia de lendas e com uns personagens extremamente realistas. Eu amei conhecer algo mais sobre as divisões naquele momento histórico dos EUA, a luta da União contra os revoltosos do Sul, a influência do então presidente Lincoln e as injustiças e perdas que aquele povo tão valoroso, especialmente as valentes mulheres sulistas, acabaram por enfrentar diante da revolução que tomava conta da América. E as mudanças naquela sociedade, que passava por uma fase de inovações, ainda apegada à antigos valores e ao mesmo tempo desejosa em desprender-se de uma vez das amarras que os marcaram durante séculos.

Quando terminei o livro, senti saudades. Foi como se também eu houvesse sido transportada para aquele lugar, para aquela época, vivendo através daqueles personagens todas as descobertas e surpresas.

Contra la fuerza del viento difere destas segundas partes de trilogia. A grande maioria está ali apenas como intermediário, ponte entre o primeiro livro (o começo) e o terceiro (o desfecho). Aqui porém a trama dá uma guinada completamente diferente, a autora encerrou essa segunda parte com um punhado muito grande de revelações e os fatos finais mudam completamente o contexto da história, de maneira que para a terceira parte, El Sabor de tus heridas, se pode esperar qualquer coisa, já que as regras do jogo mudaram completamente e os protagonistas terminaram essa trama basicamente influenciados pelo impacto de todas essas reviravoltas.

Estou muito ansiosa em seguir com a trilogia o quanto antes. Preciso saber o que acontecerá com esse grupo de amigos tão carismático, que pouco a pouco se tornaram especiais pra mim. Por um lado será difícil dizer adeus, mas essa é uma trilogia daquelas que viciam, que nos deixam por dias refletindo e relembrando cada detalhe, e desejando saber mais em todo momento.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2018/09/review-243-contra-la-fuerza-del-viento.html
Carla 10/10/2023minha estante
Adorei conhecer essa autora! Obrigada pelas tuas resenhas pq me incentivaram a lê-la.

Ivy (De repente, no último livro) 13/10/2023minha estante
De nada Carla ??

Carla 20/10/2023

Muitas reviravoltas e emoção
Segundo livro da trilogia da autora que foi ótimo! Normalmente o segundo livro de uma saga é meio morno, mas esse não foi!

Cheio de referências que os fãs de sobrenatural adoram: Nova Orleans, vudu, bruxa, navio assombrado, mortes misteriosas, etc.

Mas, para além disso, a autora consegue nos trazer entretenimento na voz de 3 amigos e seus amores, os encontros e desencontros de um mulherengo, um romântico e um viúvo pleno de luto.

Muita emoção nas reviravoltas de cada um deles, que a autora construiu de forma tão bom que, sem ler quem é, você sabe quem está falando só pelo discurso que cada personagem tem.

Maaaas...Fui ler um livro sobrenatural para levar uns sustinhos e acabei chorando com o andamento da história. Esse final me partiu o coração!!!! Não acreditei até que o livro acabou e era verdade o ocorrido.

Meu coração ?.

Linda e triste história de amores eternos e questões mal resolvidas.