Galvez, Imperador do Acre

Galvez, Imperador do Acre Márcio Souza

Resenhas - Galvez Imperador do Acre

Thales 30/07/2022

Pornochanchada literária
Eu vivo por livros engraçados, é por isso que eu gosto tanto de crônicas. Infelizmente é difícil um romance conseguir sustentar o humor a ponto de ser conhecido por essa característica, sobretudo quando tratamos de clássicos - afinal sabemos que os livros que resistem ao teste do tempo são os dramalhões cabeçudos.

Por isso eu fiquei maluco quando descobri a existência de "Galvez, Imperador do Acre" tempos atrás: um livro de quase cinquenta anos, que explora um tema esquecido na literatura brasileira e é assumidamente uma comédia.

Só que ele tava esgotadão e eu não consegui achar uma mísera edição legível em sebo. Foi mais de um ano de busca.

Até que São Lourenço ouviu minhas preces e a Record reeditou essa pérola em 2022.

Eu literalmente dava pulinhos de felicidade quando o livro chegou aqui em casa.

E ele é ótimo. A fama é totalmente justificada.

Márcio Souza, autor estreante em 1976, achou por bem contar uma história espinhosa de sua região: como um jornalista espanhol, expulso do serviço diplomático e que veio parar no Brasil quase por acaso, fez uma revolução no estado menos lembrado do país e se tornou seu primeiro líder. A história já é absurda em si, e além disso Luiz Galvez era um notável trambiqueiro; Márcio então abraçou a confusão e resolveu contar essa passagem na base do deboche.

O resultado final é uma DE LÍ CI A. Algumas passagens me fizeram perder o ar de tanto rir.

Mas o livro não é só engraçado. Ele também é muito elucidativo sobre um momento fundamental de nossa história: o boom da borracha. Márcio lembra os nordestinos que foram morrer no Norte em busca de dinheiro, da completa falta de infraestrutura nos locais de extração, do tanto de dinheiro que entrou no bolso dos políticos e barões - a ponto da rapaziada fazer obras faraônicas no meio do nada e usar ouro como peso de papel.

Minha única crítica, talvez, é que os capítulos microscópicos picotam muito a leitura. Isso me irritou do meio pro fim da narrativa... Mas nada que atrapalhe o resultado final.

Enfim, eu não poderia recomendar mais esse livro aqui

carolmc_ 07/06/2020

Provocador
Livro envolvente de um escritor manauara (meu conterrâneo) que mistura ficção com a realidade histórica de um jeito único.

alex 24/10/2023

Galvez, Imperador do Acre, de Márcio Souza (1976)
Romance fictício que se passa na Amazônia (Belém, Manaus e Acre) na virada do século XIX para o XX.

Tem como fundo a riqueza dos seringais e o abandono no qual o Acre vivia (o Tratado de Petrópolis, por meio do qual o Brasil adquiriu o Acre da Bolívia, é de 1903).

Leitura leve, mas supervalorizada.

Guilherme 06/10/2022

Galvez... onde eu começo com vc? Tipo, esse livro é engraçado pra cacete em alguns momentos, já outros... Meh, mais a maneira que é contada a história faz com que seja eu simples de se ler, a história em si, é divertida pra caramba, com personagens simples mais que conseguem te cativar a sua maneira.
Ah e mais uma coisa.

Galvez
pare pular a cerca antes que leve uma chifrada dos maridos de suas muiés, quem avisa amigo é.

Jeane 27/12/2008

O que achei interessante
Conta as aventuras de Galvez com muito humor e retrata as mudanças causadas pelo boom da borracha na região.Gostei do livro!

Fledson.# 26/11/2010

Chato...
Entediante de ler, li quase forçadamente. E entendi poucas coisas.

