Finale

Finale Stephanie Garber

Resenhas - Finale

Luiza Helena (@balaiodebabados) 03/06/2019

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Depois de todas as revelações e o final eletrizante de Legendary, eu estava mais que sedenta por Finale. Com muita alegria afirmo que o livro não me decepcionou, chegando a exceder as expectativas.

Em Legendary, Stephanie evoluiu de forma grandiosa sua história e aqui soube muito bem manter o nível. Com capítulos alternados entre Scarlett e Donatella, a leitura teve um ritmo maravilhoso e eu me consumida por esse livro, capítulo após capítulo, mais que sedenta para saber como tudo iria terminar.

Donatella foi uma personagem que ganhou meu coração no livro anterior e aqui o amor continua. De personalidade bastante contagiante, destemida e determinada, Tella não se deixa intimidar por ninguém. Ao mesmo, ela é uma jovem que tem suas inseguranças e dúvidas, ela está disposta a ir até o fim do mundo que seja para salvar todo o reino de Valenda

O melhor de Tella aparece nas suas interações com Legend. Desde o livro passado, a química entre dois era mais que explosiva e assim continua. Os dois se tornaram um dos meus casais preferidos dos últimos tempos. Apesar de Legend me estressar um cadinho em certos momentos, é bem perceptível o sentimento que ela tem pela mais nova Dragna e da parte dela é bastante recíproco. Porém, como nada é tão fácil, esse sentimento pode vir a ser uma grande arma para os inimigos.

“Esta é minha escolha, e escolho você, Donatella. Eu não preciso de imortalidade. Você é o meu para sempre.”*

Scarlett foi uma personagem que teve uma boa evolução nesse livro. De início, achei que seu plot seria bem tedioso, porém num plot twist e ela se torna a peça-chave para salvar Valenda. Sua evolução é bem coerente com sua personalidade doce e caridosa. Assim como sua irmã, ela também está disposta a fazer sacrifícios para salvar os seus queridos.

Desde Caraval, vemos Scar descrever seus sentimentos em cores e sensações. Eu sempre achei que era um modo da autora nos fazer entender o que ela estaria sentindo, porém vai muito além disso. Gostei bastante da explicação dada e eu nunca teria imaginado algo do tipo.

Os sentimentos de Scarlett eram uma comoção de cores, girando em torno dela em guirlandas de água marinha animada, calêndula nervosa e gengibre frustrado.*

As interações entre Scar e Julian são regadas de um sentimento genuíno. Enquanto a relação entre Tella e Legend pode ser descrita como intensa, Scar e Julian é calmaria. Apesar do início da relação, é bem perceptível o quão verdadeiros e profundos são os sentimentos de Julian pela Dragna mais velha e da parte dela também é recíproco.

Um personagem que me intrigou bastante no livro anterior foi Jacks. Aqui ele ganha mais destaque, principalmente por ser a ponta de um triângulo, envolvendo também Tella e Legend. Vocês sabem o quanto odeio triângulos em histórias, mas esse aqui está mais que intrínseco e é bem coerente com a história. Suas ações envolvendo Donatella são, ao mesmo tempo, para ajudá-la assim como para se beneficiar, fazendo a personagem está mais que certa ao ficar com os dois pés atrás com ele.

No livro anterior fomos apresentados aos Fates e Deck of Destiny. Nesse livro, eles têm mais destaque, visto que a história aqui é justamente como derrotá-los. Gostei muito de como eles foram usados e explorados, com suas personalidades traiçoeiras e nada confiáveis.

A reta final é de parar o coração. Não houve tantos plots twists como nos dois outros livros, mas foi tão envolvente quanto. Durante toda a trilogia, foi mostrado o quão forte e profunda é o amor entre as duas irmãs, que uma sempre poderia contar com a outra sempre. Juntas, Tella e Scar não precisaram ser salvas por ninguém, a não ser por elas próprias.

“Não há nada tão precioso quanto o amor de uma irmã.”*

Não perdendo a tradição dos livros, o final foi bem fechado, mas deixando aquela pontinha a nos deixar a imaginar o que aconteceu. Não vou mentir que se ela quiser escrever outros livros a partir desse detalhe, nem vou reclamar.

Ocasionalmente, há minutos que levam segundos extras. Momentos tão preciosos que o universo se estende para dar espaço adicional a eles.*

Acompanhar essa trilogia foi uma experiência bem prazerosa e gratificante. Quem me conhece sabe que não sou a pessoa mais romântica do mundo, mas adorei como Stephanie conseguiu trabalhar a fantasia do seu mundo e explorar igualmente o amor em todas as suas formas. Enquanto muitos pensam que o sentimento é uma fraqueza, as irmãs Dragna mostraram que ele pode ser a mais poderosa arma.

“[...] o amor é outro tipo de mágica. Torna tudo mais brilhante, faz as pessoas mais fortes, quebra regras que não deveriam existir, é infinitamente valioso”*

* Sinopse e quotes traduzidos por mim

site: https://balaiodebabados.blogspot.com/2019/06/resenha-394-finale.html

Mari 01/07/2019

Favorito
A trilogia inteira se tornou a minha favorita, me apaixonei por todos os personagens. Se ganhasse um caraval pediria que apagasse a trilogia da minha mente só para poder ler tudo de novo! Vou sentir saudades :( . Espero uma adaptação para cinema, pq sinceramente merece MUITO.

Nay M. @areaderdream 20/06/2019

#ardresenhas - Finale | Stephanie Garber | Flatiron Books
Estou em conflito. Isso acontece quando as minhas expectativas estão altíssimas e metade delas não são alcançadas. O último livro de uma trilogia ou série é o que sempre me dar mais medo e com um nome desses eu esperava um final de abalar estruturas, infelizmente foi uma tanto anticlimático.

Porém antes de falar sobre os pontos que me decepcionaram, deixa eu dizer o que me fez seguir com a leitura, além de saber o desfecho, claro. A escrita da Stephanie é envolvente, ela sabe colocar aquele toque de mágica na história, mas tenho que confessar que teve cenas muito repetitivas.

A narrativa foi feita em primeira pessoa e dividida entre a Scarlett, que diga-se de passagem, gostei muito mais dela nesse livro do que nos anteriores e Donatella, que continua destemida e corajosa. Cada uma seguindo seu destino e lutando suas próprias missões, mas com um vínculo de irmandade de dar inveja. Temos o não mais misterioso (desde Legendary) Lenda, que traz uma pontinha de enigmas para nos prender na história.

Diferente dos livros anteriores, que tinha uma trama repleta de mistérios centrada no Caraval e na identidade do Lenda, a história escolhida para Finale foi interessante, porém fraca. Muitas cenas dramáticas ocorrendo e com pouco impacto. Personagens que me encantaram e cresceram nos livros anteriores, me dando nos nervos e até certo ponto regredindo.

E claro, a autora se focou tanto no romance e no triângulo amoroso, que achei que perdeu o foco principal. De forma geral eu gostei. É um livro bom, mas confesso que esperava um grande final e não consegui. Acredito que terá algum tipo de "continuação", pois ficaram algumas pontas soltas que merecem ser bem atadas. Deixando bem claro que essa é minha opinião, então indico que vocês leia e tirem suas próprias conclusões.

Beijos,
Nay