A Vendedora de Livros

A Vendedora de Livros Cynthia Swanson

Resenhas - A vendedora de livros

Amanda 24/02/2022

Todos os momentos de nossa vida são importantes e cada um deles escreve o nosso futuro. A vendedora de livros nos mostra isso, que alguns segundos podem fazer toda a diferença em nossas vidas. Para além disso, é um livro que fala sobre afetos, perdas, trauma e o poder das escolhas.

Rusinha 28/06/2018

Adorei! O livro prende a atenção e faz a gente se perguntar todo o tempo como a autora vai resolver a trama. Além de nos fazer pensar um bocado sobre nossos sonhos, escolhas de vida, relacionamentos. Por um momento acreditei que o desfecho teria algo haver com a física quântica, mas foi muito mais para um lado psicológico. O livro é lindo, sensível e envolvente. Quase não desgrudo dele!
Lili Machado 30/06/2018minha estante
Eu achei que ela estava em coma...

Jacy 10/06/2021minha estante
Oiê! Vc está gostando da leitura do livro César : a vida de um soberano? Conhece alguém que Queira vender?

Rusinha 11/06/2021minha estante
Te respondi na tua caixa de msg! O livro é mt legal pra quem curte história.

Jacy 15/06/2021minha estante
Já vi! Obrigada, viu!? ????????

Mariana 04/12/2022

Um livro sobre perdas e sobre fuga
No começo conhecemos Kitty e Katharyn.
As duas tem vidas boas: uma é livre das conveções sócias da época, tem uma livraria com sua melhor amiga, um gato preguiçoso e um relacionamento ótimo com os pais.
A outra ela é mãe de filhos lindos, tem o marido dos sonhos, uma casa perfeita e a estabilidade que sempre sonhou.
A parte boa é descobrir qual é o sonho e qual é a realidade e ver que independente de qual seja qual existem problema nos dois.
Uma história leve e muito interessante, te põe pra pensar, principalmente nas questões de saúde mental e ver como pelo menos nós evoluímos em algum aspecto.

Kerollen 16/05/2020

A vendedora de livros
Confesso que esperava bem mais dessa história. A vendedora de livros começa contando a história de Kitty, dona de uma biblioteca, solteira, mora com seu gatinho Aslan e sempre está na companhia de sua sócia e amiga Frieda.
A certa altura Kitty começa a ter sonhos onde se vê em uma outra vida totalmente diferente da sua onde todos a chamam por seu verdadeiro nome, Katharyn. Nessa vida, ela é casada, mãe de 3 filhos e até então possui uma vida muito boa. O livro intercala as duas vidas e a certo ponto você já imagina o que aconteceu e o por que dos "sonhos".
Porém Kitty ( ou Katharyn) começa a perceber que nem tudo em suas duas vidas são perfeitas e que ela tem o poder de mudar o rumo das coisas.

A narrativa nos faz refletir sobre alguns assuntos como família, escolhas e como a vida simplesmente pode mudar num piscar de olhos. Até que ponto traumas podem influenciar a maneira como vemos e vivemos nossa vida?

Bella :) 18/08/2020

surpreendente
ganhei o livro e iniciei a leitura sem ler a sinopse, só comecei pois me interessei
a leitura tem um ritmo bem gostoso e tranquilo e pelo menos pra mim, que não sabia nada da história sem ser o título me instigou a continuar.

em algumas partes você acaba ficando meio confuso, mas acredito que uma das propostas do livro seja realmente essa

achei muito interessante, algo diferente do que eu já tinha lido
um livro cotidiano mas que junto trás um ar instigante
recomendo : )

Mariana 23/08/2020

A vendedora de livros
Leitura envolvente!
A história se passa na cidade de Denver, oscilando entre 1962 e 1963. Relatando a vida e os sonhos de Kitty, e mostra como é se sentir dividida entre duas opções (tão possíveis). Entre a vida real e a vida dos sonhos de Katharyn, o livro aborda assuntos como: autismo, amizade verdadeira, laços familiares, negócios e brevemente sugere/fala sobre homossexualidade.
O final dessa obra é totalmente inesperado, mas sem dúvidas o melhor!

ana bia 03/03/2022

se perdeu no personagem!!!
adorei.
começei sem expectativa nenhuma, mas me diverti bastante enquanto eu lia. mesmo sendo um pouco clichê, tinha umas partes que eu não esperava.

Soliguetti 26/06/2018

De tirar o fôlego
Quando um livro te deixa angustiado, pensativo, respirando pesado após terminar um capítulo, só pode se tratar de um livro excepcional. Felizmente esse é o caso de A Vendedora de Livros, de Cynthia Swanson, que já é, sem dúvidas, um dos melhores livros do ano.

Nesse romance, acompanhamos a história de Kitty, a vendedora de livros solteira que leva uma vida satisfatória. Sua rotina começa a ser abalada, porém, quando ela começa a ter sonhos recorrentes em que é casada e mãe de família. No começo, para a solteirona Kitty, os momentos que passa nesses sonhos são maravilhosos. Contudo, ela vai aos poucos descobrindo que esse mundo não é tão maravilhoso como ela imaginava. Pior ainda: seus sonhos começam a se tornar tão vívidos que ela não consegue mais dizer com certeza qual é de fato o sonho e qual é a realidade.

Além do enredo bastante original, somos levados aos charmosos anos 60, tempo em que a história acontece. A pesquisa histórica é minuciosa e impressionante. Detalhes minúsculos da rotina de Denver são apresentados como se a escritora fosse, de fato, da época.