Breno Vince 26/09/2014

Para aprender a gostar de ler os clássicos
Antes de tudo, um livro pequeno e que, também por isso, possui uma leitura bastante veloz, o que ajuda muito para aqueles que querem começar a gostar de ler clássicos. A história é divertidíssima, o livro é fluído e o português é acessível e tudo conta como fator positivo para os iniciantes... mas nem tudo é um mar de rosas.
É bem verdade que me acostumei depois com o correr do livro, mas tenho de admitir: "capítulos" com 2 ou 3 linhas é algo que incomoda bastante, pois a história torna-se, ao meu ver, pausada em excesso. Poderia citar também outros pontos que não me agradaram, mas no básico é isso e a leitura é muito boa. Só não merece 5 estrelas devido os capítulos de modo geral.

Tony 03/12/2014

Muito Bom
Muito Hilário!!! A forma como a estória nos é contada, de forma humorística e cativante; Marcio Souza nos leva a conhecer a região Amazônica criando-nos expectativas de engrenhar e engrenar nas maravilhas e escassez do norte Brasileiro. O livro nos traz como foi povoada a região do Acre e a grande movimentação pela seiva da seringueira.

Gabrielle 27/09/2016

Narra as aventuras do seu personagem principal, de uma forma engraçada e erótica. Em um enredo cheio de surpresas, o personagem enfrenta índios canibais, comanda um exército e além disso, ainda é coroado Imperador do Acre.
O escritor soube narrar muito bem os fatos que foram acontecendo, e ainda nos deixa ansiosos sobre o que vai acontecer com o personagem.

><'',º> 15/12/2017

"Lançado originalmente em 1976, GALVEZ IMPERADOR DO ACRE marca a estréia literária de Márcio Souza. Aclamado pela crítica nacional e internacional, o livro é uma novela folhetinesca, com todas as suas características: humor, aventura e uma causa a ser defendida. Mas sua maior qualidade é a capacidade de induzir o leitor a refletir, no relato de acontecimentos do passado, sobre o presente caótico da realidade brasileira e latino-americana. GALVEZ, O IMPERADOR DO ACRE conta a vida e a prodigiosa aventura de Dom Luiz Galvez Rodrigues de Aria nas fabulosas capitais amazônicas, e a burlesca conquista do território acreano contada com perfeito e justo equilíbrio de raciocínio, para a delícia dos leitores. Ambientado no fim do século XIX, mostra como o rápido avanço da revolução industrial multiplicou a demanda da borracha - motivo e fundamento do delirante boom amazônico, cujo monumento mais vistoso é Manaus, a capital da selva, a meca dos caçadores de fortuna, politiqueiros, rameiras de luxo e de outros gêneros, em suma, de visionários e aventureiros. Márcio Souza mistura com maestria dados fictícios e históricos, enredando o leitor no mundo delicioso desse andaluz de Cádiz chamado Galvez. Um audacioso amante e, segundo suas próprias palavras, "espanhol da geração melancólica". Um homem invulnerável aos golpes do destino - sejam estes emboscadas, dilúvios, doenças, canibais e flechas, amores eclesiásticos e amizades equívocas - e que funda no norte do Reino do Brasil, o efêmero império do Acre."

Fonte: estantevirtual.com.br

site: https://www.estantevirtual.com.br/livros/marcio-souza/galvez-imperador-do-acre/3134383869

><'',º> 15/12/2017

"Quando publicado, Galvez, Imperador do Acre gerou escândalo e manifestações da elite amazonense, que pleiteou sua interdição. Ainda assim, o livro se impôs, conquistando adesão da crítica e dos leitores; ganhou traduções e colocou a ficção amazonense no mapa da modernidade literária dos 1970.
A contribuição de Galvez, Imperador do Acre para a história da literatura brasileira pode ser avaliada de duas maneiras. A primeira diz respeito à atualização da literatura amazonense, que o romance promove pela via das vanguardas dos anos 1970. A segunda, refere-se ao diálogo crítico que o livro mantém com a tradição voltada à representação artística da Amazônia. Nesse sentido, a perspectiva de Márcio Souza se contrapõe à visão do maravilhoso dos primeiros cronistas, à hipérbole romântica e ao exotismo regionalista cultivados ao longo dos séculos por diferentes autores."

Fonte: enciclopedia.itaucultural.org.br

site: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra67616/galvez-imperador-do-acre

><'',º> 15/12/2017

"Publicado em 1976, o romance de Márcio de Souza margeia entre a crítica camuflada a exploração exagerada das riquezas naturais amazônicas e a exposição da vida luxuosa da elite paraense.

