El sabor de tus heridas

El sabor de tus heridas Victoria Álvarez

Resenhas - El sabor de tus heridas

Ivy (De repente, no último livro) 01/02/2019

Resenha do blog "De repente, no último livro"
Nesta trilogia, apesar dessa terceira parte ser muito digna e fechar a trama de maneira bem intensa e coerente, ainda fico com a segunda parte como minha favorita do coração. No segundo tomo, Contra la fuerza del viento, conhecemos a Nova Orleans do início do século XX e eu achei a ambientação e o contexto todo no geral mais envolvente. Aqui, o leitor será situado primeiramente na glamourosa Paris de 1909 e logo depois em Karlovy Vary, um balneário na República Checa.

O que eu mais amo na escrita dessa autora é a quantidade de informações que ela é capaz de inserir sem nunca deixar a leitura maçante. Victoria sempre sai da mesmice e escolhe lugares incomuns para ambientar suas tramas, e eu aprecio isso, pois a gente aprende demais enquanto lê. Eu nunca havia lido nada ambientado na Republica Checa do inicio do século XX, há referências sobre uma guerra entre húngaros e otomanos que eu tampoco sabia, e foi bem legal conhecer mais do assunto enquanto lia uma história super bem escrita que mescla estes fatos históricos com um toque de sobrenatural, muito romance e mistério.

Esta terceira parte traz um desfecho à todos os personagens. Por um lado, eu já intuia o que aconteceria com a maioria, a trama é bem linear, e nesse ponto houveram poucas reviravoltas em quanto ao destino dos personagens, talvez com exceção da personagem de Veronica.

Fiquei um pouco decepcionada com o desfecho dado ao grande vilão da trilogia. Desde a segunda parte esse vilão se apresenta como alguém muito estrategista e tremendamente inteligente, e por isso mesmo acho que ele merecia um final mais intrincado e trabalhoso, tudo se solucionou de maneira muito rápida e até mesmo simples, fiquei com sentimentos mistos com esse desfecho sem sal.

No entanto, o restante da leitura é algo apenas para se elogiar. Há várias surpresas, momentos bem tensos e o ritmo da história é perfeito, porque a autora não se apressa demais e também não sobrecarrega o leitor com um ritmo lento ou excessivamente detalhista. Victoria conseguiu acertar o ponto certo pra conduzir a história, e o carisma de seus personagens ajudou muito também porque ao longo da trilogia o leitor se apega bastante à este grupo de amigos amantes do misticismo.

Como se trata de uma terceira parte de trilogia, prefiro deixar a resenha assim, sem detalhes. Melhor isso do que soltar um spoiler desnecessário.

Mais uma vez, fica apenas aqui a recomendação para quem gosta de um bom mistério com um fundo histórico bem trabalhado. A trilogia Dreaming Spires me fez descobrir a paixão que tenho por livros assim, e pretendo muito em breve prosseguir com outras histórias da autora, que recentemente publicou um spin off dessa série, ambientado na India dos anos 40.

Resumindo, El sabor de tus heridas é um final de trilogia que consegue com maestria e delicadeza encerrar os dramas e batalhas de seus personagens. Apesar de haver gostado do desfecho dado e também dessa terceira parte de trama, fiquei com uma sensação agridoce em quanto ao grand finale do vilão da trilogia, pois esse detalhe me pareceu um pouco precipitado. Ainda assim, é uma das melhores trilogias históricas que li esse ano, e a ambientação incomum e bem trabalhada conseguiu me arrebatar por completo e me deixar extasiada com esse mundo cheio de charme e intriga retratado pela autora espanhola Victoria Álvarez.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2018/11/review-251-el-sabor-de-tus-heridas.html