Todo o cuidado histórico é aliado a uma escrita que flui perfeitamente. Havia momentos em que se passavam horas como se fossem minutos para mim, tamanha a fluidez narrativa de Swanson. Era como se fosse eu tendo aqueles sonhos vívidos, como se eu estivesse vivendo o livro.

Aliás, A Vendedora de Livros fez isso demais comigo. Com frequência, eu terminava um capítulo quase ofegante, sentindo todo o peso da situação vivida pela personagem. A angústia de Kitty era minha angústia. Qual é a vida real? Qual a vida que quero que seja real? Quero muito essa vida feliz de dona de uma livraria que divido com uma amiga, mas ao mesmo tempo não quero perder meu marido que, mesmo que só conheça em sonhos, já amo tanto... Seja lá o que for sonho ou realidade, o leitor sabe que perderá algo juntamente com a personagem, e isso traz uma angústia tão palpável quanto as duas vidas de Kitty.

Ao longo do enredo, várias dicas são dadas pela escritora sobre o que realmente está acontecendo. Alguém pode até dizer que acaba sendo previsível. Porém, até as últimas páginas, nem mesmo o leitor mais perspicaz pode afirmar com 100% de convicção qual é a verdadeira realidade. O leitor desconfia, é claro, e até chega a ter uma quase certeza bastante razoável - mas não passa disso, uma quase certeza. Cynthia Swanson só nos entrega a verdade quando realmente deseja.

Posso dizer sem medo de errar que A Vendedora de Livros foi uma das experiências mais imersivas que já tive com um livro. Raramente me identifiquei tanto com um personagem e sofri tanto com ele, a ponto de não conseguir largá-lo em alguns momentos.

Com maestria, Cynthia Swanson faz o leitor embarcar na Denver dos anos 60 e virar as páginas de A Vendedora de Livros desenfreadamente, enquanto perde o fôlego nessa experiência imersiva. Só resta para quem termina de lê-lo torcer para ir dormir e sonhar com mais um pouquinho da história de Kitty.
Lili Machado 30/06/2018minha estante
Também adorei. Me prendeu do início ao fim. Adorei a solução final. Confesso que algumas questões familiares me tiraram o sono. Genial.

Edson.Bezerra 21/03/2022

Realidade(s)
A jornada de Kitty/Katharyn aponta para a discussão sobre o que é realidade e o que é imaginação de fato, bem como as escolhas que fazemos a partir daí.

Nahima.Bogado 05/04/2024

Título ruim, capa genial, livro massa
Que livro legal!
Intrigante e envolvente, com uma estória original e bem pensada. Bem escrito, não pela complexidade de palavras ou do enredo em si, mas pela ausência de pontas soltas. Tive a impressão de que cada capitulo é importante e tecido sob boas perspectivas. A estória tem alguns acontecimentos e cenários reais que são mesclados com os fictícios e tudo é ligado de forma bem feita, (e isso diz muito sobre a autora).
Como uma pessoa viciada em explicações (rs), avessa a estórias que subestimam nossa inteligência, senti que nada ficou por isso mesmo ou que algo estava ali para “encher linguiça”. Desfrutei de verdade de cada página.

Obs: Achei o título ruim, mas a ilustração da capa é genial.

Cami 16/09/2021

Vale MUITO a pena
Li esse livro sem expectativa nenhuma e sem saber nada sobre a história, nunca tinha ouvido falar dele.

O livro te prende de uma maneira surpreendente e te deixa com sede para saber a verdade.

O final te surpreende.

Essa leitura vale muito a pena, e é uma leitura super fácil e gostosa.

Débora 19/11/2022

Não tinha muitas expectativas pra essa leitura, era apenas mais um livro parado na minha estante. Mas aí eu comecei a ler e me surpreendi.

Tinha tempo que não engatava numa leitura assim, e foi ótimo voltar a ler como antes.

O livro vai falar muito sobre escolhas, sobre os altos e baixos da vida, sobre como nossa mente pode ser poderosa e traiçoeira.

Não cheguei a me apegar aos personagens, não foi uma leitura das mais cativantes, mas foi importante pro momento. Valeu a pena dedicar uns dias para essa história.

Leria de novo? Não, e provavelmente logo logo irei esquecer o que li. Faz parte.

Lavínia 20/07/2020

A mente é assustadora e incrível
Bom, eu ainda não descobri o gênero específico dessa obra, mas posso afirmar que é um livro muito bom. Apesar de previsível em um certo ponto do livro, ele acaba te dando motivos para chegar ao final, e o melhor, nem perceber enquanto muda ferozmente de página.
É fantástico como a protagonista se introduz nas duas vidas que acaba levando, e em certo momento, não sabe realmente qual é a real, mesmo acreditando piamente que está certa sobre a vida real e a vida de sonhos.
O melhor de tudo, é como a autora nos mostra, que não existe vida perfeita, até mesmo nos sonhos, na imaginação, haverá problemas, defeitos. Entretanto, mesmo que nossa mente crie barreiras e sonhos para nos proteger de traumas, sempre podemos retornar para nossa verdadeira vida.

Carla Priscilla 20/06/2018

Previsível
Começou bem, se perdeu no meio do caminho mas o final foi o mais previsível de todos.

Reforçando a ideia acima, o livro começou MUITO BEM, porém algo se perdeu no meio do caminho e as coisas começaram a ficar sem explicações e mornas demais.