A obra “Galvez - Imperador do Acre”, narra as aventuras de seu personagem central, sob um tom revolucionário, humorístico e erótico. Buscou no regionalismo um norte para sua obra, tangenciando o absurdo e o satírico. A narrativa procura caracterizar as festividades, o clima e a população local para que o interlocutor não se perca no emaranhado de regionalidades que a leitura proporciona.

O espanhol Luiz Galvez muda-se para Belém e passa a trabalhar como redator e tradutor em um jornal. Em pouco tempo se envolveu com um cônsul boliviano, o que acarretou na revelação de planos dos Estados Unidos que tinham o desejo de ocupar um território rico e pouco explorado, ente as fronteiras do Peru, Brasil e Bolívia, onde hoje situa-se o Acre. O escândalo foi inevitável e, Galvez encontrou-se obrigado a fugir da cidade, num navio de missionários cristãos.
Num enredo mirabolante, o aventureiro perdeu o sossego, enfrentou índios canibais, comandou um exército de “poetas e bêbados” e, além disso, foi coroado “imperador do Acre”.

Assim como os romances e paixões de Galvez, a história é de tirar o fôlego. Cada página revela uma surpresa. O autor amarra os fatos de forma maestral, mas como em toda boa aventura Márcio de Souza sempre deixa alguns fios soutos para o leitor tecer expectativas.

Portanto, “Galvez - Imperador do Acre” é uma história surpreendente, escrachada e cômica, o que torna a leitura leve e divertida. Por mais que tenha sido publicada a quase 40 anos, a narrativa é feita com linguagem atual, assim sendo recomendada para todos os públicos e idades. "

JENIFFER NARCISA DE OLIVEIRA

site: http://aresenhaliteraria.blogspot.com.br/2013/11/galvez-imperador-do-acre-marcio-de-souza.html

><'',º> 15/12/2017

"Galvez, Imperador do Acre contém todos aqueles atributos do novo romance histórico que rompem definitivamente com o paradigma modelar do subgênero na sua forma clássica. A narrativa discorre sobre a controvertida passagem do espanhol Luiz Galvez Rodrigues de Aria pelas terras amazônicas do norte do Brasil, sua meteórica ascensão ao posto de autoridade máxima do efêmero império do Acre independente e sua posterior deposição por parte das tropas bolivianas. O texto se apresenta, desde suas epígrafes, intensamente marcado pela presença de elementos estilísticos de cunho cômico: o riso mais escancarado, a atmosfera carnavalizada que por vezes envolve as ações, a mordaz ironia e outros índices humorísticos. Enfim, o comparecimento de tais marcas e sua recorrência ao longo de Galvez, Imperador do Acre sinalizam para o descumprimento, por parte do romance, do modelo-padrão de romance histórico tradicional, este caracterizado, sobretudo, pela seriedade e pelo comedimento no estilo, comprometido com o discurso historiográfico oficial, não ousando quanto ao tratamento estilístico empregado na ficcionalização realizada sobre a matéria histórica produzida, procedendo apenas no sentido de ratificar as verdades antes afirmadas pelo discurso oficial predominante."

Fonte: passeiweb.com

site: http://www.passeiweb.com/estudos/livros/galvez_imperador_do_acre

><'',º> 15/12/2017

"A obra em questão apresenta um momento específico da História do Brasil que não é comum nos livros didáticos e, portanto, não faz parte do conhecimento de mundo de muitos brasileiros. O romance retrata o contexto político e social da região amazônica no final do século XIX enfocando a conquista do Acre e o panorama histórico da época. Galvez imperador do Acre, representante do novo romance histórico, traz uma visão crítica e questionadora dos eventos da época, apresentando ao leitor um outro modo de entender o discurso histórico. Construído a partir da ironia, da paródia e da intertextualidade, o romance levanta questões referentes à construção da História na sua relação com o momento da escritura do romance."

MAÍRA BASTOS DOS SANTOS